Eu já disse algumas vezes aqui, uma coisa é conhecer um carro na sua apresentação, dirigi-lo um pouco, experimentá-lo; outra é usar o carro no nosso ambiente, rodar por onde costumamos passar, com as nossas referências. Com o Fox BlueMotion não seria diferente. O modelo com o novo motor de três cilindros é mesmo muito agradável, parece outro carro. O som produzido devido aos cilindros com intervalo de tempo de força maior, 240° em vez dos 180° de um quatro-cilindros, em vez incomodar, agrada, e bastante.
O EA211 R3 em seu berço |
Motor do DKW, três cilindros |
A Auto Union ressurgiu timidamente em 1949, mas não conseguiu superar os problemas de falta de capital, o que acabou levando-a a passar para as mãos da Daimler-Benz apenas oito anos depois.
Linhas simples porém simpáticas e funcionais |
Veja o motor funcionando e seu ruído:
Vale lembrar também que o tricilíndrico DKW, por ser de dois tempos, tinha um tempo de força a cada 120° (um ciclo, 360°, dividido por 3 dá os 120°; o ciclo quatro-tempos é de 720°), o que leva a um som contínuo, tal qual o Ford Fiesta com motor dois-tempos que dirigi. O motor do DKW desenvolvia 44 cv a 4.500 rpm e 8,5 m·kgf a 2.250 rpm, taxa de compressão 7,25:1.
Interior bem cuidado e bancos confortáveis |
Painel "Wolfsburg": no mostrador central o ficam o medidor de consumo instantâneo e o indicador de troca de marcha (não visível) |
Cara de bravo |
A versão duas-portas totalmente carregada, peso bruto total de 1.433 kg, é capaz de superar uma rampa de 46%, o que explica a facilidade para sair da imobilidade no plano. O peso do carro de quatro portas avaliado não foi informado, mas não deve aumentar mais de 40 kg. Nesse caso a rampa máxima superável muda pouco, 45%.
Outra surpresa agradável foi o comportamento com os pneus de baixo atrito de rolamento e alta pressão de enchimento. Pode-se brincar (e abusar) à vontade nas curvas que nada além de uma pequena escorregada nas quatro rodas a mais acontece. Nas freadas fortes, a intervenção normal do ABS mostra que os pneus aderem bem ao chão, senão o sistema interviria com mais freqüência.
O conforto de rodagem e a sensação são os mesmos do Fox 1-L de quatro cilindros, mesmo com 36 e 34 lb/pol² de pressão dianteiros/traseiros, fora que a seção de 175 mm, contra 195 mm do Fox 4-cilindros, é um seguro contra a sempre indesejável e perigosa aquaplanagem. A Volkswagen diz ter efetuado mudanças na calibração dos amortecedores e buchas para compensar a aspereza e a dureza dos pneus "verdes" Goodyear Duraplus. Pelo que se sente, confere.
Pneus de baixo atrito de rolamento aderem muito bem |
Não resta dúvida quanto ao Fox de três cilindros ser superior ao de quatro. Veja os números:
FOX
1,0 BLUEMOTION x FOX 1,0
|
||
R-3 (G/A)
|
L-4 (G/A)
|
|
Cilindrada
|
999 cm³
|
999 cm³
|
Potência
|
75/82 cv a 6.250 rpm
|
72/75 cv a 5.250 rpm
|
Torque
|
9,7/10,4 m·kgf a 3.000 rpm
|
9,7/10,6 m·kgf a 3.850 rpm
|
Tx. de
compressão
|
11,5:1
|
12,7:1
|
Velocidade
máxima
|
166/167 km/h
|
158/160 km/h
|
Acel. 0-100 km/h
|
13,5/13,2 s
|
14,8/14,2 km/h
|
Peso
(2-portas)
|
993
kg
|
1.022 kg
|
O Fox BlueMotion 3-cilindros custa R$ 32.590 (2 portas) e R$ 34.090 (4 portas), R$ 750 mais que o que os 1,0 4-cilindros, e mais do que compensam. Para quem utiliza álcool, só não ter que se preocupar mais com o reservatório de gasolina do sistema de partida a frio, por conta do novo sistema de aquecimento do álcool, já é um grande benefício. O menor consumo também contribui para a satisfação.
O indicador de troca de marcha, tanto para subir quanto para reduzir, é um grande professor de como extrair o maior número de quilômetros de cada litro de combustível. É notável como manda, por exemplo, engatar a quinta marcha com o motor a menos de 2.000 rpm.
O Fox já é bem conhecido no mercado, já completou dez anos de existência e se encontra num estágio de desenvolvimento e produção ideais. É prático na cidade e bom de estrada. O espaço no banco traseiro é bom e ainda há o recurso do banco deslizante, dentro de um pacote que inclui ajuste de altura e distância do volante de direção e três apoios de cabeça traseiro (sai com dois de fábrica, é obrigatório). Com o banco traseiro deslizante todo avançado o volume do compartimento de bagagem aumenta de 260 para 353 litros.
O "sentado atrás de mim" com o banco todo recuado e todo avançado...
...e os volumes do compartimento de bagagem resultantes
Essa solução de banco traseiro ajustável em distância não é novidade. O pequeno Honda City hatchback já a tinha em 1982, o protótipo BY da própria Volkswagen do Brasil a trazia e o Renault Twingo, também.
Se o Fox de motor 1-litro 4-cilindros agradou, como falei em recente post, agora ficou melhor. A Volkswagen acertou mesmo a mão nessa versão com motor de três cilindros.
Um breve vídeo:
Um breve vídeo:
BS
FICHA
TÉCNICA FOX BLUE MOTION 1,0 3 CILINDROS
|
|
MOTOR
|
|
Instalação
|
Dianteiro, transversal
|
Material
do bloco/cabeçote
|
Alumínio
|
Configuração
/ N° de cilindros / n° de mancais
|
Em linha / 3 / 4
|
Diâmetro
x curso (mm)
|
74,5 x 76,4
|
Cilindrada
(cm³)
|
999
|
Aspiração
|
Atmosférica
|
Taxa de
compressão
|
11,5:1
|
Potência
máxima (NBR ISO 1585) cv/rpm
|
G 75/6.250 / A 82/6.250:
|
Torque
máximo (NBR ISO 1585) m·kgf/rpm
|
G 9,7/3.000~3.800/ A
10,4/3.000~3.800
|
N° de
válvulas por cilindro
|
Quatro
|
N° de
comandos de válvulas /localização/acionamento
|
2 / cabeçote /correia dentada
|
Formação
de mistura
|
Injeção eletrônica multiponto no
duto
|
Gerenciamento
do motor
|
Bosch ME 17.5.24
|
ALIMENTAÇÃO
|
|
Combustível
|
Gasolina e/ou álcool
|
TRANSMISSÃO
|
|
Câmbio /
rodas motrizes
|
Transeixo manual / dianteiras
|
N° de
marchas
|
5 à frente e uma à ré
|
Relações
de transmissão
|
1ª. 3,769:1;
2ª. 2,095:1; 3ª. 1,281:1; 4ª.0,927:1; 5ª. 0,740:1; ré 3,182:1
|
Relação
do diferencial
|
4,929:1
|
FREIOS
|
|
De
serviço
|
Hidráulico, duplo circuito em
diagonal, servoassistido, ABS
|
Dianteiros
|
Disco ventilado 256 mm Ø
|
Traseiros
|
Tambor Ø 200 mm
|
SUSPENSÃO
|
|
Dianteira
|
Independente, McPherson com
subchassi, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
de 19 mm
Ø
|
Traseira
|
Eixo de
torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
|
DIREÇÃO
|
|
Tipo
|
Pinhão e cremalheira: assistência
eletoidráulica
|
Diâmetro
mínimo de curva (m)
|
10,8
|
Relação
de direção
|
15,8:1
|
N° de
voltas entre batentes
|
2,9
|
RODAS
E PNEUS
|
|
Rodas e
pneus
|
Aço 5Jx14, 175/70R14T
|
PESOS
(kg)
|
|
Em ordem
de marcha (kg)
|
993
|
Carga
máxima (kg)
|
440
|
Carga
máxima rebocável sem/com freio (kg)
|
200/200
|
DIMENSÕES
EXTERNAS (mm)
|
|
Comprimento
|
3.823
|
Largura
com / sem espelhos
|
1.657/1.901
|
Altura
|
1.545
|
Distância
entre eixos
|
2.465
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.431 / 1.428
|
AERODINÂMICA
|
|
Coeficiente
de arrasto (Cx)
|
0,33
|
Área
frontal (m²)
|
2,16
|
Cx x A
(m²)
|
0,713
|
CAPACIDADES
(L)
|
|
Porta-malas
conforme ISO 3832 (V210)
|
260
|
Tanque de
combustível
|
50
|
DESEMPENHO
|
|
Velocidade
máxima (km/h)
|
166 (G) / 167 (A)
|
Aceleração
0-100 km/h
(s)
|
13,5 (G) / 13,2 (A)
|
Aceleração
0-1.000 m
(s)
|
35,2 (G) / 35 (A)
|
Retomada
80-120 km/h,
5ª (s)
|
20,1 (G) / 19,5 (A)
|
CALCULOS
DE CÂMBIO
|
|
Velocidade
por 1.000 rpm em 5ª (km/h)
|
30,2
|
Rotação a
120 km/h
em 5ª
|
3.970
|
Rotação à
velocidade máxima. 5ª
|
5.530
|
GARANTIA
|
1 ano integral, 3 anos para motor
e transmissão, 5 anos para perfuração de chapa
|
MANUTENÇÃO
|
|
Revisões
(km)
|
10.000
|
Troca de
óleo do motor (km/tempo)
|
10.000 / 6 meses
|
FOX
BLUEMOTION 1,0 3 CILINDROS
|
|
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE E OPCIONAIS
|
|
Preço R$
|
|
DE
SÉRIE - INTERIOR
|
|
Alcas de
seguranda no teto
|
|
Banco do
motorista com regulagem de altura
|
|
Banco traseiro
com encosto rebatível
|
|
Chave-canivete
|
|
Computador
de bordo
|
|
Console
central com porta-copos
|
|
Conta-giros
|
|
Desembaçador
traseiro
|
|
Gaveta
sob o banco do motorista
|
|
Indicador
de troca de marchas
|
|
Indicador
digital do consumo instantâneo de combustível
|
|
Pára-sóis
com espelho
|
|
DE
SÉRIE - EXTERIOR
|
|
Lavador e
limpador do vidro traseiro com temporizador
|
|
Limpador
de pára-brisa com temporizador
|
|
Palhetas
do limpador de pára-brisa com perfil aerodinâmico
|
|
OPCIONAIS
- TREND
|
783,00
|
Repetidoras
dos indicadores de direção nos espelhos
|
|
Faróis
duplos
|
|
Antena de
teto na traseira
|
|
Fiação
para quatro alto-falantes e dois tweeters
|
|
Pára-sóis
com espelho e iluminação
|
|
OPCIONAIS
- I-TREND BLUEMOTION
|
1.878,00
|
Conteúdo
do pacote Trend
|
|
Volante
multifuncional com controle do áudio
|
|
I-System
|
|
Toca-CD
com MP3, Bluetooth, entradas SD-Card e USB com interface para iPod
|
|
Quatro
alto-falanes e dois tweeters
|
|
OPCIONAIS
- KIT CONFORTO COMPLETO - DUAS PORTAS
|
3.775,00
|
Abertura
externa do porta-malas
|
|
Acionamento
elétrico dos vidros
|
|
Alarme
sem chave
|
|
Ar-condicionado
|
|
Chava-canivete
com controle remoto
|
|
Iluminação
interna com interruptores nas portas
|
|
Luxes de
leitura dianteira e traseira
|
|
Porta-luvas
com iluminação
|
|
Rede de
retenção de objetos no porta-malas
|
|
Travamento
central com controle remoto
|
|
OPCIONAIS
- KIT CONFORTO COMPLETO - QUATRO PORTAS
|
4.047,00
|
Mesmos
itens acima, única diferença sendo o custo adicional referente ao acionamento
elétrico dos vidros das portas traseiras
|
|
OPCIONAIS
- PACOTE FUNCIONAL II
|
793,00
|
Ajuste de
altura e distância do volante de direção
|
|
Banco
traseiro corrediço
|
|
Três
apoios de cabeça traseiros
|
|
OPCIONAIS
LIVRES
|
|
Aquecimento
|
449,00
|
Faróis e
luz traseira de neblina
|
402,00
|
Quatro
alto-falanes e dois tweeters
|
276,00
|
Sensor de
estacionamento traseiro
|
746,00
|
(Atualizado em 14/07/13 às 13h30, inclusão de vídeo mostrando o motor em funcionamento)
Bob gostei da reportagem, mas um carro de 1.400 kg verde , me dói, deveriamos grudar na sala do projetista MI x Normal.Voltando ao gostei, achei o motor fantastico um avanço, e bebeu na fonte do DKW, meu falecido pai era um fão de DKW, sempre dizia que foi um carro incompreendido, Finalmente foi
ResponderExcluirAbraço
Leister
ExcluirEsse é o peso bruto total, com carga. O 2-portas pesa 993 kg vazio, veja na ficha técnica.
Valeu bOb
ExcluirLeister, reveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
Excluirachei suave , nem parece que falta um cilindro
ExcluirOk Bob,
ExcluirMesmo assim acho que o peso deveria ser menor.
Também não gostei do 0-100 km/h e do preço dos opcionais.
Será que vai mudar no up!?
Gostei da novidade e do ronco do carrinho que promete.
bate nos 40mil completo 4pts....mesmo assim me parece melhor opção que o 208 de entrada, que só tem beleza e um pouco de desempenho a mais. O que seria este I-SYSTEM?
ResponderExcluirReveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
ExcluirIsso é questão de opinião. 208 é um carro superior, tem mais potência e torque.
ExcluirÉ um sistema que concentra no mostrador central entre os dois principais informações diversas como rádio (emissora sintonizada e nome da música sendo executada), o status do telefone e dados do computador de bordo, além de se poder configurar várias funções do carro. Recomendo ler o post do lançamento da versão em http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/06/motor-de-3-cilindros-vw-chega-ao-brasil.html.
ResponderExcluirBob, por falar em informações, achei curioso o termômetro da água mostrar a temperatura em números! Num tempo em que se prefere instalar apenas uma luzinha no lugar, chama a atenção tanta precisão com esse instrumento. É proposital ou apenas estilo?
ExcluirUber
ExcluirTenho visto em outros carros marcação em ° C.
Reveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
Bob,
ResponderExcluirParabéns pela avaliação. Acho incrível a paixão que você tem em demonstrar um veículo. E apresentar pra gente que lê o quanto valem modificações mecânicas que, muitas vezes, passam desapercebidas. Sou fã do site.
Mas meu questionamento é: Qual o valor do fox nessa versão com os equipamentos mostrados?(air-bag, abs, som, controle no volante, banco corrediço, ar condicionado, trio elétrico,entre outros)
Edaian
ExcluirSomando os itens da lista de equipamentos ao preço básico do 4-portas, R$ 34.090, chega a R$ 43.464.
Reveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
Gostei do sistema de partida! Legal precisar somente virar a chave para o ON.
ResponderExcluirO esquema de apertar a embreagem é normal. Em motos de maior porte, principalmente as Suzukis, só pegam com a embreagm apertada.
Só o visual que está meio cansado, na minha opinião.
Bob, ele apanha muito com o ar ligado? Esses pneus de baixo atrito, tem um desempenho inferior aos normais?
Abç
http://dipoloeletrico.blogspot.com.br/
Diener
ExcluirReveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
Sente minimamente o ar-condicionado, muito menos que no 1-litro de 4 cilindros.
Bob,o senhor poderia fazer o teste da ladeira nos populares,se não me engano,a rua mais inclinada de SP é a rua Caiowá,ou algo assim,com duas pessoas a bordo,se subir beleza,se não subir,vai dar o que falar na net.......Charles Alexandre
ExcluirBob, qual seria a explicação para a volta do uso de motores de 3 cilindros, apenas por custo de produção por ter menos peças? Um tês cilindros não é mais áspero que um 4 cilindros já que o curso de cada cilindro é maior?
ResponderExcluirPara mim é uma mistura de marketing (mostrar algo diferente, para chamar a atenção do consumidor) com redução de custos (deve ser uma grande economia de peças e materiais para a fábrica, no final das contas, a confecção de um motor com um cilindro a menos)...
ExcluirReveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
ExcluirMenos 1 cilindro, menos atrito e menos peças móveis. Nesse caso, não houve economia no número de comandos de válvulas, que são dois, tampouco nas válvulas (12 em vez de 8 no 4-cil.), no variador de fase e no material do bloco, alumínio, mais caro que ferro fundido.
Para mim também, Marcelo R., é muito mais uma jogada de marketing do que qualquer outra coisa. A decisão inclusive, de equipar um modelo já bem cansado no mercado com um motor "revolucionário", certamente servirá como uma clínica, ou um experimento, para esse tipo de motorização.
ExcluirA VW certamente optou por manter o 4 cilindros em fabricação até ter a certeza de que o 3 cilindros não vai virar um mico (só o tempo dirá se vai ou não), antes de começar a produzir o Up!. Na verdade é um resguardo caso se confirme algum insucesso: tirar o Fox 3 cilindros de linha será tão fácil quanto equipar o Up! com um motor de 4 cilindros.
Aliás, no caso do Fox, a diferença de preço poderia ser ainda menor, ou quase nenhuma, somente para provocar a decisão do consumidor.
Bob. Nunca dirigi um veículo com motor de 3 cilindros que não fosse o meu Fissore, que por óbvio não tem conta-giros.
Como é a marcha-lenta nesses motores? Próxima das 1.000 rotações como num motor de 4 cilindros?
CSS
ExcluirVejo diferente. Como o Up! virá com esse motor, a VW lançou-o agora no Fox, em versão BlueMotion, para o mercado se acostumar. Faz todo sentido. Na esteira, quem se beneficiou da estratégia foi o comprador de Fox. O mais provável, por questão de escala de produção, é o 3-cilindros propulsionar todas as versões de 1 litro da marca. Já que você tem um Fissore, vale a pena experimentar um Fox desses para constatar o abismo tecnológico de que falei no post. A marcha-lenta é a 1.000 rpm exatamente e totalmente estável – com a do Fiesta 2-tempos que dirigi.
Na verdade o que li sobre os 3 cilindros é que pelo fato dos cilindros serem maiores, enchem mais facil e há menos perdas volumétricas que os de 4 cilindros, em especial nesta faixa de cilindrada( 1,0 a 1,5l) O contraponto fica pelo fato da ausência do 4º cilindro desequilibrar as forças já que há dois cilindros e PMS e um PMI e vice-versa, e desse modo surgem as vibrações que podem ser atenuadas por arvores de contrarotação. Além disso os blocos 3L são menores e permitem melhor acomodação no cofre do motor em posição transversal principalmente
ExcluirUma coisa que aparentemente não evoluiu em 20, 30 anos é o peso, claro que os atuais têm bem mais equipamentos e são mais seguros, mas as latas são mais finas, blocos em alumínio, plásticos e mesmo assim pesa = ou + que um popular antigo.
ResponderExcluirReveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
ExcluirEliminar mais peso só aços especiais, alumínio e compósito de fibra de carbono, só que aí o preço dispara.
Bob, excelente reportagem. Gosto de VW, chego a ser até um pouco "xiita", depois da matéria e de um test-drive tenho considerado este carro como minha próxima opção de carro novo (outros são Voyage e Logan).
ResponderExcluirSobre o consumo na cidade fiquei um pouco decepcionado pois tenho um Gol GIII 16V que faz 12 km/l de gasolina na cidade, mas não tem ar e fiz esta média com carro vazio. Na estrada faz 15 km/l de média.
É um carro ano 2000, bem regulado e usa só peças originais .Dirijo economicamente.
Pergunto: Essas médias foram feitas dirigindo normalmente ou com uma direção econômica?
Abs, Fernando Lopes
Fernando
ExcluirReveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
Consumo é a coisa mais variável do mundo, depende de tráfego e de como se dirige. Você conseguiria mais de 15 km/l na cidade e chegaria perto de 20 km/l na estrada. Essas médias que consegui foi dirigindo normalmente, sem preocupação em economizar.
"Não resta dúvida quanto ao Fox de três cilindros ser superior ao de quatro"
ResponderExcluirCom quatro válvulas por cilindro e duplo comando (com variação de fase), tem que ser superior, mesmo, a um motor com duas válvulas por cilindro e comando simples (sem variação nenhuma)! Eu ainda queria ver tudo isso em um 4 cilindros. Tenho certeza que esses números seriam melhores que os apresentados por este 3 cilindros...
Eu também tenho curiosidade de ver tudo isso num 4 cilindros. O VW polo teve uma versão 1.0 16v que tina se não me engano 79cv e isso, só usando gasolina (taxa de 11,5:1) e a uns 10 anos atrás. Não sou engenheiro mas chuto que poderia ter muito bem uns 85cv (talvez mais) na gasolina e de quebra ter um torque melhor em baixo giro, proporcionando maior economia. Mas até onde essa economia, eu não me arrisco a chutar. hehehe
ExcluirContudo, não podemos tirar mérito nenhum dos novos motores 3 cilindros. São motores bem avançados, e cumprem bem dentro de sua proposta. E com a possível popularização, podem muito bem tornar o bem muito mais barato (quero muito ver esse motor em um Gol e em um Voyage, que é mais leve e aerodinâmico, respectivamente).
Mendes
Marcelo R.
ExcluirReveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
Tudo igual, o 3-cilindros ganha, apenas pelo menor atrito.
Mendes
ExcluirReveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
Esse motor de 79 cv foi mostrado à imprensa exatamente no dia em que o governo modificou as faixas do IPI, em agosto de 2002, criando a faixa entre 1 e 2 litros, IPI de 15%, em lugar das anteriores até 1 litro (10%) e acima (25%) Deixou de ser interessante este motor, como também o 1-litro turbo. Não se tem os dados de consumo desse motor cancelado, mas com total certeza o 3-cilindros consome menos.
Tanto que não se vê muitos polos 1.0 por ai, ainda mais que a diferença de peço para a versão 1.6 não era muita (de acordo com o que eu li no Best Cars Website).
ExcluirMas ainda sim fico imaginando o que a engenharia poderia (se fosse viável) fazer num motor 1 litro para extrair potência. Com a tecnologia usada no 3 cilindros dava pra fazer o 4 cilindros render muito melhor, porém o custo seria muito maior por motivos óbvios, imagino eu.
Mendes
Tenho curiosidade de experimentar, mas creio que não voltaria a ter um carro 1.0 (tive um Palio Fire 1.0 16v).
ResponderExcluirMr. Car
ExcluirReveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
Satisfaça a sua curiosidade e depois me diga se você mantém sua intenção.
O tipo de curiosidade que tenho é de sentir o desempenho do carro, Bob. Ver e ouvir funcionar é interessante, mas não satisfaz. Preciso providenciar um test-drive, he, he!
ExcluirAbraço.
Ih, sou especialista em 1.0. Tive de quase todas as marcas. E não tenho saudade...
ExcluirBob, me tire uma duvida, caso esse motor fosse 6V (2V por cilindro) ficaria muito ruim? ou só atrapalharia a ''alta'' deixando a ''baixa'' mais torcuda?
ResponderExcluirGrato
Att
ISM
Não esqueçamos que a tendência é de as duas válvulas por cilindro irem sumindo de produção, pois as exigências de emissões e consumo (fora os incentivos do Inovar Auto) acabam tornando a vida mais fácil para mais válvulas por cilindro, devido à maior área de aspiração de mistura ar-combustível (ou só ar, se a injeção for direta).
ExcluirOutra coisa é que em relação a torque, cabeçotes multiválvulas facilitam também que se planifique a curva, tornando a condução agradável em um número maior de situações. Um dos problemas de grande parte dos motores de duas válvulas por cilindro é a tal curva de torque em pico. Quando esse pico ocorre em rotação baixa, dirigir esse carro na estrada fica um inferno se o que estiver à sua frente for uma subida de serra, pois a rotação ficará estancada no torque máximo e de lá não sairá. E lá irá você reduzir marchas e, por vezes, constatar o quão mal escalonada a transmissão é, pois por vezes a marcha imediatamente abaixo é excessiva para a situação e a marcha imediatamente acima é fraca. Já em um motor com curva de torque plana, além de se reduzir marcha poucas vezes, você estará na maior parte das vezes na parte ascendente da curva, dependendo da situação, o que lhe permitirá compensar perdas de velocidade em subidas simplesmente pisando mais no acelerador (e evitando a necessidade de ter de reduzir e retomar velocidade, o que por si só já aumenta o consumo).
ISM
ResponderExcluirAinda seria bom, claro, mas não com o brilho que este tem.
Curioso, Bob...partindo do princípio que você tirou o pé do acelerador logo após acelerar, achei que o giro demora muito a cair, embora a subida seja rápida. Deve sair mais uma dessas gracinhas do infeliz acelerador eletrônico, visto que num motor sofisticado desses o volante deve ser relativamentre leve.
ResponderExcluirNão deixa de ser instigante imaginar um motorzinho desse com uma pequena turbina roletada e rodando no alcool. Fazendo uma analogia ao fantástico VW 1.0 T de 13 anos atrás (!), em que o ganho de potencia e torque foram na casa de 60% em relação ao seu similar aspirado, teríamos hoje 133 cv e 16 kg de torque com total confiabilidade.
O mais incrível é imaginar que o brutal avanço da eletrônica, viria mais cavalaria ainda. Já li em algum lugar, se não me engano aqui mesmo, que a VW já tinha o 1.0 T com 125 cv, quando foi tirado de linha. Então, o atual 3 cilindros, mantendo essa proporção, renderia fantásticos 150 cv.
Vamo, VW, lança um bichinho desses!!!
Abraço!
Lucas CRF
Lucas,
ExcluirEssa característica do giro não cair ao levantar pé percebo em muitos, acho que todos, os carros atuais que guiei. Provavelmente se trata de alguma medida pra reduzir emissões, manter o catalizador na temperatura ótima talvez.
Sua receita simples é pura alegria.
Abraços
Vixi, Caio, a engenharia da VW, e de qualquer uma outra, faz um desse "com um pé nas costas"!
ExcluirAbraço!
Lucas CRF
é bem vindo os motores de 3 cilindros, esse é bem economico e potente destacando a eficiencia, mas por 34 mil "basico" e 39 mil comn ar e maid alguns opcionais não resta duvida que o new fiesta,208 e c3 1.5 são melhores opções.
ResponderExcluirBob, uma correção: o protótipo da VW com banco traseiro deslizante era o BY (aquela Parati de traseira cortada). Mudando de assunto, ao ver o vídeo, uma hora ouvi o carro dar o que aparentemente parece ser pancada seca de suspensão (um tum-tum bem forte, quase como o de um trem passando no espaço de dilatação entre os trilhos e como se o carro fosse desmontar). Terá a VWB descuidado de algo prosaico como o isolamento acústico das caixas de roda ou o acerto de suspensão para compensar os pneus verdes acabou tornando a suspensão dele mais barulhenta que a de um Fox comum?
ResponderExcluirClaro que é BY, confundi na hora, já corrigi lá. O ruído que se ouve é, de alguma maneira, realçado na gravação. Na verdade, não é assim. Como escrevi, a calibração da suspensão é perfeita.
ExcluirA VWB deve ter se esquecido dos famosos "batentes hidráulicos dos amortecedores" do Fabrício Samahá...
ExcluirO brasileiro é tão sensivelzinho a essa estória de calibragem que a GM aboliu do manual brasileiro de Cruze e Sonic a pressão chamada ECO, bem acima da normal. A que ponto chegamos!
ExcluirAntônio Martins 14/07/13 19:10
ExcluirA calibragem a que o Bob se referiu é calibragem de suspensão, não de pneus. O Fox Bluemotion usa 36 na frente e 34 atrás, até por ser isso algo dentro de sua proposta. Logo, em relação à suspensão, quando falamos de calibragem nesse contexto, vamos considerar que o Bob tenha falado o que também é conhecido por acerto de chassi.
Talvez, e aqui bem talvez e dando crédito ao que o Bob falou de o microfone de algum jeito ter reforçado o barulho de passagem em eventuais emendas de asfalto ou módulos pré-fabricados, a pressão elevada dos pneus do Bluemotion possa ter tornado esses pneus bem mais duros que o habitual, fazendo com que ele possa transmitir um pouco mais de ruído de amortecimento que o normal, mas aqui sendo algo normal e esperado.
Em relação às pressões ECO de Cruze e Sonic, é só questão de saber quais são e as aplicar aos exemplares aqui vendidos para ganhar um pouco de economia de combustível. Porém, aqui há um problema muito difícil de existir por lá: buracos do tamanho de crateras que acabam fazendo as suspensões daqui trabalhar bem mais que as de lá (que no máximo são mais exigidas nos amortecedores pelo fato de as estradas de lá serem majoritariamente concretadas e com emendas a cada não sei quantos metros).
Falei da calibragem dos pneus porque já vão achar que esse é o motivo das supostas "pancadas secas" ditas lá acima. E também prova que a calibragem de suspensão não necessariamente precisa ser alterada para se usar pressão maior.
ExcluirA pressão maior não é benéfica apenas para economia, ganha-se em menor ângulo de deriva ficando o carro mais rápido de curva, e é até benéfica para nossas vias para se evitar uma bolha num primeiro buraco, sobretudo na medida de pneus do Cruze que tem perfil baixo. Para toda américa latina vem no manual a indicação de pressão maior.
Bob o projeto da VW não seria o BY? Tem alguma informação sobre o projeto? Daria um post, já abusando do meu direito de leitor.
ResponderExcluirLuiz, BY, claro, confundi ao escrever. Inclusive andei nele. Post, ótima ídéia. Tenho contato até hoje com o Philipp Schmidt, o diretor de engenharia responsável pelo projeto. Mona na Alemanha, em Heilbronn, perto de Stuttgart. Vou pegar dados com ele.
ExcluirEu conheço bem a história do BY, trabalho com pessoas que atuaram em todo o desenvolvimento e inclusive rodaram com o carro...Abs
ExcluirBob,o senhor poderia fazer um post sobre o BY,e demais projetos da época da autolatina..um abraço.
ExcluirE isso mesmo tem barulho de dkw no escape? Quero um.
ResponderExcluirAinda quero ouvir ao vivo isso.
ExcluirEsses motores 3 cilindros tem me dado uma vontade enorme de ter carro 1.0 de novo, só pra ouvir o barulhinho.
Achei formidável o som do motor, tanto no escape quanto no interior. A impressão de elasticidade passada é interessante. E a técnica do motor descrita no post anterior é de aguçar a curiosidade. É esperar a VW disseminar esse motor e treinar a rede.
ResponderExcluirCaio,
ExcluirEsse motor não deve ter dificuldade maior que os outros em caso de serviço. Talvez até menos, por exemplo, não há o que mexer nos comandos de válvulas, não tem coletor de escapamento e por aí vai.
Bob,
ExcluirConcordo contigo, falo sobre coisas mais comezinhas, como o ponto certo das polias tri-ovais, saber que o sistema de arrefecimento conta com duas válvulas termostáticas, etc. É questão apenas de se habituar com as características do motor.
Aproveitando, sabes se houve alguma alteração no acerto da suspensão dianteira por conta do menor peso do motor?
Abraços
Caio Cavalcante 14/07/13 17:55
ExcluirVocê acabou tocando em um ponto importante: as tais polias triovais e o fato de esse motor ter correia dentada de borracha em vez de uma corrente ou correia dentada de fibra de vidro (como no motor Sprint da Pontiac, coisa essa que permitia ser tão para sempre quanto uma corrente, mas sem o ruído de funcionamento da mesma). Ainda que seja de se crer que uma polia trioval tenha em seu desenho uma marcação de onde seja o ponto certo das válvulas e onde deve se alinhar quando o primeiro cilindro estiver em ponto morto superior (o esquema normal para troca de correia), ainda assim o triovalismo das tais polias me permite antever que possamos ter dificuldades quando os primeiros EA211 chegarem ao momento de trocar as correias (ainda mais quando a mesma VW poderia ter equipado o motor com corrente como fez com o EA888 que cada vez mais está sucedendo o 827 aqui chamado de AP).
Diz a VW que a correia é garantida por 120 mil km e aqui fico com o receio de que possamos ter problemas de rompimento de correia com o motor funcionando, uma vez que há o risco de ressecamento (eu mesmo já troquei correia de meu carro 6 mil km antes do prazo pelo fato de ela estar ressecada). A borracha dessas correias é basicamente a mesma em qualquer modelo (aqui com aquelas ressalvas normais de algumas correias serem melhores do que outras, vide ADG recusando Dayco), o que me faz crer que tenhamos uma correia para 120 mil km basicamente usando a mesma borracha de outras que estejam certificadas para 60 ou 80 mil km (e mesmo essas podendo ter de ser trocadas com antecipação). Logo, fica um belo receio de minha parte e a pergunta de por que raios a VW resolveu não agir como todos os outros fabricantes estão agindo (trocando por corrente e eliminando preocupações nesse campo) ou ressuscitando a solução da Pontiac.
Por favor, me perdoem a ignorância, mas já tem um tempo que venho acompanhando os posts desse blog (que considero excelentes), e leio sobre corte "limpo" e "sujo" do motor. Qual seria a diferença?
ResponderExcluirObrigado!
Lucas
Lucas
ExcluirFoi bom você perguntar, porque outros leitores podem ter a mesma dúvida. No corte "sujo" a injeção é interrompida e o motor fica dando uma espécie de minitrancos. No "limpo" o corte é feito mediante o fechamento automático da borboleta de aceleração, que necessariamente é do tipo elétrica com controle eletrônico, desse modo levando o motor a parar de subir o giro apenas, como se fosse o motorista que desacelerasse. Não se percebe o corte. Se você perguntar qual prefiro, é o sujo, pois tanto eu quanto um motorista menos experiente percebemos o corte logo e passamos à marcha superior. Estar no meio de uma ultrapassagem apertada e não se dar conta que está cortando pode ser perigoso..
Obrigado Bob!
ExcluirTalvez seja por causa desse corte "limpo" que muitos carros já venham com LEDs indicando se o motorista deve passar a marcha?
Bob,
ExcluirTambém agradeço o esclarecimento. Achava que meu carro estava com algum problema. Mas, agora vejo que eu preciso pisar menos no acelerador... rsrs
Um abraço!
Mestre Bob,
ResponderExcluirAo se colocar o banco todo para tras, privilegiando o espaço interno, este é comparável a que tipo de carro? Quase um hatch médio ou melhor?
Grato
ISM
ISM
ExcluirPraticamente um hatch médio, a foto mostra isso bem. Mas note que tudo atrás é como num Fox sem o opcional. Diferente do Twingo, em que o compartimento da bagagem sumia com o banco todo para trás, em compensação criava-se um espaço de limusine – sem exagero – no banco traseiro.
A qualidade e a tecnologia do líder, infelizmente, têm seu preço, ainda que em custos indiretos, como seguro. Seria interessante olhar para o futuro e vislumbrar a evolução do Fox Blue Motion 1.6, com um EA-211 de 16 V e comando variável, e com um câmbio beeeem longo... e com uma nova carroceria, soldada a laser para substituir o Polo, pois tenho minhas dúvidas que a VWB trará o modelo atualizado dele.
ResponderExcluirTanto o Polo ainda vendido aqui quanto o Fox são soldados a laser.
ExcluirO Fox é a laser desde o primeiro modelo. Basta ver que não há faixa preta "emborrachada" cobrindo o cordão de solda, que é quase imperceptível.
ExcluirFaz falta um Bura 2E nesse motor girador! Rs
ExcluirRealmente até o som pipocante do motor nos traz saudades do DKW!
ResponderExcluirMinha dúvida é se o sistema de partida a frio funciona adequadamente em certos locais aqui da região sul, extremamente gelados no inverno.
Algum tempo atrás li sobre um teste feito num Polo, em câmara fria e o resultado não foi satisfatório.
Fernando (publicando como anônimo pois ainda não consegui comentar com meu perfil WordPress...)
Gostei muitíssimo desse motor. O ronco é maravilhoso, principalmente em altas rotações. Lembra muito o DKW, até no pipoco do escapamento. Só espero que o VW lance logo o Up!, esse sim, eu tenho vontade de ter.
ResponderExcluirH
Me lembrou um escort CHT álcool que tinha,um 87,era parecido com esse fox na desaleração em ponto morto,e mesmo andando também...
ExcluirBob;
ResponderExcluirFiquei impressionado com seu vídeo do Fox 3 cilindros, em dois momentos: No inicio quando você acelera o carro e percebe-se claramente que o ar condicionado está ligado e o carro acelera com desenvoltura, em nada lembrando os 1L com ar condicionado e direção hidráulica (especialmente os primeiros do final dos anos 90), que eram verdadeiros traumas ambulantes.
Agora em tira uma duvida: Em seu ponto de vista, este 3 cilindros gira mais suavemente em altas rotações que o EA111 de 4 cilindros? Pergunto isso porque foi a impressão que me passou no vídeo.
Daniel,
ExcluirA pegada em baixa é mesmo impressionante. Aqui, a 800 metros de altitude. Imagino no nível do mar. A suavidade é absoluta, possivelmente até mais suave que o 4-cilindros (precisaria pegar dois carros num lugar sossegado para comparar).. É até meio desconcertante como toda hora bate no corte de 6.750 rpm.
Será que essa pequena diferença de valor se deu por conta da resistência do mercado à novidade novo motor 3 cilindros?
ResponderExcluirMas e se os compradores de Fox levarem em conta a recomendação da imprensa especializada será que vai faltar esse modelo no mercado?
Perneta
ExcluirPode, sim, ser posicionamento de preço para não espantar. Também acho que poderá vender mais do que a Volkswagen prevê, 500 a 600 por mês. Pelo menos o dobro.
Vou comprar meu primeiro carro e estou em dúvida entre o fox bluemotion 1.0 e o toyota etios 1.3. O etios é um carro bem macio e um pouco mais potente, sem falar que ganha no preço. Pessoalmente, acho um carro bonitinho, no que vcs podem discordar se quiserem (questão de gosto). Eu fiz um testdrive no fox e gostei muito. Ele vence no quisito painel de instrumentos, sem duvida. Alguem pode me ajudar?
ResponderExcluirEu ficaria com o Fox não só pela novidade do motor,mas pelo acabamento bem melhor,e a economia do bluemotion,a única vantagem do étios é ser Toyota,pois é mal acabado e vende pouco,além do acabamento fraquíssimo...
ExcluirAnônimo14/07/13 20:05 Clio hatch 1.0.
ExcluirDepende. Se fosse só utilizar na cidade como um segundo carro, acho que ficaria com o Fox. Mas se fosse o único carro, acho que ficaria com o Etios por conta do seu desempenho melhor, ainda mais se considerarmos o desempenho na estrada. O Fox vêm com motor 1.0 e o Etios já é 1.3. Pode parecer pequeno a diferença nos números, mas na prática, a diferença é um pouco maior. Por exemplo, a 120 km/h, o Etios, se não me engano, está girando em torno de 3300 rpm e 3500rpm. É uma rotação aceitável. Não sei quanto ao Fox de 3 cilindros, mas em geral, a maioria dos 1.0 a essa velocidade já tá gritando a 4000 ou 4500 rpm. Acho uma diferença grande em termos de conforto e economia. Nessa rotação, creio que a diferença de consumo não seja tão grande. Mas se eu fosse você, esperava um pouco mais. Esperava pelo VW Up!, pois será mais barato e você poderá colocar mais equipamento com a diferença de preço e pelo novo Etios que vai chegar em outubro com uma leve reestilização nos para-choques e painel .
ExcluirH
O Up! vem por aí, e o próprio Etios já se sabe que vai ganhar mudanças para corrigir aquele interior infeliz. Eu esperaria para ver os dois e depois pesar os prós e contras deles e do Fox.
ExcluirBob, eu estava lendo algumas informações a respeito do veículo, e algo me chamou MUITO a atenção no material de divulgação da volks, onde mostram as diferenças de peso, aerodinâmica, etc.
ResponderExcluirQue coisa impressionante é a diferença de peso destas pra as anteriores e exageradas rodas...
TREZE QUILOS a menos no peso total do carro!!!
Mais do que isso, com as rodas exageradas, são 13kg extras de massa não-suspensa piorando o comportamento dinâmico com a única função sendo a estética...
O ronco do motor no interior me pareceu bastante agradável...
Seria interessante ver as outras montadoras também com motores eficientes como esse nos veículos de entrada...
Eu acho, sinceramente, que a VW e tantas outras deveriam oferecer versões básicas com pneus mais estreitos do que fazem agora, e um dos motivos é essa massa não-suspensa exagerada. Quem quisesse estragar o arranjo do carro, fazendo-o pior em dinâmica e consumo para melhorar a aparência deveria recorrer a kits de acessórios...
ExcluirNão esqueçamos também que rodas e pneus mais pesados significam maior massa girante, o que equivale à um volante de motor mais pesado. O que não interessa à ninguém.
ExcluirBob Sharp gosto muito das matérias do blog de vocês, principalmente das matérias suas e do Arnaldo Keller.
ResponderExcluirMe responde uma pergunta, você acredita que esse motor seja mais econômico do que o motor do novo clio?
Willian
ExcluirPelos números oficiais do Inmetro o Fox 3-cilindros roda 12,7 km/l na cidade e 14,4 km/l nas estrada, enquanto o Clio rodas 13,1 km/l e 13,3 km/l, respectivamente, ambos com gasolina.
Cara esse motor do "novo" Clio está uma decepção. Um amigo comprou um, eu rodei nele e [sinceramente?] piorou MUITO em relação ao anterior. Pode esticar marcha, afundar, dar o clutch kick, não tem jeito.
ExcluirBarulhinho feio o desse motor, hein?
ResponderExcluirNão achei, pelo contrário.
ExcluirEu achei o barulhinho bom!
ExcluirGostei do ronco do escape. Se o acelerador fosse cabeado...
ExcluirInteressante esse movimento de resgatar os motores tricilíndricos.
ResponderExcluirAté 4 anos atrás o único fabricante a usar essa configuraçãoera a Triumph, em suas motocicletas. Elas sempre foram elogiadas (em especial a Daytona 675) justamente por girar como as 4 cilindros e ter curva de torque bem mais alto que elas. Quem tiver curiosidade tem na internet os gráficos comparativos.
Agora outros fabricantes de motos (MV Agusta e Yamaha) e fabricantes de veículos também estão redescobrindo essa configuração. Como a VW fez com a vibração fim a fim que essa configuração possui? Árvore de balanceamento?
Carlos Eduardo
ExcluirNão tem árvore de balanceamento. O equilíbrio foi conseguido mediante desenho do virabrequim e amortecedor de vibração nele, além de bielas bem leves.
Bob,
ResponderExcluirVocê irá à apresentação do Megáne RS?
Douglas
ExcluirAinda não veio convite.
Douglas
ExcluirChegou o convite hoje, será no dia 7 de agosto.
Motorização moderna e competente. O problema da VW há algum tempo chama-se preço.
ResponderExcluirAlguns comentários:
ResponderExcluir1- 175/70 parece uma ótima medida para toda linha Fox, não só para esse "blue". A aclamada perda de aderência com a redução de largura (que, continuo insistindo, é um efeito muito mais psicológico que físico)acabaria se compensando pela redução de massa não-suspensa, e ainda ficaria mais barato de fazer a manutenção. Se fossem pneus comuns para as outras versões e "verdes" para a "blue", ficaria próximo do ideal.
2- Um aumento de apenas 40 kg para a versão quatro-portas me parece muito pequeno. Há toda uma questão de reforços estruturais, vedações, barras de proteção, vidros, guarnições, etc. Se cada porta, só ela, sem os reforços da carroceria ficar em menos de 20kg, já considero leve. Por outro lado, é sabido que a versão de três portas passou por testes de colisão europeus, o que pode significar que essa versão é que ficou mais "gordinha" do que estamos acostumados. Será que a estrutura do cinco-portas foi "fragilizada" com relação à outra, por passar por testes menos rigorosos?
3- O câmbio inteiro me parece muito curto. Chegar apenas a 37 km/h em primeira não é exatamente uma boa marca, principalmente se considerarmos que a maioria dos motoristas executam a troca de marchas lá pelo meio do conta-giros, o que daria algo entre 15 e 20 km/h. Numa saída de semáforo, deve ser possível "esgoelar" o motor ainda sobre a faixa de pedestres...
Mas ainda quanto ao câmbio, não poderíamos esperar milagres: O Fox é um carro relativamente pesado para um popular, tem uma ampla área frontal e foi para avaliação carregado de opcionais. Se o câmbio fosse um tanto mais longo, perder-se ia justamente o que a VW quer mostrar, que é a agilidade do motor.
4- Mas, considerando-se que pouca gente compre um carro com mais portas que cilindros movida por emoção: Como meio de transporte urbano, é possível encontrar-se algo tão bom quanto por menos dinheiro, e com capacidade para agradar mais em viagens. Como meio de transporte rodoviário, além do câmbio curto e o acabamento "padrão VW para terceiro mundo" (não exatamente ruim, mas abaixo da expectativa), a posição meio alta deve incomodar bastante. Por tudo isso, talvez até o Gol 1,6 viaje melhor.
5- Quanto ao motor, ótimo, não podemos esquecer que ele vibra pouco por conta de artifícios tais como a árvore de balanceamento, e tem seu desempenho superior devido a várias tecnologias (quatro válvulas por cilindro, comando variável, etc.). Resta apenas torcer para que esse motor se "espalhe" pela gama VW sem perder suas boas características. Que venha o Up! que foi feito para tirar o máximo proveito da unidade, mas seria interessante ver como a Kombi reagiria acabando a carreira com um motor tão parecido com o de sua concorrente Schnellaster...
6- Já que não pago nada para escrever... Se o Fox já está em versão "blue" com três cilindros e tantas similaridades com os antigos DKW, seria muito interessante um Fox "Blue Cloud", funcionando a dois tempos. Talvez esse fosse o único Fox que eu quisesse ter em casa!
Esse tricindrico não tem arvore de balanceamento.
ExcluirBraulio
ExcluirPode explicar melhor sua idéia colocada no item 3?
Ele quis dizer que o diferencial é curtíssimo.
ExcluirParticularmente acho que o escalonamento do câmbio é semelhante ao dos outros veículos de 1L, Braulio... veja que são 37 km/h reais, em torno dos 40 de velocimetro...
ExcluirQuanto aos pneus, não poderia concordar mais!
Talvez na versão 1,6L pneus 185... ainda 14" já seriam suficientes... embora ache que os 175 dêem conta...
175/70R14 88T já estaria muito bom para o Fox 1.6 de 100cv.
ExcluirParece ser um bom carro, mas R$ 38.000 pelo 4 portas com o indispensável ar condicionado me parece um tanto quanto exagerado.
ResponderExcluirBob agradeço desde já os vídeos gostei muito do ronco (pipoco) do motor 3 cilindros 4t e por isso acabei vasculhando a net em busca de vídeos do DKW e dos DETROIT DIESEL. A Volkswagen bem que poderia lançar mais dois modelos com a tecnologia desse motor, um 1.2 ou seja o mesmo três cilindros (3x400)=1200cc, com 100cv e 13m·kgf de torque e um 4 cilindros (4x400)=1600cc, com 132cv e 16,64m.kgf de torque (140cv e 17,5 m.kgf se a Nossa Senhora do asfalto atender as minhas preces . Mas a melhor pedida seria a versão 1.2 turbo de 145cv e 22m.kgf de torque e esse já dando as caras as 1250rpm.
ResponderExcluirBob por favor comente esse video(6=12):http://www.youtube.com/watch?v=YdNxXwE7V_M
Bob, o que acha do Fox de 2 portas?
ResponderExcluirO bom espaço interno parece ser o mesmo, mas o tamanho das portas deixam seu manuseio desajeitado? São muito pesadas?
Só muda o número de portas, o espaço interno é o mesmo. As portas maiores não são problema.
ExcluirAnônimo15/07/13 00:58 Aproveitando a pergunta Bob,será que o desempenho é melhor que o de 4 portas?
ExcluirSpeedster15/07/13 11:48 Só complementando a pergunta ,pelo menor peso afinal ele é duas e não quatro portas.
ExcluirDe antemão, parabéns pelo texto e pelo blog.
ResponderExcluirSerá que só eu achei o ronco desse motor parecido com o CHT da Ford?!
Daniel Libardi
"Reveja o post, acabei de colocar vídeo do motor funcionando.
ResponderExcluirMenos 1 cilindro, menos atrito e menos peças móveis. Nesse caso, não houve economia no número de comandos de válvulas, que são dois, tampouco nas válvulas (12 em vez de 8 no 4-cil.), no variador de fase e no material do bloco, alumínio, mais caro que ferro fundido."
Bob, bom dia.
Quando eu disse "economia", me referia a uma comparação com um hipotético EA-211 de quatro cilindros e não comparando-o com o TEC 1,0 L, de quatro cilindros. Me expressei mal...
Um abraço!
O carro é muito bom, mas deixaria ele mais leve , tiraria essa estranha capa de motor e essas calotas Holanda,afinal ,existe no Brasil carro 0 km com injeção que não seja multiponto?
ResponderExcluirTive um Fox desses, com a motorização anterior, branco e com 2 portas. Já era excepcional, pena que precisei vender e fiquei com apenas 1 carro em casa (reformar é um ralo de R$).
ResponderExcluirExtremamente econômico e confortável, excepcional em uso urbano. Cerca de 1 ano depois, voltei a seara dos 1,0L com um Mille, também 2 portas. Como sempre é dito aqui no AE, não existem mais carros ruins, mas a verdade é que não há comparação, mesmo em economia de combustível! O motor Fire não é tão bom quanto o motor de 4 cilindros VW, em comparação a esse então ...
NOTA OFF: Só assista esse vídeo se for um AUTOENTUSIASTA."Driving a Jaguar C-Type on the Mille Miglia" Bob escute o ronco desse carro vale apena!!!!!!!!!
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=OzofjlgWR1U#at=652
Que nota off que nada! Vídeo espetacular, que saudade de dirigir na Europa! Todos os leitores devem assistir essa Mille Miglia Histórica. O ronco do C-type é mesmo um show. Obrigado por compartilhar!
ExcluirAnônimo15/07/13 11:44 Parabéns anonimo,verdadeiras obras de arte sobre rodas.
ExcluirNa verdade em termos de economia o fire 4c é melhor que o volks 4c, o UNO por exemplo na gasolina a 90Km/h já fiz 24Km/l, fora que o torque já aparece la em baixo.
ResponderExcluirSei lá, 32 mil é muito dinheiro especialmente para um carro com motor fraco, pesado e com pouco equipamento (quando neste preço). Não parece uma compra racional. Nada contra o carro muito menos contra o motor (não gosto de 3cil porém o projeto desse motor é muito bacana e interessante), apenas pelo preço pois com 32 mil se compra carro equivalente e muito melhor equipado.
ResponderExcluirQual por exemplo, Hugo?
ExcluirBob,
ResponderExcluirJá pensaram os Autoentusiastas em criar um fórum próprio? Acho que seria interessante pois a tendência é de que o feedback de materiais (coisa que vem cada vez mais crescendo em quantidade e qualidade) seria bem maior, além de termos maior possibilidades de interação com os autores, o que seria excelente.
Sharp e demais colegas, meu conhecimento é muito limitado acerca de automóveis e, até hoje, só tive a oportunidade de dirigir (por muito pouco tempo, diga-se de passagem) uma Panorama. Gostaria de saber de vocês qual seria a melhor compra, a mais racional, julgando que o uso será mais para cidade e raramente para estrada: esse FOX com todos os adicionais ou o Fiat Idea 1.6 Essence? Caso nenhum dos dois seja uma boa escolha, qual recomendam nessa faixa de preço?
ResponderExcluirGrato!
Amigo, considerando que será seu primeiro carro, compre algo mais divertido. Não seja tão racional. O mercado de usados tem opções muito mais interessantes. Compre um clássico nacional, fuja de seguro e IPVA e seja feliz! Grande abraço!
ExcluirMuito obrigado pelas dicas, Nícolas! É que me preocupo pois não saberia escolher entre dois modelos de automóveis e, nessa, tenho medo de ser passado pra trás.
ExcluirAbraço!
Por favor, seria possível o AE fazer um "no uso" com o Chery Celer que - dizem - será produzido no Brasil no próximo ano? Grato.
ResponderExcluirCerta vez eu li um artigo que falava que o volume ideal de uma câmara de combustão é em torno de 400 cm³, então um motor 1.0L com quatro cilindros tem 250 cm³ em cada câmara e o três cilindros tem 333cm³, o que fica muito mais perto do ideal.
ResponderExcluirMotor 3 cilindros vai ser tendência! 13km/l na cidade! Realidade! Parabéns a VW! Agora vamos aguardar a GM/Fiat e etc
ResponderExcluirConfesso que quando vi, pela primeira vez, o advento dos motores 1-litro e 3 cilindros, imaginava que o ronco seria bem mais "pipocante". Em uma concessionária Hyundai, ao ouvir um HB20 1-litro funcionando, precisei perguntar ao vendedor se o motor era mesmo de 3 cilindros. O que mais me chamou a atenção nesses motores é como são compactos, incrível como um cilindro a menos encurta o motor!
ResponderExcluirUma pena essa mania de lançar carros no Brasil com transmissões curtas em excesso. Ainda mais hoje em dia, onde a tecnologia permite contornar as "desvantagens" de uma transmissão mais longa muito facilmente (embora transmissão longa - lê-se bem escalonada - não atrapalhe em nada; quem reclama é porque não sabe usar o câmbio corretamente).
Road Runner
ExcluirMal de brasileiro, faz questão de que o carro tenha muitas marchas mas detesta (ou tem preguiça) de usar o câmbio. Essa exigência, contudo, tem um motivo: maior valor de revenda.
Este caso seria e talvez seja solucionado com a popularização dos câmbios de dupla embreagem para aqueles que não gostam de cambiar. Para os que gostam, a escalonação mais longa permitirá tirar mais desempenho e economia do motor.
ExcluirKzR (modo offline)
Agradabilíssimo o som deste motor 3 cilindros. Assim como o do Hyundai, quando em média e alta rotação, lembra o ronco dos motores de seis cilindros.
ExcluirKzR (modo offline)
Bob,
ResponderExcluirEntão vou fazer uma pergunta sobre esse teu comentário.
Cairia bem um câmbio de quatro marchas, longo e bem escalonado, nesse motor de três cilindros?
CCN 1410
ExcluirSem a menor dúvida. Se eu sugiro um 4+E, é porque o motor tem condições de empurrar bem o carro só com quatro marchas. Seria exatamente o esquema dos Gol, Voyage e Parati 1,6 com câmbio PX, quatro marchas ou cinco com uma quinta adicional, da primeira à quarta tudo igual.
E o 4+E cairia bem, então, no novo Up!
ExcluirCaro Bob, você sabe se esse motor requer ferramentas especiais para troca de correia?
ResponderExcluirCom 120mil km de intervalo de troca, vai ser ruim se os boca abertas trocarem de qualquer jeito, tensionando a correia igual o nariz deles.
Outra pergunta: A VW adotou aqueles óleos de baixa viscosidade como a Ford (que chegou nos 5w20!!) ou manteve o 5w40?
Grato.
Caio F.
ExcluirTrocar correia dentada é relativamente simples, é tirar uma e colocar a outra, com as posições relativas das polias como deve ser. Os mecânicos da rede autorizada e das oficinas independentes conhecem correia dentada desde o Passat, em 1974. Só o motor Fiat Fiasa é que tinha o truque de ser preciso girar o motor em sentido anti-horário para dar a tensão correta. A Volkswagen nada falou sobre mudança de viscosidade.
Discordo, o que tem de mecanico que coloca carro fora do ponto é terivel! E olha que falo de gm e vw 8v! Imagine com multivalvulas, que pecisam de ferramentas de fasagem, polia-louca para tensionar e tudo mais? Olha só o novo fire EVO 8v da fiat, precisa tirar a tampa de valvulas para encaixar as ferramentas e tudo mais!
ExcluirO que tem de carro fora de ponto poar ai é osso!
Uma correção: a 2º guerra começou em 1º de setembro de 1939.
ResponderExcluirEsse foi o dia da invasão da Polônia. A guerra mesmo começou no dia 3/9, com as declarações de guerra da Inglaterra e França à Alemanha.
ExcluirBob,
ResponderExcluirUma Spacefox, com acabamento e motor desse da reportagem, seria uma carta na manga da volks e, talvez, o desejo de muitos pais de família.
Talles
vou concordar com Anônimo 14/07/13 14:36, e se colocar mais um pouquinho da para pegar algum 1.6, tipo sandero ou palio.
ResponderExcluirNum projeto de revitalização de um Puma dkw, a colocação do motor do fox 3 cil. se adaptaria melhor com qual caixa de marcha da vw?
ResponderExcluirCâmbio Audi 013, o que sempre foi utilizado nas linhas com motor longitudinal arrefecido a água, por exemplo, Gol geração IV. Um Puma GT desses ficaria excelente.
ExcluirQual caixa de marcha longitudinal da vw, de 5 velocidades, se adaptaria ao motor FOX 1,0 BLUEMOTION?
ResponderExcluirBoa Tarde, conheci esse canal agora, procurando defeitos no Fox ou Voyage, penso em pegar um deles 2014, mas não gostaria de entrar em um carro que me desse problemas e fosse confiável.
ResponderExcluirGostaria de saber se o Fox e Voyage são carros bons e confiáveis, apesar das reclamações que encontro na Internet, Fox barulhos na suspensão, é tanto assim? Voyage acabamento e Plataforma pouco segura no Crash Test, é tanto assim? Fora relatos de vazamento de óleo no motor 1.6 na Bomba de óleo etc., que coisa! Então penso que devem ser bons. Já pesquisei outros, mas me parece que esses que citei são nacionais mais confiáveis e com pouca manutenção, apesar de não serem os mais modernos. Por Favor se conseguir postar a resposta sobre a qualidade e durabilidade desses carros ficaria grato, Parabéns
Marcelo Neri
ExcluirOpiniões sobre os carros testados são dadas exclusivamente nos textos das matérias, procedimento mundial da imprensa automobilística. Tudo o que se tem a dizer encontra-se nesses textos.
Boa tarde Bob, tudo bem?
ResponderExcluirEstou em neuras com uma dúvida; Devo xomrar o Fox 1.6 Itrend ou o New Fiesta 1.5 Hatch?
Marcos Vinny
ResponderExcluirÉ antiético um jornalista vinculado a um órgão de imprensa indicar qual carro alguém deve comprar. Espero que entenda.
Ola bob sharp adorei a materia e como foi esclarecedora, pois penso em comprar um fox bluemotion le ou new fiesta 1.5 s e as duas reportagems foram imcriveis. Portanto ja le materias informando que o fox bluemotion se comporta como um carro 1.4 gostaria de saber se isso procede. Otimo blog desde ja obrigado
ResponderExcluirGilcimar
ResponderExcluirSim, se comporta como um 1,3/1,4.
Bob, obrigado pelas dicas do email de 25.09 sobre a revitalização do Puma Dkw com motor fox 3 cilindros. Gostaria de abusar um pouco mais. O cambio 013 indicado por você não ficaria um pouco longo, já que pretendo manter a rodagem próxima da original? Qual sua opinião sobre a utilização do antigo cambio VW 3+1, que utilizei por milhares de quilômetros, e depois de pegar a manha, eu considero o melhor que conheci? Estou pensando em utilizar o tambor de freio traseiro de alumínio do lada Laika que soma leveza a grande diâmetro. O que você acha? É possível? Finalmente, juro, aprecio carros com característica de discreta derrapagem traseira ( sempre confundo sub com sobre), e penso em reduzir a bitola traseira. Acha positivo? Reduzir quanto?
ResponderExcluirDesculpe o abuso de sua paciência, porém este aposentado (e possivelmente espécie em extinção) mecânico especialista em carburação e apaixonado pelo mais belo carro feito no Brasil, não tem muito com quem conversar sobre este projeto aqui, em Recife. Um grande abraço e agradecimentos antecipados.
O câmbio não ficará longo e você pode também usar o 3+E, se quiser. Tambor traseiro do Laika, possível, mas é preciso ver com instalar, dimensões, espelho do freio etc. Bitola traseira, pode reduzir, em torno de 10%.
ExcluirMuito obrigado pelas dicas.
ExcluirOlá, Bob.
ResponderExcluirGostei bastante do carro e seus comentários e testes me ajudaram a decidir pelo carro.
Bem, não é de praxe que se comente sobre o nível de ruído dentro da cabine.
Então, gostaria de saber, como é o do Fox 1.0 Bluemotion?
Acima de 100km/h, como é o ruído?
Tenho um Uno Way 1.4 e o ruído é altíssimo, incomodando bastante na estrada.
Anônimo 25/06/14 15:02
ResponderExcluirSereno, pouco ruído.
Obrigado!
ExcluirOlá Bob! Me chamo João.
ResponderExcluirSabe me dizer qual é a medida de vão livre do solo deste Fox?
Ando em estradas de chão com certa frequência.
Abraço.
João
ExcluirA Volkswagen não tem informado o vão livre do solo. Vou solicitar a informação, aguarde.
João
ExcluirA VW informou, o vão livre é 156 mm, veículo vazio.