google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 EXTRA: VOLKSWAGEN A UM PASSO DE SER DONA DA PORSCHE - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

EXTRA: VOLKSWAGEN A UM PASSO DE SER DONA DA PORSCHE


Em declaração da Porsche Automobil Holding SE divulgada hoje, foi anunciando que em 1º de agosto p.v. a Volkswagen AG pagará 4,46 bilhões de euros para adquirir os 50,1% das suas ações que estavam em poder da holding. Como se sabe, a Porsche Automobil Holding SE detinha 50,1% das ações da Volkswagen AG e 49,9% das ações da Porsche AG, resultado da tentativa do executivo-chefe de Porsche AG, Wendelin Wiedeking, de adquirir o controle da Volkwagen em 2008. 

Quase conseguiu, não fosse a crise financeira mundial que começou a se desenhar no início daquele ano e o deixou sem caixa para honrar os compromissos feitos para a compra de ações da Volkswagen, quando os bancos passaram a ser cautelosos com empréstimos.

Dos € 4,46 bilhões, a Porsche SE lançará mão imediatamente de € 2 bilhões para saldar dívidas com bancos.

Passará a Porsche, assim, a ser marca do grupo Volkswagen, ao lado de Volkswagen, Audi, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda, Lamborghini, Volkswagen Veículos Comerciais, MAN e Scania.

Ironia do destino: Porsche e Volkswagen eram uma coisa só, se separaram após a Segunda Guerra Mundial e agora estarão novamente juntos. Deu a lógica.

BS

82 comentários :

  1. o sangue que corre nas veias do bob sempre foi wolkswagen, e em mim tb. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 04/07/12 20:46
      De onde você tirou isso? Meu sangue não tem marca, garanto-lue!

      Excluir
    2. Se o sangue dele fosse VW já estaria contaminado virus FLEX e pelo ALCOOL e Bob já teria virado alcóolatra!! HAHAHA

      Excluir
    3. E Volkswagen se escreve com V, e não com W, seu tapado.

      Excluir
    4. a volks só vendia carros que eram faceis de arrumar, qualquer orelha arrumava em casa, hoje a volks dá até tristeza de tão ruim

      Excluir
    5. o que levantou a vw foi a audi nsu com os motores ap, senão ainda seria boxer traseiro

      Excluir
    6. Anônimo 04/07/12 22:13
      A construção de um Volkswagen em nada difere dos carros de outras marcas. Só se você achar que todos os carros são ruins, mas aí é uma opinião sua.

      Excluir
    7. Anônimo 04/07/12 22:18
      E se fosse boxer traseiro, haveria algum problema? Onde fica o motor boxer do Porsche 911, arquitetura que ano que vem completa só 50 anos? O motivo de passar a motor dianteiro foi apenas custo, já havia até protótipo de motor boxer central-traseiro, o EA 266.

      Excluir
    8. ficaria muito decepcionado se o Bob fosse parcial, puxando brasa pra alguma marca. sempre li os testes e sempre me pareceu isento.

      Excluir
    9. Tirando aquela LAMENTÁVEL matéria elogiando o Celta, concordo q o site é imparcial.

      E o Bobby só fala de carrinho zero km, queria ver ele testar um Celta com 100.000km rodados. Duvido que fosse ter a mesma opinião.

      Excluir
    10. Minha irmã teve um Celta e o vendeu com 95.000 km.

      EM PERFEITO ESTADO!!

      Aliás, ao que consta, o Bob (e não Bobby) tem seus carros com mais de 100.000 km.

      Excluir
    11. Então: Falei 100.000 km ou mais. Ela deu sorte; em 5000km os problemas iriam começar!!! kkkkk

      Pq o proprio BS já declarou que não usa os carro mais rodados. Carrinho zero, tudo novinho é só alegria. Mas fique 1 ano pelo menos com ele, aí terá como falar se gostou ou não se o modelo é confiável ou não,e os gastos decorrentes do uso diário.

      BOX 666 - Autoridade em Automóvel

      Excluir
    12. BOX666
      Não preciso testar Celta com 100.000 km: tenho em casa um 2002 com 135.000 km e outro 2003, VHC, com 110.000 km. Problemas? Nenhum.

      Excluir
    13. A gente teve um Celta em casa. Problemas mecanicos nenhum mas.... ô carrinho desconfortável!! Passar o dia dirigindo aquilo era uma tortura. Nunca mais compraremos outro....

      Excluir
  2. Acho saudável essa fusão, até pelo sentido histórico lembrado pelo Bob.
    É diferente da Lamborghini, que é só uma empresa que foi integrada ao Grupo VW. A Porsche já era VW desde o nascimento e pelo jeito voltará a ser. Se fosse o contrário, a Porsche ser dona da VW, também faria o mesmo sentido.

    ResponderExcluir
  3. ODEIO A VW, ELA DEVIA SER EXTINTA.

    Os Porsche agora vão ter que usar o símbolo dela? Um 911 com o emblema VW? Estranho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOX666
      Gostaria, e creio que muito leitores também, que você contasse por que esse ódio. E o Porsche 356 teve logo VW no motor, no transeixo e nos freios...

      Excluir
    2. o box666 tem razão, olha a maior carniça que era o logus, o bob nunca falou que a barra estabilizdora soltava porque era encaixada, lembra do apollo, então teremos porsche com defeitos vw

      Excluir
    3. Você já viu um logo VW num Audi TT? Então xiu aí, bundão. Perdeu uma ótima chance de não passar por imbecil.

      Excluir
    4. Só um adendo: Tanto Apollo como Logus e o Pointer também eram projetos Ford, todos derivados do Escort, da época da Autolatina...

      Excluir
    5. Anônimo 04/07/12 22:15
      Informe-se, é sempre bom. Barra estabilizadora conectada à coluna de suspensão por bielas encaixadas é um padrão da indústria hoje. Houve problema de soltura da haste tanto em Ford quanto em Volkswagen, e o Logus era produto de desenho Ford, foi no tempo da Autolatina. E, de mais a mais, acha vou falar de Logus assim, do nada, fora de contexto? E o problema de tensão da bucha de encaixe foi logo resolvido. Rodei 100.000 km com um Escort e a biela da barra jamais se soltou.

      Excluir
    6. BOX, acho que está mais fácil a VW extinguir o resto.... hoje o grupo VW resume - se à VW, Audi, Lamborghini, Bugatti, Seat, Skoda, MAN, VW Caminhões e Ônibus, Ducati, Scania e Porsche (não me lembro se esqueci alguma)....

      Excluir
  4. Esse box666 devia trabalhar colocando aqueles Outdoor´s nas marginais dizendo "Televisão é a imagem da Besta", acabou perdendo o emprego por causa do kassab. Agora está aqui importunando os leitores de um dos únicos sites com bom conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAMPANHA:
      PELO FIM DOS POSTS ANONIMOS DE COVARDES

      Excluir
    2. André Souza05/07/2012, 16:02

      Como se BOX666 não fosse pseudônimo e nem um pouco covarde, fala sério...

      Vai criar vergonha na cara e parar de falar bobagem... Cara chato!

      Excluir
    3. André Souza.....inventou esse nome agora??

      Excluir
    4. Deveria mesmo ser banido quem é anônimo ou tem conta fake, como o BOX.

      Excluir
    5. BOX 666 - Autoridade em Automóvel

      Excluir
    6. que autoridade mais questionável.....

      Excluir
    7. André Souza06/07/2012, 10:35

      Não inventei meu nome seu zé ruela... Somente comento pouco por aqui, apesar de ler todo dia.
      O problema é ficar lendo alguém "cagar" pelos dedos escrevendo como você faz, BOX 666 do inferno.

      Se liga, abre a janela e pula! Ta fazendo um grande favor para a humanidade...

      Excluir
  5. Tem um detalhe (onde mora o diabo) nesse imbróglio. A Porsche SE (holding que tem entre acionistas um fundo soberano do país árabe Qatar) continua dona da VW...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alta Roda
      Continua...até ser dissolvida. Não tem mais razão de ser.

      Excluir
    2. BOX666
      Nunca ouviu falar da estratégia do "jeito familiar" (family feeling)? Muitas fábricas fazem isso. Quem exemplo maior que Mercedes-Benz e BMW? E pelo jeito você não anda há muito tempo num VW, para chamar os produtos de carroças.

      Excluir
    3. Bob, eu ia responder algo na mesma linha...... isso é tendência mundial, vide Hyundai, GM e o seu bocão feioso na dianteira entre outras...

      Dizer que eu concordo com essa tendência é mentira, mas penalizar somente a VW por isso é babaquice

      Excluir
    4. Bem, é mais fácil cair agora o teto do que a Porsche SE ser dissolvida. É uma holding que é dona da Volkswagen AG. SE, que dizer Sociedade Europeia, ou seja dentro das novas regras que regem as sociedades anônimas dentro da União Europeia.

      Excluir
    5. Alta Roda
      Claro que não é para já. Mas depois que a poeira assentar...

      Excluir
    6. Pode ser, daqui a um século... Holdinngs não se dissolvem com facilidade e essa está bem armada.

      Excluir
    7. Family Feeling is BULLSHIT.

      Corte de custos das fábricas; assim economizam com design individual p/ cada modelo. Odeio muito tudo isso!!

      Excluir
    8. Bob,

      Não tenho preferências por marcas, pelo menos entre as mais conhecidas e/ou conceituadas.

      Mas tenho uma dúvida quanto aos carros da VW, no quesito silêncio a bordo.

      Em 93, tive meu último carro dessa marca. Era uma Parati e fiquei com ela três anos e 85.000 km sem apresentar problemas mecânicos. O único motivo que me fez trocá-la naquela época, era seu barulho interno, que mais parecia ma trilhadeira, daquelas antigas, debulhando milho.

      Minha pergunta é se os VW de hoje continuam tão barulhentos quanto os daquela época ou não?

      Os barulhos a que me refiro são os de painel, bancos e carrocerias que rangem, portas que batem e nunca ficam reguladas por muito tempo.

      Obrigado.

      Excluir
    9. A tendência é de que tenha diminuído, já que a maioria dos tabliers são feitos em peça única de plástico injetado.
      Aqueles painéis antigos eram formados por várias peças, inclusive do Gol GIII, daí, era rangido na certa depois de um tempo de uso.

      Excluir
    10. CCN
      Não dá 2para eu responder, uma vez que não ando nos carros mais rodados. Mas o comentário do anônimo de 05/07 15:20 faz sentido.

      Excluir
  6. Sr. Bob,

    Quem sabe não aparece um novo 914, ou algo semelhante... O que acha de um esportivo mais em conta para celebrar?

    Atenciosamente,

    Mibson Lopes Fuly.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho improvável, se o grupo fosse desenvolver algo seria pra as marcas prêmium, mas seria algo interessante. Imagine algo como o BRZ?

      Excluir
    2. Por falar em desenvolvimento conjunto e toyobaru 86, a BMW anunciou recentemente um acordo com a Toyota para desenvolvimento conjunto de produtos, espera-se que nos moldes da cooperação que resultou no 86, mas em um segmento acima. Do lado da Toyota, já se especula um possível sucessor do Supra.

      Excluir
  7. A Volks não estava com um mini-esportivo no forno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carro que estava no forno:

      KIA SOUL (que assou!!)

      Excluir
  8. Só uma coisinha:

    VAI CORINTHIANS!!!!!

    CAMPEÃO DA LIBERTADORES!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aproveitando o embalo:

      TIMÃO CAMPEÃO!!!!!

      Excluir
    2. BOX 666 - Autoridade em Automóvel

      Excluir
    3. Campeão Invicto05/07/2012, 22:43

      Campeão invicto, em cima do Boca e no tempo normal, sem ir para os pânaltis em nenhuma decisão. Os outros, não são e nunca serão.

      Desculpem, sei que o blog (ótimo, diga-se de passagem) é sobre carros, mas outros já o usaram para nos ofender, então agora TOMA.

      Excluir
  9. VW no exterior é uma maravilha, já no Brasil é uma vergonha que nem parece ser a mesma empresa.

    Há se a VW BR fosse como a de fora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é vivo sempre aparece.
      Estavamos "morrendo de saudades de voce" Antonio filho

      Excluir
  10. Alexandre - BH -05/07/2012, 03:29

    Na verdade, VW e Porsche sempre estiveram umbilicalmente ligadas. Achei curioso quando vi um Cayenne com a forração lateral do porta-malas desmontada, onde aparecia um módulo eletrônico com logotipo da Volkswagen.

    ResponderExcluir
  11. Modo ironic on: Os Porsches voltam a ser Fuscas metidos a besta...
    Modo ironic off.

    Para mim não faz a menor diferença, nunca gostei dos carros da VW (Brasil) pela sua péssima relação custo/benefício. Carros pobres em acabamento, equipamentos, defasados, todos com a mesma cara e extremamente caros por causa de uma "suposta" simplicidade e menor custo de manutenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre gostei dos carros da VW. Se são bons ou não é outra conversa. Mas também sempre achei caros. Vide a Tiguan q não vendeu nada por 2 anos. Depois q a baixou quase 20% vendeu demais! Agora com o aumento do IPI dos importados parou novamente.... A VW sempre errou na estratégia.

      Excluir
    2. VW (Brasil) é uma das marcas com as quais não me simpatizo, no caso dela devido a essa prática muito conhecida, de se achar o último biscoito do pacote e cobrar mais pelos seus produtos sem oferecer vantagem concreta.

      Excluir
    3. Também acho os preços da VW abusivos.

      Excluir
  12. EITA não vejo a hora de lançarem o Porsche 911 Versão CL equipada com o APezaum , carbura 2E e cambio de Kombi Diesel...

    ResponderExcluir
  13. Como pode, empresas quase centenarias, com milhares de funcionarios, valerem uma fração dos 100 bilhões de dolares que dizem valer o Facebbok que, como outras empresas de tecnologia, tem dezenas de funcionarios e nehuma historia.

    Rafael S.
    Toledo/Pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas são desconcertantes, no Brasil mesmo, a Zipmail, primeira provedora de e-mail gratuito do país, foi adquirida pela recém-chegada Telefónica por uma fortuna, acho que hoje ninguém tem dúvidas que foi um ótimo negócio só para quem a vendeu. Essas empresas viram pó de uma hora pra outra, enquanto que empresas "de verdade" são bem mais resilientes, embora também possam sumir às vezes.

      Excluir
  14. Pessoal, tive uma Parati GLS 1.8s 1995 (quadrada) que, sempre que eu comprava peças na concessionária (quase sempre), vinham com logotipos de marcas do grupo. Lembro que eram sempre quatro, mas só recordo mesmo da VW e da Audi. As outras duas, se não me engano, eram da Seat e Skoda. Mas não lembro mesmo. Eu até mexia com os amigos dizendo que só usava peças da Audi na Parati. Então, demérito nenhum ter alguma peça de carros Audi ou Porsche com um VW estampado.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive um Voyage 85 que veio de fábrica com alguns componentes com a marca Audi. Não lembro quais, mas lembro que tinha.

      Excluir
  15. NÃÃÃÃÃÃÃOOOOO!!!!!!!!!!!

    Vão meter um APzão treikilimei no 911...

    ;-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E depois vai aparecer um preparador pra fuçar na bagaça e dizer que arrancou 800 cv e 70 mkgf com 0,35bar...
      E aí, as longarinas, torres de suspa, túnel central,... vai trincar tudo. E vão dizer que é a herança maldita da VW.
      Mas o melhor mesmo é que agora os apzeiros vão dizer de peito estufado que vão abrir um CSS Porsche ao lado de cada CSS VW.

      Excluir
    2. Gustavo Cristofolini05/07/2012, 23:23

      hahahaah 0,35 bar. hahahahahah E isso sem mexer nos bicos, embreagem e ponto de ignição.

      Excluir
    3. Caramba
      Pisca e Cristofolini: voces dois sao (carne de pescoco)!
      Quero morrer amigo "do seis" !
      Jorjao

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. Essa pendenga se arrasta tem tempo. Na verdade tem um "family feeling" 'de outro sentido aí, visto que as famílias Porsche e Piëch são muito influentes nas duas empresas. A tentativa frustrada do Wiedeking de abiscoitar a VW, "para defendê-la do capital especulativo", tinha também como objetivo colocar a "facção" Porsche novamente por cima da carne seca. Mas aí veio a crise mundial de 2008...
    Essa celeuma parece que é antiga, se não me engano o Ferry Porsche mesmo havia banido a família de ter participação muito ativa na administração da empresa na década de 60 ou 70, temendo justamente um racha.
    Bem, não sou nenhum especialista, e estou escrevendo de memória o que li na época (eu acompanhei com muito interesse na época).
    Já quanto aos produtos, abomino a estética atual "cara de fox" da Volks, mas ela é só isso, estética. Por dentro os carros são equivalentes (para o bem ou para o mal) a tudo que temos aqui.

    ResponderExcluir
  17. Bob, tem como explicar quem é dona de quem, no fim das contas?
    Eu tinha entendido que a VW comprou as ações da Porsche, mas com essa história de holding e SE, me confundiu todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales Sobral
      A VW é dona. Para isso desembolsou € 4,46 bilhões. Assentada a poeira, holding deverá ser desfeita.

      Excluir
    2. O próprio BOB SHARP vai lá sentar com oa CEOs da companhia e desfazer essa holding pessoalmente. Ele é o cara.

      BOX 666 - Autoridade em Automóvel

      Excluir
    3. Box, vc já tomou seu Prozac hoje?

      Excluir
  18. A relação de Volks e Porsche é algo que nunca entendi e acho que nunca vou entender. Sempre achei que a Porsche fosse independente com a participação acionária da Volks, mas nisso existem projetos que são tocados basicamente de forma conjunta e com uma empresa meio que invadindo a outra.
    No fim mais parecia casa de amigo que também é vizinho: quem não conhece chega e acha que todo mundo é da mesma família, com toda aquela gente sempre misturada e junta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,
      Só o Touareg e o Cayenne têm compartilhada a carroceria. Todo o resto é separado.

      Excluir
    2. Bob,
      Em muitos carros, em testes de revistas (que não são mais confiáveis como antigamente), normalmente citam a Porsche em algum momento, com alguma semelhança de projeto.
      Mesmo assim minha dúvida sempre foi sobre quem mandava em quem ou se era apenas cooperação. É meio difícil dissociar uma empresa da outra.

      Excluir
  19. Bob

    A notícia esta confusa. O fato da VW comprar da Porsche Holding 50,1% de suas ações que estavam em poder desta última, não significa que a VW passou a ser dona da Porsche, apenas que a Porsche não é mais dona da VW. É preciso esclarecer.
    Lauro

    ResponderExcluir
  20. Anônimo 05/07/12 18:59
    O assunto é confuso, mas hoje as repercussões na imprensa internacional apontaram para o que eu disse.

    ResponderExcluir
  21. Correção

    Na verdade,conforme matéria divulgada pelo site Automotive news a VW comprou 50,1% das ações da Porsche. e não de suas ações, portanto seria oportuno corrigir o primeiro parágrafo do texto.
    Lauro

    ResponderExcluir
  22. Que bagunça...

    Mas então, falando da VWB... Já puxei muito a sardinha, até mesmo em razão do meu pai ter trabalhado pra rede de CCS da VWB, mas mulher de malandro eu não sou e essa coisa da VWB se achar a última bolacha do pacote, não dá mais pra mim não!
    (Bolacha mesmo! Eu sou paulistano e falo assim, aliás meu orgulho está saindo pelos poros com o feirado de ontem! rsrsrs)

    ResponderExcluir
  23. Pessoal do AE li nessa semana que com a saida de linha da Parati termina com ela também a era Ap/md no Brasil, acho que podia ter alguma texto sobre a historia desse motor no Brasil e suas origens, afinal junto com o vw a AR foi o motor mais popular no Brasil amado por uns odiados por outros.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.