PORTAS DE UM GÊNIO



Esta é para os engenheiros que já trabalharam com peças estampadas. Esquema de produção das portas e lateral do Fiat nuova 500 original, o de Dante Giacosa. Este esquema foi publicado em sua fantástica biografia profissional, "Meus 40 anos de desenho com a Fiat", publicado em Milão pela editora Automobilia, em 1979. Desenhado à mão livre por Giacosa, reparem no talento nato.


A folha externa da porta é estampada com a lateral interna do carro. A lateral externa é estampada com a folha interna da porta. Depois separam-se as peças e monta-se o carro. Nos desenhos o que é externo é vermelho, interno preto.

Genial, como praticamente tudo que Giacosa fez.

MAO


7 comentários :

  1. MAO, sou totalmente leigo nesse assunto de estamparia. Minha pergunta é: qual a vantagem desse processo?
    Abraços
    César Dias

    ResponderExcluir
  2. São várias vantagens:
    1) tempo de produção (produtividade) - Ao invés de produzir uma peça, e depois a outra, as peças são produzidas simultaneamente (lateral e porta).
    2) aproveitamento de material - Com este processo ele consegue um aproveitamento fenomenal de material com um desperdício bem reduzido!
    3) Qualidade na montagem - por nascerem de uma mesma chapa e ciclo de produção, estas tendem a ter um "casamento" mais harmonioso!

    Além de outras...
    Simplesmente um gênio!

    ResponderExcluir
  3. Realmente prático e genial, como toda idéia simples que funciona.
    Belo registro aqui no blog.

    ResponderExcluir
  4. Clésio Luiz03/10/10 19:51

    Mas e se o painel externo da porta fizesse parte da lateral, haveria vantagens?

    ResponderExcluir
  5. Extremamente interessante o tal processo. Imagino até que favoreça a rigidez da carroceria, fora o tal lance de diminuir o tamanho dos vãos da carroceria.
    Imagino também que barateie um tanto o preço do veículo sem que seja economia porca. Aliás, que os fabricantes olhem esse exemplo e vejam que dá sim para economizar sem depenar. Basta fazer um projeto racional. E, claro, economizar sem enfeiar, como mostra o 500 original.

    Outro exemplo de estamparia interessante está nas portas do Honda Crossroad. Pelo que vi, elas não têm folha externa e interna, mas sim são estampadas em uma única peça. Isso, entre outras coisas, permitiu que um vidro traseiro tenha largura integral e ainda assim desça por inteiro.

    ResponderExcluir
  6. Lembrei de meu pai fazendo baus de madeira , ele fazia um caixote fachado , marcava a posição da dobradiça e depois serrava a tampa.
    A tampa casava perfeitamente no bau.

    ResponderExcluir
  7. Isso sim é posto autoENTUSIASTA!!!

    VIVA AUTOENTUSIASTAS


    XÔ AUTO-RECLAMÕES

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.