Com o término da categoria conhecida como FIA Grupo 5 e suas subdivisões no começo dos anos 1980, o Grupo C entrou como a categoria principal do Campeonato Mundial de Endurance. Ao longo dos anos, passando por diversos nomes (Mundial de Endurance, Mundial de Esporte-Protótipo e Mundial de Carros Esporte), o campeonato era uma das grandes atrações do automobilismo mundial, dividindo público e atenção da mídia com a Fórmula 1 e o Mundial de Rali.
Ao meu ver, foram os anos mais marcantes do Endurance mundial. Não estavam mais presentes o charme e glamour das décadas passadas, mas tecnicamente foi uma era de grandes avanços. O campeonato era um verdadeiro multimarcas, com equipes oficiais de fábricas do mundo todo. Jaguares V-12, Porsches flat-6 e Mercedes V-8 turboalimentados, os Mazdas Wankel, Toyotas, Nissans e Aston Martins, e os últimos anos representativos no automobilismo da Lancia e da lendária equipe Martini Racing. Nomes como Jan Lammers, Martin Brundle, Michael Schumacher, Hans J. Stuck, Derek Bell, Klaus Ludwig, Eddie Cheever, Henri Pescarolo, Jochen Mass, Jean-Louis Schlesser e nosso Raul Boesel, campeão da temporada de 1987 pela equipe Jaguar.
Não eram meros carros de corrida, eram máquinas de alta precisão com monstruosos motores de 800, 900 e até 1.000 cv. Foram os últimos anos do verdadeiro efeito-asa e de velocidades superiores a 400 km/h. Disputas acirradas até a última curva após horas e horas de corrida não eram cenas raras, e raramente havia favoritos.
Mas, como em outras categorias, os avanços marcaram sua morte no começo dos anos 1990. As preocupações com segurança estavam cada dia mais imponentes, o que decretou seu fim, após anos de acidentes fatais envolvendo pilotos, mecânicos e oficiais de pista. Não era mais aceitável que tais carros atingissem tamanha velocidade. Juntamente com o Grupo B de Rali, o fim do Grupo C marcou o fim da era da insanidade construtiva, da disputa de desenvolvimento por mais potência e maiores velocidades, e uma variedade de carros participantes com equivalentes chances de vitória. Uma triste perda, sem dúvida.
Vídeo com as duas voltas iniciais da 24 Horas de Le Mans de 1990, prova vencida com dobradinha da equipe Jaguar.
MB
Muito mais empolgante que Formula 1. Foi nessa categoria que os mercedes CLK GTR decolaram, dois, no mesmo fim de semana?
ResponderExcluirSim, na verdade na categoria sucessora. No total foram três Mercedes e uma Porsche que decolaram.
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