google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Peruas - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Peruas


Outro dia, folhando revistas antigas, dei de cara com um concept car da GM muito legal mas que não vingou, a perua compacta Chevrolet Nomad, de 2004, que poderia ser feita na mesma plataforma do Pontiac Solstice. Ao ver a foto, pensei no quanto as peruas sempre me atraíram, e muito.


Quando mais jovem, minha prefererência era por hatches esportivos, como o Gol GT, por razões óbvias. Mas nos tempos de surfe a Parati era o meu carro ideal. Casei e tive um filho e fui circunstancialmente obrigado a andar de sedã por uns tempos. Logo que pude mudei para uma perua.

Peruas são mais esportivas, jovens, muito mais versáteis e multiuso. Talvez seja a melhor configuração de automóvel em comparação aos outros modelos de massa.

Numa análise rápida vemos que as peruas apresentam várias características que, somadas, levam-nas a um equilíbrio não encontrado em nenhum outro modelo.

Pontos a favor das peruas:
perua vs sedã -- mais versatitildade, flexibilidade de uso
perua vs hatch -- mais espaço, porta-malas maior
perua vs minivan -- melhor comportamento dinâmico, não tem imagem de "mom-mobile"
peruas vs utilitário esportivo -- mais economia de combustível e melhor comportamento dinâmico

É claro que, dependendo da relação custo-benefício de cada modelo ou necessidade específica de um determinado consumidor, essas vantagens podem não ter tanto peso. E, no final, o que vale é a questão emocional, ou o gosto do freguês!

Resolvi dar uma "googlada" para achar uma foto da Nomad e acabei encontrando muitas peruas "entusiastas" e algumas bizarras, de gosto bem duvidoso. Mas para resolver o dilema carro pessoal/carro para família, a GM bem que poderia fazer um Camaro Wagon. Se bem que uma Dodge Magnum SR-T já serviria bem (uma pena que já não é mais fabricada).



O Milton Belli também é entusiasta por peruas: veja AQUI.

6 comentários :

  1. Também tenho enorme apreço por peruas. Deve ser por isso que minha ex odiava a (acho que nesse caso cabe o feminino) Elba...

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei a Nomad a mais bela perua ja feita, e estou enrolando para encomendar esta da foto em escala 1/18 pra fazer companhia a '57 de mesmo tamanho que tenho, e para a Caravan '88 que esta na garagem.

    ResponderExcluir
  3. Paulo,
    As peruas têm outra grande vantagem sobre os sedãs: os passageiros do banco de trás viajam sem sol na nuca devido ao prolongamento do teto.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou um fã incondicional de peruas. Não somente pela versatilidade, mas principalmente pelo design. Como não gosto de carros altos, o teto mais longo das peruas disfarça bastante a altura maior de alguns modelos.

    Mas a versatilidade é impressionante. Meu Caravan 88 com o banco traseiro rebatido, por exemplo, tem comprimento livre para bagagens de pelo menos 1,80 m. É praticamente um picape fechado...

    ResponderExcluir
  5. SW são legais, quase sempre tem um visual mais esportivo. O Alfa 156 é bem mais legal na versão perua, só pra citar um exemplo.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito da minha caravan ta,bém, uma perua bem legal, apesar de algo perigosa, hahahaha

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.