google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 QUAL A LÓGICA? - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

QUAL A LÓGICA?


Estive dia desses em um dos postos de vistoria do Detran/RJ, mas acabei desistindo de fazer a vistoria anual. Ela é com hora marcada, agendada previamente por telefone ou pelo site do Detran/RJ, porém ao chegar lá encontrei uma fila imensa, saindo porta afora e atrapalhando o trânsito na já tumultuada rua do Catete.


Ainda esperei um tempo, mas depois de uns 20 minutos e deslocamento da fila equivalente a dois carros, deduzi que a espera seria longa, muito longa. E qualquer pessoa que já passou por isso sabe que a chance do sistema estar fora do ar na hora de pegar o documento atualizado é grande, e aí você é obrigado a voltar no dia seguinte.

A iniciativa de vistoriar a frota particular do Estado é válida, os critérios é que não são. Imagine um carro comprado hoje, 0-km, e que ganhe placa final 0. Em abril de 2011 esse mesmo carro será obrigado a encarar a tal vistoria. Ora, qualquer estatística vai nos mostrar que a esmagadora maioria dos carros com até 1 ano de uso não apresentará qualquer defeito que justifique ser vistoriado em tão curto espaço de tempo.

Por que não passar a vistoriar os carros apenas 2 anos após sua venda como 0-km? E por que não premiar os carros usados em perfeitas condições com a exigência de vistoria somente dois anos depois, ao invés da vistoria anual? Minimizaria o caos que observamos hoje em dia, com os postos de vistoria abarrotados e, de quebra, pouparia tempo e paciência da população, que já sofre pagando impostos imoralmente altos.

A população do Rio de Janeiro agradeceria, tenho certeza.

AC

16 comentários :

  1. Em alguns postos isso é feito, de certa maneira...

    Carros com 1 ano são isentos, só tem de comparecer no posto e pronto.

    Ai vai do bom senso de quem ta afrente, pq se for depender do governo...

    ResponderExcluir
  2. Eu moro no Japao.Todos os carros aqui tem que passar na inspecao.Porem,os carros novos recebem o primeiro licenciamento e passam pela proxima inspecao somente apos 3 anos.Dai em diante a cada dois anos.Sao verificados todos os principais sistemas do automovel.Se constatado alguma falha,corrige e retorna a um novo teste,ate ser aprovado.Nao e muito barato,porem sempre temos um carro em ordem.Os valores variam conforme o peso do carro.Por exemplo,um Corolla custa aproximadamente 800 dolares.Tem-se a opcao de levar a uma oficina e ela se encarrega de levar o carro ao local da inspecao.Sem perda de tempo pagando-se pouco a mais.

    ResponderExcluir
  3. Comprei um 0 km ano passado e no começo de 2010 ele foi à inspeção com cerca de 3 meses de uso. Também acho isso uma grande falta de bom senso, obviamente o meu carro estava em perfeito estado. E se não estivesse, eu teria logo voltado à concessionária para reparar o que fosse preciso, usando a garantia de fábrica. Por sinal, garantia essa que está atrelada a revisões periódicas na concessionária. Como a pessoa acima postou, acho o exemplo do Japão bem melhor. Creio que de 3 a 5 anos depois da compra seria um período bastante razoável para se começar a fazer inspeções anuais.

    ResponderExcluir
  4. É a velha questão de não somente "o quê fazer" mas também de "como fazer".

    Algumas vezes acertamos a primeira. Frequentemente erramos a segunda. Absurdo.

    ResponderExcluir
  5. Nelson Lopes22/10/2010, 08:54

    na Alemanha, vc faz essa vistoria a cada dois anos e carros novos so fazem apos 3 anos.

    Nessa vistoria eles checam suspensão, freios, vazamentos de oleo...

    Aqui eles te reprovam porque seu estepe está proximo ao TWI, ou porque seu extintor está vencido (acho q o Brasil é o único país no mundo onde os carros tem extintor)...

    ResponderExcluir
  6. Francisco V.G.22/10/2010, 11:38

    A lógica é a grana, coisa que esses espertalhões jamais irão abrir mão em abocanhar, pouco importa se o carro é novo ou caindo aos pedaços.

    ResponderExcluir
  7. Nasci e moro no RIO e sempre me pergunto o que faz lógica o Rio além de eloquentes elogios ao que ainda é belo na cidade?
    Trânsito péssimo, ruas esburacadas, calçadas arrebentadas, semáforos sem sincronização... Tá fogo!

    Eu não faço mais vistoria no Catete. E o problema é o Detran, tudo que se marca gera espera, pra qq serviço. Não existe hora marcada pra ser atendido, mas hora marcada pra vc possa ser atendido. Vai esperar na mesma, mas quem não marca, não parece ser atendido.

    ResponderExcluir
  8. Marquei a do meu carro (placa final 7) também no Catete, para o dia 28/10. Como não poderei comparecer devido a um compromisso inesperado de trabalho, fui remarcar. Só tinha horário para o dia 02/12! Quanto à espera no local, nunca cheguei a pegar o posto tão cheio que carros tivessem que aguardar na rua.

    ResponderExcluir
  9. Vocês já viram quanto é a taxa de vistoria do Detran ? Eles arrecadam muito...

    ResponderExcluir
  10. A lógica é falta de massa cinzenta por parte das "otoridades"... Basta fazer uma simples conta de padeiro para verificar de antemão se o sistema a ser implantado funcionará a contento ou haverá filas medonhas, que assustam só de imaginar!

    Mas, como planejar dá trabalho, o povo que se vire...

    ResponderExcluir
  11. Tirou meu comentário? Por que?
    Não sou da panelinha?

    ResponderExcluir
  12. O negócio do governo e arrecadar dinheiro custe o que custa ! só isso.... bando de covarde e ladrões a morte e pouco para esses safados.

    ResponderExcluir
  13. Rio de Janeiro, Rua do "cacete", voces acharam o que ?
    Tem que sofrer mesmo e se darem por felizes se neste interim nao levare alguma bala perdida de brinde.
    Que merda!!!!

    Mario

    ResponderExcluir
  14. Eu me pergunto o que faz alguém postar um comentário tão idiota como esse do Mário... Falta do que fazer, sem dúvida.


    Como é um "mal obrigatório", só marco as minhas vistorias no posto de Vila Isabel. Demora mesmo mas é mais organizado e tem um bom espaço.

    ResponderExcluir
  15. Eu sei que seria muito burocrático, mas comentários imbecis (como anônimo acima que malhou o RJ)deveriam ser excluídos antes de serem publicados.

    A antes que que este filtro exista: Ô anônimo: Vai arrumar o que fazer e procure um site / blog a sua altura (para idiotas)

    ResponderExcluir
  16. Carioca Que Trabalha Pra Cacete!28/10/2010, 15:44

    Aos caros conterrâneos:

    Marcar vistoria do Detran na Rua do Catete, Santa Luzia ou até Rua do Matoso é pedir para tomar "toco".

    Explico, tenho um carro velho. Por si só já é motivo para me olharem com asco, já que a maioria dos cariocas mesmo é avessa a carros antigos, porém eu cago para isso. Pois bem, marco sempre as vistorias dos meus carros nos posto de Irajá, que eu sei que é longe para quem mora na Zona Sul e assustador para os cagões, porém, sempre marco nas quartas feiras, dia do jogo do Flamengo e sempre às 17:45h, último horário ou nas sextas feiras no início de mês.
    Querem saber, não olham nem se tenho ou não estepe. Nesse ano me arrependi de ter comprado um extintor, o fiscal também nem falou nada. Na verdade a vistoria que foi em uma sexta feira às 17:50h o cara só deu uma volta pelo meu carro e disse "Era do seu pai? Tá inteirão heim..." e me mandou ir pegar o documento em outro contâiner. Mal olhei para o local para pegar o documento, o cara saiu correndo cum uma mochila nas costas... Eu deveria ter ficado com as R$ 10,00 do extintor no bolso. Agora, ando tranquilo, com IPVA 2010 no bolso, e luz de freio do lado do carona quimada, que nenhuma blitz caça níquel da PM me segura...

    Taí a dica...

    Querem me enganar, tudo bem, engano eles também...

    Carioca Que Trabalha Pra Cacete!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.