O Marco Antônio Oliveira falou ontem sobre minha sugestão para diminuir um pouco a quantidade de papéis na biblioteca, problema sempre importante para quem adora juntar fontes de referência, como eu, ele e muitos autoentusiastas.
Nessa atividade, encontrei esse folheto, que aparece aqui escaneado, mostrando o conceito de um dos carros mais inacreditáveis jamais criados, e que não deu certo quando foi desenvolvido para produção, o Pontiac Aztek.
Uma pena não ter sido oferecido para venda exatamente como aparece aqui, com seu desenho conceitual de 1999.
Lançado como modelo 2001, foi produzido até 2005 e considerado um dos carros mais feios de todos os tempos, e também uma das piores criações do desenho industrial.
Como esse tipo de "eleição" é de pouca importância, pois considera a opinião de pessoas que não sabemos quem são, esses títulos não dizem nada. Além disso, eleições e votações podem ter resultados que fogem da realidade, como bem sabemos.
Pessoalmente, há coisa muito mais feia rodando por aí, inclusive no Brasil, em quantidades muito maiores do que as 108.344 unidades do Aztek vendidas em 7 anos. Sim, 5 de produção mas 7 de vendas, pois os últimos 25 foram vendidos apenas em 2007, por preços que devem ter sido maravilhosos pelo conteúdo que o carro possui.
Acredito que se o modelo fosse mais similar ao conceito mostrado aqui, seria uma história bem diferente para o modelo e para a finada Pontiac, como já foi bem explicado pelo Paulo Keller quando da descontinuação da marca.
Além de notável pelo seu estilo controverso, foi um dos primeiros crossovers, carros com tamanho de utilitário esportivo, mas voltados quase exclusivamente para uso em asfalto.
Como tudo que é estranho ou feio para alguns pode ser idolatrado por outros, existe um clube do carro. Caso alguém tenha interesse, poderá visitar o site do clube do Aztek.
Apreciem aquele que deveria ter sido.
JJ
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJJ,
ResponderExcluirEsse caso me lembra o Renault Avantime na europa...
O conceito de trazer essa linguagem de design de produto para cardesign funciona bem em carros pequenos (interior dos Mini, Smarts, Aygos, etc), mas em SUVs, crossovers ou modelos maiores ainda nenhum funcionou bem.
Seria o atual Actyon Sports (ssangyong), um remake? (Ou Plagio) :-)
ResponderExcluirO desenho da frente é bem parecido!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho que o Agile consegue ser ainda mais feio.
ResponderExcluirAbraço
Lucas crf
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirInteressante, mesmo caso do agile, tinha o belo conceito gpix mas o final foi essa coisa feia e desproporcional.
ResponderExcluirA frente dele ficou parecida com a do Agile, mas acho que o Agile é ainda mais horroroso...
ResponderExcluirEssa frente é desproporcional, a grade e conjunto ótico estão muito espalhados.
ResponderExcluirMas o conjunto é melhor que a versão de produção.
Engraçado sempre gostei do Aztek, não sei por que, mas tinha algo de interessante nele.
ResponderExcluirTalvez o estilo controverso, diferente de tudo que tinha no mercado me atraiu.
É o mesmíssimo caso do Avantime, atualmente vejo muitos rodando e acho um carro muito interessante, é bonito e se destaca. E deve ser bem espaçoso também.
Muita gente fala que o mercado brasileiro é irracional, mas o mercado norte americano é sem dúvida o mais irracional de todos.
ResponderExcluirNão sei, mas as duas versões são horrorosas, entretanto, como o JJ expôs, o carro tinha muitas qualidades para compensar a falta de beleza, coisa que o nosso cagÁgile não tem.
ResponderExcluirAté numa improvável disputa para comparar carros feios, o brasileiro sai prejudicado!
Ganha na feiúra e perde no conteúdo!
Viva a GM e sua miopia mercadológica crônica.
vai com tudo Juvenal!
ResponderExcluirContinuo achando ele feio...
ResponderExcluirContinua feio. Feio como protótipo e feio na versão final.
ResponderExcluirO problema do Aztec é que ele não se tornou um Aztec.
ResponderExcluirNossa, olha aí o pai do Agile!
ResponderExcluirBrincadeiras a parte, o Agile é quase uma versão encolhida disso aí, pelo que vi...
AGILE? É VOCÊ?
ResponderExcluirDesigners criam carros fantásticos, Engenheiros o reduzem à realidade, e a fabrica vende o bagaço.
ResponderExcluirEu vi esse carro "ao vivo"e ele é feio com força!!!
ResponderExcluirme lembrou o ssangyong actyon fortemente...
ResponderExcluir