google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 9000 VERSUS 911 - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

9000 VERSUS 911


A comparação entre o Saab 9000 Aero e o BMW M5 deu bastante interesse, pelo que parece. Eu comentei sobre o Porsche 911 (nos posts do MAO / JJ).

Só para mostrar que não foi brincadeira que o 9000 que usei na Alemanha conseguia andar junto com o 911, vou começar com alguns dados.

Um 911 da época, o 964, tem 250 cv e 31,6 mkgf, pesa 1.400 kg. Um Saab 9000 Aero tem 225 cv e 34,7 mkgf e pesa quase 1.500 kg. Normalmente a potência de um motor varia mais ou menos 5%. As potências exatas dos carros da estória claro que não sei.

Outros dados dizem que a velocidade máxima do 911 é quase 260 km/h. Um 9000 Aero normalmente faz 240 e pouco. Acho que o motivo principal para a diferença é o valor do Cx x A (coeficente de arrasto multiplicado pela área frontal ).

Então, lembro que era 1995, no outono. Fui à Alemanha num fim de semana com minha noiva. Se não me engano, passamos a sexta e sábado para ver coisas históricas no Vale do Mosel. Lá perto tem o circuito de Nürburgring, que eu já havia visitado várias vezes antes. Quando o circuito abriu no domingo eu já estava lá.
Não lembro, mas pode ser que eu já tivesse feito umas 2 ou 3 voltas. Mas no começo da última volta eu vi um 911 no espelho. Pensei: ser melhor deixar ele passar, e fiz isso. Mas depois pensei: será que dá para seguir ele?

Os freios do 9000 estavam bastante gastos pelo tempo na pista, mas entrando nas curvas eu tentei dirigir com um pouco de cuidado durante a primeira parte da volta, até a ponte lá embaixo.
Com muita surpresa o 911 ainda estava à vista.

Depois da ponte começa a subida longa, e lá o torque do turbo ajuda bem e não se precisa frear tanto. Com muita surpresa o 911 ainda estava por perto. Achei muito engraçado.


Sei que isso não diz tanto sobre "quem é mais rápido", e não sei nada do motorista daquele 911. Só sei que o 9000 é bem fácil de dirigir e balançar no limite, é bem bacana para um FWD (tração dianteira).


Um 911 da época não era tão fácil de dirigir no limite e com motorista normal não é moleza fazer tempos respeitáveis no "Ring". Com outros motoristas claro que poderia ter outro resultado. Mas tanto faz, foi uma experiência inesquecível.

Mais tarde naquele dia, ainda cedo, estava voltando para a Suécia. Ahhh!, pouca gente na Autobahn, momentos raros e gostosos.

Não lembro quem chegou na traseira de quem, mas estava lá eu e outro 911, de novo. A Autobahn nunca é totalmente vazia e às vezes tem-se que frear e baixar velocidade bastante para deixar um carro à frente ultrapassar outro carro ainda mais devagar.

Nas acelerações, o 9000 "puxou" o 911. Entre 130 e 230 km/h, o 911 estava "chorando". Só quando a gente chegou a uns 250 km/h (no velocímetro), o 911 conseguiu fazer um pouco de distância do 9000. Um pouco. E dali a pouco se precisava frear de novo. E depois, essa aceleração gostosa do 9000 Aero outra vez...

HJ

P.S.: Por que minha noiva não gritou e chorou no banco da direita? Naquela época ela não tinha carteira de motorista e não entendia nada dos perigos em velocidades altas. Na primeira volta no "Ring" ela disse sorrindo: " - Como os pneus gritam bem ..."

13 comentários :

  1. Essa dos pneus gritando foi muito legal, mas os carros turbo, muita gente gostando ou não, eles andam muito e quando bem desenvolvidos têm grande durabilidade e se o dono souber usa-lo mais ainda.Só como exemplo um amigo turbinou um Palio 97 1000cc e tenho que dizer quem era os 1.6 para andar com ele, mas tudo tem o lado negativo, como ele era um pé de chumbo, bastaram poucos km pro motorzinho abrir o bico.

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  2. Independente de quem estava ao volante do 911 em Nurbürgring, só o fato de não ter deixado o dito cujo sumir da vista, já valeu uma boa diversão!

    Eu sempre gostei dos carros Saab, principalmente dos modelos 900 e 9000. O desenho quadradão, que muitos não gostam, é o que mais me agrada nesses carros, fora o desempenho acima da média para os "meros mortais".

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  3. Que relato show!
    Isso dá aquela inveja, mas inveja boa, hehe.

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  4. Eu sempre adoro esses relatos de "testes comparativos"!!!
    HJ, manda outros, vai! :-)

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  5. HJ,

    O preto era o seu? Sensacional relato!

    MAO

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  6. Carlos Galto04/03/2010, 08:31

    Muito show o relato!
    Esse 9000 Aero vinho tem o desenho mais bonito que a Saab já fez até hoje!!!

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  7. Mister Fórmula Finesse04/03/2010, 09:35

    Delícia de relato HJ! Creio que todos nós temos vários casos de embates estimulantes com carros teoricamente mais preparados.

    Mas as ordens de grandeza mudam radicalmente quando falamos em 911 e no velho Ring!

    Muito legal mesmo, o carro do ínicio do post é também maravilhoso.

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  8. Entusiasta sem preconceito04/03/2010, 09:54

    Parabéns.

    Deu uma aula de como falar bem de um carro diferente sem rancor ou inveja.

    Infelizmente precisamos de um sueco pra nos mostrar isso.

    Juvenal, leia e aprenda.

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  9. Muito legal o relato, andar no ring deve ser uma experiência única, ainda mais com esse saab nervoso.

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  10. Francisco V.G.04/03/2010, 13:13

    Gostei do relato, mais ainda do modelo preto: Lobo em pele de cordeiro, ou nem tanto.

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  11. Primeiro,
    é muito mais fácil seguir do que ser seguido.

    Segundo,
    partindo dessa premissa, esse final de semana em Interlagos fui mais rápido na chuva de Polo 1.6 do que um Sr de Mustang V8 2009....

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  12. Esse vermelhão lá de cima tem um quê de Nissan... ou seria ao contrário?

    Tallwang

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  13. Mas esse carro tem tanto chão assim para encarar um porsche?

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