Acho que esse é o Dart do Leopoldo Abi-Eçab. Com esses pneus e bitola gigantesca atrás, apostaria uma grana que esse bicho saía bastante de frente. O projeto original tem bitola traseira mais estreita que a dianteira. Daí bota na conta os cabeçotes restritivos dos 318, uma estrutura flexível principalmente por causa das longarinas curtas no assoalho, e aquele velho problema de lubrificação...
Historicamente, o unico corredor relativamente bem sucedido com A-body foi Bob Tulius, e mesmo assim eram os early A, de 63/66. Só com entusiasmo não se faz carro andar. E carro para road race não é carro de drag.
AG, tem também o engenheiro e piloto Ron Grable, na série Baby Grand/SCCA: foi competitivo e faturou algumas tanto com um Dart de primeira como com um de segunda geração (um modelo 67 que recebeu grade do 68 na respectiva temporada).
Detalhe que com o Dart 67 ele competiu sem o apoio da fábrica (que abandonou a SCCA até 1970 creio, escambando para as arrancadas e Nascar) e praticamente sem patrocínio.
All, adendo: dei uma "googlada" e descobri que o Grable foi campeão em sua categoria (A-Sedan, onde competiam carros como Mustang, Camaro, Firebird e Courgar) com o Dart, em 1968. SCCA Pacific Coast Division. Nada mal pra um carro que é realmente bem ruinzinho de curva.
Parabéns, ótimo blog do jeito que eu gosto!
ResponderExcluirabs.
Acho que esse é o Dart do Leopoldo Abi-Eçab. Com esses pneus e bitola gigantesca atrás, apostaria uma grana que esse bicho saía bastante de frente. O projeto original tem bitola traseira mais estreita que a dianteira. Daí bota na conta os cabeçotes restritivos dos 318, uma estrutura flexível principalmente por causa das longarinas curtas no assoalho, e aquele velho problema de lubrificação...
ResponderExcluirHistoricamente, o unico corredor relativamente bem sucedido com A-body foi Bob Tulius, e mesmo assim eram os early A, de 63/66. Só com entusiasmo não se faz carro andar. E carro para road race não é carro de drag.
ResponderExcluirAG, tem também o engenheiro e piloto Ron Grable, na série Baby Grand/SCCA: foi competitivo e faturou algumas tanto com um Dart de primeira como com um de segunda geração (um modelo 67 que recebeu grade do 68 na respectiva temporada).
ResponderExcluirDetalhe que com o Dart 67 ele competiu sem o apoio da fábrica (que abandonou a SCCA até 1970 creio, escambando para as arrancadas e Nascar) e praticamente sem patrocínio.
All, adendo: dei uma "googlada" e descobri que o Grable foi campeão em sua categoria (A-Sedan, onde competiam carros como Mustang, Camaro, Firebird e Courgar) com o Dart, em 1968. SCCA Pacific Coast Division. Nada mal pra um carro que é realmente bem ruinzinho de curva.
ResponderExcluir