google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 À ÚLTIMA MORADA COM ELEGÂNCIA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

À ÚLTIMA MORADA COM ELEGÂNCIA

Foto: autor
Na recente viagem a Buenos Aires, na saída para Los Cardales pela rodovia Panamericana, nos deparamos com um cortejo fúnebre no qual um detalhe nos saltou à vista: o carro funerário era uma perua Citroën C4. Como não existe este modelo  na linha C4, provavelmente trata-se de alguma execução especial, que pode ser de algum encarroçador europeu ou argentino. Vou procurar saber e depois conto.

O fato é que é um belíssimo carro funerário no país vizinho, capaz de dar inveja ao que temos em quantidade aqui, como as muitas Caravans cujo estado está longe de ser dos melhores, isso quando não é uma Quantum também passada.

Para quem vai dentro não importa muito, mas que para familiares e amigos representa certo reconforto ver o ente querido transportado com elegância à última morada, não há dúvida.

BS

40 comentários :

  1. Mas que tremenda alegria fazer um tour de costas para o cemitério!!!
    A familia do defunto também agradece a herança.
    A gente é obrigado a ver e ler cada cagada.....

    Como diria meu avo "roba da matti"

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Interessante a adptação.

    Pra mim o "ultimate hearse" é uma E-klässe.

    ResponderExcluir
  3. Francisco V.G.09/09/2010, 10:50

    Bob
    Eu, hein! Mas me lembrei de um que realmente seria o máximo para defuntos entusiastas: Jaguar, o modelo eu não sei, mas eu o vi no filme "Ensina-me a viver" de 1972 com a inesquecível trilha sonora de Cat Stevens.

    ResponderExcluir
  4. Francisco V.G.
    Não vi esse filme, mas que um Jaguar hearse deve ser belo, não tenho dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Elegância também na escolha do título do post. Sempre é reconfortante constatar que ainda há pessoas que dominam a arte de juntar as palavras em tempos de educação básica falida "neste país".

    ResponderExcluir
  6. Pelo que já ouvi falar, há um encarroçador argentino especializado em fazer carros funerários. É um kit básico aplicável a qualquer plataforma com pequenas mudanças.

    ResponderExcluir
  7. Daniel Shimomoto09/09/2010, 12:38

    Eita...Carrinho de bom gosto esse!

    Preciso te mandar a foto do veículo funerário que tem aqui na minha cidade...primeiro preciso ter a coragem de tirar a foto, tamanho o mal gosto...seria o mesmo que mandar a foto de um caixão de defunto.

    Apenas para ilustrar, é uma Montana descaracterizada, sem o simbolo da GM e sob o capô, imitando a Mercedes Benz, uma cruz dourada...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Anonimo,
    Já consultei o meu amigo editor-chefe da revista argentina Auto Test, o Carlos Figueras. Vamos ver se ele dá mais detalhes.

    ResponderExcluir
  9. Daniel Shimomoto,
    Deve ser grotesco. Mande a foto, gostaria de ver.

    ResponderExcluir
  10. A titulo de curiosidade, dizem que a moda dos stationwagons começou nos estados unidos nos anos 70, por causa dos carros funerários usados que devido as caracteristicas de espaço interno e preço ultrabaixo eram comprados pelos hippies repintados e utilizados para suas viagens coast to coast, na maioria eram carros adaptados.

    ResponderExcluir
  11. totiy
    Começou bem antes, ainda no final dos anos 30.

    ResponderExcluir
  12. Da última vez nos EUA, aluguei uma Dodge Magnum. Minha cunhada, que mora por lá, me disse que a peruona não é muito popular entre os texanos por ser usada para a "última viagem". Menos mal que o modelo que aluguei (e adorei) era pintada em "branco Sharp"!
    Bob, que dizer das horrendas Saveiros com uma extensão de fibra na traseira, emendas malfeitas e balanço traseiro gigantesco, usadas aqui em São Paulo? De todo modo, transporte funerário decente no Brasil só com as antigas Supremas...

    ResponderExcluir
  13. Bob Sharp, raramente me pego contrário aos seus textos e conteúdos expostos aqui; mas chegar ao ponto de achar que até o carro fúnebre dos argentinos é melhor, para mim pareçe complexo de inferioridade.

    Renan Veronezzi

    ps: e não, realmente não é um carro bonito.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo
    Não tem nada de complexo de inferioridade, é mera constatação. Achou mesmo feio o Citroën funerário? E os daqui, acha bonitos?

    ResponderExcluir
  15. Homem-baile
    Nem fale dessas Saveiros, que pavorosas são! As Supremas era imbatíveis nisso.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. É, Renan, vou sugerir a todo proprietário de C4 que o troque por um Opala ou um Santana. Certamente ele ficará melhor servido em todos os aspectos, inclusive beleza.

    Ufanismo não traz progresso algum. Os argentinos são melhores do que nós em uma pá de coisas!

    ResponderExcluir
  18. Mister Fórmula Finesse09/09/2010, 14:14

    Bob, se observar as miniaturas de Hotwheels mais recentes, verá um Cadillac 1953 com a parte traseira transformada em picape, claramente um modelo customizado.

    Mas acontece que na vizinha Argentina, eles faziam processo similar nesse modelo americano, fato que inclusive esteve em alguns blogs como o Hemmings. O carro que já era enorme, tinha seu entreeixos aumentado para que verdadeiras arquiteturas barrocas criassem vida (que paradoxo)para abrigar os restos mortais dos mais ricos.

    Dois desses carros foram encontrados recentemente e estão em processo final de restauração. A frente do Cadillac Eldorado - presumo eu - e da cabine em diante, todo um longo e trabalhoso processo em madeira que poderia assustar até membros da família Adams...

    Para ver que a tradição portenha de transportar seus mortos com um certo estilo, opulência ou até coisas que roçam os limites do grotesco...não são coisas de hoje.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Mister Fórmula Finesse09/09/2010, 14:17

    errata: da cabine para trás...

    Era um trabalho de verdadeiros ourives da madeira, apesar dos evidentes exageros.

    ResponderExcluir
  20. Mister Fórmula Finesse
    Não sabia que faziam isso lá, coisa incrível!

    ResponderExcluir
  21. Mister Fórmula Finesse09/09/2010, 14:45

    Me enganei redondamente quanto ao ano, mas encontrei a matéria, vejam que íncrivel:

    http://blog.hemmings.com/index.php/2009/05/05/coches-de-los-muertos-an-argentinian-barn-find/

    ResponderExcluir
  22. Bob

    Eis o Jaguar funerário

    http://www.youtube.com/watch?v=zexCVdpQtcM

    FB

    ResponderExcluir
  23. pior que as saveiros, quantuns e afins, são as ambulâncias de S10. Pq ali o enfermo ainda está vivo, e a rolagem numa curva de um carro daquele mata qualquer um...

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    A Jaguar construiu alguns dos mais belos carros de todos os tempos. O E-Type é sem dúvida um deles. Será que alguém saberia dizer se o modelo do filme é um adaptado exclusivamente ou era uma shooting-break decorada como carro funerário?
    AAM

    ResponderExcluir
  25. Marcelo Augusto09/09/2010, 18:52

    Os argentinos sempre tiveram uma maior queda por carros franceses do que nós. Eu demorei a ter um, mas depois que tive, adorei.

    E pra quem gosta realmente de bons carros, agrada saber que eles não costumam fazer adaptações "exclusivas" para os mercados emergentes como o nosso. Lembro quando chegou o 1,6 16v da PSA por aqui, e até hoje não há um motor tão prazeroso quanto.

    ResponderExcluir
  26. Bitu
    Legal, obrigado pelo hearse E-Type!

    ResponderExcluir
  27. Marcelo Musciacchio
    Certíssimo, ambulâncias pavorosas, essas S10. Eu trabalhava na GM quando apareceram. Deu-me desgosto.

    ResponderExcluir
  28. Mister Formula Finesse
    Que incríveis esses carros funerários argentinos! Obrigado.

    ResponderExcluir
  29. http://www.carroceriaselquinto.com.ar/citroen.htm

    ResponderExcluir
  30. Anônimo das 19:35
    Perfeito! Você encontrou e matou a charada do carro funerário Citroën. Muito obrigado! Os leitores poderão ver mais detalhes agora.

    ResponderExcluir
  31. E aqui no Brasil, da-lhe Omega Suprema. hahahah

    Só rindo pra não chorar...

    ResponderExcluir
  32. Pelas imagens do rabecón no site do fabricante, o que não falta é espaço pra esticar as canelas.

    ResponderExcluir
  33. E aqui no Brasil, da-lhe Omega Suprema. hahahah

    Só rindo pra não chorar...

    ResponderExcluir
  34. Aqui no Rio de Janeiro,

    Além das kombis (a regra) existem alguns Courrier adaptados.

    Eu é que não quero andar num treco desses... nem dirigindo!

    Talles

    ResponderExcluir
  35. Bob, eu acho carros funerários horríveis, todos e de qualquer espécie, assim como ambulâncias. Prefiro viaturas à paisana, como Boxters, Hondas S2000 e 911 Turbo Cabrios, pois esses são os que fazem o sol brilhar sobre você rsrsrs. Grande Bob!

    Renan Veronezzi

    ResponderExcluir
  36. João Gabriel Porto Bernardes10/09/2010, 19:37

    Bem,não é bonito,não gosto de Citroëns novos,perderam toda aquela originalidade técnica e estilística desde que juntaram-se a Peugeot...Se tornaram carros comuns,sem graça...Mas no tocante ao assunto,pelo menos lá os mortos são transportados com certa dignidade,aqui no país o que se ver em matéria de "hearses" é um verdadeiro circo,Caravans em mal estado,Supremas,Saveiros,Quantuns,Royales,Blazers e acredito que em lugares mais remotos até Veraneios antigas e Belinas ainda são usadas...Acho que a ANVISA deveria criar um padrão para veículos funerários,afinal de contas a morte é um momento muito triste e difícil para a grande maioria das pessoas,é uma momento solene que até o automóvel deveria seguir certos padrões de respeito e dignidade para com os mortos...Nada contra os carros citados acima,poderiam muito bem cumprir o papel de funerárias porém em bom estado e paramentados de acordo com a função...Aliás uma das minhas "fantasias" automobilísticas é ter uma Caravan 75/82 preta fosca no melhor estilo hearse rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  37. João Gabriel Porto Bernardes10/09/2010, 19:39

    Queria apenas fazer uma correção...
    Poderia a ANVISA,ANS e o DETRAN estabelecer padrões para carros funerários....

    fui...

    ResponderExcluir
  38. No Brasil, desde 2009 conta com Limousine Funeral Car 300C, isso mesmo perua
    Chrysler 300C.
    Segue link de reportagem de 24/11/2019.
    http://www.istoe.com.br/reportagens/9129_FUNERAL+VIP

    Link de site de venda de Limousine Funeral Car.
    http://www.funeralcar.com.br/funeralcar/Portugues/

    CHUPA ARGENTINA

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.