O Renato Bellote é mais um convidado para o aniversário do AUTOentusiastas. Um blogueiro que anda fazendo bastante sucesso com uma ideia simples, porém muito legal: reunir todos os carros bacanas numa única garagem. Também vale a pena destacar a perseverança refletida na constância e continuidade do trabalho feito pelo Renato.
Autoentusiasmo: sintomas e prescrição
Por Renato Bellote
Autoentusiasmo: sintomas e prescrição
Por Renato Bellote
Quando recebi o convite para escrever sobre os dois anos do AUTOentusiastas no ar, fiquei animado. Não somente pelo fato de publicar o texto em um blog respeitado, mas também por compartilhar a paixão em comum pelas máquinas de duas, três e quatro rodas.
O dia 2 de junho de 1979 começou a moldar minha personalidade automotiva. Nessa data, ao sair da maternidade a bordo de um Dodge Charger R/T prateado, talvez o aroma do couro mesclado ao ronco do 318 V-8 tenha gerado uma impressão sensitiva que se estenderia por toda minha vida.
Pois bem. No meu caso – e da grande maioria – o interesse por tudo que se movia com um motor começou na infância, lá nos idos dos anos 80. Coleção de carrinhos, Autorama, modelos de controle remoto e pressa pra chegar até a banca e ver a nova edição da Quatro Rodas. Aquilo tudo me deixava fascinado, especialmente porque não tínhamos nem um décimo da tecnologia atual e a informação, bem como as imagens, estava somente nas revistas impressas.
Quem cresceu nessa época vai se lembrar também dos carros a álcool e com carburador. Um verdadeiro sacrifício a cada manhã na hora de dar a partida. Por volta dos 10 anos de idade, me aprontava para a escola antes dos meus irmãos, somente para pegar a chave do carro, um Santana Quantum GL, descer com o coração aos pulos até a garagem e deixar o motor aquecido para nossa partida, com o auxílio do – nada saudoso – afogador.
Muitos anos mais tarde, a internet passou a fazer parte de nossas vidas e criei o primeiro blog, chamado de Na Garagem. Em 2007, no mês de fevereiro, comecei a fotografar os veículos com a placa preta – que se tornou a marca registrada – e contar suas histórias, bem como a dos proprietários. Nesse ponto tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas, dispostas a compartilhar sua paixão pelos carros.
No ano seguinte, o maior passo. A Garagem do Bellote surgia, ainda tímida, com a idéia de deixar todos aqueles automóveis juntos em um espaço virtual. O projeto cresceu, registramos o domínio e seguimos avançando por esse caminho com sucesso.
O planeta automotivo não pára nunca. paddle shifts, veículos híbridos, propulsores flexíveis, computadores de bordo, freios de cerâmica, além de novos modelos e estilos de carroceria. O tempo segue seu ritmo, mas o brilho no olhar de uma criança sobre um automóvel, se notado com atenção, é o mesmo que eu tive há quase trinta anos.
E voltamos ao tema inicial: a paixão por seres inanimados de ferro, fibra de vidro ou alumínio. Mais do que fluidos e gasolina no tanque, eles carregam sonhos e algo intangível que passa pelos olhos, cérebro e coração. O autoentusiamo é incurável, meus amigos. Ainda bem.
Longa vida a todos nós, AUTOentusiastas!
Sou um leito assíduo do Blog do Renato.
ResponderExcluirEle manda muito bem mas fotos e nos textos, simples e objetivo.
Muito bom saber que vamos contar com a presença dele no Autoentusiastas.
Abraços
Daniel
carrosdecolecionadores.com.br
Grande Renato!!!
ResponderExcluirAcompanho a algum tempo o trabalho desse garoto e fico feliz em vê-lo aqui. Receber esse convite do Autoentusiastas é reconhecimento do belo trabalho que realiza. Ele está me devendo uma sessão de fotos do meu carro... na verdade eu ainda devo o carro... mas minha 155 2.5 V6 1992 está saindo do forno... mais umas semaninhas e o restauro acaba!!!
Parabéns Renato e parabéns Autoentusiastas.
O blog dele têm carros variados e ótimas fotos, vale a pena conferir sempre!
ResponderExcluirAcelerar sempre!
ResponderExcluirRenato! Muito bom o seu texto. Cara, Quando eu nasci fui pra casa em um Opala 6 caneco.... será q tem haver isso hein hauihuiaha....
ResponderExcluirDanilo Rizzo
Cara!!! Sou apaixonado com a 155... Apaixonado MESMO... Dá um jeito de mandar fotos e videos (quero ouvi-la, claro)!! Tem blog?
Parabéns! Está restaurando um belíssimo carro!
Parabens pela escolha do Renato.
ResponderExcluirAcompanho o trabalho dele desde que ele era pequenininho (rs).
Fotografa muito bem, com estilo e criatividade.
Grande cara.
Romeu
Graaaaannnnnde Belote, muitos Porsches para nós !!!!!!!!!!
ResponderExcluirParabéns aos "AUTOentusiastas" do blog pelo excelente convite e ao Bellote a quem tenho um grande apreço, ainda mais que, timidamente, deu umas bandas com o Okrasinha. É agregando valores e pensamentos do bem que colocamos combustível no mundo da gasolina na véia! E paranéns pelo NIVER camaradas. Abs a todos...
ResponderExcluirÓtima escolha!!
ResponderExcluirSempre acompanho o blog do Bellote e as belas matérias, fotos e videos nos deixam mais perto do momento que ele vivencia estando ali, ao vivo com a máquina!
Abraços!
Renato,
ResponderExcluirO Renato é o One Man Show. Tanto gosta de carro esporte, que vai e se vira sòzinho, filmando, fotografando, escrevendo, dirigindo filme e carro ao mesmo tempo.
Obrigado por nos prestigiar, meu amigo.
Olá pessoal,
ResponderExcluirAgradeços os elogios.
Seguimos em frente com o pé embaixo!
abs
Renato
ResponderExcluirE que bom que a paixao por automoveis e ciclica e sempre se renovará com as novas geracoes que vem por ai!
Trabalhos como o seu blog "Garagem do Bellote" e blogs como "Autoentusiastas" vao continuar plantando a semente do autoentusiasmo e da cultura automobilistica nessas futuras geracoes ...
Parabens a vcs !
Renato
ResponderExcluirE que bom que a paixao por automoveis e ciclica e sempre se renovará com as novas geracoes que vem por ai!
Trabalhos como o seu blog "Garagem do Bellote" e blogs como "Autoentusiastas" vao continuar plantando a semente do autoentusiasmo e da cultura automobilistica nessas futuras geracoes ...
Parabens a vcs !