Fotos: Equipe Original Motors (originalmotors@gmail.com)
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A foto acima dá uma boa idéia do que foi o sábado (22/12), dia do rali de regularidade reservado aos Clássicos, com as duas baterias, Individual e Duplas, realizadas com pista molhada. Mais do que o risco natural, a diversão foi assegurada. Já no domingo não choveu, permitindo aos Modernos andarem um pouco mais forte.
O desfile foi com a pista fechada e o carros puderam dar duas voltas naquele que foi o palco de tantas corridas do Fabio, onde ele, com total certeza, teve grandes momentos.
Resultados
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A História e o sucesso se repetem. Assim como Wilson Fittipaldi e Eloy Gogliano vislumbraram em 1956 adaptar uma tradicional prova de estrada, a Mille Miglia, a um autódromo, nascendo a Mil Milhas Brasileiras, o piloto Jan Balder fez o mesmo há poucos anos, organizando um rali de regularidade em circuito, tipo de prova essencialmente de estrada. Ambas as iniciativas deram certo e hoje autoentusiastas têm como saborear a pilotagem num autódromo a um custo mínimo. É o que o Torneio Interlagos de Regularidade promete e cumpre.
A foto acima dá uma boa idéia do que foi o sábado (22/12), dia do rali de regularidade reservado aos Clássicos, com as duas baterias, Individual e Duplas, realizadas com pista molhada. Mais do que o risco natural, a diversão foi assegurada. Já no domingo não choveu, permitindo aos Modernos andarem um pouco mais forte.
No sábado, às 13h30, houve um desfile de homenagem ao querido Fabio Steinbruch, tragicamente desaparecido no dia 2 de dezembro em conseqüência de ferimentos sofridos num acidente de motocicleta. Após o desfile foi entregue ao Oswaldo Barros, o dedicado técnico chefe da equipe de Steinbruch que mantém em ordem os carros da enorme coleção, um troféu oferecido pela Associação Brasileira de Proprietários de Automóveis Puma (ABPAP).
O amigo Lincoln Gomes de Oliveira Neto, presidente do Chrysler Clube do Brasil, nos mandou um e-mail falando da homenagem ao Fabio e um link para dois vídeos alusivos à homenagem produzidos pelo Lian, sócio do clube e também editor do blog V8 n Fun (v8nfun.blogspot.com.br). O Lincoln mandou fotos também, como esta, abaixo, mostrando os carros que participaram do desfile de homenagem ao Fabio.
O desfile foi com a pista fechada e o carros puderam dar duas voltas naquele que foi o palco de tantas corridas do Fabio, onde ele, com total certeza, teve grandes momentos.
Os carros antes do fesfile em homenagem a Fabio Steinbruch (foto: Lincoln G. Oliveira Neto) |
Os torneios de regularidade em Interlagos que o amigo Jan Balder organiza são, acima de tudo, verdadeiros encontros de autoentusiastas, numa ambiente agradável e descontraído
Lá estavam, por exemplo, o Fábio Pinho, que conheço desde os tempos do Best Cars e seu Focus; o Fulvio Oriola com seu Fiat Stilo; o Caio Cavalcante e sua namorada Maria Clara, com Volkswagen Jetta, que vieram do Rio de Janeiro e voltaram no mesmo dia; os irmãos Mateus e Rodrigo Griebeler com seu feroz Voyage a injeção; o Luís Octávio, "freguês" do Nordschleiffe de Nürburgring e seu BMW Série 5, o Alexandre Generoso, o "ADG High Torque", de Belo Horizonte, que finalmente tive o prazer de conhecer em pessoa, com seu belo e impecável Alfa Romeo 156 Twin Spark ano 2000; e muitos outros.
Resultados
Essa última etapa, de 2012, do Torneio Interlagos de Regularidade foi, mais uma vez, um grande sucesso, estando o Jan Balder e os participantes de parabéns. Nada menos que 89 carros participaram do rali no fim de semana 22/23 de dezembro.
Nos Clássicos Duplas, a vitória ficou com Cláudio Augusto e Luciana, enquanto na Clássicos Individuais Rodrigo Daprá levou a taça. Os carros clássicos são aqueles fabricados até 1987.
Nos Modernos (carro fabricados de 1988 em diante), que a dupla que levou a melhor foi a formada por Franco Papini e Luís Rocha, com Porsche 911 Carrera. Rodrigo Daprá, agora com Opala, foi o melhor Moderno Individual.
Atenção: o próximo Torneio Interlagos de Regularidade já tem data: 19 de janeiro. As inscrições podem ser feitas no site www.torneiointerlagos.com.br .
Veja abaixo as planilhas com todos os resultados. Após as planilhas, mais fotos do evento.
BS
(Atualizado em 7/01/13 às 18h45, alteração na data do próximo Torneio)
Abaixo, fotos de Paulo Keller da Modernos, no domingo:
Nos Clássicos Duplas, a vitória ficou com Cláudio Augusto e Luciana, enquanto na Clássicos Individuais Rodrigo Daprá levou a taça. Os carros clássicos são aqueles fabricados até 1987.
Nos Modernos (carro fabricados de 1988 em diante), que a dupla que levou a melhor foi a formada por Franco Papini e Luís Rocha, com Porsche 911 Carrera. Rodrigo Daprá, agora com Opala, foi o melhor Moderno Individual.
Atenção: o próximo Torneio Interlagos de Regularidade já tem data: 19 de janeiro. As inscrições podem ser feitas no site www.torneiointerlagos.com.br .
Veja abaixo as planilhas com todos os resultados. Após as planilhas, mais fotos do evento.
BS
(Atualizado em 7/01/13 às 18h45, alteração na data do próximo Torneio)
RESULTADO
CLÁSSICOS INDIVIDUAL
|
|||||
Classif.
|
Nº
|
Nome
|
Veículo
|
Ideal
|
Pts. perd.
|
1º
|
100
|
Rodrigo
Daprá
|
Alfa
Romeo Ti4
|
03:27
|
3.171
|
2º
|
10
|
Luiz
Roberto Martinez
|
Cobra GT
|
03:27
|
8.657
|
3º
|
1
|
Carlos
Rodrigues
|
Opala
|
03:27
|
9.468
|
4º
|
5
|
Sérgio
Daffré
|
Alfa
Giulia
|
03:27
|
12.597
|
5º
|
92
|
Ricardo
Magnussen
|
DKW-Vemag
|
03:12
|
15.761
|
6º
|
15
|
Antônio
Hernandes
|
Puma
|
03:42
|
21.353
|
7º
|
56
|
Antônio
Carlos de Oliveira
|
Mustang
|
03:42
|
23.339
|
8º
|
72
|
Luiz
Evandro "Águia" Campos
|
Monza
|
03:27
|
23.635
|
9º
|
16
|
Francisco
Neto
|
Puma
|
03:42
|
24.165
|
10º
|
82
|
Rogério
Moreno
|
03:12
|
24.967
|
|
11º
|
73
|
Jorge
Wallace Simonsen
|
03:12
|
27.343
|
|
12º
|
33
|
Carlos
Alberto Calá
|
03:12
|
30.361
|
|
13º
|
38
|
Cláudio
Pereira
|
03:27
|
31.016
|
|
14º
|
419
|
Sérgio
Tescarollo
|
03:12
|
38.031
|
|
15º
|
4
|
José
Paulo Moutinho
|
03:42
|
39.498
|
|
16º
|
18
|
Paulo
Ferraz
|
03:27
|
39.591
|
|
17º
|
53
|
Carlos
Neves
|
03:12
|
45.928
|
|
18º
|
81
|
Armando
Marques
|
03:27
|
49.070
|
|
19º
|
29
|
Nélson
Granja
|
03:12
|
51.604
|
|
20º
|
39
|
Vicente
Russo
|
03:42
|
55.201
|
|
21º
|
23
|
Luiz
Gustava Natali
|
03:42
|
58.897
|
|
22º
|
41
|
José
Octávio Fonseca
|
03:27
|
64.340
|
|
23º
|
6
|
Sinval
Daffré
|
03:42
|
65.707
|
|
24º
|
58
|
Petrus
|
02:57
|
65.926
|
|
25º
|
24
|
Wanderley
Natali
|
03:42
|
69.753
|
|
26º
|
66
|
José
Carlos Ermoso
|
03:27
|
69.801
|
|
27º
|
62
|
Cássio
Castardelli
|
03:42
|
75.227
|
|
28º
|
13
|
Acrísio
Motta
|
Fusca
|
03:42
|
88.202
|
29º
|
45
|
Glícia
Losada
|
03:27
|
176.047
|
|
30º
|
63
|
Sandro
Augusto Rosa
|
03:27
|
180.235
|
|
31º
|
54
|
José
Henrique
|
03:12
|
246.237
|
|
32º
|
46
|
Marcelo
Conte
|
03:42
|
251.597
|
|
33º
|
61
|
Adilso
Castardelli
|
03:12
|
256.642
|
|
34º
|
70
|
Wilson
Pinto Ferreira
|
03:12
|
265.013
|
|
35º
|
43
|
Emílio
Losada
|
03:42
|
621.921
|
|
36º
|
64
|
Gustavo
Leme
|
03:12
|
700.943
|
|
37º
|
91
|
Glodovaldo
Ferraz
|
03:42
|
1.533.106
|
|
38º
|
52
|
Cláudio
Pompeo
|
03:12
|
2.310.111
|
RESULTADO
CLÁSSICOS DUPLA
|
||||
Classif.
|
Nº
|
Nome
|
Ideal
|
Pts. perd.
|
1º
|
85
|
Cláudio
Augusto/Luciana
|
03:12
|
11.564
|
2º
|
28
|
Ricardo e
Celise Biasoli
|
03:42
|
12.857
|
3º
|
83
|
Marcus
Protik/Eric Darwich
|
03:12
|
17.521
|
4º
|
17
|
Gilberto
e Iago Garcia
|
03:42
|
19.734
|
5º
|
75
|
Oscar
Vila/Cecília Satom
|
03:12
|
22.715
|
6º
|
27
|
Adriano
Sanchez/Renan Buzzetto
|
03:42
|
30.094
|
7º
|
26
|
Carlos
Rodrigues
|
03:12
|
37.816
|
RESULTADO
MODERNOS INDIVIDUAL
|
|||||
Classif.
|
Nº
|
Nome
|
Veículo
|
Ideal
|
Pts. perd.
|
1º
|
100
|
Rodrigo
Daprá
|
Opala
|
02:52
|
5.259
|
2º
|
67
|
Rogério
Cardinali
|
BMW
|
02:52
|
5.259
|
3º
|
35
|
Fábio
Farias
|
Toyota
|
02:40
|
12.491
|
4º
|
32
|
Tiago
Ribeiro
|
Focus
|
02:28
|
21.676
|
5º
|
11
|
Fulvio
Oriola
|
Fiat
Stilo
|
02:28
|
23.709
|
6º
|
77
|
Denny
Imamur
|
Subaru
|
02:28
|
26.186
|
7º
|
44
|
Gustavo
Strincagnolo
|
Audi 80
|
02:40
|
27.820
|
8º
|
97
|
André da
Silva
|
VW Gol
|
02:40
|
27.860
|
9º
|
80
|
Fábio
Pinho
|
Ford
Focus
|
02:40
|
32.589
|
10º
|
42
|
Alexandre
Generoso
|
Alfa
Romeo 156
|
02:40
|
45.260
|
11º
|
3
|
Luís
Octávio
|
BMW Série
5
|
02:28
|
47.682
|
12º
|
14
|
Pedro
Bulgarelli
|
Fiat
Cinquecento
|
02:40
|
50.123
|
13º
|
52
|
Cláudio
P. P. Pessoa
|
Peugeot
206
|
02:52
|
62.852
|
14º
|
21
|
Daniel
Alfonso
|
Toyota
|
02:28
|
80.175
|
15º
|
98
|
Virgolino
Oliveira
|
Honda
Civic
|
02:28
|
110.722
|
16º
|
2
|
Carlos
Rodrigues
|
VW sedã
|
02:40
|
247.896
|
17º
|
75
|
Oscar Vil
|
03:12
|
801.366
|
|
18º
|
71
|
José Hernandes
|
Porsche 911 GT3
|
03:12
|
1.224.060
|
19º
|
89
|
Marcílio
Fernandes
|
03:12
|
1.788.258
|
RESULTADO
MODERNOS DUPLA
|
|||||
Classif.
|
Nº
|
Nome
|
Veículo
|
Ideal
|
Pts. perd.
|
1º
|
48
|
Franco
Papini/Luís Rocha
|
Porsche
|
02:40
|
19.753
|
2º
|
95
|
Rogério
Moreno
|
BMW
|
02:28
|
20.430
|
3º
|
99
|
Giuliano
e Antônio Sciuli
|
VW New
Beetle
|
02:28
|
21.453
|
4º
|
8
|
Rodrigo
Assis/Wladimir Lima
|
Ford
Focus
|
02:28
|
21.904
|
5º
|
96
|
João
Schmitt/Rafael Novaes
|
Fiat Uno
|
02:40
|
24.460
|
6º
|
93
|
Ricardo
Bacarelli/Eduardo Xavier
|
Corvette
|
02:40
|
24.786
|
7º
|
26
|
Frederico e Filipe Souza
|
Passat
|
02:28
|
28.006
|
8º
|
51
|
Oscar e
Cecília Vila
|
BMW Z3
|
02:40
|
28.345
|
9º
|
84
|
Rogério e
Cecília Martinati
|
R. Rover
Evoque
|
02:40
|
30.355
|
10º
|
85
|
Alípio
Ramalho/Aldemir Nogueira
|
Subaru
|
02:52
|
50.276
|
11º
|
90
|
Marcelo
Miotto/Diogo Areco
|
Voyage
|
02:28
|
63.498
|
12º
|
30
|
Leandro
Souza/Marcus Vinicius
|
Mustang
|
02:40
|
72.898
|
13º
|
9
|
Aloísio Oliveira/Rodrigo
Griebeler
|
VW Jetta
|
02:28
|
87.584
|
14º
|
40
|
Caio
Cavalcante/Maria Clara
|
VW Jetta
|
02:28
|
106.514
|
15º
|
50
|
Cláudio
Sampaio/Carlos Donizetti
|
Fiat
Linea
|
02:40
|
160.364
|
16º
|
83
|
Thiago e
Diogo Mazon
|
Mercedes
AMG
|
02:28
|
161.596
|
17º
|
22
|
Marcello
Bastian/Rafael Hamilton
|
Voyage
|
02:28
|
195.298
|
18º
|
86
|
Felipe e
Fernando Salomão
|
VW Jetta
|
02:40
|
244.585
|
19º
|
65
|
Carlos
Pagiaro/Bruno Mazon
|
Omega
|
03:12
|
630.073
|
20º
|
60
|
Luís
Felipe/João Victor
|
Fiat
Tempra
|
03:12
|
722.989
|
21º
|
19
|
João
Toledo/João Pedro
|
Mustang
|
03:27
|
890.913
|
22º
|
49
|
Sílvio
Roblese/Hamilton Oliveira
|
Mitsub.
Lancer
|
03:12
|
914.680
|
23º
|
68
|
Ibraim e
Valdir Netto
|
BMW
|
03:12
|
972.628
|
24º
|
88
|
Helvécio
Ostini/Aretusa Arruda
|
Mini-Cooper
|
02:40
|
1.234.219
|
25º
|
59
|
Daniel
Casoy/Allan Goldberg
|
Audi A3
|
03:12
|
2.772.226
|
Fotos:
Jan Balder faz a preleção |
Carlos Rodrigues, 3º nos Clássícos Individua, entra com seu Opala no "S" do Senna |
Luiz Evandro "Águia" Campos antes da largada da Clássicos Individual (8º) |
Início da volta de apresentação da Clássicos Individual |
Rodrigo Daprá e seu Alfa Romeo Ti4, vencedores da Clássicos Individual, negociando o "S" do Senna |
Luiz Martinez, com Cobra GT, 2º na Clássicos Individual, no "S' do Senna |
O Opala de Carlos Rodrigues seguido do Cobra GT de Luiz Martinez |
"S" do Senna congestionado, o Fusca de Acrísio Motta puxa o trem |
O DKW-Vemag de Ricardo Magnussen, 5º na Clássicos Individual |
Um belo Karmann-Ghia no miolo |
Novamente Luiz Martinez e o vistoso Cobra GT |
Pódio da Clássicos Individual: da esq. para a dir., Luiz Martinez (2º), Rodrigo Daprá (1º) e Carlos Rodrigues (3º |
Abaixo, fotos de Paulo Keller da Modernos, no domingo:
Dois retrôs! O Fiat Cinquecento de Pedro Bulgarelli (Individual, 12º) e o Mini-Cooper de Helvécio Orsini/Aretusa Arruda (Dupla, 24º) |
BMW Z3 de Oscar e Cecília Vila (8º) e Ranger Rover Evoque de Rogério e Cecília Martinati (8º) |
José Hernandes e seu fulgurante Porsche 911 GT3 (18º) |
Dois Fiats! O Uno é de João Shitt/Rafael Novaes (5º) |
Pedro Bulgarelli acelera o Cinquecento! |
O Corvette de Ricardo Bacarelli/Eduardo Xavier, 6º |
Ao fundo, o Honda Civic de Virgolino Oliveira (15º) |
Carlos Rodrigues e seu bravo Fusca (16º) |
O belo Mustang de João Toledo/João Pedro (21º) |
Tráfego! |
O GT3 caça o Carrera de Franco Papini/Luís Rocha (1º) ou é ao contrário, o Carrera deixa o GT3 para trás? |
Andar com regularidade deve ser absurdamente mais difícil do que bater um determinado tempo numa "flying lap". Bob, qual seria a melhor estratégia para ter essa regularidade? E em carros que tem relógio no painel, como faz?
ResponderExcluirLucas Franco
Lucas
ExcluirManter uma determinada média horária é mesmo difícil. Há que se ter controle da distância pelo hodômetro do carro e o tempo para percorrê-la. Se o carro tiver computador de bordo a função velocidade média por ser usada. Se, por exemplo, for escolhido o tempo de volta de 3min12s, a média horária é 3600 / 192 s = 18,75 km/h x 4,309 km (distancia da volta) = 80,793 km/h. Ou então achar quantos metros o carro precisa andar por minuto nessa média horária, 80.793 m x 60 / 3600 = 1.346,55 metros por minuto. Ou, ainda, 60 x 1.000 / 1.346,55 = 44,558 segundos por km. Mas o Jan, muito experiente em rali de regularidade, pode lhe orientar melhor do que eu. Contate-o pelo endereço do site que publiquei no post.
Bob, se voce puder, na próxima vez que tiver uma etapa do torneio, avise com alguma antecedencia aqui no AE, como funciona, quais os custos, como o carro deve ser preparado. Garanto que muita gente ficará interessada em participar. Eu mesmo sou um dos interessados. A não ser que seja, como o Flavio Gomes diz, um campeonato secreto.
ResponderExcluirBragatto
ExcluirVocê não deve ter visto o post que publicamos no dia 26/11, pena.
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/11/sera-realizado-nos-dias-22-e-23-de.html. Em torno de 30 dias antes sempre divulgamos o Torneio.
Rodrigo Dapra já loteou o Templo. Fatura tudo nos torneios de regularidade. Comparsa dos bons.
ResponderExcluirMuito legal!! Tenho vontade de acelerar numa pista assim algum dia. Quem sabe um dia em Cascavel ou Toledo, mais próximos para mim.
ResponderExcluirO Bob foi só assistir ou acelerou tbm?? Como funcionam esses eventos? tem aquele negócio de não poder ultrapassar em curvas?? Quais as regras de segurança de um evento desses?? tenho curiosidade.
Abraço.
Anônimo 07/01/13 13:34
ExcluirSó estive lá para ver os amigos e apreciar um pouco daquele ambiente cordial.
Pode-se passar em curvas e a única regra de segurança é usar capacete e atar cinto. Quem andar rápido demais, bem fora da média, pode eventualmente ser excluído da prova. Para mais informações sobre esse evento, faça contato com o Jan Balder via o link que consta do post.
Interessante...
ResponderExcluirUma Alfa 2300 venceu carros bem mais potentes e esportivos. Meu avo costumava dizer que quem tem Alfa geralmente dirige muito bem...
Nao sei se o que o velho falava era verdade, ou era historia para impressionar moleque!
Mas o que noto é que esses carros sempre estao na frente, nas mais diversas corridas mundo afora.
Eu adorei a Alfa que leva a bandeira quadriculada.
Jorjao
Antigamente o Alfa Romeo era conhecido aqui no Brasil por JK
ExcluirEle era muito mais rápido e moderno que os carros aqui fabricados.
Talvez dai que veio essa história do seu vo.
O JK foi substituído pelo Alfa 2300 que tbm era bem rápido pois usava carburação quádrupla q era equivalente ao 4drijet nos v8s
Jorjão
ResponderExcluirRealmente o Alfa 2300 venceu, mas é preciso levar em conta que velocidade não é o fator determinante de vitória, mas rodar dentro do tempo de volta escolhido fugindo o menos possível dele (portanto dentro da média horária) ao longo do circuito. Sem dúvida que um bom carro ajuda o piloto a ficar dentro da média.
O Rodrigo Daprá e o Rogério Cardinale honram a equipe Comparsas do Blog ! Parabéns !!!! Já competi várias vezes , de Clássico ( Puma GTI 80 ) e de Modernos, e o ambiente é muito bom. A competição é contra você mesmo : tem que manter a média que você mesmo pré estabelece nas 3 primeiras voltas. Aí, a cada segundo atrasado ou adiantado você perde pontos. Existem vários postos secretos de aferição espalhados pelo circuito e a regularidade é fundamental. Os Comparsas Eric Darwich e Luiz Salomão "Saloma" já ganharam vários Campeonatos com VW Sedan 1200 ! Não há necessidade de preparação especial, só os equipamentos de segurança em dia, pneus bons. O capacete é necessário e a pressão dos pneus deve ser aumentada em 05 a 10 libras. E aí é só diversão !!!
ResponderExcluirOlá Bob, saudações!! Perdi essa - e olha que o "Green Hell" ficou buzinando p/ eu ir, mas teve compensação de feriado na Toyota, tive que trabalhar. Agora dias 19 e 20 já vou programar! Não sei se de Opala (1985, 6 álcool, 4m, esperando placa preta daqui 2 anos)no sábado, ou com o 3L no domingo. O problema do 3L é que a bomba de óleo tá fraquinha (0,7 BAR quando esquenta, sendo normal de 1 a 1,2). Fui ver uma bomba nova aqui no Brasil, NÃO EXISTE! Usadinha custa 700,00. No site rockauto.com achei por US$ 130,00, nova! Não sei se dá tempo de trocar. Gde abç!
ResponderExcluirEu gosto daquele Dodge Charger '67... para mim ele é mais bonito que o próprio modelo '69.
ResponderExcluirAsterix
apenas corrigindo: charger 66.. as diferenças são sutis mas existem...
ExcluirÀqueles que tem dúvidas a respeito do torneio, conforme alguns comentários anteriores, podem consultar o site. Contudo, como tenho alguma experiência nesse torneio, posso adicionar o seguinte às dúvidas citadas:
ResponderExcluir1) Estratégia: A estratégia varia muito de piloto para piloto: o participante deve sempre manter em mente que não vale o tempo de volta, mas a regularidade como um todo, pois o carro é cronometrado por telemetria e os PC's são virtuais, ou seja, não há ninguém esperando o carro passar para fechar o cronômetro. Lembre-se que o seu ponto de referência para fechar uma volta pode não ser o mesmo do pessoal da organização. Além disso, sempre há 3 ou 4 PC ao longo da pista, fazendo com que você complete umas 3 ou 4 voltas a cada volta. (Será que consegui ser claro?).
Outro ponto é escolher um tempo mais lento por volta p/ se concentrar melhor e se preocupar mais com a regularidade ou um tempo mais rápido que permita fazer duas ou três voltas a mais na pista? Isso depende de cada piloto, mas deve-se ter em mente que é mais fácil ser ultrapassado do que ultrapassar para não se "atrasar".
O momento para entrar no box e escolher o seu tempo junto à organização também faz parte da estratégia, pois há momentos em que se forma um "congestionamento", quando muito carros param ao mesmo tempo para informar o tempo que irão perseguir.
2)Ultrapassagens: Não há no regulamento nada que proíba a ultrapassagem em curva, mas é dito a cada briefing que os pilotos evitem essa situação, pois nem todos que estão na pista são pilotos de verdade (federados) e ninguém é testado quanto à sua habilidade antes de entrar na pista. Em alguns momentos, o que é comum nas ruas não é exatamente igual nas pistas sobre que postura adotar diante de uma situação (manter traçado, manter-se à direita, etc, etc...). Na prática, os participantes acabam fazendo exatamente isso: evitam, mas não deixam de fazê-las, pois os participantes sempre são muito cavalheiros e facilitam aquele que vem vindo nitidamnte mais forte. E isso é um dos pontos altos do torneio desde a sua criação: não há "moleques" no sentido pejorativo da palavra (e não na idade). Todos "moleques" que por lá já apareceram naturalmente não voltaram porque se sentiram como "peixes fora d'água".
Demais regras seguem o que é comum na maior parte das competições automobilísticas, como bandeiras de sinalização e procedimentos de pista.
3) Veículo: São admitidos todo tipo de veículo que tenha condições de rodar nas ruas, ou seja, devem estar com luzes funcionando, extintor, pneus em bom estado, cintos de segurança, etc. Como é permitido o uso de cronômetros (e somente eles), não há impedimento para carros que o tenham como equipamentos de fábrica, tampouco relógios em seu painel. Até porque o relógio de um automóvel não ajudará muito, pois a competição é cronometrada nos milésimos.
Os participantes devem utilizar capacetes (que não precisam ser homologados pela CBA ou FIA), podendo ser de motocicleta mesmo (até mesmo abertos). No site há a indicação de como cada veículo se enquadra nas categorias (Moderno ou Clássico).
4) Custos: Tirando os custos do veículo como combustível, desgaste e acidentes (sim, eles já aconteceram e carros saíram de guincho), paga-se a inscrição de R$ 360,00 (correndo sozinho) ou R$ 450,00 (correndo com navegador) que cobrem toda a estrutura do autódromo e dos organizadores.
5)Dicas: Não subestimem carros "civis" no meio de alguns esportivos vistosos que por lá aparecem, pois há muita gente boa de "braço" pilotando no melhor sentido da palavra e já vi gente tentar segui-los e se dar mal por achar que o equipamento teoricamente superior seria suficiente para acompanhar o ritmo do outro que provavelemnte era mais experiente de pista.
O Bob nunca participou, mas já deu o ar da graça descendo a bota em um Audi RS3 de imprensa debaixo de chuva torrencial. Acho que já tá na hora de se divertir também...
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ResponderExcluirSó andei com o RS3 porque era para descer a bota. Só uma correção: o RS3 não era carro de teste de imprensa, mas cedido especialmente pela Audi para aquela finalidade. Eu nunca faria aquilo com um carro de teste. Lembre-se, a vida toda fui piloto de velocidade, sendo-me inconcebível rodar a uma média pré-estabelecida. Mas dou todo o mérito do rali do Jan, especialmente por ser feito em circuito e não em estrada. É uma forma de automobilismo que diverte muito a um preço imbatível. Não se escapa da taxa de inscrição, mas ela é razoável e necessária para cobrir custos e remunerar o Jan, o que é totalmente compreensível. Me divertir? O que você acha que faço quando testo um carro? (rs).
Bob,
ExcluirNão esperava resposta diferente de você... Essa é a melhor forma de identificar ou definir quem realmente gosta de dirigir: quem se diverte e quem o tem como tarefa...
Realmente quem não tem condições $$ de explorar o mundo da velocidade dentro dos autódromos - como eu - encontra no torneio do Jan a opção mais acessível de tocar esse mundo fascinante. Por isso que esse ano voltarei a disputá-lo, já que ano passado deixei de competir por motivos extra-pista.
Em tempo: ver o RS3 sumindo na reta oposta enquanto meu carro não conseguia ganhar velocidade tamanho o filme de água à frente do pneus não tem preço... E dá-lhe tração integral...
Abraço e até uma próxima oportunidade. Que seja em breve.
Eu cheguei tarde lá no domingo...
ExcluirJá estava acabando, mas parece ter sido muito bom.
Fiquei até a hora que os carros subiram da pista.
Dia 20 de janeiro estarei por lá e tentarei não me enrolar.
Qual era o modelo da Mercedes preta que estava andando lá ?
Achei maravilhosa mas vi rápido e não identifiquei.
Grande abraço.
Takeda
ExcluirNão vi qual Mercedes era exatamente, mas pela ficha de resultados era um AMG. Nos vemos no dia 20!
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ExcluirO RS3 naquelas condições era algo que não dava para acreditar. Fiquei mesmo impressionado. Isso, participe de novo. Até breve.
Eu acho que o Bob toma tempo de carro igual, mas só acho
ExcluirAnônimo 07/01/13 21:22
ExcluirÉ mesmo? Em que você se baseia para "achar" isso?
Takeda,
ExcluirO Mercedes era um C63 AMG.
Abraço!
Obrigado pela informação Fábio "RR"
ExcluirE Bob, agora não mais dia 20 né, dia 19.
kkkkk
Vou ver se coloco o Prêmio pra rodar no Templo.
Abraços.
Gostaria muito de participar um dia, principalmente para conhecer você, Bob!
ResponderExcluirBob, é possível participar apenas para "dar umas voltas" na pista? Digo isso pois acho que meu Opala 72 4 cilindros ficaria em último...hehehe!
Belas imagens!
Rafael Pinto
ResponderExcluirEntão, participe! Você não precisa rodar os 45 minutos, pode parar quando quiser. Se você escolher um tempo alto, teoricamente é até possivel vencer com o seu Opala.
Boa!
ExcluirObrigado pelas dicas!
Estive lá para acompanhar os 2 membros do nosso CLube que correm na TCMP (com Uno e 147), e já assisti a 2 etapas do regularidade. Inclusive, estacionei o carro perto da "concentração" dos pilotos ali no estacionamento, mas por não estar correndo, preferi não me "aprochegar".
ResponderExcluirEstou terminando de montar meu 1.6R, então, este ano, podem contar com minha presença nas etapas futuras.
Admito que não me atrai muito a "regularidade" em si, mas o fato de estar com seu próprio carro dentro do "Templo", e sem pagar os absurdos que se tornaram as inscrições dos Track Days, me instigam.
Mas sei que depois da primeira, vou viciar rs.
Digo Garcia
Administrador Clube do Uno Brasil
www.clubedounobrasil.com.br
Os ralis de regularidade em Interlagos organizados pelo Jan são muito bons, prato cheio para quem gosta de carros. Esta etapa foi especial para mim, pois finalmente consegui conhecer pessoalmente o Bob e minha noiva aceitou ir até lá! (talvez por isso a chuva no sábado... rsss!)
ResponderExcluirNão consigo transmitir em palavras a emoção que é pilotar seu próprio carro em Interlagos. O bacana depois que comecei a participar dos ralis foi que descobri como é possível andar rápido, mas de forma suave, coisas que me pareciam impossíveis de conciliar. Prova disso é que o desgaste do carro é mínimo, praticamente só pneus, mesmo andando forte nas curvas.
Algo que temos que ter em mente, como bem disse o grande Claudio Ceregatti (ele vai ficar doido quando descobrir eu tê-lo chamado de "grande"...), é sempre respeitar o Templo, senão fica facinho, facinho de fazer meleca ao termos excesso de confiança e abusarmos onde não se deve.
Abraços a todos!
Fábio "RR" Pinho
Alguém saberia me dizer quem é o piloto com o Chevette branco, no canto superior esquerdo da primeira foto?
ResponderExcluirBob, muito legal o post!
ResponderExcluirÉ uma diversão indescritível andar em interlagos com seu próprio carro. Além de uma grande oportunidade de conhecê-lo melhor em condições mais extremas.
Andar de Audi S3, TTS, RS3 e RS5 é sensacional (fiz o curso "S" da AUDI no início de 2012 em Interlagos). Mas andar com meu carro, me dá uma sensação igualmente emocionante, porém de uma maneira diferente.
Apenas para correção: o nome do piloto do Uno Branco é "João Schmitt" e não "Shitt" como está no texto!
Um abraço e até a próxima!!
Rafael Novaes
Rafael Novaes
ResponderExcluirO nome do João Schmitt foi corrigido, obrigado. Deve mesmo ser uma grande sensação dirigir o próprio carro na pista!
Abraço!
Bob, um favor: corrija meu sobrenome. Do jeito que está não soa bem. Um abraço!
ResponderExcluirJoão Schmitt
ResponderExcluirDesculpe o lamentável erro, embora tenha recebido assim da organização. Como você pode ver aí em cima, o leitor Rafael Novaes já havia me alertado, com imediata correção.
O Matheus do Voyage vermelho, eu o conhecia, porém perdi o contato... ele era presidente do clube do Voyage, isso uns 10 anos atrás, ele tinha um Voyaginho CHT cinza e depois um GL 1.8T 4 portas... eu sempre participava dos encontros.
ResponderExcluirManter velocidade às vezes é tão interessante quanto descer a lenha. Qualquer dia levarei um Chevettinho 83 todo original. Mas seria uma glória apenas assistir ao evento. Abraços aos participantes!
ResponderExcluirParticipar do torneio dia 23 foi um baita presente de natal. Achei que me sentiria um peixe fora d'água por ser minha primeira participação e por não conhecer anteriormente Interlagos. Mas o clima de camaradagem contagia todos os participantes e organizadores, que estão de parabéns. E de quebra aconteceu um ótimo bate-papo após a bateria. Sempre que a agenda permitir, pretendo esticar até São Paulo e participar.
ResponderExcluirBob, gostaria mais uma vez agradecer pela incrível oportunidade de participar de um evento de tamanha emoção, muito obrigado mesmo, foi um prazer apertar sua mao assim como a dos colegas Autoentusiastas.
ResponderExcluirOlá Gonzalez continuo por aqui.. e na Organização do Clube do Voyage até hoje heheh!! Qual era seu carro e porque sumiste ?? Entre no nosso fórum!
ResponderExcluirBOB, é com emoção sincera que leio este post e vejo essas fotos... no dia não tive a total compreensão de estar conversando com uma lenda para qualquer antigo-mobilista e você simpático e interessado conversou por horas conosco chegando a acelerar meu carro, capo aberto, na mão ali nos box, não tenho palavras, muito obrigado, grande satisfação Abraço!
Ao meu irmão outro abraço e agradecimento pois nos últimos anos temos compartilhado muitos momentos emocionantes!
Fala Mateus, beleza? Cara, eu me lembro quando começamos a fazer os primeiros encontros, ali em uma travessa da Roberto Marinho, em frente ao Mc Donalds.... você tinha o CHT cinza com as BBS e pregado no chão, tinha o Júnior que tinha um Sport Prata e depois pegou um maravilhoso e impecável Sport Cinza (ele morava perto de casa e trabalhou com um amigo meu), tinha mais outro carinha que não me lembro o nome e tinha um GLS branco e eu tinha um CL 1.8 92 bege metálico que na época era originalzinho de tudo!
ExcluirLembro - me do primeiro encontro de quadradinhos que fizemos no Pacaembú, foi um sucesso!
E por ironia do destino, fui fazer pós na FEI em 2008 e encontrei na turma o Carlos Morassi, do Voyage GL 1.8T vinho... hoje trabalhamos juntos na VW... ele tem mais contato com você e com o Will Freitas, salvo engano.
Eu faço parte do clube do Voyage / Carmaniacs, mas entro muito pouco... eu vou de vez em quando nos encontros no ginásio de SBC (antes era na FSA).
Você têm Facebook? Se sim, me add, Luciano Gonzalez!
Forte Abraço!
Pregado no chão. Aí sim! A manolagem em peso no AUTOentusiastas.
ExcluirAnônimo 09/01/13 11:36: vai catar coquinho mala sem alça! Agora não posso falar uma giriasinha sequer então..... vai soltar pipa no ventilador, almofadinha!
ExcluirO problema não é a gíria e sim ser pregado no chão, carro assim não funciona, é manolagem
ExcluirAnônimo, agora eu concordo com você, não sou adepto de veículos rebaixados
ExcluirClaro Gonzalez me lembro de ti e do teu bege original de tudo.. então ainda tenho contato com o Junior (infelizmente vendeu aquela joia) e com o Thiago (ainda tem o GLS branco), estamos falando do ano de 2005, aqueles foram os primeiros encontros do CdV em SP, lembro-me tb do Ivo, André Moute e tantos outros colegas apaixonados pelos Vw antigos, o Morassi anda meio sumido tb mas é verdade ano passado ele apareceu em alguns encontros e reencontrou eu e o Will.
ExcluirAo anônimo o carro era meu, andei baixo uma época, isso não muda meu carácter ou meu grau de instrução, passar bem!
Foi muito, MUITO bacana participar! Corri com a minha esposa, pela primeira vez, na Clássicos Duplas e ficamos, vejam só, em segundo! Já estava contente se não ficasse em último, mas até tinha a desculpa de ser a primeira vez, se ficasse... Pois os resultados foram sendo divulgados e qual a nossa surpresa, fomos para o pódio! Uma pena foi a chuva, mas com certeza, no próximo vai ser melhor... Vejo vocês, lá... Um abraço, Ricardo Biasoli (Gol GT 1.8 86, Vermelho)
ResponderExcluirPrezado Bob e editores, eis uma curiosidade que tenho há muito: já houve alguma prova em Interlagos, mas no sentido contrário? Existe algum impedimento técnico para tal?
ResponderExcluirBob , eu e meu filho ( que vc levou pra dar uma volta no S3 em outro evento ) , apesar de terminarmos a etapa em quarto lugar , fomos campeões de duplas classicos com o passat 17 , e aproveitamos para parabeniza-lo pela cobertura e divulgação deste evento , o Jan é um profissional apaixonado pelo que faz e claro merece o apoio de todos para dar continuidade a esse evento , abraço
ResponderExcluirBob, faça uma correção ai por favor eu estava de Focus e não com a BM, Ribeiro, numero 32 individual modernos.
ResponderExcluirOutra coisa eles não fizeram mais fotos, por exemplo do meu Focus Prata n. 32 para me enviar por favor. Estarei novamente neste sabado 19.
Abs e até lá
Ribeiro
Ribeiro,
ResponderExcluirJá foi feita a correção do seu carro. Por favor, informe-me seu e-mail para autoentusiastas@gmail.com, que vou ver se encontro, com os fotógrafos, fotos do seu Focus e enviá-las diretamente para você.
Ribeiro,
ExcluirJá tenho três fotos do seu Focus. Por favor, informe-me em autoentusiastas@gmail.com para onde devo mandá-las.
ADG High Torque é o gordinho do c* que o Kleber Tiozão fala... kkkkkkk
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