Por problemas operacionais, a coluna "De carro por aí" foi postada hoje em vez do dia habitual, sexta-feira, bem como não houve post ao meio-dia. A próxima do coluna do Roberto Nasser será no seu dia normal, sexta-feira (26/7) e amanhã termos o post normal às 12h00. Nossas desculpas aos leitores do AUTOentusiastas.
Bob Sharp
Editor-chefe
Relaxa Bob, todo o contéudo publicado no Autoentusiastas é mais importante do que a prestação de conta de datas em si.
ResponderExcluirMFF
MFF
ExcluirAgradeço a compreensão.
Sem problemas, Bob.
ResponderExcluirA propósito, ando tão distraído que eu nem tinha me dado conta que a coluna havia sido postada fora do dia habitual! Se você não tivesse avisado eu não teria percebido, hehehe!
Obrigado por compreender, Lucas.
ExcluirVocês tem muito crédito. Fica tranquilo.
ResponderExcluirAgradeço, Edaian.
ExcluirTive um momento de alegria ao ver a coluna de Roberto Nasser:"Caramba já é sexta e nem percebi".
ResponderExcluirPena que duraram poucos minutos...
Isso aqui vicia.
Bob,
ResponderExcluirVocê e os demais colunistas do AUTOentusiastas têm um crédito ilimitado na conta dos leitores. Não é preciso se desculpar.
Admiro muito a dedicação de vocês em publicar diariamente matérias interessantíssimas sobre o mundo automobilístico.
Aproveitando a oportunidade, estranha essa notícia no lado direito da página. Quer dizer que o gás R134a é proibido no ar condicionado europeu? Mas ele não é "ecológico"? Nos últimos anos se propagandeou que ele era a solução para os problemas do R12 na camada de ozônio?
Mineirim
ExcluirPor aí você vê que existe uma nítida mistura de neurose com interesses comerciais. A questão do gás refrigerante sempre foi relacionada com a camada de ozônio, razão da troca o R12 pelo R134a. Agora não serve mais e muda o foco, para o aquecimento global, "valendo" esse novo gás R1234 yt. Quer dizer então que não há mais problema para a camada de ozônio? A coisa toda é tão louca que o gás refrigerante, qualquer que seja, não é expelido por aí como os gases de escapamento, só quando liberados de um refrigerador ou condicionador de ar quando em serviço. Minha última geladeira durou 22 anos e nunca foi mexida no circuito de refrigeração. Agora o R134a é "1.000 vezes" mais produtor do efeito estufa que o CO2. Enlouqueceram. O mundo está mesmo precisando de uma guerra mundial para as pessoas voltarem a ocupar as mentes!
Enlouqueceram não... Tem é muito intere$$e por detrás dessa mudança no tipo de fluido refrigerante. O custo desse novo gás é absurdo quando comparado ao R134a (coisa da ordem de 10 vezes mais caro, se não me engano). E como a bola da vez é o aquecimento global...
ExcluirIsso é coisa de cientista maluco para não ficar desempregado. Todos os dias inventam coisas novas para garantir seu dindim.
ExcluirBob,
ExcluirQuanto ao atraso no post, desta vez a gente perdoa, he, he...
Agora, com relação a esse negócio do gás do ar-condicionado, o intere$$e comercial prevalece de longe, e se aproveita da neurose por puro oportunismo. Corrijam-me se eu estiver errado, mas, pelo que eu entendi da notícia, só existe uma empresa que fabrica esse tal novo gás.
Desta vez, a pergunta que não quer calar - "A quem interessa?" - já veio com a resposta pronta.
Tudo bem Bob, obrigado pela seriedade de sempre.
ResponderExcluirUm grande abraço
Sou fã demais desse blog. É a qualidade do conteúdo que é postado aqui q importa.
ResponderExcluirInformação diversificada, de excelente qualidade e a custo zero. Ainda por cima, prestação de contas por ter ocorrido alteração no padrão das postagens. Maior respeito ao leitor, impossível.
ResponderExcluirComo disseram, relaxe Bob, o que importa é a qualidade do conteúdo, não as datas de publicação dos artigos. Eu é que agradeço pelo respeito a nós, leitores.
Bom dia, estava pesquisando na internet sobre o tipo de fluido refrigerante usado na Renault Master 2009 e conheci o blog.
ResponderExcluirSobre a mudança de R12 para R134 à varias especulações e sobre o que mais estudei foram. A retirada do cloro que era presente no R12, o cloro "rouba" ozonio para sua molécula enfraquecendo a camada de ozonio.
Mas realmente essa teoria não foi provada... e no ultimo artigo a respeito que li e mais acreditei foi realmente o intere$$e financeiro. A patente do R12 foi quebrada assim deixou de ter lucro, então foi criado toda essa lenda sobre a camada de ozonio, e como quem manda é quem tem, foi criado o freon ausente de cloro que são as séries R com 3 digitos, e os mais ultilizados R com 4 iniciando na série.
Fabio Navarro
fabiosnavarro@yahoo.com.br