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Em 2006 a Renault trouxe para Salão de São Paulo o elegante conceito Fluence.
Agora, em 2008, a Renault apresentou no Salão de Paris o novo Laguna Coupé, que se originou do Fluence.
Como destaque, o Laguna Coupé tem um sistema de direção nas quatro rodas. Esse sistema, embora jé tivesse sido usado em modelos como o Nissan 300ZX, Mitsubishi GT3000 e Honda Prelude entre meados dos anos 80 e meados dos anos 90, andava em desuso nos modelos mais recentes.
O sintema esterça as rodas traseiras em até 3,5 graus no sentido contrário às dianteiras em velocidades inferiores a 60 km/h, ajudando a diminuir o diâmetro de giro em 10%, facilitando as manobras e requerendo menor ângulo de esterço no volante. Em velocidades acima de 60 km/h as rodas traseiras esterçam no mesmo sentido das dianteiras melhorando a estabilidade e a segurança. Curiosamente, o sistema do Laguna é forncido pela Aisin, uma empresa japonesa.
Veja no filme abaixo o sistema do Honda Prelude em atuação.
photo of the day: Salão 2006
ótimo vídeo. Vale salientar que de todos os sistemas de direção nas 4 rodas existente, o do Prelude é de longe o mais interessante e possivelmente o melhor: é puramente mecânico, com um sisteminha planetário controlando o pinhão da cremalheira traseira. O sistema começa esterçando pra dentro, e depois inverte o sentido e esterça para fora; em altas velocidades esterça-se pouco, em manobras, esterça-se muito; e o mais importante: por ser mecânico, não varia de acordo com as contas de uma ECU, e ainda dá algum feedback ao motorista. Sem dúvida, um dos sistemas mais belos a serem inventados e esquecidos.
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