Um detalhe útil e de simples execução em praticamente qualquer carro atual.
A luz do porta malas do Focus, modelo antigo, é visível de dentro do habitáculo.
Isso ajuda quando se sabe que ao destravar o porta-malas, mesmo com a tampa ainda fechada, a luz se acende. Evita que se esqueça a tampa destravada, deixando-se o carro acessível para amigos do alheio, além de eliminar a possibilidade de se perder a carga da bateria.
A luz passa pela fresta do cinto de segurança traseiro, do lado esquerdo, e é facilmente visível em qualquer condição exceto sob sol forte. Ao se virar para sair do carro, o motorista percebe a luz vindo de trás, e pode verificar que a tampa está destravada.
Cinto de segurança no banco traseiro, lado esquerdo. |
A luz passa pela abertura onde corre o cinto de segurança. Visto da posição do motorista, ao se girar o corpo para sair. |
Mais um detalhe genial de um carro genial.
Para ver mais textos sobre o Focus no AUTOentusiastas, entre pelos links abaixo.
A origem do carro, por JJ.
Quando alguém descobre seu carro ideal, por MAO.
Detalhes diferentes depois de alguns anos, por MAO.
Quando alguém descobre seu carro ideal, por MAO.
Detalhes diferentes depois de alguns anos, por MAO.
JJ
Que coisa, eu já veria isso como um defeito, uma parte mal-acabada, uma fresta maior que deveria, uma lâmpada mal posicionada, enfim. É muito bacana ver diferentes posições sobre um mesmo fato, o que para uns pode ser um defeito, para outras, pode ser uma qualidade.
ResponderExcluirSaudações, and keep up the good work.
A luz de indicação de portas não fechadas (não confundir com não travadas) no painel, não apaga também em caso da tampa traseira mal fechada. É assim na maioria dos carros, e muito mais prático e visível do que a solução da Ford, pois será vista todo o tempo pelo motorista.
ResponderExcluirE só falta a Ford permitir travar o restante das portas estando o porta-malas mal fechado (sic). Todos os carros ou não efetuam o travamento ou emitem um alerta sonono.
Também vejo como uma falha no acabamento, irrelevante contudo.
ResponderExcluirEstou mais perplexo no tipo de detalhe que vc foi reparar hauihaui...
Falha de projeto e economia com luz de porta mal fechada virou "detalhe genial"!
ResponderExcluirpor falar em focus, ja falei aqui no "espaco leitor" algumas vezes sobre a rigida suspensao do focus rocam. Comentarios estao nos posts do MAO e JJ (este, salvo engano) sobre este carro. Fato: comprei num ferro velho as molas do modelo F1 GUIA e vou troca-las. Quando tiver um espaco oportuno aqui vou informar a diferenca. O MAO diz q o maior problema esta nos aros 15 pol.
ResponderExcluirSaberemos...
O Juvenal deve ter tido overdose de reunião familiar no dia dos Pais pra vir com uma besteira dessas.
ResponderExcluirMandou um presentinho pro RPJ? O pai do Focus, oras!!!! uauauauau
Juvenal, toma jeito, Juvenal!
Eu não acho que seja falha de acabamento pelo simples fato de esta estar instalada alto demais. Nos outros carros a lâmpada fica junto a lente no porta malas, que fica bem mais abaixo do que daquela abertura ali.
ResponderExcluirTambén não acho que seja obrigatoriamente acabamento desleixado o tal detalhe, ainda mais pensando que fica bem visível para o motorista.
ResponderExcluirE pela luz, até mesmo o passageiro de trás notaria que há algo errado, uma vez que luz saindo pelo buraco do cinto de segurança não é normal.
Em todo caso, esta é uma das muitas soluções para um mesmo problema e que é mais questão de o motorista se acostumar. Dependendo do carro, a solução varia, podendo ser um indicador luminoso no painel ou um desenho no computador de bordo. Em outros carros de dois volumes (aqui independendo de ser perua, hatch, crossover ou SUV), a abertura do porta-malas é conjugada ao acendimento da luz interna. Se a luz interna segue acesa com todas as portas fechadas, toca o cara ver o que está aberto até constatar que é o porta-malas que está mal fechado.
Bastaria ter um "check control" no painel indicando porta aberta para o porta malas. Os carros mais antigos tinham o diagrama em formato de carro desenhado e LEDs ou até lâmpadas "esmagadinhas" fazendo o indicativo das portas (e obviamente porta malas), já os carros mais novos possuem a informação em algum display do computador de bordo. Claro que tem os populares pé de pano que nada tem, mas estamos falando de um Focus, e este sim deveria ter o check control. Não acho um detalhe genial, acho uma preguiça genial.
ResponderExcluirLuzes no painel, sensores a mais para quê?
ResponderExcluirE o custo onde fica?
Simples questão de economia aliada a praticidade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiro modelo glx e guia tem lampada piloto...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluireu tenho vontade de xingar o Juvenal, pois ele já fez o mesmo comigo, mas se eu xingar vão apagar meu comentário, então vou me limitar a dizer:
ResponderExcluirse fosse um Chevrolet, ou ainda um VW, seria mais uma falha de acabamento, uma "economia porca", etc etc. Chega de conversa fiada, Juvenal.
Juvenal: Me desculpa mas essa não dá pra concordar contigo. Ainda que irrelevante, pelo menos para mim, não deixa de ser um descuido por parte da Ford. Em minha opinião se fosse para avisar que a tampa traseira está mal fechada melhor seria uma luzinha no painel ou coisa assim, pelo menos em se tratando de um carro dessa categoria.
ResponderExcluirO old focus TEM luz indicativa de porta aberta no painel, ao contrário do que citaram anteriormente. E, também, não há risco de a bateria arriar por causa da luz do porta malas (ou qualquer outra) ficar acesa. Ele também tem um temporizador que desliga qualquer das luzes depois de um tempo determinado. Isso vale para as luzes internas, porta malas, porta luvas e etc.
ResponderExcluir