Coincidências acontecem, ou, dizem alguns, nada é por acaso.
Em meio às discussões dos membros desse blog, mais os comentários dos leitores a respeito dos posts sobre o Saab 9000 e seu desempenho, meu irmão Douglas tirou essa foto hoje, e me enviou.
E ele nem tinha lido os posts ainda.
As informações são apenas razoavelmente precisas. A GM do Brasil trouxe o 9000 CD automático, modelo "careta", sedã, porque é o que o executivo brasileiro compra. Acho que acreditam que hatch é carro de pobre, sei lá.
Foi um lote de cinquenta unidades em 1990 ou começo do ano seguinte. Foram vendidos em duas concessionárias em São Paulo, que eu saiba, Itororó no bairro do Ipiranga e Checar, em Interlagos. Não sei se algum outro estado tinha autorizada GM com informação para mantê-los.
Dos cinquenta, trinta e quatro foram vendidos até 1993. O resto, dizem, foi devolvido à Saab.
O da foto, então, é um dos que sobraram. Pena os donos não se encontrarem via internet e organizarem um clubinho, mesmo que informal.
Aí está. A chance de ter um carro raro e interessante. De vez em quando aparece algum para vender. Basta ficar de olho.
JJ
JJ
Se mesmo me pagassem para ter um de graça não queria.
ResponderExcluirFazer manutenção em carro que não se gosta é como limpar coco de cachorro feio. Oras, se é para fazer melhor ter pelo menos um cachorro bonito. Mesma coisa com carro usado, se é para manter um então melhor manter algo como uma Mercedes ou BMW que dá para comprar por uma barganha e em boas condições.
Posso dizer que tive o privilégio de dirigir uma Saab 9000 CD Turbo 3.0 24V / 6 cil., 1991, no Brasil. Pode acreditar, foi em uma oficina que trabalhei (95-96), onde era "operador de computador" e lá consertava-se carros importados. Nas horas vagas o chefe me pedia para alinhar e balancear os carros e me dava bem, andei em vários modelos diferentes.
ResponderExcluirNão falei? Os Saabs te procuram, vc deve ouvir Saabs arrastando correntes à noite...
ResponderExcluirEu fugiria, pra mim é assombração.
Mas acho que eles não sossegarão até te pegar de jeito, meu amigo!
Se cuida. E não viaje pra Suécia.
Só andei de Volvo por lá, sobrevivi. rsrsrs
MM
Caramba! Não sabia que os Saab eram tão raros assim por aqui. Por isso que nunca vi um fora do Salão do Automóvel...
ResponderExcluirJJ se você quiser um SAAB dá uma olhada http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/saab-9000-2.3-cd-turbo-gasolina-4p-automatico/4593153/detalhe.wm
ResponderExcluirEu teria um fácil, mas tinha que ser o Aero. Se bem que o simples fato de ser o 2.3 já garante uma boa diversão.
ResponderExcluirJJ,
ResponderExcluirSe eu não tivesse acabado de comprar um carro...
MAO
CF,
ResponderExcluirDeixa de ser chato! Vc não gosta, tudo bem, mas é interessante, especialmente aqui no Brasil, onde são raríssimos. Não acha?
MAO
hahahahah! O CF falou tudo!!!
ResponderExcluirO JJ gosta de Saab feia e velha e não gosta de Ferrari 458!!
E não respeita o gosto dos outros e fica rotulando todo mundo.
Vai vc com ele MAO, procurar carros feios por aí! Devem ter tipo outras coisas feias na vida (mas isso normalmente não se conta e não se dá nem o nome verdadeiro nem o telefone pra baranga. É só uma noite e não conta pra ninguém!)
hahahahaha
Está ficando engraçado.
"Gosto do feio e do que ninguém quer!"
"Não gosto do bonito. Nem do caro."
Só porque não é pra mim!
Quero ver se o JJ ou o MAO não comprariam uma Ferrari (respeito, UMA, não UM) se ganhassem na mega sena.
Que cabecinhas!!! Meu Deus!!!
Get a life!
Na clínica do Opel Senator - provável substituto do Opala na época - além do carro alemão, parece que existia um Cadillac Seville e um Saab para acompanhar a opinião dos abastados escolhidos.
ResponderExcluirAo menos as épocas coincidiam....
MFF
p.s: "Turbo 3.0 24V / 6 cil"????
Não tinha 50 executivos de empresas suecas aqui?
ResponderExcluirDevolveram? É, o MUNDO está errado.
É, o carro é ótimo, com certeza. Nós brazucas é que somos idiotas.
Como os carros chineses de hoje(ei, a outra marca sueca agora é chinesa, tuuuudo a ver!)
Coisas que não deveriam ter saído da Suécia. Quem quiser, que vá lá!
Este blog tem altos e baixos mas agora está baixo demais.
Olha... tem um à venda! Sedan também!
ResponderExcluir17 Ronaldos!!!
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/saab-9000-2.3-cd-turbo-gasolina-4p-automatico/4593153/detalhe.wm
Só podia ser do Juvenal, um post falando de trambolho.... depois vem aqui meter o pau na M3, na Ferrari, fala mal da VW, é como uma pessoa que não gosta de arroz com feijão bem temperado, fala mal de quem gosta, e é chegado num giló refogado com chuchu ao curry.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirah, se eu tivesse uma garagem coberta... pegaria na hora esse 9000 do Webmotors...
ResponderExcluirAlguns foram vendidos em lojas independentes. Posso afirmar, pois, na subida da Rebouças, sentido centro, tinha uma loja com um desses na cor azul, lá pelos idos de 1991/92, quando eu ia para a faculdade. O modelo em questão era zerinho.
ResponderExcluirExatamente. E há por aí também alguns 900, conversível inclusive. Mas... ô carrinho feio !
ResponderExcluirEsse é uma raridade mesmo hein?
ResponderExcluirdeclaração do Victor Muller, novo presidente da Saab. bom saber que pelo menos ele lembra que o Brasil existe:
ResponderExcluirThere are potentially mature markets like Canada that are currently not serviced. There is Brazil. India. China. Australia. There are so many areas where we have very little, or insufficient representation. In the first 100 days, we want to put that right. We want to use the momentum that is currently there for the brand. So many people have expressed interest in being our representatives in those countries. But we have to assess them carefully so as to avoid mistakes. Appointing a distributor that doesn't live up to your expectations can be worse than not having any representation because you have to un-do the damage that was caused by making the wrong appointment.
So there's so much we have to do in this respect. This is all part of the first 100 days plan.
http://www.saabsunited.com/2010/03/a-quick-su-interview-with-victor-muller-in-geneva.html
Tinha um show room da Saab na Av. Rebouças, esquina com Al. Lorena em 1991 logo que as importações foram abertas.
ResponderExcluirSó não sabia que dos 50 carros trazidos, apenas 34 ficaram por aqui.
Romeu.
Na minha cidade (umuarama/PR) tem um saab conversível vinho da década de 90, acho que é um 900 desses já mais redondos. Parece que o dono tem esse carro porque o seu sobrenome também é Saab.
ResponderExcluirJoão Paulo,
ResponderExcluirPor favor entre em contato comigo no e-mail mao4100@ig.com.br
Grato!
MAO
Tem pessoas falando de decair a qualidade do blog, de baranga, coisa feia e um monte de blá blá blá.
ResponderExcluirNão é muito de meu costume, mas vou ser bem sincero em como escreverei minha opinião:
-Gostar, falar e escrever respsito do último Ferrari lançado, do último Corvette e assim vai é FÁCIL!!!! Todo mundo o faz, toda a imprensa o faz!!! MODINHA!!!
Seguir tendências e modinhas é habitual do ser humano... Se você não tem capacidade de ter uma opinião, pensar a respeito de um assunto, ainda mais quando é carro, que realmente é complicado, tudo bem, mas vamos respeitar os outros. Ofendi!? Vão escrever baboseiras tirando sarro de mim? Vão em frente, mas aqui fica a minha opinião.
Agora segue outra coisa, inclusive falar de carro que nas épocas passadas dava pau em Porsche é fácil e não precisa ir na Suécia.
ResponderExcluirOpala do tipo Divisão 3. Teve até corrida em Portugal, os gajos com Porsche e os tipo Divisão 3 do Brasil lá, quem ganhou foi Opala.
Ahh tem mais, arrancadas na rua dessa época de Div 3 e tal, os opalas ganhavam de Porsche, Maseratti, e vários e vários V8,só realmente grandes V8 fortemente preparados pra ganhar.
Como imagem vale mais que 1000 palavras seguem logo 2 vídeos:
Opala x Cherokee SRT8 com supercharger http://www.youtube.com/watch?v=cvCZOv7JDIM
A mesma Cherokee contra uma CLS63 AMG
http://www.youtube.com/watch?v=voIq6MSiFPI
Uma coisa esquecida ao se falar de Opala é que fora do Brasil poucos (ou nenhum) sabem do quão preparável é o motor de seis cilindros em linha. Quando um americano ouve falar que preparadores brasileiros tiram sem maiores esforços 300 cv de tal unidade, cai de costas. Se ouvir então que esses mesmos preparadores consideram mais fácil tirar tal potência de um seis em linha do que de um V8, vai achar que está ficando louco.
ResponderExcluirPorém, tal propulsor, tão renegado nos EUA, escondia em si a possibilidade de ganhar muita potência com poucas mudanças e pouco investimento. Isso pode ser visto nas poucas diferenças entre o 250 normal e o 250-S.
Um dos senões do seis em linha era seu peso, maior que o de um V8 smallblock e, por conta da configuração, jogando peso para além do eixo dianteiro, o que gerava aquela frente pesada em comparação ao quatro bocas.
E, claro, muitos aqui ficam pensando como seria se a GMB tivesse feito um Opala V8, justamente por agregar a vantagem do menor peso e que não ultrapassa o eixo dianteiro com uma grande potência. Espaço no cofre havia de sobra, como comprovam os preparadores que jogam inclusive big-blocks (ainda que esses percam a vantagem da leveza que o smallblock tem).
1) Vi um desses outro dia, estacionado numa pacata rua do Jabaquara, a uma quadra do local onde caiu o Fokker 100 da TAM. Estava em bom estado, apesar do aspecto negligenciado e "cansado". Até estacionei para dar uma olhada nele.
ResponderExcluir2) A SAAB poderia ser uma excelente oportunidade para o Natalino Bertin finalmente ganhar algum dinheiro com automóveis importados. Já que ele é representante oficial da Spyker, ganharia facilmente a concessão da marca sueca. Até agora, a Platinuss é apenas o capricho caro de um menino rico (aquele Pagani Zonda amarelo está mofando na vitrine há quase 2 anos).
Um abraço aos amigos que fazem o melhor blog automobilístico do Brasil!
Será que o Kassab gosta dos Saab?
ResponderExcluirE aí, MAO, comprou o que? Faça um post no estilo do da Parati Turbo!
ResponderExcluirAbraço
Lucas
Eu compraria um sem problemas!
ResponderExcluirHavia um Saab estacionado há um bom tempo num lava rápido na Av. Àlvaro Ramos(SP) mas não se encontra mais lá.
Além desse do web motors, havia um outro à venda que havia sido batido e foi arrumado(cheguei a conversar com o proprietário)..Ainda devo ter as fotos no meu e-mail.
Me lembro de um que foi anunciado no primeiramão(etrocas) há muito tempo. Se achasse algum num preçinho bacana eu até encararia.
No orkut tem uma comunidade sobre o Saab 9000 cd turbo 2.3.
Se não me flaha a memória, ele utiliza o mesmo motor da Volvo versões turbo.