
1) Edward N. Cole:
Cole, antes de ser o presidente da GM entre 1967 e 1974, foi o engenheiro por trás de coisas tão imortais como o V8 Cadillac de 1949 (o primeiro V8 “moderno”, amplamente copiado), o revolucionário e incompreendido Corvair, e sua obra-prima: o Chevrolet 55 e seu V8 de bloco pequeno, que até hoje empurra Corvettes e os Opaloitos do AG. Para saber mais desse incrível V8:
http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado2/chevy-v8-1.htm
E o Cole me dá justificativa para postar mais uma foto de Corvair, desta vez um magnífico cupê de segunda geração.
2) Don Wifredo Pelayo de Ricart y Medina:
Wifredo Ricart começou na Alfa Romeo, onde fez muito de bom, incluindo demitir Enzo Ferrari. Mas foi quando voltou à sua Barcelona natal que criou uma lenda: O Pegaso. Para saber mais:
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/ferrari-15.htm
3) Anthony Colin Bruce Chapman:
Autoritário, sonhador, honestidade dúbia...Mas sacudiu o bote como nenhum outro.
4) Sir Alec Issigonis:
Só pelo Mini já teria lugar aqui, mas tem muito mais no Sr Issigonis. Era um engenheiro com profundo senso de estética, a aparência era ditada por ele, e hoje é largamente imitado por “designers” profissionais. Irônico e emblemático dos tempos modernos.
5) Prof. Dr. Ing. h.c. Ferdinand Porsche:
De Mercedes SSK ao Auto Union V16, passando pelo VW Fusca, um Gênio.
6) Fred Duesenberg:
Fez fama nas corridas, mas para mim seus carros de rua é que são geniais. O leve e veloz modelo A e o extravagante e gigantesco J. Morreu de maneira gloriosa, num acidente de estrada em seu SJ, que era tocado com as mãos artríticas quebradas numa posição de pega de volante....
7) Harry Miller:
Mais artista que Bugatti, mais eficiente que Duesenberg... Um gênio não reconhecido. Seus motores, feitos por seu ex-empregado Fred Offenhauser e seus sucessores, ainda ganhavam Indy na década de 80, apesar de concebidos nos anos 30.
8) Gianpaollo Dallara:
Miura, Countach, Fiat X1/9, Lancia Stratos. Toque de Midas italiano.
9) André Lefebvre:
Apenas pelo genial 2 CV, teria lugar garantido na lista. Mas criou também o revolucionário “Traction Avant”. Vive la France!
10) Gordon Murray:
Esqueçam todos os carros de corrida que ele fez. Murray criou o melhor carro de rua já criado:
http://www2.uol.com.br/bestcars/supercar/mclaren-1.htm
Para saber mais:
The Designers – LJK Setright
Driving Ambition – Doug Nye
Porsche: Genesis of a Genius – K. Ludvigsen
Miller – G. Borgeson
Colin Chapman – Wayward Genius – Mike Lawrence
Los Automoviles Pegaso y sus Protagonistas – Mosquera & Coma-Cros
MAO
MAO,
ResponderExcluirPodia encurtar para apenas 3 ou 4 nomes: o Ed Cole, O Zora, o Miller e o Exner. Fuggetabout all the rest.
Marco, old friend,
ResponderExcluirLefébvre era egenheiro da Voisin, tendo trabalhado tanto naqueles que eram os carros mais malucos do período e nos aviões da marca francesa.
Ele é um dos homens que corrobora uma verdade ignorada largamente: Os franceses inventaram o carro como o conhecemos.
abraço,
Bill