"Em Nova York alargaram as calçadas para os pedestres terem de caminhar menos para atravessar a rua. Boa idéia, vamos fazer isso aqui!", deve ter pensado alguma das mentes brilhantes que povoam a Companhia de Engarraf....opa, Engenharia de Tráfego da Cidade de São Paulo.
— Mas em Nova York estenderam as calçadas. Como é que a gente vai fazer isso aqui?
Calçada estendida em Nova York (DNA info.com New York) |
(Pessoas pensativas em volta da mesa de reunião, quietas, uns brincando com clipes de papel, outros fazendo malabarismo com caneta Bic, atmosfera meio tensa...)
— Já sei! Vamos pintar parte da rua, assim ela vira calçada!
— Certo, mas por que alguém pensaria que a parte pintada é calçada?
— Sei lá, acho que tá na cara...
— Pintar de que cor?
— Hummmm... azul!
— Azul? Por que azul? Não seria melhor uma cor parecida com o cimento das calçadas, um cinza?
— Se for cinza os motoristas podem não ver que a calçada aumentou...
— Ah, bem lembrado...mas, e se um carro passar por cima da parte da rua que foi pintada?
— Não vai passar, não...
— Como você sabe, se essa pintura não está prevista no Manual de Sinalização Horizontal do Contran?
— A gente coloca uns pinos grossos em toda a borda externa da área azul.
— Mas não fica feio, um monte de pinos?
— Não, o pessoal não vai dar a menor bola pra isso, tampouco a imprensa, que é amiga da gente! Tem um blog aí que vive metendo o pau na gente, mas, tudo bem.
— Mas não tem pinos em Nei York....
— #1@x //*&!!!
— Não tem como um automóvel maior, como picape ou caminhão, ter que passar pela calçada pra fazer a curva, como nas minirrotatórias? Aí com os pinos não dá...
— Não!!! Se alguém se meter a passar pela calçada a gente taca uma multa nele, gravíssima, R$ 191,54 mais 7 pontos. O cara vai vê só!
E assim São Paulo ganhou mais uma aberração rodoviária, em complemento às pavorosas ciclofaixas vermelhas e às guias das calçadas de pintura tracejada (para que será que serve?).
O que será que os paulistanos fizeram para merecer isso? Seria ira dos deuses? Maldição?
A qualidade e a durabilidade da "calçada" azul são exemplares, além da faixa de pedestres quase apagada... |
BS
P.S.: Quem nos alertou a respeito dessa novidade foi o leitor e amigo eng. Francisco Vidal Gonzalez, a quem o AUTOentusiastas agradece.
P.S.: Quem nos alertou a respeito dessa novidade foi o leitor e amigo eng. Francisco Vidal Gonzalez, a quem o AUTOentusiastas agradece.
Realmente ideia de "girico", já passou da hora de questionar o Q.I. de quem inventa essas bizarrices. Não sei como funciona aí em SP, mas em Curitiba temos as ciclofaixas vermelhas que só funcionam como ciclofaixas aos domingos em um determinado horário, e eu sou a favor das mesmas, acho uma boa para incentivar o uso da bicicleta aos finais de semana e em ruas onde o tráfego não é tão intenso como em SP.
ResponderExcluirBob
ResponderExcluirSorte sua que você não mora em Blumenau/SC. Iria ter uma síncope a cada esquina.
Só formatando o HD. O Brasil não tem mais jeito. Depois que tudo o que é errado passou a ser tolerado pra "deixá o ôme trabaiá", o negócio desandou. Aí você tem um bando de imbecis tomando decisões importantes, mas imbecis, com a justificativa de que estão trabalhando.
E pra piorar o povo não é ouvido, mas quem sabe o Brasil se arrume daqui a uns cem anos.
ExcluirLeonardo,
ExcluirMoro próximo a Blumenau e confirmo.
Há alguns anos, eu tinha o costume de ir a Blumenau todos os sábados, mas já faz um bom tempo que deixei de fazê-lo.
Mas cá entre nós Leonardo, teu povo continua a votar sempre nas mesmas pessoas, não é?
Leonardo,
Excluirvocê viu o que fizeram no centro de Pomerode? Eu mal pude acreditar.
E ainda avalizado pelo IPHAN e pago pelo governo federal.
Franklin Weise,
ExcluirPomerode era outra cidade que eu frequentava semanalmente. Era lá onde eu e minha esposa nos deliciávamos com um bom chocolate quente e uma belíssima torta.
Mas um dia cruzei o semáforo no sinal vermelho, e o resultado senti no bolso.
Até hoje eu não sei como foi acontecer, porque em sã consciência jamais faria isso. Mas confirmo que na foto era realmente o meu carro. Aparece bem claro na foto. Apenas o meu carro passava por lá naquele momento.
Por isso, acredito que aquelas sinaleiras não estão na altura homologada.
Mas tudo bem, quem perdeu mais foi a cidade, porque nunca mais retornei lá para gastar meu rico dinheirinho.
Ah! Estava a esquecer dos deliciosos chocolates que comprava naquela lojinha da fábrica. Comprava, é claro.••.
Blumenau é um exemplo a não ser seguido no transito. Já informei o national geographic channel para inclui-la no programa Obras Incríveis!!!
ExcluirBizarro, e devo lembrar, Bob, que algo similar ocorre em Belo Horizonte.
ResponderExcluirA Av. Juscelino Kubitscheck é paralela à linha do metrô de superfície da capital, e parte da área foi invadida. Com o tempo foi se estabelecendo um comércio local e os moradores iniciaram uma "faixa de domínio" sobre a avenida, delimitando essa área com tambores.
Agora, não sei se por iniciativa da BHTrans, e as imagens do Google Street View não estão tão atualizadas para que você veja, esses mesmos "pinos de plástico" foram colocadas na faixa da direita, tendo a avenida reduzida em uma faixa de rolamento, sendo que logo a frente há uma bifurcação onde os motoristas que precisam seguir pela pista da direita foram seriamente prejudicados.
http://goo.gl/maps/gRbRO
http://goo.gl/maps/Xj1gR 6 lombadas em menos de 100m em peruibe, bougainville 1. só pq é um condominio com casas bonitas, acham que a gente quer passar a 20km/h por 6 quebra-molas pra ficar olhando? :(
ExcluirEssa calçada azul vi na Berrini, e demorei a entender para quê era esse negócio. E não gosto de usá-las dá uma sensação de insegurança.
ResponderExcluirHS
Uau, Bob, bota jerico nisto!
ResponderExcluirComo vc falou no post anterior
ExcluirEnquanto a populacao nao aprender a votar nao temos como cobrar coerência de nossos governantes
A base de td e a educação e cultura
Muito ainda vamos lastimar!
Não acredito que uma mente humana possa realizar tamanho absurdo. Este é o Brasil.
ResponderExcluirNum país onde, em caso de acidente a população saqueia a carga em lugar de providenciar socorro para o motorista, tudo pode acontecer.
ResponderExcluirOs "técnicos" que decidem sobre trânsito, por vezes nem mesmo sabem dirigir...
Há um caso 'clássico' de um desses 'profissionais da mobilidade', que alterou a mão de direção de uma rua, só para agradar a namorada que residia no local.
E vocês a discutir 'sutilezas' como coloca pino (ou não), pinta de azul (ou cinza), etc. etc.
Ora façam-me o favor: deixem esses "maravilhosos profissionais" trabalharem em paz, gerando receita com multas pesadas (que as pessoas, de forma 'ignorante' chamam de 'caça-niqueis'), para quem não conseguir entender suas 'elocubrações intelectuais'...
Ari Rocha
Rapaz, vou dizer uma coisa: que sofrimento voces passam com esse pessoal "organizando" o trafego de voces! cada vez que vejo uma materia falando sobre a CET e de São Paulo aqui no blog, juntando com os congestionamentos por excesso de veiculos, eu perco cada vez mais a vontade de ir aí sofrer "ao vivo" já que hoje só de ver pela tv e ler os textos do Bob, eu já tenho calafrios. E realmente os superinteligentes que fazem essas obras de arte nas ruas de voces mereciam o premio nobel da paz, e os trofeus poderiam ser esses cilindros mesmo! vão lá, arranquem-nos e vão enfiar, ops, entregar, pessoalmente, a eles!
ResponderExcluirCusto a acreditar que não exista algum "acessor" que muito por acaso acabe lendo alertas importantes como o que este conceituado blog veicula incansavelmente. Pleitos civilizados como este devem chegar aos governantes, um dia teremos menos bizarrices, não é possível! Aqui no RJ a prefeitura começou a remover os "fradinhos" irregulares das calçadas, finalmente, e eles ainda vão ganhar uns trocados multando os abusados que estacionam sobre calçadas. Saiu hoje no jornal daqui. http://oglobo.globo.com/eu-reporter/depois-da-remocao-de-fradinhos-carros-invadem-calcada-em-laranjeiras-7172430
ResponderExcluirRoberto Mazza
Enquanto transito não for tratado como transito, a bagunça perdurará. Hoje ele é tratado ou como questão politica ou como questão fiscal.
ResponderExcluirA Máfia Nacional do Trânsito tem entre seus braços operacionais e comissionados, empresas comerciais de economia mista travestidas de órgão publico, como a que transformou SP na Capital Mundial das Placas de Trânsito, dos semáforos duplicados na mesma haste e com a mesma operação(observar na foto, a extensão da haste em NY e a existência de um só semáforo). Essas empresas agregam os piores vícios do funcionalismo publico e das empresas comerciais direcionadas exclusivamente para o lucro e negociatas. Prevalecem outros interesses que não os da cidade, os gastos são dirigidos para operações que inundam a cidade de placas, faixas, semáforos duplicados e outros controles, campanhas ineficientes, falaciosas, perigosas e anti-sociais que incluem filmetes idiotizantes, estimulo ao desentendimento entre os grupos potencialmente conflitantes que compõem o trânsito, etc. tudo muito bem pago pela cidade. Essa associação entre a administração publica e o interesses dos acionistas da empresa, onde socializam-se as despesas e privatizam-se os lucros é totalmente perniciosa. Em resumo: essas empresas não podem ter carta-branca para fazer de forma oportunista, o que bem entendem, como e quando quiserem, sem um plano bienal revisado anualmente com a fiscalização e participação da comunidade através de associações de bairro, vereadores honestos (se ainda houver), arquitetos, urbanistas, imprensa não amestrada, etc. Como fazem em NY.
ResponderExcluirAquí não se fala em redução de custos, gastos de energia com milhares de semáforos duplicados,etc. etc. Campanhas e ações falaciosas sobre segurança no trânsito são feitas para corrigir erros e isentar-se de responsabilidades como Fator Contribuinte para acidentes, inclusive fatais. Deixamos a pior das raposas tomar conta do galinheiro!
Tenho que endossar em gênero numero e grau com suas afirmativas.
ExcluirInfelizmente o que vemos no Estado de São Paulo e no Municipio é a PPP (parceria publico privada) das despesas e dos investimentos e a privatização do Lucro. Foi assim com a VASP, as estradas paulistas, o Metro, CONTROLAR, etc. etc. etc.
No plano Federal, estamos apostando para ver o que vai acontecer com os Aeroportos...TOMARA que existam cláusulas que protejam o Estado nessas concessões, Concessões estas que só existem nos Aeroportos Londrinos e da Cingapura (nos EUA Aeroporto é questão de ESTADO). Tomara que o tiro não saia pela culatra.
Concordo, sempre que vejo esse tipo de coisa só consigo imaginar que foi concebido para alguém ganhar muita grana.
ExcluirOu seja: mais uma aberração que em breve, irão copiar aqui para o interior de SP...
ResponderExcluirComo diria aquele sábio narrador esportivo: "Que Fase"!
Inacreditável! O pior que isso não é decisão tomada por uma mente brilhante apenas. Será possível que ninguém pára pra falar: "Não, espera aí, isso não faz sentido, e vai ficar uma porcaria!"?
ResponderExcluirAqui em BH existe uma M@@#@A parecida e se chama BHTrans
ResponderExcluirDeixar o "trânsito" na mão das prefeituras...
ResponderExcluirAs decisões de sinalização deveriam ser tomadas em conjunto com os detrans ou as Jaris em parceria com as prefeituras... Um pensa e o outro executa, operação conjunta.
Essas "ideias" absurdas com certeza não seriam executadas.
Cada cidade sinaliza de um jeito, deviam pintar as ruas de cor de rosa...
Lembrando que a Prefeitura de Campos - RJ foi processada porque mandou pintar os semáforos de roxo (disseram que era rosa, como propaganda subliminar da campanha à reeleição dela, mas de rosa não tinha nada).
ExcluirSrs: já postei aqui e teve gente que riu: A COISA ESTA RUIM E VAI PIORAR. Vejam que eu não disse PODE. Eu disse VAI! Porque? Será que sou vidente? Srs por favor: OLHEM PARA TRÁS! As coisas só vem piorando, ano após ano! Precisamos parar esta corja ou eles vão parar a gente. Estão nos multando, roubando, avacalhando, criando todo tipo de mazelas, dificuldades, mecanismos, trapaças e artifícios para ferrar os BANDIDOS DOS MOTORISTAS BRASILIROS. Sim, somoS bandidos NO OLHAR DELES! E como a polícia e políticos extorquem dinheiro de traficantes, bandidos, etc, eles estão fazendo a mesma coisa conosco. Nas nosss barbas, impunemente, sob a proteção da LEI! Pecisamos parar esta raça! Será que ninguêm tem ideias aí? Abs.MAC.
ResponderExcluirSó podem usar drogas...quanta burrice em um único orgão.
ResponderExcluirMe parece que são atitudes tomadas apenas para "mostrar serviço": como acaba incomodando as pessoas, elas lembram da "obra" e julgam que essas empresas e administração estão trabalhando para o povo...
ResponderExcluirE assim a máquina pública vai seguindo a vida.
Olá Bob. Quando eu abro qualquer página do autoentusiastas o antivírus Avast detecta um vírus:
ResponderExcluirDetalhes da Infecção
URL: http://www.carrostube.com/favicon.ico
Processo: C:\Program Files\Mozilla Firefox\firefox...
Infecção: URL:Mal
Achei melhor avisar. Não sei se outros usuários estão tendo este mesmo problema.
Eu estou tendo o mesmo problema Felipe .
ExcluirFalso positivo... Verifica se só o Avast acontece isso. Com o McAffe não dá nada.
ExcluirFelipe e Speedster
ExcluirObrigado pelo aviso, já são quatro leitores reportando esse problema. Já passei a questão para o Google.
Estranhamente, o meu antivírus Microsoft Security Essentials nada acusa, tanto no PC quanto no netbook.
Aqui o Avast! alerta com esta mesma mensagem.
ExcluirBob, por precaução remova o link ao lado do blog "CARROS TUBE" aí do lado. O ícone dele é a fonte do problema.
ExcluirTudo bem Bob ,o Avast tem horas que exagera também.
ExcluirAnônimo 02/01/13 16:10
ExcluirRemovi o link "CARROS TUBE". Pode fazer um teste, por favor?
Grato pela ajuda.
Aqui o AVAST se aquietou.
ExcluirTudo certinho!
Isso acontecia comigo tb. Parece que foi resolvido, não vi o aviso de 'site mal intencionado'.
ExcluirDifícil acreditar que uma aberração inútil como essa seja obra "jumana".
ResponderExcluirBob, acho que na faculdade de jornalismo você faltou à aula em que o professor explicou sobre como escrever o nome detsa cidade. Ou você escreve New York ou Nova Iorque, misturar não.
ResponderExcluirDevem ter sido as críticas do Lorenzo Frigério e do Bussoranga que atrapalharam as suas ideias neste começo de 2013.
Preste mais atenção da próxima vez.
Prezado grande professor de ortografia, antes de criticar os outros, é bom sempre pensar de forma auto crítica e corrigir seus textos antes de enviá-los, pois um erro de digitação como o que você cometeu, remete a aulas do ensino fundamental.
ExcluirSobre o erro do Bob, o texto não é dele, é a fala de uma terceira pessoa, então, mais uma vez, antes de falar do rabo dos outros, olhe bem para o seu. ;)
Anônimo 02/01/13 13:41
ResponderExcluirTodo veículo de comunicação tem um manual de redação. Como (AE) somos pequenos, adotamos o Manual de Redação e Estilo do O Estado de S.Paulo, obra admirável do jornalista Eduardo Martins, que infelizmente nos deixou cedo, em abril de 2008. Pelo manual é Nova York, enquanto New Orleans e New Jersey mantêm a grafia original. Creio não poder haver dúvida quanto a um jornal que já tem 137 anos de existência. A Folha de S.Paulo também adota Nova York. E você se enganou mais duas vezes, uma, que críticas atrapalham minhas idéias e outra, que fiz faculdade de Jornalismo. Três furadas num comentário só não lhe parece muito?
Bem, se a Folha de São Paulo é sinônimo de credibilidade, aí está: no segundo parágrafo antes da palavra Fiat.
Excluirhttp://www1.folha.uol.com.br/mundo/1209062-policia-uruguaia-investiga-furto-milionario-de-herdeiro-da-fiat.shtml
Anônimo 02/01/13 15:20
ExcluirPelo jeito, você não tem mesmo o que fazer. Tomou uma minha na fuça, tentou revidar com uma grosseria desmedida, mas se esqueceu (ou não sabe) que agora os comentários passam pelo nosso crivo antes de serem publicados. E agora vem com essa bobagem de dizer que a Folha de S.Paulo não tem credibilidade porque escreve 'montadora'. Vá procurar o outro blog, vá...
Trabalhei como revisor e preparador de texto na Editora Siciliano e lá também usávamos o Manual do Estadão. Pura falta do que fazer mesmo desse anônimo...
ExcluirBob, apesar de eu também ser um chatonildo em ortografia, eu admiro este blog pela qualidade de seus textos. E este comentarista anônimo é o típico "grammar nazi" desocupado. A propósito, por quê não eliminar de vez a possibilidade de comentários anônimos?
ExcluirFiz jornalismo na UFS (universidade federal de sergipe) e posso dizer que o Manual da folha de São Paulo é referência na área de comunicação social. As vezes uma simples pesquisa na internet evitaria passar por este mico.
ExcluirDPSF
É sério isso?! Não tem o mínimo cabimento, e a calçada não está nem mesmo nivelada, que coisa mais ridícula ...
ResponderExcluirApoio totalmente o que escreveu o anônimo das 13,25.
ResponderExcluirAbraço e Feliz 2013
Anônimo Militar
E no final das contas, qual foi a grande diferença para os pedestres nesta travessia, um metro a menos de calçada? Não seria mais produtivo uma sinalização adequada, como a placa de advertência amarela e preta, indicando travessia em faixa de pedestres? Não vi na foto nenhuma placa.
ResponderExcluirAinda bem que não colocaram um quebra molas dentro da curva como fizeram há um tempo aqui em Brasília. Felizmente tiraram depois de mais de um ano. Antes tarde do que nunca.
ResponderExcluirAqui na ilha da fantasia, o governador anterior criou uma via nova (linha verde) ligando Taguatinga a Brasilia nos moldes do que existe em Curitiba ou seja com uma faixa exclusiva para ônibus. No entanto esta faixa ficou no lado esquerdo da via. Esqueceram do compra ônibus novos com portas viradas para a esquerda onde estão os pontos de embarque. Ideia do governador atual simples e geniosa: Vamos colocar os ônibus para circular em sentido contrario da via (imaginem só que m.... ia dar). Detalhe esta via é de velocidade alta 80km/h. Algum acessor deve ter dado uma dica para o Governador de que não iria dar certo pois no dia seguinte ele mandou os ônibus circularem em semi-expresso ou seja: o cidadão pega o ônibus em Taguatinga e desse depois de 15km problema dele se precisar descer no meio do caminho.
ResponderExcluirIsso aí é mais um desserviço a população. Só vai incentivar os pedestres a andar nas ruas ao invés de andar nas calcçadas.
ResponderExcluirPensei a mesma coisa. Colocar o pé (ou o corpo todo) na rua antes de atravessar é quase um esporte nacional.
ExcluirRealmente, este 'alargamento de calçada' ficou estranhíssimo. E muito feio. E me parece ferir o CTB.
ResponderExcluirO CTB já deve estar morto e esquartejado com tantos desses ferimentos.......
ExcluirAqui em Recife já fazem esse tipo de imbecilidade há décadas. A diferença é que aqui usam e abusam de blocos de concreto (aqui apelidados de "gelo baiano").
ResponderExcluirIsso mais me parece um artifício para evitar que "Emersons", "Nelsons" e "Ayrtons" entrem rasgando pela curva fechada, atingindo um pedestre desavisado que tenha acabado de pôr o pé na faixa. Visa obrigar os motoristas a diminuir a velocidade e enxergar a faixa bem de frente.
ResponderExcluirNa realidade, o que é absurdo nessa foto é a presença da faixa bem junto à curva; a mesma deveria ser deslocada adiante mais uns 15 metros, e o objetivo teria sido atingido naturalmente. Porém, preferiram fazer um erro para corrigir outro.
Então, em meu humilde ponto de vista, esse trabalho não tem nada a ver com querer alargar a calçada; acho que nesse caso específico o Bob se enganou. Corrijam-me se acharem que estou errado.
Lorenzo
ExcluirA solução é mesmo alargar a calçada e não criar uma zona de proteção para o pedestre, cujo objetivo é diminuir a distância de travessia. Quanto à faixa ser recuada "uns 15 metros", a ideía é errada por obrigar o pedestre a caminhar mais para chegar à faixa. Esta deve ser, obrigatoriamente por determinação do Manual de Sinalização Horizontal emitido pelo Contran, um prolongamento natural da calçada. O pedestre tem preferência sempre.
Não sei se a rua é liberada ao trafego de pesados; mas, não há caminhão que passe ali sem atropelar os obstáculos (ou, a calçada do outro lado).
ResponderExcluirÉ como dizem; é para justificar o salário que recebem...
Os obstáculos são de plástico, é para serem atropelados mesmo.
ExcluirOlá Bob, realmente, tais idéias são mesmo uma ofensa à inteligência dos animais resultantes do cruzamento da espécie Equus Asinus com os da espécie Equuus Caballus.
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirperdoe minha ignorância mas não tenho certeza se compreendi o que foi feito nas calçadas de NY.
E da mesma forma não entendi o que a CET fez aqui: http://goo.gl/maps/lr4bO, na rua Dom Vilares, mas sei que isto também tem a ver proteção a pedestre.
An6onimo 03/01/13 11:20
ResponderExcluirEm Nova York, calçadas estendidas, alargadas, com concomitante estreitamento das ruas, para reduzir a distância de travessia. Na foto, estreitamento de pista para passar um carro por vez sob o viaduto. Aliás, essa rua tem vários pontos de estreitamento artificial, por marcação de solo.
Tem que haver um revolução no Brasil. Seja intelectual ou armada. Estamos assistindo o país afundar com tanta incompetência nas esferas municipal, estadual e federal. Qualquer Jeca Tatú que entra no governo acha que é gente e começa a fazer besteira.
ResponderExcluirO Brasileiro esta tão acostumado que não fica mais chocado com noticia de corrupção e etc. Ficou banal!