Acho que a foto acima, que espelha o clímax do GP da Hungria, disputado hoje, serve de cala-boca definitivo para os detratores de Rubens Barrichello. É preciso muita determinação, estar bem consigo mesmo e com a máquina para manter o acelerador no fundo diante de uma situação de alto risco com a da foto. Não é para qualquer um.
Desde que Schumacher apareceu no cenário da Fórmula 1, em 1991, nunca o vi efetuar uma ultrapassagem arrojada como as várias de Barrichello ao longo de sua carreira de 17 anos na F-1. Piloto excepcional, o alemão? Sem dúvida, mas passar "na marra", no peito, por fora, estou para ver.
Mas já o vi dar um totó em Damon Hill para tirá-lo da prova e, fora do carro, ficar de costas rindo para a câmera de tevê
Parabéns desse autoentusiasta, Rubinho, e sei que não estou sozinho nesse aplauso.
BS
Parabéns, Rubinho! E parabéns, mais uma vez, para o Bob Sharp, com seus textos sempre lúcidos e coerentes. Diferentemente do que se encontra na maioria da imprensa "especializada". O Barrichello é vítima de gente que não entende o funcionamento da Fórmula 1.
ResponderExcluirCompartilho de sua opinião, BOB.
ResponderExcluirRubinho é piloto dos melhores.
Azis.
Não é a toa que aprendi a ler com reportagens do Bob.
ResponderExcluirBob, isso é que é Formula Um.
ResponderExcluirDiscordo totalmente dos seus ultimos posts justificando a tática da Ferrari. Aquilo não é esporte, é apenas uma empresa sendo eficiente.
Na mesma corrida em que o Massa abriu para o Alonso, o Button e o Hamilton bateram um pega infernal, ficaram meia volta lado a lado em todas as curvas. Tem no Youtube...
Imbecilidades como as que a Ferrari faz me desestimulam a acordar cedo para ver empresas tentando ser eficientes... Quando eu quero ver isso eu compro uma revista Exame.
Anônimo,
ResponderExcluirDe novo: automobilismo é um esporte a motor, portanto diferente dos demais. Por ser a motor há fabricantes envolvidos, que têm seus objetivos.
Eu sou praticante de esporte a motor, mais de um inclusive. Ambos competitivos.
ResponderExcluirConheço esse mundo por dentro. Certamente não tanto quanto você, mas conheço.
Jogo de equipe é uma coisa... Um aspirante ao título larga em primeiro, seu companheiro em segundo. O companheiro segura o pelotão enquanto o postulante abre vantagem... Esse seria um exemplo válido de táticas esportivas características do esporte a motor.
O que não existe é você ter dois pilotos liderando uma prova, um deles um pouco mais rápido e você ORDENA a troca de posições. Ora, se o que vem atrás está mais rápido teoricamente criará a oportunidade para uma ultrapassagem... Sempre foi assim e sempre deveria ser.
Temos a particularidade de que na F1 as ultrapassagens são mais difíceis... Então ao menos poderiam maquiar a situação com uma parada mais demorada de box, limitar os giros do carro que vai a frente, sei lá, qualquer coisa.
Concordemos em discordar.
Na minha opinião a atitude da Ferrari não se justifica sob ótica nenhuma. Mereceu a punição que inclusive deveria ter sido maior por macular a imagem do "esporte"
Anônimo,
ResponderExcluirO Ayrton deu a vitória ao Berger em Suzuka, em 1991 e todo mundo achou que foi um gesto nobre do brasileiro. Há quem diga que o campeonato já estava decidido, só que ninguém vai a um autódromo para assistir a um campeonato, mas a uma corrida. Nos meus anos VW ordenei troca de posições em duas ocasiões, como eu já disse, e ninguém se sentiu ofendido. Sinceramente, não vejo nada de anormal numa troca de posição determinada pela equipe, principalmente quando os pilotos sabem de antemão que isso pode ocorrer. Lembre-se, a corrida é de automóveis, não de pilotos.
Essa valeu o dia,hoje o Barrichello reconquistou a minha admiração.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirValeu o dia mesmo!!!
ResponderExcluirOs pilotos mais velhos em atividade da F1 atual mostrando que não precisa ser jovem para dar show!!!
Também serviu para levantar a moral do nosso Rubinho e de todos brasileiros, que se sentiram injustiçados por anos devido ao "jogo de equipe", que a Ferrari fez em 2002 e ainda costuma fazer.
Mandou bem o Rubinho, uma manobra digna de ser lembrado. Agora podemos associar o Rubinho como o "raçudo".
ResponderExcluirMudando de assunto, estou vendo agora que as rodas dianteiras tem cambagem negativa.
Mais uma vez, relembremos que quando Senna cedeu a posição ao Berger em 1991, o campeonato já estava decidido, uma vez que o Mansell rodara antes. Qualquer que fosse o resultado em Suzuka após a rodada do Mansell, não afetaria o título já ganho do nosso Ayrton.
ResponderExcluirE, claro, de maneira alguma duvidaria de haver dedo do próprio Senna na coisa, para fazer uma preza da boa para com o Berger.
Em todo caso, em relação a Hungaroring hoje, foi massa ver o Barrichello, mas lamentável é ver a barrichellização de Felipe Massa.
Mas por conta do ocorrido semana passada, me dei conta de dois aspectos relevantes:
ResponderExcluir1- O piloto espanhol que foi favorecido na última corrida possui um importante patrocinador de seu país como um dos principais investidores da equipe, leia-se um banco.
2- Este mesmo patrocinador também foi o principal patrocinador da corrida disputada em Hockenheim, onde seu nome aparece inúmeras vezes no pódio e inclusive o troféu faz alusão ao seu logotipo.
Sendo assim, não seria importante para a imagem deste famoso banco, ter em seu GP, sua equipe e seu piloto sendo vencedores??? Se Filipe Massa tivesse vencido, não teria tido o mesmo gosto...
Quero dizer que na minha opinião, nestas horas o patrocinador fala mais alto que a equipe... em uma Formula 1 financeiramente deficitária, quem é dono do dinheiro é quem manda... O espírito esportivo acaba ficando em segundo plano...
Concordo com o Bob que Esporte a motor é diferente, mas quando os intereses de um patrocinador mandam no pedaço.... ai o bicho pega.
Marcelo,
ResponderExcluirTambém notei a cambagem dianteira negativa, mas vi também o braço superior da suspensão angulado para cima em direção ao centro do carro (ao contrário do que se vê normalmente), signficando que a cambagem tende a positiva na curva. Será que a cambagem negativa na reta é para diminuir a resistência à rolagem do pneu?
Bob...
ResponderExcluirO Berger escreveu um livro, fantástico por sinal.
Sugiro que você o leia. Vai ganhar histórias deliciosas (o primeiro teste dele na Ferrari com o Alesi é impagável) e de quebra vai ter a oportunidade de saber o que ele pensa a respeito do episódio Suzuka/91
Mais uma vez o Schumacher mostra o mau caráter que ele é. Fechar a porta é uma coisa, tentar jogar o adversário contra o muro é jogo sujo. Só que mais uma vez, ele se deu mal.
ResponderExcluirÉ por essas e outras que, com aquele queixo pontudo que ele tem, meus amigos o chamam de Dick Vigarista, o personagem de desenho animado Corrida Maluca que usa de todo tipo de artimanhas sujas para ganhar uma corrida.
Agora parece que ele finalmente ganhou o seu parceiro no atual circo da F1. Alonso, por ser baixinho e sem pescoço, fica perfeito no papel de Muttley. O Schumy agora tem um parceiro nas suas vigarisses...
Há uma diferença de tratamento muito grande no Brasil e no exterior em relação ao Rubens.
ResponderExcluirNo Brasil as piadinhas de lento e tal já são clichês. Ao menos aqui na Alemanha e na Inglaterra ele possui uma imagem de piloto competente e agora, experiente também. A abordagem é diferente, bem como o valor que se dá à um segundo ou terceiro lugar.
Sobre a Ferrari e a jogada da equipe, penso que circuitos como Cingapura, Hungria e toda a fila indiana na F1 atual me incomodam muito mais.
Reparei outro dia que com Senna, Prost, Piquet e tal... desde a narração até a minha atenção na tela se voltavam à imagem, o carro na pista, as ultrapassagens. Hoje me pego olhando mais os números no rodapé da tela.
A F1 hoje na média geral é sem sal algum para o torcedor/espectador.
Sei lá Bob, só sei que a corrida tinha muitas curvas, tanto para esquerda quanto para direita e quase todos os pilotos estavam usando pneus macios.
ResponderExcluirDe qualquer forma, para um ex-fã de F1 (sou eu) achei a corrida bem legal e tenho o interesse de assistir a próxima.
Schumy foi punido com a perda de 10 posições na próxima corrida em Spa.
ResponderExcluirRubinho é dos melhores. Não é pra qualquer um pilotar como pilota e fazer uma ultrapassagem como a que fez hoje. Pena que poucos brasileiros reconheçam isso.
ResponderExcluirAPLAUSOS AO BARRICHELLO
ResponderExcluirPara irritação do Schumacher, essa ultrapassagem vai ficar marcada na história da Fórmula 1, tanto pela beleza da manobra e pela raça do Barrichello quanto pela desonestidade do alemão, já demonstrada por ele tantas outras vezes.
Ele pode ser um campeão, mas só isso. Não é um grande campeão,
E agora, com esse carro (Schumi), e com o ocorrido com o Massa, todos que achincalhavam o Barrichello talvez "enxerguem" que ele é um piloto. Ou melhor, Grande Piloto.
Parabéns, Bob, pelo post e pelo título: "FIM DE PAPO" !
Desculpem-me, a utrapassagem foi impressionante, emocionante e talz... Mas na minha opinião, qualquer piloto de verdade não tiraria o pé naquela situação, ele fez o que tinha que ser feito.
ResponderExcluirApesar de não ser fã... Parabéns ao Rubinho! Com certeza hoje a corrida teve um gostinho diferente e fez com que ele afirmasse com toda firmeza que se arrependeu de ter sido mole em outras situações com o alemão. Bom pra ele!
Tomara que a quebra do "complexo de 2º piloto" reflita nos seus resultados.
Que fique aqui registrado que em 1986 no mesmo Hungaroring, Aírton senna da Silva em seu Lotus que também tomava 1,5 seg do Willians FW11 de Piquet, fez EXATAMENTE a mesma coisa.
ResponderExcluirPiquet recolheu, pois ir no muro com carro ao lado, e rodas descobertas é suícidio . Voltas seguintes Piquet passou , por fora e derrapando nas 4 .
Schumacher nada mais fez e que isso fique registrado aqui, que repetir seu ídolo e ídolo maior dos Brasileiros.
E não foi a única trancada deles, Senna e Schumacher. Prost ( Silverstone 1993) e Hakkinen( SPA 2000) que o digam.
não foi nesta corrida de Hungaroring em 1986 que o Piquet ultrapassou o Senna no final da reta dos boxes e tomou o X ai na primeira curva?
ResponderExcluirExato, MF
ResponderExcluirPiquet,espremido no muro e com os pneus sujos, tomou o x.
Era a mesmíssima intenção de Schumacher ao conduzir Barrichello junto ao muro : sujar os pneus dele na " farofa" e dar o x lá embaixo ( quase conseguiu),única chance depois de ver o Willians entrar na reta já no vácuo,com pneus novinhos e extramacios.
Webber em 2010 espremeu Vettel no oriente, reta, Vettel ia passando, 320 km/h , encostaram, bateram, Vettel se deu mal,esperneou, mas não deram a Weber a punição de 10 posições que deram pro Schumacher.
MFThomas,
ResponderExcluirSeu comentário sobre o que aconteceu na Alemanha (17:06) acertou na mosca!
Bob e demais:
ResponderExcluirRubinho é igual ao Vasco, de vez em quando acerta... mas, na regra, é sempre vice....
Artur A. Coimbra
Olha o Zico aí ...
ResponderExcluirRubinho ,no Fantástico :
" A gente está aqui prá se esborrachar mesmo " ...
Dei os Parabéns para o piloto brazuca "pessoalmente" pelo twitter!!!
ResponderExcluirMandou muito bem!!!
Post merecido!
Di Grassi tb mandou bem! Melhor volta das novatas com carro sempre pior q do alemão companheiro de equipe!
Bob,
ResponderExcluirmais uma incrível manobra de Rubens, um dos melhores pilotos de todos os tempos.
Essa não foi a primeira ultrapassagem espetacular, mas deve ter sido a com maior probabilidade de se esborrachar. Ainda bem que Schumacher tirou o carro de lado com decisão e deixou espaço, para evitar um acidente. Já estava ultrapassado mesmo, e não tinho porque cometer alguma imbecilidade.
Maravilhoso momento, que venham mais e mais.
Gozado..agora o Rubinho é o melhor piloto de todos os tempos!!!
ResponderExcluirCade o Rubinho "tartaruga" o "eterno segundo" Quantas analises de ultima hora, quantos sàbios e quantos mitos destruidos. O fato é que, quem é do ramo, sabe muito bem que se nao se tem carro, muita grana e sorte, nao vai ser campeao de nada. No Brasil, onde ninguem tem reconhecimento de nada e cai no esquecimento. Perguntem na rua quem foi Carlos Pace e vejam quantos vao responder ou ainda Chico Landi, tantos outros entao nem se fala.
Se nao acharem os solitos maniacos pelo automobilismo até do Senna ninguem vai lembrar em muito breve tempo.
O "mito" alemao sò voltou a correr porque perdeu boa parte do que ganhou nos anos de Ferrari em Dubai com investimentos especulativos errados. Onde se percebe que nao é tao esperto assim. Aliàs muitos dos que foram muito bons atràs do volante vivem vendendo imagem porque estao sem grana.
Agora uma F1 que precisa ser analizada, que é gerenciada por managers, pilotos que precisam de santos milagrosos prà chegar là e que corre com quatro carros competitivos e o resto a fazer numero voamos continuar a usa-la para dormir aos Domingos de grande premio.
Mario
É legal ver um piloto brasileiro disputar posição.
ResponderExcluirPena que esta disputa seja tardia.
Se ele tivesse feito isso quando realmente tinha chance de ser campeão o lixo do alemão não seria 7 vezes campeão e o rubens teria algum ou alguns titulo em sua carreira.
Mas ele escolheu ser "operario do volante".
Lamentavel.
Valeu a corrida essa ultrapassagem, muita coragem e determinação por parte do Rubens, quase gritei "não tira o pé"!! (rs)
ResponderExcluirLink para o download do livro do Gehard Berger, mencionado num comentário anterior:
ResponderExcluirhttp://groups.google.com.br/group/livros-virtuais/browse_thread/thread/b6bde2de64521fdd
Abraço.
Repetindo o que falei no fórum Preparados:
ResponderExcluirQuem viu o Top Gear ontem?
O Clarkson mostrou a foto do Barrichello com a camiseta "Eu venci o Stig" e depois o Button com a dele escrita "Eu não venci o Stig" e comentou que pelo menos alguém tem senso de humor na F1.
Em seguida ele pergunta "O que será que teria na do Alonso? 'Eu FIZ massa me DAR essa camiseta".
Fodeu, agora o Massa é palhaço do TG e avacalharam mais ainda com a mensagem "codificada" de que ele tinha que deixar passar.
Barrichello agora com fama de cara legal até com o Clarkson, prova de que tem carisma até com quem é mala hehe.
Já o Massa, sifu, virou o palhacinho da galera.
Até que enfim um gde reporter elogia o Rubinho, parabéns ao Rubinho e ao Bob por mostrar a gde realidade ao povo brasileiro, sou fã do Rubinho e não abro, adorei a atitude e suas frases após a corrida :)
ResponderExcluirJoel, o que sabe mesmo Clarkson é brincar com as palavras. De uma forma tão sutil conseguiu avacalhar com a Ferrari, Alsonso, Massa dando a impressão de que se trata de equipe de patetas e os pilotos são iguais a duas crianças.
ResponderExcluirDaqui a pouco ele deve associando o carro vermelho com alguma outra bobagem.
...quem tem pressa come cru!!!
ResponderExcluirO Rubinho foi muito frio e preciso nesta manobra!!!
Não teve "pressa" pra resolver a fechada que tomou do ALEMÃO...
Sou fã do schumacher, mas ...sou Brasileiro...bela Barrichello...
digo, deve associar
ResponderExcluirA F1 é uma palhaçada, sempre foi mas está cada vez pior!
ResponderExcluirO Rubinho é um cara arrogante e derrotado, mas que de repente, por causa de uma manobra (boa concordo) "virou" um mega piloto e os baba ovos deste blog, resolveram o endeusar.
Pensem antes de escrever estas besteiras, ok?
O rubinho não foi o rubinho e o schumacher não é mais o schumacher...
ResponderExcluirSe matar por um ponto é o máximo que ele pode fazer no final da carreira..
Eu e a patroa sempre fomos fãs do Rubens... Por isso, deliramos com essa ultrapassagem!
ResponderExcluirSem dúvida, trata-se de um grande piloto, que mesmo beirando os 40 anos consegue andar de igual para igual com talentos 10 ou 15 anos mais jovens que ele. Isso - vejam bem - na F1!
Fosse ele braço-duro ou mesmo um derrotado, como alguns "anônimos de sucesso" falaram em comentários anteriores, não estaria ele na Williams, que mesmo sem estar em seus melhores dias, é uma equipe de quem entende do assunto (além do Frank, o Patrick Head também é fera). Não é a toa que um engenheiro da equipe se perguntava, em meio aos testes do carro desse ano: "como é que esse sujeito nunca foi campeão?!?!"
Respondo eu: não basta ser bom, é preciso também ter um pouco se sorte (sorte que, por exemplo, faltou ao Senna no acidente bobíssimo que o matou). De todo modo, muita gente boa brilho na F1 sem ganhar campeonato: Stirling Moss, Moco, Ronnie Peterson, Villeneuve pai, Pironi, o próprio Barrichello... Em comum a todos eles, o prazer em pilotar. Não fica evidente a todos a alegria do Rubens em continuar competindo - e, tanto melhor, competindo e fazendo bonito?
Em tempo: sim, a melhor ultrapassagem da história da F1 foi a do Piquet derrapando nas quatro, em cima do Senna...
Sempre considerei o Barrichello um piloto acima da média. Por exemplo, basta "molhar o chão" para o cara se destacar.
ResponderExcluirEssa ultrapassagem foi das melhores, digna de nota.
O problema é que as pessoas querem comparar o Barrichello a pilotos extraordinários, cada vez mais raros no cenário atual. Nesse ponto há uma diferença, falta ao Rubens aquele ímpeto quase insano na busca da superação própria. Porém, isso em nada denigre a perícia que ele possui.