No final de semana dos dias 22 e 23 de junho, a edição de comemoração dos 90 anos das 24 Horas de Le Mans deu mais um troféu para os incríveis Audi e-tron, mas infelizmente também foi marcada pela perda do piloto dinamarquês Allan Simonsen, de 34 anos, que não resistiu aos ferimentos de um acidente.
Logo nas primeiras voltas, o piloto do Aston Martin Vantage número 95 da categoria GTE-AM perdeu o controle do carro na saída da curva Tertre Rouge e bateu forte no guardrail com o bico e a lateral do carro. A morte do piloto foi anunciada horas depois pela organização.
Este incidente tirou parte do brilho da conquista da Audi, com seu modelo R-18 e-tron quattro híbrido, muito similar ao carro do ano passado. Tom Kristensen marcou mais uma vitória em Le Mans, sua 9ª conquista, recorde absoluto. Esta foi a 12ª vitória da Audi, nos últimos 14 anos.
O Aston Martin de Allan Simonsen, |
Sem grandes novidades técnicas em 2013, a corrida teve bastante disputa de posições. Os três Audi não tiveram tranqüilidade, pois os carros da japonesa Toyota estavam muito bem preparados. O modelo TS030 híbrido mostrou-se competitivo, com velocidade para combater os germânicos, porém a regularidade do carro número 2 foi mais significativa e garantiu a conquista da Audi. Apenas uma volta de vantagem foi o que Kristensen teve de folga para o Toyota e o terceiro colocado, o Audi pilotado por Lucas di Grassi. E esta uma volta a mais veio somente no finalzinho da corrida.
Pela categoria LMP2, o vencedor foi o Morgan número 35 da OAK Racing dos pilotos Bertrand Baguette, Martin Plowman e Ricardo González, seguido pelo carro número 24 também da OAK Racing. Em relação ao vencedor da corrida, o carro da OAK Racing ficou 19 voltas atrás. Os protótipos da LMP2 são carros bem rápidos, com isso dá para se ter uma noção de como os Audi são avançados.
Os carros da OAK Racing são equipados com motores Nissan V-8, familia VK45DE de 4,5 litros e aspiração natural, derivado dos motores da marca para o Nissan GTR da categoria GT500, a principal categoria GT do Japão.
A volta dos Dodge Viper após anos de ausência não foi das melhores. O primeiro modelo do Viper sob o controle da Fiat não passou de um mero coadjuvante na corrida, terminando em 24º na classificação geral e em 8º na categoria GTE-Pro.
Os novos Viper V-10, sem muito brilho no reestréia em Le Mans |
Este é o Porsche 911 vencedor da GTE-Pro. |
A Porsche também venceu na GTE-Am |
Esta edição marca o final de uma fase em Le Mans, com o atual regulamento em vigor abrindo vaga para as novas regras em 2014, que já comentamos aqui no AE. Os carros serão todos reformulados para serem o mais competitivos possível dentro das novas regras. Um novo capítulo será escrito na história da corrida, o capítulo das restrições técnicas simples e inteligentes, e muito bem planejadas.
Em 2014, muitas das restrições técnicas serão eliminadas em prol do avanço tecnológico voltado para aplicação em carros de rua comuns. Limitações de motor serão bem menos rigorosas, mantendo apenas alguns critérios, mas basicamente limitando o desempenho dos carros pelo consumo de combustível.
Equipe Toyota nos boxes, mais de dez paradas |
Audi e-tron nos boxes durante a noite. |
O Toyota V-8 enfrentou bem os Audi R18, mas ainda não foi desta vez |
Disputa dos demais protótipos, sempre muito bem equilibrados. |
A Corvette Racing também não teve um bom desempenho, deixando as vitórias para a Porsche. |
Ano passado tivemos a participação do Deltawing, o carro-conceito que nasceu da parceria da Nissan com a AAR, e tentou quebrar alguns paradigmas dos atuais carros de corrida. Pela tradição de Le Mans, o carro experimental que não se enquadrava em nenhum regulamento atual, teve autorização para correr por se mostrar relevante para o automobilismo e sua evolução. Esta abertura mostra que a organização e o ACO estimulam o desenvolvimento e as inovações.
Novamente, por conta dos carros deste ano serem conhecidos e já terem passado por diversas corridas, estavam muito bem estruturados, seus problemas e pontos fracos devidamente conhecidos e estudados. Para o próximo ano, será tudo novo. Para se manterem competitivos, as equipes de ponta terão projetos novos que beiram os limites do regulamento. Tudo para tirar o máximo do que é permitido.
O trio da Audi antes da corrida, carro vencedor foi o número 2 de Tom Kristensen. |
Fotos:supercars.net, ultimatecarpage.com
Porsche e Audi , de novo , só para variar .....
ResponderExcluirIncrível a tecnologia e precisão suiça desses alemaes.
Le Mans 2014: briga de cachorro grande!
ResponderExcluirJorjao
Anônimo03/07/13 12:54 Grandes e nervosos Jorjão!abraço.
ExcluirSe quiserem corrigir ,Audi e-tron ,em vez de Audo (tio da minha esposa) na foto 10 ,abraço .
ResponderExcluirSpeedster
ResponderExcluirCorrigido, obrigado.
Não acho que a Porsche vá conseguir vencer logo no primeiro ano, mas com certeza é a equipe que em breve quebrará a supremacia da Audi.
ResponderExcluirE na categoria turismo, o 911 continuará sendo o maior vitorioso de todos os tempos.
Sim, eu sou porschista. E o legal dessas categorias é isso: você torce pelo fabricante.
Caraca, 10 dias depois?
ResponderExcluirVW>>>>>>>>all.
ResponderExcluirAbraços.
Desculpem pelo assunto fora do tópico, mas vocês já viram esse emocionante especial sobre o Stirling Moss? http://www.youtube.com/watch?v=UtRWhPQVAY8
ResponderExcluirÉ muito tocante, o Patrick Stewart é um entusiasta.
I'm sorry to hear, hope you will return soon. I really appreciate you blog, even if I don't leave any footprints behind me :)
ResponderExcluirGreetings from Indonesian children :)
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