google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 GOODYEAR: NOVA LEVA DE PNEUS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

GOODYEAR: NOVA LEVA DE PNEUS

Fotos: divulgação



Assurance

Com investimento de US$ 240 milhões e planejamento iniciado em 2011, a Goodyear lançou três produtos e nova campanha de comunicação.

Uma extensa pesquisa de mercado e pesados investimentos em sua fábrica de Americana (SP) são as principais armas para destinar a produção desta que é a principal fábrica brasileira da Goodyear. Os primeiros rebentos de uma família que deverá crescer com intensidade até meados de 2015 foram apresentados nesta 4ª feira (27/11) e são destinados aos segmentos de veículos médios, utilitários esporte e usuários que buscam modelos com características esportivas e de desempenho, pelos critérios da marca. O primeiro nicho será atendido agora pela linha Assurance, que substitui o modelo GPS3, e os demais por novos produtos das linhas Wrangler e Eagle Sport.

Wrangler


Parcimoniosos com os números e detalhes dos objetivos e metas que justifiquem o investimento atual, o máximo que Jaime Szulc e Jean-Claude Kihn, respectivamente presidentes da empresa para a América Latina e Brasil, admitiram foi vender a produção máxima da fábrica, que chegará a 35 mil unidades diárias quando todas as novas máquinas de última geração estiverem instaladas e em pleno funcionamento. Esta produção praticamente exclusiva de pneus do tipo radial — apenas os produtos destinados e veículos extrapesados usados em mineração são do tipo diagonal —, é destinada aos mercados interno e externo.

Os modelos fabricados em maior escala são para o que a empresa chama de setor “consumidor” e ampliam significativamente a oferta da marca. No caso do Wrangler, esse índice passou de 2% para 52% de um mercado que cresceu 11% até 2012; no caso específico do Eagle Sport a expansão setorial foi de 20 % em 2012 segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).  

O processo que gerou a campanha “Quilômetros de História” e a ampliação do portfólio de produtos começou há cerca de três anos e reflete o crescimento da concorrência que, segundo Szulc, “passou de quatro para quase cem concorrentes”, número que certamente envolve fabricantes formais e importadores ilegais. Segundo Vinicius Sá, gerente de marketing,  a pesquisa de mercado norteou o desenvolvimento de pneus marcados por melhor eficência e maior durabilidade, itens que superaram entre 4% e até 17 % o desempenho dos produtos substituídos e “com valores que prezam a durabilidade, economia de combustível, segurança e tecnologia, com ênfase nos dois primeiros quesitos.” 

Eagle Sport
A campanha marca também uma nova fase da empresa, que procura reposicionar sua marca de forma a aproveitar o crescimento do segmento de pneus para carros de passeio e no qual se concentram 67,8% das vendas do setor (Anip). Dado curioso é que se os homens são responsáveis pela escolha do fabricante nos nichos que consomem as linhas Assurance e Wrangler (53% e 52%, respectivamente), o poder de decisão para repor o Eagle Sport está 54 % nas mão das mulheres. 

WG

34 comentários :

  1. Só eu acho o Goodyear Eagle Sport o irmão gêmeo do Bridgestone Turanza ER300?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      O Bridgestone Turanza sem banda de rodagem com desenho diferente.

      Abraço,

      Wagner

      Excluir
  2. Pneu nacional está caro demais. Com tanta marca estrangeira barata - e homologadas na europa e EUA - o cenário é piorar para o produto nacional das grandes marcas.

    ResponderExcluir
  3. que propagandinha hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dar notícia de lançamento de alguma coisa agora é propaganda? Aprenda a separar uma coisa da outra antes de dizer uma asneira dessas..

      Excluir
    2. É, Bob. Parece que o Anônimo acima foi contaminado pelo pensamento "global" em que "citar publicamente nomes de fabricantes = propaganda".

      Excluir
    3. Anônimo 01/12/13 00:47
      Isso mesmo!

      Excluir
    4. Faço minha a resposta dada pelo Bob Sharp ao autor anônimo que confundiu propaganda com informação.

      Wagner Gonzalez

      Excluir
  4. Eu gosto de Goodyear. Embora não sejam os melhores para caminhonetes, em carros de passeio, só tenho elogios para a linha Eagle

    Na Saveiro Supersurf que tive (ela era calçada com Eagle NCT-5 195/65R15), os pneus aguentaram estradas de terra, buracos, pancadas diversas sem formação de bolhas, cortes ou deformações.

    Certa vez peguei um prego que fez com que houvesse perda de ar. Ao fazer o teste de estanqueidade, era apenas o prego mais recente que provocava vazamento. Havia outros 4 perfurando mas sem vazar!

    Infelizmente pneu no Brasil é caro demais! Os impostos mais o famigerado e absurdo "Lucro Brasil" (nefasto devido ao oligopolismo que deveria ser combatido) faz com que seja compensador rodar 700km para comprar pneus em Pedro Juan Caballeiro...enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, já q vc tocou nesse assunto, tu sabe como q tá a legislação pra trazer pneus do PY?? Ou ainda tem q ser por baixo dos panos??

      Excluir
  5. Acabei de comprar uns Dunlop Sport 703, creio eu, tailandeses. Achei-os bem macios e silenciosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, comprei um Golf usado, com 4 pneus 195/60 R15, essa não era a especificação original e então decidi trocar. Coloquei quatro Dunlop SP LM 703 195/65 (Original do Golf 2002) e mesmo com altura maior o carro ficou mais "duro" que antes, mesmo baixando a pressão dos pneus.
      Além de duros são silenciosos e ótima durabilidade.

      Excluir
    2. Esses mesmos Dunlop calçaram meu ex-Vectra 1995 em uma viagem que fiz de Belo Horizonte ao Ecuador. Fizeram um ótimo trabalho nas BRs em Rondônia e Acre onde haviam "panelas" que eu imaginava ter perdido o pneu. Aguentaram muita curva andina no Peru e muita velocidade nas retas no norte peruano. Novamente, ao subir os Andes equatorianos com pedras pontiagudas de deslisamentos e a viagem de retorno até Rio Branco. Muita aderência, pouco ruído e tão "macios" quanto os antigos P-400 Pirelli que calçavam o dito carro. Recomendo pelo custo x benefício, até melhor que os Continental Premium Contact que eu usava em um Corsa GLS que tive. Só a durabilidade dos Dunlop que eu desconfio...

      Excluir
  6. Estou de olho num jogo destes Dunlop SP LM 703, leio nas avaliações que realmente se trata de um bom pneu e com preço relativamente bom comparado com os pneus nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou usando LM703, e achei muito bom. É também resistente, pois ja passei por muitos buracos no asfalto e algumas "encostadinhas" no meio-fio sem problema algum. Parece que esse modelo tem tido boa aceitação em outros países (de público mais exigente), inclusive no Japão.

      Excluir
    2. Eu uso o Dunlop Direzza dz 101, bom pneu, feito no Japão e barato demais a um ano atras paguei R$ 288,00 na medida 195/55/R15. Gostei muito do pneu. espero que depois de ser feito no Brasil nao comecem a cobrar os olhos da cara...

      Excluir
  7. Embora relacionado a pneus, não deixa, de uma certa maneira, de ser off-topic: alguém se lembra na íntegra, do jingle da campanha de lançamento da nova linha de pneus Pirelli, em 1978, se não me engano? Começava assim: "Roda, roda, roda, uma rodada prá frente / A Pirelli lança os novos pneus..." E então, alguém aí na faixa do 50 para cima, e além de autoentusiasta, apaixonado por publicidade como eu, se lembra disso?

    ResponderExcluir
  8. Que estranho, a Goodyear dará "um tiro no pé"... A linha GPS3 sai de fabricação para entrar um pneu feio como esse Assurance... Quando for trocar meus GPS3, troco todos de uma vez e passo para outra marca!

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente quando precisei trocar os pneus do meu Galant tive uma decepção com o preço da Goodyear, chegavam a ser mais caros que os Yokohama, Michelin e Bridgestone. Comprei da Nexen, que atualmente equipa alguns Kia, e não é que valeu à pena?!

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito da pirelli.... estou usando um phanton 225/40 r17 ...sensacional

    ResponderExcluir
  11. Ficaram bem feios estes pneus hein?

    ResponderExcluir
  12. Vivendo e aprendendo: eu não sabia que estilo era aplicável também a pneu. Obrigado pela preciosa informação! Da próxima vez que comprar pneus vou procurar um "lindão"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, prezado editor, pneus têm estilo sim. Eu adorava por exemplo, os faixa branca. Se voltassem os colocaria.

      Excluir
    2. Bob, eu sou da turma que acha qualquer pneu novinho em folha uma belezura! Pneu feio só se for gasto e ressecado... Cada uma!

      Excluir
    3. Tem tudo a ver sim, qualidade e desenho, ainda mais se tratando de carros minha paixão...

      Excluir
    4. Tem pneu feio e bonito sim, não que seja determinante para a compra.

      Excluir
  13. Não fosse a beleza de sua banda de rodagem, o Pirelli P6000 não seria lembrado até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marconi
      Por acaso é possível ver a banda de rodagem num carro em movimento?

      Excluir
    2. Tuhu
      Gosto não se discute, acho faixa branca abominável. Me lembra polaina no sapato...

      Excluir
  14. Continuo fiel a Michelin. Não sei se são realmente tecnicamente melhores, mas gosto do comportamento dos meus carros quando os originais por Michelin. Talvez seja mania, estou ficando velho...

    ResponderExcluir
  15. Bob apesar de ser um entusiasta nunca consegui sentir tanta diferença de um pneu para outro,claro estou falando de pneus novos.Recentemente fiz uma viagem com o Peugeot 207 1.6 de minha mãe,equipado com pneus goodyear eagle excellence 185/60 r 15 .O pneu é simplesmente horrivél,na chuva não grip algum,aquaplana em 70 kms/h .Numa freiada brusca quando fui fechado por uma carreta mudando de faixa travei os freios o arrasto foi enorme.Parece que a borracha esta desintegrando.O carro está com 31 mil kms e assim que possivél os pneus serão trocados por Pirelli P7.

    MQ

    ResponderExcluir
  16. Queria trocar apenas 2 pneus no Sandero. Posso colocar este novo modelo substituto junto com os outros 2 GPS3 originais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve, pneus diferentes, ainda que de mesma medida, não é recomendável. Coloque 4 Assurance novos.

      Excluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.