No aniversário do nosso querido Fusca, impossível não lembrar da Kombi, também cinquentenária aqui em nosso país. A questão é que o Fusca saiu de linha, a Kombi não. Não acho que a frota de vans tenha que se resumir às européias a diesel, com preço beirando os 100 mil reais. Mas será que não dá para fazer uma vanzinha despojada mas moderninha, e que custe entre 40 e 50 mil? Não acho legal, em pleno 2009, saber que muita, mas muita gente mesmo ainda anda de Kombi. Se pelo menos a nossa fosse essa da foto...
A Kombi ainda tem bom custo-benefício, e o que ela carrega em volume (esquecendo a massa) é imbatível. Mas aí vem aquele conversa de que é insegura, não tem as "indispensáveis" bolsas infláveis, outros pedem mais uma marcha na onda do quanto mais melhor, e por aí vai. Para o pessoal que acha ela insegura e coisa de terceiro mundo, como se explica que um Reliant de 3 rodas com todo aquele "comportamento dinâmico" durou até o ano 2000? Aposto que o irão justificar como charmoso, tradição... ai se fosse aqui.
ResponderExcluirsimplesmente não tem concorrência pra kombi!
ResponderExcluirpor isso ela vai longe
e agora, flex, ainda mais.
esse motor 1.4 deu um baita folego pra kombi. bicha vai a 140 fácil, coisa que nos tempos de "ar" dependia da inclinação da descida.
a VW bem podia usar esse motor 1.4 no resto da linha, mas acertado pra veiculo de passeio, tipo, rendendo de 90cv pra cima...
Tem a Fiat Doblo, que embora tenha menos (eu acho) espaço interno, é muito mais moderna. E ela é mais ou menos na faixa da Kombi.
ResponderExcluirA história inicial da Kombi é muito interessante, e sobre a fase do marco zero até a produção da milionésima Kombi escrevi um artigo em duas partes para o Portal MAXICAR, que pode interessar aos entusiastas do “querido Pão Pullman sobre rodas”, os endereços são:
ResponderExcluirParte 1: http://www.maxicar.com.br/old/gromow/colunista_gromow_0208.asp
Parte 2: http://www.maxicar.com.br/old/gromow/colunista_gromow_0408.asp
Há espaço para críticas e comentários nas matérias...
Saudações
Alexander Gromow
Desculpem o mau jeito, mas neste tipo de “post” não é possível colocar um link comprido, pois o mesmo sai truncado. Então que se interessar deverá entrar no site www.maxicar.com.br , ir para a coluna da direita: Colunistas. Selecionar a coluna Volkswagen World de Alexander Gromow. Chegando na minha coluna no lado direito superior selecionar os dois artigos:
ResponderExcluirA concretização de uma idéia - parte 1
A concretização de uma idéia - parte 2
Acho que assim deve funcionar.
Sorry...
Alexander Gromow
Eu acho o projeto da Kombi legal demais, mas acho que dava sim pra fazer algo pelo menos como as Vanagons e vender pelo mesmo dinheiro. Um modelo que já permitisse direção hidráulica, ar condicionado de fábrica, um pouco mais de proteção para o motorista, e, porque não, air-bags.
ResponderExcluirPolara,
o problema é justamente falta de concorrência. Quanto será que custaria uma Zafira 'panel van' basicona ? Tá certo que não carrega 1 ton. Mas daria bastante carga. Tenho visto muito caminhãozinho Kia e Hyundai, 50 paus a diesel. Tomara que voltem a vender vans.