BMW COUPÉ 650i, UM SENHOR 2+2

Fotos: Paulo Keller



Não é exagero: é mesmo um senhor e grande cupê 2+2, espaçoso (no sentido de ocupar espaço) com seus 4.894 mm de comprimento por 1.894 mm de largura, sem contar espelhos, com o enorme entreeixos de 2.855 mm. É baixo, 1.369 mm, com bancos mais baixos ainda.

Foi apresenado no Salão de Xangai de 2011 e as vendas começaram na Europa em outubro. É a terceira geração do modelo surgido em 2003 e que passou por leve reestilização em 2007. Em relação a esta,.ficou 75 mm mais comprido, 39 mm mais largo e 5 mm mais baixo, com mais 75 mm também no entreeixos.


O cupê bávaro esbanja elegância

São duas motorizações turbo de dupla voluta, seis cilindros em linha 3-litros de 320 cv e V-8 de 4,4 litros de 407 cv, esta a da versão a que está chegando ao Brasil por preço "ao redor de R$ 600 mil", segundo a BMW do Brasil, que diz ainda não terem chegado ao número final.

Nas duas versões o câmbio é o ZF BHP70 epicíclico de oito marchas de trocas automáticas ou manuais pela alavanca ou pelas borboletas, chamado de Steptronic pela BMW. Dirigi-lo, seria redundância dizer que é puro prazer, com seus 1.770 kg levados sem esforço aparente – mesmo! – em razão da relação peso-potência de apenas  4,34 kg/cv, aliada ao torque de 61,2 m·kgf de 1.750 a 4.500 rpm. A impressão que se tem é que salta lépido tanto a partir de 40 quanto de 160 km/h. O Cx é 0,31 com 2,23 m² de área frontal.

O coração é também seu ponto alto, com respostas incrivelmente rápidas

O motor vai com fôlego até 7.000 rpm, 600 rpm acima da rotação de potência máxima, que começa a 5.500 rpm. Só precisa de 4,9 segundos da imobilidade a 100 km/h. Dá mesmo gosto tal desempenho em meio a um ambiente interno que não dá vontade de sair dele, de tão agradável. E como é bonito esse vermelho Hot com forração de couro Nappa marfim, bem claro, mais atraente "em pessoa" do que em fotos!

Rodas de 19 pol.
O pacote de versão Brasil inclui rodas traseiras mais largas que as dianteiras, com pneus 275/35R19Y, e na frente, 245/40R19Y,, talas de 9J x 19 e 8,5J x 19, respectivamente. Na Alemanha as quatro rodas e pneus são iguais, com pneus 245/45R18Y, na versão básica Em qualquer caso, os pneus são de baixo atrito de rolamento.



O comportamento em curva só pode ser excelente, mesmo com a suspensão ajustada para Comfort plus – há também a Comfort, Sport e Sport plus a escolher, este desligando controle de estabilidade e tração e deixando os amortecedores com carga bem elevada,. além de alterar a programação do caâmbio e assistência da direção. Como os pneus são tipo de rodar vazio, e de perfil bem baixo, para rodar no nosso "tapete" é bom deixar em Comfort plus mesmo.

Interior bem-cuidado nos detalhes

A direção tem assistência elétrica, uma tendência mundial irreversível, com calibração perfeita de velocidades de manobra a altas velocidades. Os potentes freios detém toda essa massa em alta velocidade com competência. É notável a agilidade do Coupé no trânsito levando em conta suas dimensões.

Dentro, tudo o que se espera, do GPS aos espelhos rebatíveis ao toque de um botão. A iluminação branca do quadro de instrumentos passa a vermelha ao ligar lanternas ou faróis. Eles sabem o que fazem...O teto panorâmico – só inclina-se, não tem como correr por dentro do curto teto do cupê – dá um toque especial e a cortina do teto é de acionamento elétrico.

Modo Sport plus inibe controle de estabilidade e de tração

Posição de dirigir perfeita, bancos dianteiros elétricos com duas memórias, ajuste elétrico do volante em altura e distância, um volante exato (370 mm) que sobe ao desligar a ignição para facilitar o sair e entrar, tudo é convidativo e de bom gosto.

Viajei a Limeira, inteiror de São Paulo, 330 quilômetros ida e volta, e computador de bordo acusou vários trechos a 1 litro por 9 km trafegando no limite mais tolerância do Inmetro. O tanque é generoso, 70 litros, para uma boa autonomia.

O sistema de regeneração de energia ao frear, levando o gerador a produzir corrente elétrica para a bateria, ficando inoperante grande parte do tempo, conribui para o baixo consumo – que a filial brasileira, para variar, omite. Na Europa é 1 L/6,4 km na cidade e 1 L/13 km na estrada, gasolina sem álcool. Nas acelerações o alternador é desligado para evitar o pequeno roubo de potência.

A lista de equipamentos (não há opcionais na versão para o Brasil) é ampla, veja no quadro específico ao final.

Para quem busca sofisticação, desempenho, presença e, sobretudo, um enorme prazer ao dirigir, uma das boas receitas atualmente é esse senhor cupê. Só exige uma recheada conta bancária.


BS


FICHA TÉCNICA BMW COUPÉ 650i

MOTOR
Tipo
V-8 a 90°, duplo comando por corrente, 4 válvulas por cilindro, controle total de válvulas Valvetronic,  dois turbocompressores de dupla voluta com interresfriadores ar-água; dianteiro, longitudinal, gasolina de 91 a 98 octanas RON
Diâmetro x curso
88,3 x 89 mm
Cilindrada
4.360 cm³
Material do bloco e dos cabeçotes
Alumínio
Taxa de compressão
10:1
Potência máxima
407 cv de 5.500 a 6.400 rpm
Torque máximo
61,2 m·kgf de 1.750 a 4.500 rpm
Formação de mistura
Injeção direta
TRANSMISSÃO
Tipo
Câmbio automático ZF de 8 marchas à frente e uma à ré, tração traseira
Relações das marchas
1ª 4,714:1; 2ª 3,143:1; 3ª 2,106:1; 4ª 1,667:1; 5ª 1,285:1; 6ª 1,00:1 (direta); 7ª 0,839:1; 8ª 0,667:1 ré 3,317:1
Relação do diferencial
3,077:1
SUSPENSÃO
Dianteira
Independente, braços tranversais inferior e superior,  mola helicoidal e amortecedor pressurizado concêntricos e barra estabilizadora
Traseira
Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Caixa de direção
Pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável Servotronic
Relação de direção
17,2:1
Diâmetro mínimo de curva
11,7 m
FREIOS
Dianteiros
A disco ventilado, pinça flutuante de alumínio de um pistão, disco de 374 mm Ø 
Traseiros
A disco, pinça flutuante de alumínio de um pistão, disco de 345 mm Ø
Controle
ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem; função de secagem automática do freio
RODAS E PNEUS
Rodas
Alumínio, 8,5Jx19 dianteiras e 9J x 19 traseiras
Pneus
245/40R19Y dianteiros  e 275/35R19Y traseiros
CONSTRUÇÃO
Arquitetura
Monobloco em aço, portas,capô e torres de suspensão dianteira de alumínio, painéis dianteiros de plástico e tampa do porta-malas em compósito de fibra de carbono; cupê de duas portas, 2+2 lugares
Aerodinâmica
Cx 0,31
Área frontal
2,23 m²
Área fronal corrigida
0,691 m²
DIMENSÕES
Comprimento
4.894 mm
Largura
1.894 mm
Altura
1.369 mm
Entreeixos
2.855 mm
Bitola dianteira/traseira
1.600/1.657 mm
CAPACIDADES E PESOS
Porta-malas
460 litros
Tanque de combustível
70 litros
Peso em ordem de marcha
1.770 kg
DESEMPENHO E CONSUMO
Velocidade máxima
250 km/h (limitada)
Aceleração 0-100 km/h
4,9 s
Consumo urbano (NEDC Europa)
6,4 km/l
Consumo rodoviário (NEDC Europa)
13 km/l



EQUIPMENTOS BMW COUPÉ 650i

CONFORTO
Acionamento elétrico dos vidros das portas
Ajuste elétrico dos bancos dianteiros com memória
Ajuste lombar
Apoio de braço central dianteiro que tambem tampa de dois porta-obejtos com fechadura a chave
Apoio de braço central traseira
Apoios de cabeça traseiros com ajuste manual
Aquecimento dos bancos dianteiros
Ar-condicionado automático de duas zonas
Assistente de estacionamento
Assistente de farol alto
Comandos de bordo com informações em português
Controle de velocidade de cruzeiro
Controles com detalhes em cerâmica
Dados projetados no pára-brisa (head-up display)
Extensão de conectividade para celular com toca-música
Interface de áudio USB
Navegador com monitor de TV mais iDrive
Pacote interno de luzes
Pacote para fumantes
Preparação para instalação de conexão Bluetooth
Rádio BMW Professional com toca-CD frontal
Revestimento interno em couro Nappa
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema de aberura remota sem chave
Sistema de alto-falantes Professional DSP
Tapetes em veludo
Visão noturna BMW com reconhecimento
SEGURANÇA
Bolsa infláveis frontais
Bolsas infláveis laterais dianteiras
Bolsas infláveis tipo cortina dianteiras
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Cintos traseiros embutidos
Controle de estabilidade com ABS integrado
Controle de frenagem em curvas
Controle dinâmico d estabilidade de terceira geração
Faróis de neblina em LED
Função siga-me até à porta
Jogo de primeiros socorros
Lavador de farol
Luz de freio dinâmica (piscante em desacelerações fortes)
Luz traseira de neblina
Segredo de roda
TECNOLOGIA
Ajuste de condução dinâmica
Alerta de desvio de faixa de rolamento
Câmera para visão geral
Câmera traseira
Computador de bordo com mostrador multifuncional
Controle eletrônico dos amortecedores
Dreção adaptativa
Espelho interno eletrocrômico e externos rebatíveis eletricamente
Fechamento de porta assistido
Freio automático para aclives e declives
Freio de estacionamento elétrico
Iluminação ambiente interior
Informação BMW online estendida
Internet
Renegeração de energia nas frenagens
Sensor de chuva com acionamento automático do farol baixo
Sistema antifurto com controle remoto por ondas de rádio e alarme com tecnologia EWS
Tecnlogia LED para faróis principais e de neblina
Tecnologia iDrive
Tecnologia RFT
Vidros climatizados com pára-brisa esverdeado
ESTILO
Acabamento em madeira nobre de grãos cinza polar
Consturas em contraste
Espelhos externaos na cor do veículo, com aquecimento
Frisos externos pretos
Lanternas integradas aos blocos dos faróis
Painel de instrumentos com acabamento em couro
Rodas de alumínio com raios em V, de 19 polegadas
Teto solar inclinante com cortina de acionamento elétrico







57 comentários :

  1. johnconnor13/07/12 12:28

    Parece um sucessor legitimo da serie 6 dos anos 80. Alguém mais aí lembra do 635 prata do seriado "A gata e o rato"?

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    1. boa memória! e nem lembrava mais...realmente era um carro muito bacana.
      Bons Tempos!

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    2. Um dos mais belos bimmers o CSI. Adoro grandes coupês duas portas, classudos da estirpe de Audi A5, Mercs E, o antigo CLK (este difícil de se ver maltratados, estão sempre limpos e impecáveis com dez anos ou mais de uso...) Mas este 650 é demais! Viva os Gran Turismo.

      Mauro

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    3. Considero os BMW 635CSi um dos mais belos da marca de todos os tempos.

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  2. Gostei mais da estradinha do que do carro.
    Fica em Limeira?

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    1. Rafael Ribeiro13/07/12 14:15

      Não chego a esse ponto, mas que a estrada é bacana, é...

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    2. CCN
      Não é em Limeira, mas no litoral. Só não sei onde exatamente, o Paulo Keller foi a Guarujá domingo passado e achou essa estrada.

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  3. nada mal o consumo para esse v8,

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  4. Aqui vai meu comentário padrão para este tipo de carro: muito, mas muuuuuuuuuuuuuuuito mais bacana meeeeeeeeeeeeeeeeeesmo que qualquer daqueles badalados super-hiper-mega-ultra-extra-baita esportivos.

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    1. Rafael Ribeiro13/07/12 14:12

      Concordo plenamente. As avaliações de carros como esse, por José Luiz Vieira, na saudosa revista Motor 3, incutiram em mim esse mesmo gosto.

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  5. Bob, parabéns pela matéria e pelas fotos do Paulo Keller. Dá impressão que vocês testaram na Floresta Negra! Faltou foto do teto solar. Tem jeito de incluir?

    Nunca dirigi um BMW mas sempre babei... Só não gosto do design do Série 1.

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    1. Como os gostos são diferentes. Eu, por exemplo, sou fã número 1 do design do Série 1.

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    2. ... e todos os BMW têm aquele defeito: contagiros à direita. Também prefiro à esquerda, como o Bob.

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    3. Mineirim13/07/12 14:07 Então somos três na preferencia .Fabio.

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    4. Mineirim
      Não coloquei porque é uma mera placa de vidro. Mas vou colocar.

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    5. Mineirim
      É incrível, mas não foi feita foto realçando o teto. Há outra, mas praticamente igual à da foto de abertura. Note que nesta se pode ver o começo do teto. Procureu até no Google, há foto de todo jeito, inclusive a maioria é de carro vermelho Hot, mas em vão. Sinto não poder atendê-lo.

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    6. Esquenta não, Bob. É só por curiosidade. A matéria está incrível assim mesmo. Também procurei no Google e não achei.

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  6. Eurico Jr.13/07/12 13:33

    E mais uma senhora avaliação do Bob...

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  7. "Tákaro"...único defeito em um carro quase que me serviria (e mais a 99% dos entusiastas) a perfeição!

    Realmente não deve ser fácil imaginar as sucessivas gerações do modelo que precisarão superar um produto tão elaborado; mas o gênero humano - principalmente os bávaros - sempre consegue....

    Como será um BMW série 6 em 2025? ´

    Um dos prazeres de viver, é poder acompanhar essas evoluções.

    MFF

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    1. MFF, o problema do Takaro não é a carteira C ou D pra dirigir essa máquina. Falta a $. Mas a gente tem que sonhar também, né?

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  8. Ótimo texto e descrição do carro ,aliado a fotos maravilhosas ,a ultima frase foi a melhor rsrsrs.
    "A iluminação branca do quadro de instrumentos passa a vermelha ao ligar lanternas ou faróis. " "Nas acelerações o alternador é desligado para evitar o pequeno roubo de potência."
    A criatividade e a inteligencia da BMW parece não ter limites .Abracs,Fabio

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  9. Rafael Ribeiro13/07/12 14:07

    Que espetáculo de carro, mas que espetáculo de preço... Acho que, com a mesma grana, dá para comprar um pequeno apartamento numa cidadezinha europeia ou americana e o mesmo carro, mantendo-o lá numa garagem, rsrsrs...

    Por que razão os pneus especificados para o Brasil tem perfil mais baixo que para a Alemanha?

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    1. É que a borracha é nossa! rsrs

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    2. Deve ser porque o asfalto da Alemanha não tem a qualidade do asfalto daqui...

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    3. Rafael Ribeiro
      Nosso mercado aprecia rodas largas e de diâmetro grande, de modo que os importadores procuram atender a esse nosso gosto.

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    4. Justo aqui na terra dos buracos e algumas estradas sem boa drenagem o perfil é mais baixo e seção mais larga. E lá vão rodar a 250 km/h, aqui vamos de 130 com um olho no velocímetro outro no radar. Acho que apaixonados por carros são os alemães não nós, a propaganda da Ipiranga está enganada.

      http://www.youtube.com/watch?v=JtxZOv7KwQo&feature=plcp

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  10. E o conta-giros na direita?

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    1. Num carro desse, o tio Bob entra em êxtase e esquece até desse detalhe...

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    2. É impossível se chegar a perfeição, amigo...

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    3. Mas chegou perto.Fabio.

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    4. Anônimo 13/)7/12 15:57
      Deveria ser na esquerda, todos que lêem o AE conhecem minha opinião, e eu não iria falar nisso de novo.

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  11. Bob excelente avaliação, mas um carro desse merece mais fotos!!!
    Tem pouca foto... rsrss....

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  12. Grandes fotos PK! Também com esse carro e essa estradinha prá lá de sinistra dando um clima... daria um ótimo road thriller!

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  13. Excelente materia, foto texto e o carro nem se fala fantastico BMW. Agora eu pessoalmente se tivesse 600 mil pra gastar num carro desses eu encomendaria um M6.

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  14. Parabéns por mais essa Bob !

    Que maravilha ! Fico imaginando a M6, ai fecha o pacote de vez.

    "Compraria" lá fora mais uma boa casa pelo mesmo valor que a vendida aqui...

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  15. Bob,

    Como assim "interior bem cuidado nos detalhes"?
    Interior não é importante.

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    1. Anônimo 13/07/12 18:24
      Não é importante ao ponto de alguém reclamar de plàsticos duros, mas que mal há em comentar algo bem-feito?

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  16. PARABÉNS BOB SHARP! TEXTO COM CHARME!

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  17. Sr. Bob Sharp, preciso dizer: sua publicação na folha de São Paulo foi sofrível. Seus argumentos foram fracos e desprovidos de bom senso. "Como fica num dia de chuva?" Certíssimo, pode usar o carro, afinal ele também é uma alternativa! "Como fazer para levar um bebê junto ao sair?" Sem problemas, use seu carro, mas a verdade é que o bebê não vai estar sempre com você! Agora... "Deixemos que a razão prevaleça sobre a emoção." Faz-me rir!! Carro, bicicleta, ônibus: usados com a devida ponderação ajudam e muito a melhorar nossa qualidade de vida.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2309201132.htm

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    1. Guilherme,
      Achou mesmo sofrível? Então vá se preparando o post de amanhã.

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    2. Esse blá-blá-blá dos "eco-chatos" desses pseudos mauricinhos é um inferno...
      moro aqui no rio de janeiro, só que eu moro no suburbio e trabalho no centro, 30 km da minha casa ao trabalho, eu quero ver esse brincalhão pedalar 60 km por dia sem suar, sem se cansar, e acordar as 2 da matina pra ir para o trabalho...
      com a língua e com o teclado é mole ser politicamente e ecologicamente correto...

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    3. Guilherme
      O post de que falei ficou para domingo.

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    4. Já que é para ser ecologicamente chato e correto, proponho o dia mundial sem ar condicionado aqui no Brasil, no verão brabo, e o dia mundial sem aquecimento central, nos países frios, claro que no inverno rigoroso. A quantidade de energia elétrica (e emissão de CO2) que iria se economizar faria o dia mundial sem carro parecer piada de mau gosto. Ah, sim... desculpem pelo lapso, dia mundial sem carro já é piada de mau gosto...

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  18. 600 paus num carro... A BMW Brasil é humorística. Vale, se valer, metade do preço. Mas sempre tem um tonto que compra, né?

    A dica: importe como pessoa física de Miami. Dá quase pra trazer um desses e mais um 335i para o dia do rodízio...

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    1. Perfeito, Anonimo. Numa rápida pesquisa, encontrei o 640i (um pouco inferior, é verdade, mas ainda fantástico)por 80 mil dólares. Utilizando o fator 4,5, que a grosso modo é quanto se dá já com todos os impostos e a conversão de moeda a 2 por 1, temos 360 mil reais. Ainda muito dinheiro, mas já bem melhor que os 600 mil...

      Lucas CRF

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    2. Acho que a solução seria importação direta mesmo. O problema é que se perde a garantia e tem que reprogramar a injeção para aceitar nossa alcoolina...

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    3. Anônimo13/07/12 19:44 Será que é tonto quem tem 600 mil?

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  19. Bob,

    Como de costume, excelente texto e precisas impressões.
    Só acho que esta politica de preços usada pelas tres alemãs de usar como critério apenas os que podem pagar - e cobrar bem por isto - tira o brilho destes carros. Assim como nos nacionais, os usados despontam como excelente opção. A ver os M6 v10 anunciados por menos da metade deste valor. Sao os famosos RR (restos de ricos) que ainda tem condições de fazer qualquer AE com um pouquinho de grana sobrando, muito feliz.

    Fernando RD

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  20. Essas reportagens aprecio mais as fotos que o texto... mas não por culpa do Bob Sharp! É que por 600 mil até perco o tesão de ler.

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    1. É verdade, existe um abismo tão grande entre a realidade e os carros nesse valor que acabamos ficando insensíveis à esses lançamentos.

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  22. Sensacional, Bob e PK. Um bom post para sonhar. Faz bem.

    Abraço

    Lucas CRF

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  23. Ah, quase caí para trás, um teste aqui com meu atual carro dos sonhos! Obrigado AK e BS!

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  24. O único defeito desse carro é o preço... Gostei de ver o PK fotografando novamente um carro para o AE, faz diferença.

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  25. Não saindo muito do tema, mas será que algum dia voltara a belíssima série 8 ?!

    850CSi ainda é um dos meus sonhos de consumo.

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  26. 13 km/l na estrada? Como é possível que esse monte de músculos rivalize em consumo com um Peugeot 207 magricelo? Ele é híbrido?
    Bob Sharp, você sabe, então nos conte: por 600 mil compra-se também um Piper Seneca com 20 anos de uso (contínuo e rendoso). 20 anos depois de fabricado, sua utilidade ainda o faz valer 600 mil. Ora, daqui a 20 anos esse belo bávaro aí de cima terá se desmanchado ou, caso sobreviva, estará na garagem de um colecionador. É difícil não se concluir que o automóvel tornou-se, apesar do crescente refinamento, uma máquina, com o seu perdão... vagabunda. Então o que você diz, a engenharia não é capaz de levar a vida dos automóveis ao patamar da dos avióes?
    Por falar na vida das máquinas - no outro dia um velho caminhão perdeu uma roda logo à minha frente, a 80 km/h - e eu de moto! É difícil não concluir que o Estado, cruel ao taxar, não sabe ser cruel na hora de condenar veículos à morte, para defender nossas vidas.
    Parabéns pelo post (que inveja!)

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  27. O carro é fantástico, pena ter uma capa plástica idiota cobrindo o motor e o preço ter sido determinado por pessoas de bom senso nulo.

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