google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O AUTOMÓVEL EM POP ART - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

O AUTOMÓVEL EM POP ART

Fotos: Sílvia Cristina Farias, arquivo pessoal e autor
"Carletta", a Lambretta de um colecionador que encomendou trabalho à Sílvia Cristina Farias

O automóvel ser escolhido por artistas para seus trabalhos é comum, eu já cobri diversas exposições onde o tema é algum carro, quase sempre antigo, muitas vezes me pego esquecendo o conceito artístico por trás da mostra e só pensando no quanto o autor estragou o veículo. O que vem a minha mente são as perguntas: Por que não conservar? Será que o artista não entende a restauração como arte válida?

Exposição Autobang, de 2002: estou longe de ser um critico ou conhecedor, mas é o tipo de "arte automobilística" que não gosto
Já recobrir um automóvel com trabalhos manuais em pano, me parece algo reversível, começa a agradar...
... mas imortalizar um veículo numa pintura é o tipo de arte que gosto, e muito!

Alguns evoluídos e grandes entendedores dos conceitos artísticos julgarão meu entendimento como uma visão de um bronco, mas fato é que gosto muito de arte, gosto ainda mais quando envolve automóveis e fico fã do artista quando ele faz sua arte e imortaliza ao veículo e ainda o conserva. Mas admiro os que conseguem fazer tudo isso, um exemplo é a "multi-artista" e grande antigomobilista, Sílvia Cristina Farias.

Cada quadro tem um veículo e uma história como tema, cada quadro é único...
... mas todos carregam a personalidade própria de sua autora

Conheci essa moça há alguns anos, durante uma das visitas que fiz a Luiz Quibao Jr, que vive em Rafard, no interior de São Paulo e que já foi tema de postagem no AUTOentusiastas (Um Karmann-Ghia na sala). Luiz, que conserta computadores de toda a região onde vive, conheceu na cidade ao lado, Capivari, uma moça que é artista plástica e restauradora de móveis antigos. Começaram a conversar sobre pintura, falaram de automóveis antigos e tiveram a idéia de juntar tudo isso.

No centro de suas obras, está a artista, Sílvia Cristina Farias
Os trabalhos da Sílvia tomam por base o automóvel da história do retratado.

Luiz a apresentou a muitos colecionadores, a clubes, e a moça que pinta quadros no estilo Pop Art e que passou a usar o automóvel antigo como personagem de suas obras. Aos poucos encomendas foram surgindo e o nome da artista, despontando entre o setor dos carros veteranos. O grande diferenciador, no entanto, é que mesmo com inspirações que bebem na fonte do pintor, escultor e serígrafo pernambucano Romero Britto, as pinturas da Sílvia sempre tiveram e têm personalidade própria.

Exemplos de quadros da Sílvia, que não tem automóvel, mas carregam muita personalidade
A inspiração no Romero Britto é clara , mas os traços são próprios
Assim, a artista consegue agradar quem gosta de automóvel e também que só gosta de arte

Usando o tino de restauradora e também com a doçura comum da sua personalidade para fazer suas obras, ela procura ter conhecimento do objeto ali representado. No tema estão, além do veículo, outros elementos que fazem parte da história do automóvel em questão. No meu ponto de vista isso sim é um grande olhar que retrata com muita arte o veículo e ainda mantém o carro em sua plenitude.

Uma das paixões da artista são os Fuscas, mas ela retrata com seu dom todos os automóveis.
Meu Landau foi retratado pela artista, fiquei honrado com a homenagem que há alguns anos enfeita minha parede.

O amor pela arte e também pelo Fusca fez estreitar laços com grandes personalidades do setor, tanto que passou a ser convidada a participação e variados eventos automobilísticos por todo país, esteve presente no evento em comemoração aos 50 anos do Karmann-Ghia, onde seus quadros foram leiloados, pois é coisa de artista grande. Assim começou o reconhecimento pela arte e o nome desta santista que vive em Capivari ganhou o mundo. Hoje há trabalhos dela nos Estados Unidos e Alemanha, por exemplo.

Alguns quadros com o tema Karmann-Ghia; notem, não há dois quadros iguais!

Nem o "Mr. Fusca", meu querido amigo Alexander Gromow, uma pessoa que admiro e tem conhecimento inegável sobre a trajetória do mais popular dos Volkswagen, escapou dos traços Pop Art: ele é o tema do calendário 2014 Clube do Fusca de Poços de Caldas, MG, uma parceria da Sílvia com o clube, assim mostrando que a arte pode estampar mais do que as telas dos quadros, mas também itens comuns do dia-a-dia e que com personalidade artística tornam-se exclusivos e admiráveis.

Calendário 2014 do Fusca de Poços de Caldas uma justa homenagem a Alexander Gromow

O Natal vem aí, época das festas e das trocas de presentes, aos que têm ferrugem no sangue e têm um coração que sobe de giro ao ver um carro antigo, aí está uma chance de presentear com o tema automóvel e de maneira original. Os trabalhos da Sílvia podem ser conferidos em www.artistaarteira.loja2.com.br.

PT

29 comentários :

  1. Uma pequena correção, o link correto da pagina da artista é www.artistaarteira.loja2.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio,
      Obrigado, o link foi corrigido.

      Excluir
    2. Opa, obrigado pela correção, fiz o teste durante a publicação e tinha dado certo, mas devo ter feito alguma "lusitanada" hehehe...

      Excluir
  2. Isso sim é arte automotiva. Vê se aprende, manolada.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao AUTOentusiastas pela linda matéria dedicada à Silvia Cristina Farias. Parabéns ainda à artista, que sabiamente foi homenageada, demonstrando o reconhecimento que alcança dia após dia no meio antigomobilista, com seus vivos, criativos e lindos trabalhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexsander,
      nós é que agradecemos a oportunidade de divulgar os trabalhos.

      Excluir
  4. Este blog mesmo quando é off-topic vale a pena ser lido.
    Parabéns pelo artigo.
    LCB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LCB
      Achou mesmo off-topic? Para mim tem tudo a ver com a linha editorial do AUTOentusiastas, que é o foco no automóvel em todos os seus aspectos. Mas agradeço assim mesmo sua opinião.

      Excluir
    2. putz Bob o sr. poderia me responder pelo menos pra xingar ou dizer que nao da...
      e a quarta vez que posto o seguinte...
      e possivel aprofundar um pouco nos carros turbo de marcas dos anos 80...falar da receita e mostrar umas fotos...e a outra e sobre um acerto de suspensao com pneus originais pra rodar num misto rua e track day com um uno turbo...
      Obrigado...e desculpe

      Excluir
    3. LCB,
      concordo com o Bob, mas no fundo se é off ou on, o interessante é que retrata a paixão por automóveis, coisa que todos aqui temos.

      Excluir
    4. Curioso: Se quiser algo bem feito e com quem entende de fiat, procure a Racer preparações.
      Mas se for uma caminhada solitaria, penso que seria legal vc procurar pelo assunto no clube do uno, no preparados e talvez aprofundar no assunto: http://danieltecnodan.com.br/
      Daniel Ribeiro trabalhou na engenharia da Fiat, o cara tava lá quando o uno nasceu (no br), estava lá na formula uno, e por ai vai. Eu mesmo já quis dar alguma cutucada nesse senhor porque sei que ali tem informação valiosa sobre os Fiasa e Sevel e relacionados a Fiat, coisa que infelizmente é uma caixa preta, muita informação desencontrada, ausencia de documentação e peças identicas com numerações diferentes.
      Infelizmente, sei que essa informação hoje só é conseguida com muita pesquisa, e em ultimo caso com o metodo "tentativa-erro" e ai se vão juntas queimadas, pistões derretidos, e etc... Hoje a informação tá arquivada na cabeça de alguns poucos, diferenças sutis nos fiats é o segredo entre sucesso e fracasso na preparação.
      Forums estrangeiros, principalmente os argentinos, italianos e poloneses tem muita informação, mas dificil de garimpar.

      Isso foi uma das coisas que queimou a fiat até a decada de 90, ela veio com muito avanço, num mercado que não estava preparado (pensa o que foi o 147 e o uno, comparado ao que tinhamos).
      Agora ela aprendeu, vende varias coisas ultrapassadas como a maioria dos concorrentes vendem, o mercado fica feliz com seus motores antigos, plataformas antigas basta design novo e gadgets a rodo, e a empresa tem lucros fantasticos. E como dizem, a ignorancia é uma dadiva (o povo brasileiro faz bom uso dessa dadiva).

      Excluir
    5. valeu pela atencao anonimo...
      curti esta dica do daniel...vou pesquisar...a caminhada e solitaria...aprendo tudo conforme a necessidade e a capacidade de ir desenrolando...to tentando a ajuda do bob pq ali tb tem muito conhecimento...mas vamos ver por enquanto so dou umas esticadinhas bem de leve...to levantando o carro devagar algum antigo dono mutilou o uno...ele anda de 2e alcool retiraram a injecao...ja arrumei muita coisa...to refazendo a eletrica...muito trabalho duro e carinho pela frente...
      abracao

      Excluir
    6. É UT original?
      Se tirou a injeção e pos 2E já deu pra ver que mutilaram mesmo, esse que é um carro raro entre apenas 1800 fabricados para o mercosul todo! Me compadeço so de ler isso. :(
      .
      A injeção original, montar tudo direitinho vai ser dificil (depende quanto depenaram), a unica coisa é que revirando antes de ontem no ML vi admissão + corpo de borboletas do UT. Vi um cabeçote tambem.
      modulo, chicote e outros vai ser só se pegar sucateado (acho que vi um UT no ML tb, o cara tava vendendo algumas partes mas vi fotos e era um UT qse inteiro).
      Se for adaptação, hoje, com as receitas (vindas da argentina) que tem pra 'sevel' não compensa pegar a mecanica do UT (ou mesmo basear-se nela, os modulos de injeção dessa época são um tanto rudimentares, UT e Tempra Turbo nem sequer dá pra remapear e/ou controlar boost direto no modulo)
      --
      Eu tou procurando a grade do UT, na esperança de encontra-la e depois encontrar quem reproduza-a em plastico (tenho um amigo que tem injetora, quem sabe), assim eu e mais pessoas ficaram felizes (não sei quem é o cabeçudo que faz essas grades xuning que não faz uma copia da do UT).

      Excluir
    7. a grade esta ok...precisa de um consertinho na fixacao mas tudo bem...e a injecao quando eu tiver a verba pra voltar, vou de fueltech ou alguma coisa parecida...voltar ao original nao vale a pena. seria melhor comprar outro ut perfeito.

      Excluir
  5. Trabalho muito legal da Silvia, proporcionando muita alegria através das cores fortes, que pelo mundo andam escassas ultimamente, até nos próprios carros. Os apaixonados pelos automóveis certamente se identificarão com a arte e a criatividade da artista. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Romeu,
      Concordo contigo, em gênero, número e grau. Os quadros trazem a identificação dos automóveis que são obras de arte e ganham ainda mais tom de arte com o dom da Sílvia.

      Excluir
    2. Julio Bomfim27/11/2013, 17:33

      Pois é Romeu... e por falar em cores de verdade, estou louco para comprar este poster do Vale do Anhangabaú nos anos 80... quantas cores que não existem mais! Vejam o que acham: http://www.allposters.com.br/-sp/Viaduto-Do-Cha-and-Anhangabau-Sao-Paulo-Brazil-posters_i3943526_.htm

      Excluir
  6. Primeiramente Obrigada Portuga, pelo carinho e pela linda matéria , fico verdadeiramente lisonjeada. Meu trabalho sempre passou por varias fases e hoje com absoluta certeza no Pop Automotivo encontrei meu centro, no que meu coração bate muito mais forte. E isso eu devo a muitos AMIGOS que fiz, às pessoas importantes que agreguei a minha vida nesse tempo envolvida à ferrugem,ao Antigo que sempre me chamou atenção e fez parte de mim, com os quais aprendo todos os dias com suas histórias de vida, passagens , pelo amor que cada um tem aos seus "Filhos de LATA ",como bem diz nosso grande Amigo Junior Quibao. Aprendo com cada quadro novo, com cada personalização, com os detalhes mais simples que cada ano, modelo e personalidade que cada Carro tem, que sempre será único. Sempre tento a cada trabalho, "Retratar" a Paixão de seu dono, com a mesma paixão que tenho pela Arte que desde sempre se faz tão presente em mim, na verdade faz e traduz quem eu realmente sou.
    Obrigada ao Blog Autoentusiastas, e a todos os leitores pelo carinho a cada elogio!!!

    Silvia Cristina Farias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia Farias
      Foi um enorme prazer recebê-la aqui pelas mãos do nosso amigo e editor Portuga Tavares. Parabenizo-a pela sua incrível arte.
      Um abraço
      Bob Sharp
      Editor-chefe do AUTOentusiastas

      Excluir
    2. Eu só posso agradecer por ser parte dessa história.
      Tive a sorte de conhecer a Sílvia ainda se aventurando entre os automóveis, mas já com maestria artística.
      Ao Bob também tenho muito a agradecer, pela oportunidade usar esta vitrine e por me permitir aprender a cada dia em companhia de grandes conhecedores que por aqui trafegam.

      Excluir
  7. Parabéns pelo trabalho, sou um grande fã da Pop-art. A forma particular de combinar o azul e o vermelho é sempre surpreendente.
    Sempre me lembro daquele BMW customizado por Andy Warhol, que acho incrível. E, claro, do retrato de Marilyn Monroe.
    E é justamente essa proposta de diversificar, seja off-topic ou não, que agrega qualidade a este blog e me mantém leitor. Nada mais enfadonho que um blog que traga todos os dias o mesmo assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre os automóveis com esse tom pop-art também gosto do Mini do Paul McCartney.

      Excluir
  8. Para mim, arte feita com o envolvimento físico de um carro (especialmente se for antigo), só é arte até o ponto em que seja mantida a integridade do veículo, e que possa ser revertido para "carro comum". Além disso, não é arte, é crime mesmo. Já os trabalhos desta artista, que apenas os usa como tema, perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mr. Car, concordo contigo, temos o mesmo gosto no quesito "arte automotiva".

      Excluir
  9. Gostei do besouro psicoldélico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei do besouro, me faz - de certa maneira - lembrar com às devidas proporções o Rolls Royce amarelo com pintura "psicodélica" do John Lennon.

      Excluir
  10. Caro amigo Portuga Tavares,
    Grato por suas referências à minha pessoa!
    Parabéns pela escolha do tema, pois a arte faz parte do automóvel de várias maneiras tanto intrinsecamente como extrinsecamente. No seu design a arte dos designers se faz presente e se torna um importante componente do produto final. Mas captar a imagem deste produto e convertê-la pela óptica de um artista (no caso uma) é um outro estágio que coroa a obra. No caso a óptica é filtrada através da Pop-Art uma escola de desenho que está dominando o mundo de uma maneira muito importante. Através da arte, empenho e competência da Silvia Cristina de Faria, nós, antigomobilistas do Brasil, temos um canal direto para curtir o nosso hobby dentro desta onda mundial e com um estilo bonito e gostoso de se ver. As linhas de nossos carros são interpretadas pela sensibilidade da Silvia Cristina e materializados em pinceladas certeiras que deixam sobre a tela a imagem que nos agrada tanto. Digo isto, pois o meu carro já foi processado por esta maravilhosa química e está eternizado numa tela assinada por ela. O link para a foto deste quadro é o seguinte: http://img703.imageshack.us/img703/4606/5puf.jpg .
    Estou levando para os EUA um quadro de do New-Beetle de minha amiga Shelley, que certamente ficará encantada com o resultado. Também estou levando o retrato Pop-Art de meu amigo Jeff, no contexo do hobby dele que é colecionar papais-noel, ele tem milhares de peças, uma mais linda que a outra. E quando recebi o quadro do Jeff veio a surpresa que foi o meu quadro que depois foi o motivo da linda e emocionante homenagem do Clube do Fusca de Poços de Caldas, MG, que o tomou para a ilustração de seu calendário de 2014.
    O que dizer mais? Sim dar os meus agradecidos parabéns à Silvia Cristina e reiterar os meus parabéns ao Portuga Tavares, a quem peço licença para portar este depoimento que acabou ficando um tanto longo...
    Um abraço
    Alexander Gromow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexander Gromow,

      Como escrevi no texto é uma honra ter sua amizade e ter a oportunidade de aprender contigo. Assim como é uma honra igualmente grande conhecer a Sílvia e acompanhar essa trajetória onde fomos apenas pequenos incentivadores do imenso dom que ela tem.
      Sou um cara de sorte, por essa reunião de boas pessoas que consegui conhecer por esta vida. Obrigado Sílvia e Alexander.é sempre excelente ler e observar tudo o que vocês expõem.

      Excluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.