Confesso que cheguei ao meu limite: não dá mais para ouvir falar em montadora. É como se não existisse mais fábrica de automóveis no Brasil. É ridículo o que está acontecendo!
Considero o uso de 'montadora' um câncer que se alastra rapidamente pelo corpo editorial brasileiro, em que nada é capaz de detê-lo. Os jornalistas brasileiros adotaram o termo de vez. Inexplicavalmente.
Responda, leitor:
- garantia é de fábrica ou de montadora?
- preço é de fábrica ou de montadora, nos feirões?
- equipe é de fábrica ou de montadora, nas corridas de automóveis?
Sabe o que significa Anfavea? Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. E Fiat, é o quê? Fabbrica Italiana di Automobili Torino. E Alfa, de Alfa Romeo? Anonima Lombarda Fabbrica di Automobili.
O que é mais estranho é só no Brasil usar-se 'montadora'. No resto do mundo é fábrica ou fabricante, nas respectivas línguas. Por que será? Alguma forma nova de maldição?
Brilhante!
ResponderExcluirRealmente este titulo de montadora, fabrica de automovel nenhuma merece.
ResponderExcluirApoiadíssimo, Bob!
ResponderExcluirMontadora é a #@%$¨&*%!!!
MAO
Meus colegas lusitanos do blog não usam montadora. Eu nunca usei. É fábrica, marca, fabricante ou companhia.
ResponderExcluirE quem disse que montadora é sinônimo de fabricante de carro? A empresa que monta ferros de passar roupa não é montadora?
Todas as grandes revistas brasileiras falam assim, os programas mixurucas de TV, os sites e blogs, o locutor "oficial" da F1, o trio "Limite" da ESPN.
Inclusive já estão se referindo às equipes Renault e Toyota como "participação das montadoras", "equipe da montadora".