AS POÇAS

O Bob Sharp e o Milton Belli já colocaram os absurdos da pista criada para a prova da Fórmula Indy em São Paulo.
Eu gostaria de adicionar apenas mais um, para que fique registrado. Alguém já tinha visto pista de corrida com poças de água ?
Que eu saiba, foi a primeira vez que isso aconteceu, e foi ótimo para mostrar a incompetência técnica somada à falta de vontade e de vergonha de fazer as coisas direito.
Foi uma mostra a nível nacional, e até internacional, de como o trânsito é mal cuidado no Brasil, e especificamente em São Paulo.
Há locais aqui que têm defeitos há anos, e qualquer chuva mais forte provoca poças persistentes que causam acidentes. E a Prefeitura, atual e anteriores, nada faz.
Dois lugares me vêm à lembrança de imediato, na Marginal Pinheiros, sentido Jaguaré-Santo Amaro: ao lado do muro do Jockey Clube, faixa da direita, a água acumula-se em vários pontos. Logo mais a frente, quando a pista se divide em expressa e local, nesta última, faixa 1 (esquerda, lógico), bem na curva (com compensação negativa, diga-se) outra poça se forma. E esse local foi alvo de obras há alguns anos. A poça mudou um pouco de posição, mas continua lá.
Nada surpreendente, portanto, ver carros de corrida passando sobre poças de água em minha querida cidade.
Uma vergonha completa.
Um retrato do Brasil.
JJ

15 comentários :

  1. Marcelo Augusto14/03/10 23:34

    Já que eles não atuam de ofício, vale dar uma provocada. Pra quem mora em São Paulo:


    http://sac.prefeitura.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Esse capítulo da Indy no .br foi uma piada total!

    Sem palavras. (Mesmo pq se formos meter a boca, meu post deverá ser apagado para o bom andamento do blog.)

    Em resumo: Foi de cair o c* da bund*!!!

    Cade vez mais eu entendo pq gringo acredita que nós só jogamos futebol, sambamos, andamos de cipó e temos onças como bichos de estimação...

    Vergonhoso...

    ResponderExcluir
  3. Isso resume tudo:

    falta de vontade e de vergonha de fazer as coisas direito.

    É por isso que nada funciona direito aqui.

    ResponderExcluir
  4. As "poças" me lembraram um GP de Fórmula 1 em Interlagos, ocorrido sob chuva há alguns anos, em que a drenagem ineficaz de um trecho da pista fez com que cerca de uma dezena de carros rodassem na mesma curva, prejudicando a corrida e colocando os pilotos em risco. Naquela ocasião, nem o Schumacher escapou da aquaplanagem e foi parar na brita.

    Perdoem-me pelo sarcasmo, mas esses episódios evidenciam a "honestidade" da nossa engenharia viária. Até quando o mundo inteiro está olhando, os (ir)responsáveis pelas nossas vias deixam clara a sua incompetência. É triste.

    ResponderExcluir
  5. Mas não é só aqui, vide Nurburgring em 2007

    http://www.youtube.com/watch?v=69JUz9BDrXQ

    ResponderExcluir
  6. Como comentei na postagem "Indy Cross", pelo fim da tarde dei um pulo no Bixiga e a chuva caiu por lá.
    E não é que em uma das esquinas de uma rua que é ladeira houve uma inundação nas calçadas e a água subiu cobrindo completamente as rodas dos carros? Em um dos carros, o que estava mais perto da esquina, a água subiu até a soleira da porta. Só não inundou-o porque a vedação era caprichada.

    Essa foi causada por uma boca-de-lobo entupida, mas também por causa do perfil em chapéu chinês excessivamente acentuado da via, o que inclusive prejudicava o escoamento e inundou as calçadas, prejudicando obviamente o pedestre que lá estivesse, uma vez que poderia pegar leptospirose e outros males.

    ResponderExcluir
  7. Arnaldo Keller15/03/10 07:01

    O duro é que vão falar maravilhas da corrida, com medo de que ela não aconteça mais. "O traçado é o máximo, o público fica perto", etc. E a mentira sendo repetida à exaustão -- como dizia Goebbels -- vira verdade.
    Isso aí virou só um show como outro qualquer, tipo o do Rebolation.

    ResponderExcluir
  8. Uma pena que não choveu como deveria.

    Quando vi na tv a chuva se aproximando parecia que seria mais pesada.

    Juro que queria ver o Anhembi da mesma maneira que ficou o Campo de Marte há algumas semanas.

    ResponderExcluir
  9. Frase do meu concunhado...
    "A corrida foi boa, aquela merda de pista nos propiciou assistir muitos acidentes, que é o mais legal de assistir..."

    Lamentável! Isto é uma vergonha!

    Aliás... as chuvas já diminuíram... mas eu preciso trocar os quatro pneus de dois carros em casa, decisão importante por termos de encarar este tipo de piso diariamente...
    E é a primeira vez que percebo como é difícil fazer uma compra realmente consciente e comprar o melhor custo x benefício. Estou na dúvida... Michelin, Continental, Pirelli, Goodyear, Bridgestone... são tantas opções...

    Fica a sugestão... um post sobre pneus...

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Quer um post sobre pneus para andar em chuva pesada? Isso é facílimo:
    Toyo Proxes T1-S ou T1-R, Michelin Pilot Primacy ou talvez Pilot Exalto, e um modelo específico de Yokohama que eu não lembro.
    O resto, pode jogar no lixo.

    ResponderExcluir
  11. bussoranga... vc é radical heim!!! kkkk...

    Então... o Pilot Primacy é um dos pneus que eu já pretendia cotar pra colocar num 307.

    Agora Toyo, fala-se muito que o pneu não dura... gruda mas não dura... e eu estou procurando algo bom em custo x benefício.

    No caso do Yokohama, seria o C-Drive... gostei do desenho, a marca é ótima sem dúvida. Vou cotar tb.

    E o Conti? Pq não entra na sua lista? Até hoje só ouvi falar bem desta marca.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Eu já coloquei Conti premium contact em 2 carros diferentes, Pneu excelente de aderência, tanto no seco quanto no molhado, realmente impressionante. Mas em ambos os carros no mínimo um dos pneus fez bolha, apesar do perfil alto (195/60 r15). Com outros pneus nunca tive esse tipo de problema. Os pirelli p6000 são uma piada de mau gosto na chuva; um dos carros, 0km, veio com ele e depois disso eu jamais compraria pra colocar em carro algum. Já do p7 que estou utilizando agora não tenho do que reclamar.

    ResponderExcluir
  13. Já decidi meus caros!!!

    Fui hoje na loja da Michelin!

    Pilot Primacy por preço de P7!!! pro 307...

    HAAAAA!!! Fora os XM1!!! vão mudar meu carrinho! Beeem mais em conta que P6!
    Eu tinha um carinho besta pela Pirelli, por ter feito estágio lá, mas tá abusando!
    Ou melhor... tá tirando com a cara do consumidor! Aproveitam por ser líder em OEM pra meter a faca...

    Valeu Bussoranga! vc tem razão! Pirelli do lado de um Michelin parece pneuzinho made in Korea!

    ResponderExcluir
  14. Anonimo...

    Como vc falou... P6000 é piada de mau gosto mesmo!

    Sobre os Conti... até na loja da Michelin me disseram que são pneus do nível do Michelin, porém são pneus mais duros... Foi o que o dono da loja me disse... e eu acreditei nele... hehehe

    Quanto às bolhas... sempre ouvi dizer que isso é questão de sorte... melhor falando... de azar... mas tenho minhas dúvidas, porque as laterais dos pneus não seguem um padrão, algumas marcas são mais resistentes eu acho...
    No caso do Conti, pneu projetado na Alemanha, talvez o solo tupiniquim foi demais para eles...

    abs

    ResponderExcluir
  15. Nunca vi carro de corrida quicar tanto quando os F-Indy no brasil... brasileiro nao sabe mesmo fazer asfalto de qualidade, ta comprovado!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.