Olhando o conjunto mecânico acima, podemos observar uma série de coisas interessantes. Motor em linha em cima de um transeixo, para tração dianteira, suportado por um parrudo subchassi. Preso a este subchassi estão também as suspensões dianteiras, por duplo A sobreposto. Se o leitor olhar com cuidado, verá também a direção, por pinhão e cremalheira.
Parece realmente um projeto bem pensado, e original. Colocado desta forma, em cima do câmbio, a massa do motor fica recuada, mas ainda bem acima das rodas dianteiras para melhorar a tração, apesar de nesse caso parecer que ficou um pouco alto, o que definitivamente não é bom. Mas as suspensões e direção são de primeira linha, bem como parece ser o subchassi.
Parece realmente um projeto bem pensado, e original. Colocado desta forma, em cima do câmbio, a massa do motor fica recuada, mas ainda bem acima das rodas dianteiras para melhorar a tração, apesar de nesse caso parecer que ficou um pouco alto, o que definitivamente não é bom. Mas as suspensões e direção são de primeira linha, bem como parece ser o subchassi.
Proponho hoje uma brincadeira com os leitores: que é capaz de identificar de qual carro saiu este conjunto? Estou preparando um post sobre ele, então em breve tudo será revelado, mas quem consegue, até lá, descobrir o que é isso?
Mais algumas dicas:
- Primeiro e único carro de tração dianteira da marca
- Corrente de 1965 a 1973
- Grande sucesso de vendas em seu país de origem
Observar com calma a foto acima pode dar mais algumas pistas, mas não vou falar mais senão fica fácil. Quem acertar ganha menção honrosa no post sobre o carro... Até lá!
MAO
Com essa configuração maluca imagino que seja o Triumph 1300.
ResponderExcluirTriumph 1300?
ResponderExcluirMcQueen
O carburador meio que entrega o país de origem, ai basta procurar pelas pelas esquisitices que se acha hehehe
ResponderExcluirCarburador SU, é algum carro inglês...
ResponderExcluirParece, especificamente, o 1300 Triumph Saloon (pois outros modelos usaram o motor 1300, como o Dolomite, Toledo, Herald, Spitfire...)
ResponderExcluirOutra curiosidade de tração dianteira era o pequeno ônibus Cortez (http://www.cortezcoach.com/index.php/historical-info/cortez_history/).
Grande abraço!
Não tem erro-é mesmo o Triumph 1300 Agora ,quanto a ser o unico,sei não...Ainda me lembro do Acclaim.mas dirrepente nem era mais um Triumph,né?
ResponderExcluirTriumph, foi fabricado em Tel Aviv até 1972.
ResponderExcluirTodos
ResponderExcluirAcho que acertaram, Triumph 1300. Eu não conhecia o detalhes do modelo, mas surpreende-me terem partido para uma solução diferente do Mini quanto a posição do motor e, também, não adotarem suspensão McPherson. E diferentemente do Mini, o óleo do transeixo não era o mesmo do motor. Há mesmo coisas estranhas nesse terreno, como o FSO Polonez ter comando de válvulas no bloco acionado por correia dentada.
Triumph 1300, é ele mesmo! O carburador SU denuncia, mas a tampa de válvulas ao estilo Triumph não deixam dúvidas. Bom, o Triumph Acclaim também tinha rtação dianteira, mas ele no funco era só um japabox disfarçado de britânico.
ResponderExcluirhttp://www.bmh-ltd.com/wheelnut/wheelnut_8.asp
ResponderExcluirCurioso o Bob não conhecer detalhes do modelo, foi bastante conhecido na época. Esta disposição de motor longitudinal, além no nosso "falso Ford" Corcel, também foi usada por alguns Fords europeus, com motor V4 e até pelo Toyota Tercel. Acabou prevalecendo o bom senso e todo mundo, menos a Subaru, aderiu ao motor transversal.
ResponderExcluirValeu Bob, legal a lembrança.
Sr Sharp
ResponderExcluirEssa do Polonez doeu mesmo.Andando na contramão da Lada,q. teve quase q. reprojetar os motores Fiat OHC para usar acionamento por corrente.Isso me deixou muito contente qdo. descobri o show de competência q. os caras da Autovaz deram no projeto do Niva
Gaboola
ResponderExcluirOs russos são mesmo bons de engenharia. Inventaram o helicóptero(Igor Sikorsky) e o gigantesco cargueiro AN 225.
Anônimo 9/10 19:44
ResponderExcluirEu não sabia mesmo que o motor era sobre o transeixo, e não um em seguida ao outro, como é habitual. Fora o Mini, acho que foi o único.
MAO
ResponderExcluirO carburador já denuncia ser um inglês. De cara até pensei se tratar da mecânica de um Hillman mas, com essa configuração de suspensão, difícil que seja. Falaram aí do Triumph... não conheço, portanto, fico por aqui aguardando o post e aprender um pouco mais.
Seria o Triumph GT6. Resta saber tb se é o coupé ou spitfire, MK1,2 ou 3.
ResponderExcluirTirando o fato que o conjunto pertença muito provavelmente a um carro inglês, devido ao carburador SU, como muitos já comentaram, não tenho a menor idéia a quem pertença o trem de força da imagem...
ResponderExcluirNão tem um dedinho da Hillman aí não?
ResponderExcluiruma boa solucao de engenharia para o processo de fabricacao ;/ montagem.
ResponderExcluirEsse conjunto pode vir montado do fornecedor, saindo do pallet somente para fixacao no chassi.
"Colocado desta forma, em cima do motor, a massa do motor fica recuada,"
ResponderExcluirMAO, essa frase tá meio estranha, não?
O Olds Toronado tinha seu motor sobre o eixo dianteiro. O acoplamento motor transmissão era feito por corrente em uma configuração que desconheço tenha sido usada em outo modelo.
ResponderExcluirDessa forma a transmissão ficava abaixo do motor V8.
O Olds Toronado tinha seu motor sobre o eixo dianteiro. O acoplamento motor transmissão era feito por corrente em uma configuração que desconheço tenha sido usada em outo modelo.
ResponderExcluirDessa forma a transmissão ficava abaixo do motor V8.
Antonio
ResponderExcluirMuito bem lembrado!
Sempre achei surpreendente q. uma configuração tão radical(ainda mais para um americamo)tenha dado tão certo desde o começo,tanto q. oi parar nos Cadillac logo nos primeiros anos
Acho o prieiro Toronado de uma beleza incomum e à prova do tempo
Abs. pra todos
É só olhar as infos da foto que se descobre de onde foi tirada...
ResponderExcluir