google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Mais Porsche Panamera - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Mais Porsche Panamera

Esse papo todo de Panamera que rola por aqui me lembrou de algo que escrevi algum tempo atrás:

http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas/e125.htm

Não é a primeira vez que a Porsche quer fazer um carro para 4/5 pessoas. A primeira tentativa foi um 356 de entreeixos aumentado, ainda nos anos 50. Depois, iniciou o projeto que viria a se tornar o 911, imaginado inicialmente como um carro para 4 pessoas (de verdade, adultas, não crianças), mas que acabou sendo um 2+2. Finalmente houve o 989, explicado acima. O Panamera, então, tem que ser entendido como a realização de uma idéia que vem amadurecendo há praticamente 50 anos.

Ainda não consegui decidir minha opinião sobre ele. Como o Cayenne, obviamente deve ser um carro fantástico em análise puramente objetiva, mas não sei não. Ainda tenho dificuldade em aceitar Porsches refrigerados a água e gostava mesmo é do 356.

Call me old-fashioned, mas se pelo menos a empresa de Stuttgart-Zuffenhausen fizesse ainda somente carros esporte, como fez por 54 anos, e como ainda faz a Ferrari, eu talvez aceitasse a refrigeração líquida...

Mas, vamos esperar. O Panamera é diferente, e isso me atrai. Se a Porsche me emprestar um para experimentar, talvez mude de idéia!

MAO

12 comentários :

  1. a porsche deve muito da sua pujança economica ao sucesso do cayenne, e ela aposta firme agora no panamera para ser a unica marca na garagem da classe A, sei que há a questão purista, mas eu quero ver a porsche firme e forte por muitos anos, inovando e fabricando esses maravilhosos automóveis. e ainda, quem sabe, dando um tempero especial na VW, agora que é a controladora.

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  2. Polara, nao eh por nada nao mas eh a Porsche que tem interesse no desenvolvimento tecnico da VW/ Audi e nao o contrario. O que a VW tem a ganhar com a Porsche eh um eficiente controle administrativo e empresarial.

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  3. Polara,

    Deve praticamente toda a pujança!
    Mostra como prever o futuro é difícil, quando escrvi esta coluna em 2002 todo mundo era unânime em achar o Cayenne horrível...
    E sobre se prostituir para sobreviver, bem...é válido, mas há aquela questãozinha de integridade...há controvérsias.

    Anonimo,

    A VW vai ajudar a Porsche tecnicamente e a Porsche vai ajudar a VW a administrar o negócio? Caramba, acho que realmente já ouvi de tudo...

    MAO

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  4. Acho que não é uma questão de se prostituir. Não se pode confundir pragmatismo com mau-caratismo. A Ferrari é o que é por causa da Fiat. A Lambo é da Volks, mas sempre foi voltada ao que o consumidor quer. Lembra dos jipinhos vendidos aos árabes? A Lotus hoje usa motor da Toyota. A Porsche já ajudou no desenvolvimento de vários projetos, um deles o do Samara em plena guerra fria. Se a fábrica tivesse fazendo algo desonesto, o pessoal não compraria o Cayenne e nem mesmo o CLS, este sim fruto de uma bela engenharia de marketing.

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  5. Anonimo, não sei se entendeste errado, mas eu quis dizer que a Porsche poderia dar algumas pitadas do seu conhecimento no desenvolvimento técnico da VW.
    questões administrativas e financeiras à parte, eu acho que tecnicamente a VW tem a aprender com a Porsche.
    e não acho que seja uma prostituição o lançamento de veículos de segmentos diferentes. pelo menos pra mim, quando vi um Cayenne pela primeira vez, senti que era um Porsche, sem dúvida, mesmo sabendo que ali tem uma plataforma de Touareg (ou seria o contrário). Acho que é mérito deles conseguirem lançar produtos diferentes e inéditos na sua linha, mantendo a identidade dos esportivos.

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  6. Sergio,

    A Porsche é, antes de uma fábrica de carros, uma empresa de engenharia que vende serviços. Nasceu assim nos anos 30. Portanto, projetar o Samara é totalmente normal.

    A Lotus sempre comprou motores, salvo algumas exceções. Está no DNA dela fazer carros fantásticos com motores de outros.

    Mas não ligue muito para minha opinião sobre Porsches; sou muito ligado aos mais antiguinhos, e a bela tradição de motores contrapostos refrigerados a ar da empresa, para apreciar seus carros modernos. O Bob, que é bem mais pragmático, acha-os fantásticos, então...

    MAO

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  7. acho que a Porsche so é oq é hoje por sempre buscar inovação em seus produtos. como quando apostou em motores turbo, tração integral, re frigeração a agua e em novos modelos de carros.
    se hoje ela pode se gabar de ser dona do terceiro (breve segundo) maior conglomerado automotivo do mundo, com certeza é por causa disso...
    haja visto que a Ferrari para se manter como construtora de esportivos apenas, teve de se subordinar a Fiat, coisa que a Porsche não precisou.
    os alemães estão de parabéns!!!

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  8. Pessoal,

    Não quero acreditar que uma empresa fazer só carros esporte seja passaporte para a falência.

    A Porsche mesmo já foi muito lucrativa até os anos 80, quase faliu nos 90, e voltou a lucratividade no na virada do século apenas e exclusivamente fazendo carros esporte caros.

    A Cayenne só os tornou biliardários.

    Se fosse eu a decidir, diria apenas o que Ferdinand "Ferry" Porsche II disse quando decidiu que o 911 seria um 2+2 e não um 4 lugares:

    "Sapateiro deve fazer sapatos"

    MAO

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  9. e complementando...

    Só temo que com essa mania de fazer de tudo, essa empresa se torne algo diferente do que é e já foi.

    E isto seria trágico.

    MAO

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  10. Realmente MAO, se por um lado o fabricante ganha em oferecer uma maior gama de produtos, por outro, pode acontecer dela desviar a "atenção" do tradicional segmento de esportivos, classicamente falando (não utilitários esporte ou esportes de 4 portas e afins). De certo que estes Porsches “diferentes” do boxer traseiro (ou central-traseiro), tal como foram aqueles de motor dianteiro no passado, são ótimos carros, porém, a marca não pode esquecer-se de sua tradição em carros esportivos propriamente ditos, não abandonando o romantismo do seu legado ou se deixando levar pelas vendas, por exemplo, do Cayenne ou do Panamera que vem por aí. Enquanto a Porsche separar o lucro (Cayenne) da emoção de um verdadeiro esportivo, carros como 356, e 911 serão eternos...
    Abraços.
    MOD

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  11. "acho que realmente já ouvi de tudo...". Cara, quanta arrogancia. Mas enfim, a Porsche esta interessada em tecnologias em que a VW tem expertise, como motores a diesel e motores a gasolina de baixa cilindrada, tambem tem interesse em estruturas de aluminio e plataformas modulares, tecnologia dominada pela Audi. Tambem interessa a Porshe adquirir o know-how da VW em tecnologia de motores hibridos e sinergias de producao.
    Ja a VW tem a ganhar com uma adminstracao mais focada em resultados, antes que delirios como o VW Phaeton e o Bugatti Veyron mandem todo o lucro da empresa pelo ralo.
    Talvez com isso a Porsche possa conseguir recursos atravez da VW e nao ter que produzir atrocidades como o Cayenne e o Panamera.

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  12. Anônimo,

    Não carecese chatear. Sou arrogante sim, ninguém é perfeito, oras... Mas conversando com calma a gente vai se entendendo...

    O Veyron, e o Pheaton foram aprovados por Ferdinand Piech. Ele foi o CEO da VW na época, e hoje é o presidente do Conselho de acionistas da empresa.

    O que acho que escapou em seus comentários é que Piech é Filho de Louise Piech, antes do casamento conhecida como Louise Porsche, única irmã de Ferdinand "Ferry" Porsche II. Isto significa que Piech é também um dos donos da Porsche.

    Como representante do ramo Piech, controla efetivamente a empresa de Stuttgart-Zuffenhausen. Desta forma, não acredito que algo vai mudar em ambas as empresas. Acho apenas que agora Piech está mais poderoso do que já era. E pode fazer um Veyron II de 2000hp se quiser.

    E tecnologia, desde o início, sempre fluiu livremente entre as duas empresas. Afinal, ambas nasceram da cabeça de Ferdinand Porsche, o avô de Piech. A Porsche é também uma empresa de engenharia (nasceu assim), e sempre a maioria de seus contratos vem da VW.

    Como diz o Bob, sempre foram tão intimamente ligadas como torque e potência.

    MAO

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