google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Clássicos em detalhes - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Clássicos em detalhes

Em 2003, quando comecei a fotografar, frequentemente dividia minhas fotos com a maioria dos colunistas deste blog no nosso grupo de discussões. Alguns deles realmente se irritavam, pois a maior parte das fotos sempre era de detalhes, sendo que todos gostariam de ver os carros por inteiro. Era a maior gozação. É claro que muitas das reclamações eram exageradas justamente para me irritar e descontrair, uma brincadeira (pelo menos era assim que eu entendia). Todos do grupo sempre me incentivaram muito e tiveram muita paciência em aguentar todas as fotos que lhes enviava (e que continuo enviando). Afinal, de que vale uma foto se ela ficar guardada?

Insisti com o conceito "detalhes" e a minha visão de que os detalhes instigam a nossa imaginação, são como uma fagulha para aguçar a nossa percepção e nos intrigar a respeito de como seria o restante daquela imagem. Nesse sentido a imagem do carro completo jamais pode ser revelada, pois se feito a fantasia se acaba.

Hoje está nas bancas a revista Car and Driver n°. 13 com um ensaio de fotos de detalhes feitas no último encontro de antigos em Águas de Lindóia e estou muito feliz com o resultado.

Agradeço aos amigos entusiastas incentivadores, ao Guerrero da C&D, que gostou do meu trabalho e ao Arnaldo Keller, que apostou no primo.

Espero que gostem da amostra.

PK

8 comentários :

  1. Gosto de fotos de detalhes, mas se vier também uma foto do "conjunto", agradeço.

    Pela amostra que pode ser vista no post, as fotos dos detalhes são muito boas. As que mais me agradaram foram a que apresenta detalhes dos Camaro e a outra do Corvette Sting Ray.

    ResponderExcluir
  2. Fabio,
    Minhas preferidas também são essas do Stingray e do Camaro. Infelizmente não tenho fotos do conjunto.
    Obrigado pelo comentário.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Paulo, certa vez disseram que a genialidade está na capacidade de enxergar a realidade por ângulos diferentes das demais pessoas.

    Todos os grandes cientistas e artistas revolucinários passaram pelo crivo desaprovador de seus contemporâneos, até terem seus trabalhos reconhecidos.

    Se você sente oposição ao seu jeito de fotografar, este é mais um motivo de prosseguir com ele.
    É muito provável que em seu trabalho esteja uma forma de ver a realidde que ainda precisa ser compreendido pelas outras pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Caro PK,
    Concordo com o comentário do André Dantas. Sua maneira minuciosa e detalhista de enxergar os "modelos" o faz transcender o universo de "fotógrafos do todo", tornado sua obra diferenciada. Desta forma sempre conseguirá extrair alguma emoção e/ou reação daquele que vê a fotografia, desde a perplexidade de alguém que não havia observado direito o detalhe que fora fotografado até a raiva de outro que gostaria de ver o carro inteiro, mas mesmo assim se encantou com a imagem; sensações boas, ruins, ambíguas ou dúbias, porém, nunca provocará indiferença. Fazendo uma comparação grosseira, suas fotos poderiam se equiparar ao jogo de futebol transmitido via rádio, onde o ouvinte, a partir da narração, tem que imaginar as jogadas e todo o contexto da partida.
    Mantenha seu trabalho nesta vertente, se diferenciando das “fotos de divulgação”, pois não precisamos de mais fotografias de “carroceria inteira”, tem muitas por aí... Parabéns pelo belo trabalho e continue, como eu já disse uma vez, dando vida a estes “seres” inanimados.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Fotografias fabulosas como sempre, Paulo. Sou um grande fã do seu trabalho, pura poesia automotiva. A do corvette (preto?), da pontinha do capô do camaro e das estátuas de capô são minhas favoritas. Tenho uma outra favorita antiga, que é aquele Charger 71 verde tropical (detalhe do paralama dianteiro), que aparece pequenina em uma das montagens.

    ResponderExcluir
  6. Andre, obrigado pelo incentivo! Valu amigo.

    ResponderExcluir
  7. Marlos, suas palavras me motivam ainda mais. Vou lembrar delas quando eu estiver fotografando.
    Um abraço,
    PK

    ResponderExcluir
  8. Juliano,
    Gostei do "pura poesia automotiva"!!! Tô sentindo falt de novas fotos suas lá no flickr!
    Abração.
    PK

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.