google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SE PODE COMPLICAR... - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

SE PODE COMPLICAR...


Não é novidade alguma que as autoridades de trânsito cada vez mais tomam ações sem raciocinar direito. Por algum motivo que não consigo entender, mudaram o sentido e os acessos de algumas ruas por onde circulo todos os dias.



Abaixo temos um mapinha explicativo do que fizeram. Até pouco tempo atrás, o cruzamento (1) não possuía semáforo, era de trânsito livre, perfeitamente viável pois o movimento não era grande, especialmente de quem ia da Estrada Velha de Cotia (2) em direção ao cruzamento. A Estrada do Embu é de mão dupla, assim como a Estrada Velha era até pouco tempo, com a outra terminação que não aparece nesta imagem encontrando-se com a Raposo Tavares. O acesso (3) tanto entrava como saída da Rodovia.



Pois bem, para não nos alongarmos muito, o que aconteceu é o seguinte:

- O cruzamento (1) antes permitia que tanto o fluxo da Estrada Velha como da Estrada do Embu entrasse para qualquer um dos sentidos delas. Agora não é mais permitido quem está na Estrada do Embu, vindo da Raposo Tavares, virar à esquerda na Estrada Velha. E colocaram um semáforo no cruzamento.

- A Estrada Velha de Cotia não é mais mão dupla em toda sua extensão, apenas do trecho entre a Estrada do Embu e a Rua Indochina. No restante é apenas possível vir em direção à Estrada do Embu (no mapa, da direita para a esquerda).

- O acesso (3) agora só permite sair da Raposo Tavares. Não é mais possível acessá-la.

O resumo da ópera é que onde antes não havia trânsito algum, está um inferno. O cruzamento (1) está sobrecarregado e não vai mais ser autoregulável, pois há um semáforo. Todo o fluxo que se espalhava pela Estrada Velha nas duas direções agora flui somente para o cruzamento (1), logo a Estrada Velha fica congestionada. Para completar, o acesso (3) está praticamente sem uso, pois ele se resume a quem possa querer passar por um trecho de apenas 300 metros. Um total caos onde antes era tranquilo, e por quê? Porque algum desocupado achou que não estava atrapalhando o suficiente a vida de quem passa pela região.

Palmas para as "otoridades".

Foto do cruzamento (1), agora com semáforos

MB

11 comentários :

  1. Realmente! Outro exemplo: na região do morumbi, próximo à av. oscar americano, ou na região mais acima, próximo à tv. bandeirantes; várias ruas tiveram a mão invertida, ficando somente com o sentido em direção às avenidas.

    Tenho a impressão de que isso foi feito para agradar gente influente. Nunca vi uma única criança brincando naquelas ruas, que mais parecem desertos ocasionalmente interrompidos por carros blindados.

    Com isso, ficamos sem alternativas de rotas, e o trânsito deu uma bela piorada - não há distribuição de fluxo. Somos obrigados a seguir o caminho como lemmings.

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Já eu, acho que as "otoridades" do trânsito raciocinam sim. Só que é aquele caso clássico da inteligência à serviço do mal: estão sempre bolando fantásticas maneiras de nos ferrar.
    Mr. Car.

    ResponderExcluir
  3. Arnaldo Keller25/09/2010, 17:42

    Há coisa de uns 20 anos, conheci um velho russo que morava aqui no Brasil. Ele me disse que o povo russo tem a índole igual à nossa, pacífica, tolerante. Mas ele alertou que quando o povo russo perde a paciência ele não deixa cabeças presas aos pescoços, é uma degola geral.
    Nossas otoridades deveriam ter mais medo da gente... Estão brincando com fogo.

    ResponderExcluir
  4. Li não sei onde que a CET vai permitir que ruas dos bairros da zone oeste (Pinheiros, Itaim e região) coloquem obstáculos tais como faixas de pedestre elevada, alargamento das calçadas, mini-rotatórias a fim de evitar o tráfego. Simples assim. Pra beneficiar meia duzia, fodem o coletivo tirando as rotas alternativas e mandando tud ode volta para as avenidas congestionadas.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente o governo atual é um verdadeiro circo quando se trata de obras de infra estrutura e trânsito. A marginal tietê virou uma zona. Fizeram tres marginais com entradas e saídas malucas onde você nunca sabe em qual deve ficar, com medo de perder a saída que precisa pegar por estar na marginal expressa ou a marginal "do meio".
    Chamo o nosso governo e a CET, carinhosamente, de mãos de sexo... onde põe a mão, fodem.

    ResponderExcluir
  6. È mesmo? Então vejam essa norma que vigora no Brasil inteiro: SE você esta saindo de um lote lindeiro é normal , gentil e etc que de preferencia a quem caminha pela calçada , mas se você vem pela pista e vai entrar em um lote lindeiro e fica parado na pista se desmanchado em getilezas para que vem na calçado é muito mais perigoso para todos e pontencialmente para quem esta na calçada pois uma batida na trazeira vai jogar o veiculo em cima dele.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho a seguinte (certeza) teoria sobre as "otoridades" de trânsito, são profissionais na sua profissão: formar trânsito. Na verdade deveriam ser autoridades de fluxo para não gerar congestionamentos.
    A maioria dos estudos feitos e soluções encontradas são feitas a partir de necessidades de cidadãos brasileiros, do tipo, perto da casa do irmão do diretor da CET, do vereador Fulano de Tal, do secretário do governo e assim vai. Não estão interessado no coletivo e sim no caminho feito pela esposa dessas pessoas para levar seus filhos nas escolas e depois irem fazer compras nos shoppings.
    Infelizmente esse é o nosso país, o exemplo... ou melhor vai, fato, descrito se repete em várias outras áreas como saúde, educação e até segurança. Ou nunca ninguém reparou carros da polícia parados em lugares frequentados por pessoas endinheiradas?

    ResponderExcluir
  8. Luiz Dranger26/09/2010, 21:03

    Eu nunca vou perder uma oportunidade de criticar a CET. Um bando de inéptos. A administração do PSDB é, com relação ao transito, péssima. Imaginem se fosse do PT: o túnel da Marta que pela Av. Cidade Jardim cruza por baixo da Faria Lima termina em um semáforo !!!!! Se é política ou imbecilidade eu não sei, mas os resultados finais são um horror. Quem já dirigiu em Los Angeles sabe que as alças de acesso às freeways não podem ser cruzadas. Aqui, todas são. Estamos ferrados mesmo !!!

    ResponderExcluir
  9. É Milton, conheço bem esse trecho e realmente nunca houve necessidade de ficar mais de uns 10 seg esperando os carros passarem...
    Mas nao vai demorar muito pra porem um marronzinho ali pra multar quem quiser exercer o bom senso.

    ResponderExcluir
  10. É um típico exemplo de mudança feita por "otoridades" que tomam suas decisões sem sequer levantam a bunda da cadeira de sua sala com ar-condicionado.

    Caso semelhante vivo hoje no bairro onde moro em Belo Horizonte. A BHTrans (versão mineira da CET) vulgo BHTransTorno, resolveu mudar várias mãos de direção em ruas do bairro. Resultado, ruas tranquilas passaram a ter filas constantes, porque "otoridades" decidiram mudar mãos de direção e proibir conversões.

    Só há gente para atrapalhar. Pra ajudar não tem mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Esse caminho que serve para chegar na Estrada do Capuava (Racing?) precisa de outros cuidados, muito aquém de um semáforo. Fazer o quê se até o viaduto que aparece no mapa foi presente de uma empresa privada?

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.