Código de Trânsito Brasileiro, Art. x: É proibido conduzir demonstrando ser burro ou ter no veículo item, acessório ou modificação que signifique burrice. Infração: gravíssima. Penalidade: multa (cinco vezes) e retenção do veículo para regularização
Veio-me essa idéia de acrescentar tal artigo ao nosso código de trânsito ao ver o Ka acima com um saco de lixo no pára-brisa. Tem mesmo que ser muito burro para aplicar isso num carro. Talvez a proposta seja a única maneira rápida e eficaz de livrar o trânsito dessa e outras ameaças.
É inconcebível, à luz da razão, dirigir sem a indispensável visibilidade. Que tal usar óculos de sol ao dirigir de noite? Impensável, certo? Pois com os vidros de condução - pára-brisa e janelas laterais dianterias - é a mesma coisa. Burrice absoluta. Mas a lista da burrice não pára aí:
- Dirigir à noite apenas com lanternas ligadas
- Dirigir à noite com faróis de neblina em vez dos principais
- Ter equipamento de iluminação não-regulamentar
- Trafegar com pneus desgastados além da marca TWI
- Reduzir altura de rodagem mais que 20 mm
- Usar rodas e pneus mais largos na traseira em carros de motor e tração dianteiros
- Passar o sinal amarelo piscante ou desligado como se fosse verde
- Transportar pessoas em caçamba de picape
- Escrever texto em celular dirigindo
- Trocar pneu na faixa de rolamento expondo-se e ameaçando outros usuários da via
- Enguiçar por falta de combustível
- Modificar o sistema de escapamento para o carro ter "ronco esportivo"
- Aumentar potência do motor sem repotenciar freios e adequar rodas e pneus
- Trafegar nas rodovias pela faixa mais à esquerda sem necessidade
- Trafegar em velocidade incompatível com a segurança, como andar rápido em ruas estreitas
- Dirigir motocicleta entre filas de carros em velocidade relativa superior a 20 km/h
Estes são só alguns exemplos e certamente haverá leitores que comentem outros. Mas tenho certeza de que se houvesse tal artigo, o trânsito teria outra cara.
BS
Bob,
ResponderExcluirPor vc ser um grande conhecedor de mecânica, me explica a razão de "baixar o carro mais de 20mm". Achava que vc condenaria qualquer alteração aparentemente sem critérios na suspensão.
Vou dar minha humilde contribição para a lista:
ResponderExcluir- Dirigir com o som do carro em volume tal que torne imperceptível ou mesmo dificulte ao condutor do mesmo, ouvir sinais externos como sirenes, buzinas, apitos de guardas de trânsito, etc...OBS: se o conteúdo vindo do sistema de aúdio do veículo for funk, rap, axé-music, ou qualquer outro lixo que insistem em querer classificar como sendo música, o confisco do veículo será imediato e em caráter definitivo.
Mais leis, Bob?
ResponderExcluirEu entendo a tua indignação, mas antes disso não seria mais prático fiscalizar às que já existem?
Por exemplo: Você acha que algum motorista na cidade onde moro deixou de usar luzes de xênon só porque criaram uma lei proibindo? Eles trafegam normalmente próximos aos carros da polícia e nada lhes acontece. Talvez ainda, achem bonitas...
CCN410
ResponderExcluirUma lei dessas jamais poderia existir. O post foi apenas um desabafo e maneira de mostrar um absurdo como o da foto mostrada, uma imbecilidade inominável. Certamente falta uma fiscalização de trânsito sistemática e contínua, não apenas blitze de vez em quando.
Eu vi uma Blazer da Puliça com Xenão!!!!!!! Taquei-lhe farol alto e responderam com aquela lanterna que o caboclo segura no banco de trás.
ResponderExcluirMr. Car
ResponderExcluirPerfeito! Essa é uma burrice típica e cada vez mais comum. Para essa só confisco do veículo mesmo.
(Blog do) Eduardo
ResponderExcluirBaixar mais que isso desarruma-se a geometria de suspensão, deteriorando a estabilidade, além de deixar o carro bem mais vulnerável a buracos, valetas e lombadas. Outro dia vi um carro que devia ter no máximo 5 cm de vão livre.
Mudei para Belém a quase 6 anos. Aqui é muito comum andar sem capacete e por conta disso, o pessoal põe um cartão telefônico na placa de forma que não se consiga lê-la.
ResponderExcluirUm dia o PM responsável pelo patrulhamento da capital, em entrevista a um jornal local, perguntado pelo motivo da PM não coibir essa prática respondeu:
- Esse problema não é nosso! É administrativo do Detran, pois a responsabilidade da fiscalização é do órgão, não da PM.
O CTB de 97 que "repartiu" as multas entre as esferas de governo, criou essa aberração. Agente de trânsito não tem poder de polícia para parar um veículo.
Leis temos demais, aplicação de menos.
O mais triste é que a película escura é usada para proteger os motoristas, sob o pretexto de não mostrar aos ladrões (nesse país que é o campeão mundial incontestável da criminalidade) o quanto eles estão vulneráveis.
ResponderExcluirÉ isso aí, os ladrões escolhem suas vítimas, principalmente mulheres jovens e solitárias ao volante. Já um pai de família experiente poderia fazer alguma besteira, como arrancar o carro ao perceber alguma movimentação suspeita, ou um rapaz poderia empunhar uma arma ao perceber um homem armado vindo em sua direção, estragando assim o elemento surpresa.
Assim, a película é usada sob o pretexto de não dar ao ladrão chance de ver o que ele vai enfrentar, assim ele passa a contar com a sorte.
Agora, há películas adequadas, que escurecem por fora mas deixam a visibilidade quase normal por dentro. Não vejo mal nenhum nelas, já que o maior risco que se pode correr no Brasil é o de levar um tiro na cabeça.
Desculpe, mas eu discordo da sua opinião em parte da sua opinião. Concordo com você que as películas escuras protegem as pessoas mais frágeis dentro dos veículos, entretanto, como a chance de se acidentar é maior que a de ser assaltado (já que boa parte dos motoristas são imprudentes e ninguém enxerga nada), acho que as películas fazem mais mal do que bem. Além disso, em um possível sequestro, existe uma boa chance de você passar despercebido por quem poderia lhe ajudar.
ExcluirDias atrás, uma senhora tentava estacionar o seu Pálio numa vaga, fazendo uma baliza. Como o sinal estava fechado, e estava parado ao lado dela, percebi que estava com dificuldade em ver onde estava o outro carro... Nisso abre a janela do carona e faz sinal pra eu abrir o vidro, e ela me pede que a orientasse quanto a distância.
ResponderExcluirRespondi que quando ela tirasse os sacos pretos dos vidros ela conseguiria estacionar o carro sem atrapalhar a vida do resto da cidade.
Malcriado... rsrsrs
Bob,
ResponderExcluirÓculos escuros pra guiar a noite não, mas um Night Vision amarelo é show de bola!
rsrsrs
Vou ligar no 1406 e encomendar o meu!
BS,
ResponderExcluirPost fantástico. Sobre o saco de lixo preto, é uma pena que aqueles camaradas que deveriam fiscalizar e criar leis mais rígidas são os primeiros a utilizar estas porcarias em seus carros, sejam oficiais ou particulares. Infelizmente esse tipo de coisa é igual o transporte alternativo irregular aqui no RJ, ou seja, não deviam ter deixado começar, pois agora não há como fazer acabar.
Abraço.
Aléssio compra um Mojave com 3 armações e 14 pares de lentes!
ResponderExcluirAlguém já dirigiu em Salvador BA?
ResponderExcluirTudo foi mostrado no post se aplica aqui.
Uma vez tomei uma dura da puliça porque estava dirigindo com um fonão no ouvido (meu carro não tem rádio). Atitude certa deles, claro. Mas fiquei puto por saber que eles fazem vista grossa pra quem dirige com som alto. Aqui na minha cidade já tem manolo com aquelas caixas presas em cima do carro ou na caçamba da pickup, como se fosse carro de anúncio. Só que não é! É pra exibir o som, apenas.
ResponderExcluirJoão Paulo
Bob, mais três:
ResponderExcluir- Ultrapassar/trafegar pelo acostamento.
- Ultrapassar pela direita em alta velocidade
- grudar na traseira do carro que vai a frente.
Anônimo 16/10 10:19
ResponderExcluirMesmo que cheguem películas como a que você citou, fica satisfeita a condição de visibilidade mas não a da comunicação visual entre motoristas e a sempre útil visibilidade do trânsito através dos vidros do carro ao lado ou na frente.
Evandro
ResponderExcluirPerfeitas as três. Sobre a primeira, eu já disse várias vezes que deveria se tornar infração hedionda. Primeira vez, um ano sem a carteira. Na reincidência, cassação definitiva da CNH. Queria ver se alguém se arriscaria.
eu sou motociclista e sei que tem uns motoqueiros que apavoram no corredor, o que de pra correr eles correm mesmo sabendo dos riscos de pedestres e carros que possam trocar de faixa sem avisar.
ResponderExcluiro que eu mas fco indignado é com a proibição do xenon, deveria ter se criado regras pro uso e não a proibição total dele.
Bob,
ResponderExcluirConcordo plenamente. Mas sabe o que mudaria se todas essas batatadas fossem tipificadas como infrações?
Absolutamente nada. E por uma razão muito simples: sua fiscalização dependeria dos agentes de trânsito, e hoje em dia só se fiscaliza o que o radar consegue pegar - excesso de velocidade, avanço de sinal e (na capital paulista) violação ao rodízio.
Por exemplo: enguiçar por falta de combustível - vulgo "pane seca" - já é considerado infração, nos termos do art. 180 do CTB (grau médio, sujeita a multa e remoção do veículo). Mas, pelo jeito, alguém só será multado por isso quando inventarem um radar que meça o nível de combustível nos tanques dos carros...
Quando comprei meu carro ganhei da consessionária o insulfilm (!), fui questionada quanto ao modelo "os Gs da vida" porém como não sou cohecedora do assunto aceitei o que era permitido por lei (?), em resumo tenho o G5, acho que atrapalha a visibilidade, porém como postado anteriormente não o retiro por achar que ele dá uma certa segurança já que sou mulher e dirijo constantemente sozinha.
ResponderExcluirTudo o que vcs escreveram aí é muito bonito, muito legal...vamos exemplificar: A MULHER QUE INVADIU O BAR COM O CARRO E MATOU UMA PESSOA AQUI EM SAMPA.....ESTÁ DIRIGINDO NOVAMENTE !, COM NOVA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO CONCEDIDA PELO MESMO ESTADO QUE PUNE AQUELES QUE "ANDAM NA LINHA"....QUEM DEU NOVA CNH PARA ESTA MULHER? SIM "O ESTADO CORRUPTO"...AQUELE MESMO ESTADO QUE SÓ PENSA EM ARRECADAR, QUE NÃO FISCALIZA, QUE NÃO CONTROLA OS ABUSOS COMO O EXCESSO DE ALCOOL, OS CARROS EM MAU ESTADO DE CONSERVAÇÃO, AS PELICULAS ESCURAS NO VIDRO DIANTEIRO, SIM, ESTE MESMO ESTADO QUE IMPÕE O "CONTROLAR" PARA O CIDADÃO, QUE NOS PUNE COM OS MAIS ALTOS IMPOSTOS DO MUNDO, QUE NÃO NOS PERMITE "VIVER SOSSEGADAMENTE" EM NOSSAS CASAS, QUE NOS PUNE QUANDO VIAJAMOS PARA O EXTERIOR, QUE NOS PUNE POR QUERERMOS TER UM ARTIGO DE MELHOR QUALIDADE EM NOSSO GUARDA ROUPA...SIM, UM ESTADO CORRUPTO CRIADO POR NÓS MESMOS COM NOSSO "VOTO OBRIGATÓRIO", CHEIO DE LEIS INÚTEIS QUE NÃO SÃO FISCALIZADAS POR ELE MESMO, ESTE MESMO ESTADO QUE TEM UMA DAS JUSTIÇAS MAIS VERGONHOSAS DO UNIVERSO, QUE PUNE OS POBRES (NEM VOU CITAR EXEMPLO SENÃO DIRÃO QUE PERSIGO OS RICOS PROPRIETÁRIOS DE PORSCHE...BLÁ,BLÁ,BLÁ, QUE SER RICO NO BRASIL É SINAL DE CORRUPTO) (AQUI TENHO MINHAS DÚVIDAS)...deixa prá lá, melhor ir almoçar sossegadamente.
ResponderExcluirO AmberVision eu não sei, mas óculos com lentes amarelas/âmbar tendem a aumentar o constraste e facilitar a visão noturna, sim.
ResponderExcluirSou contra as peliculas. Muitos usam pois consideram dar mais segurança a quem está dentro do carro. Não os culpo, mas seria melhor cobrar do estado mais segurança do que ter que usar um paleativo, no caso as peliculas. Elas atrapalham muito no transito por não permitir visualização entre os carros, criam barreiras aos olhos. Abraços
ResponderExcluirMais uma:
ResponderExcluirColar na traseira dos outros veículos.
Dirigir fumando, com a "bituca" entre os dedos. Qualquer descuido e o cigarro cai no colo do imbecil - ou melhor, do dragão imbecil - o que pode ocasionar um acidente.
ResponderExcluirBrunocfreitas,
ResponderExcluirExiste regulamentação para o uso de xenon. Extraí diretamente da resolução 294, de 17 de outubro de 2008:
"Faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s) dispositivo(s) da limpeza do farol(4). Adicionalmente, quanto à inclinação vertical, se aplicam
as prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2."
Além disso, muitas "carcaças" de faróis projetados para lâmpadas halógenas não suporta o xenon, às vezes até derretendo o seu corpo e não iluminando nada.
Já dirigi um carro com xenon instalado por fora mas bem regulado, que não ofuscava aos demais motoristas, e afirmo: fica uma merda. O facho do farol tem que iluminar o chão, limitando a visão do motorista a poucos metros à frente. Na estrada, arrisco chamar de tentativa de suicídio.
Por isso, xenon só se vier de fábrica, em um farol projetado para recebê-lo. Assim, garanto minha segurança e a dos demais motoristas.
Eu acho engraçado como o pessoal diz que a pelicula aumenta a segurança porque o ladrao no consegue ver quem está dentro.
ResponderExcluirComo se o fato de ter uma mulher sozinha ou cinco bruta montes fosse impedir um ladraozinho magrela com uma ARMA na mao de roubar o carro. Ainda mais considerando que hoje prega-se nao reagir ao assalto.
Depois ainda tem a seugunda situação em que varias amigas minhas dizem sentir-se seguras porque mulher sozinha no volante é alvo de assalto. Ai voce ve no transito um carro considerado de mulher (escolha o seu favorito), com pelicula G5, com um adesivo da Hello Kitty e outro da familia feliz com apenas uma menininha e um cachorro. É obvio que é uma mulher sozinha, nao precisa ver pelo vidro para confirmar.
Quem quiser fazer a pesquisa, veja no transito como é facil confirmar.
Mais um comentário sobre a resolução:
ResponderExcluirA questão da inclinação vertical é resolvida com o sistema de regulagem automática do facho do farol de acordo com a carga, e não com regulagem manual.
Outra coisa: 2.000 lúmens, para se ter uma ideia, é o fluxo luminoso daqueles projetores usados em apresentações, palestras, etc. Você gosta de olhar diretamente praquilo? Pois é, não lembra um farol de xenon?
Carro com película fica mais suscetível a seqüestro. Um primo meu já foi seqüestrado, e passou ao lado do carro da polícia que não viu nada. Por isso a preferência por seqüestrar carros "lacrados"...
ResponderExcluirTrabalho feito por coronel PM de SC ou PR revelou que bandidos escolhem as casas com muros altos, sem visão da rua, como preferidos para assalto! Motivo: após lá dentro, ninguém vê nada da rua...
ExcluirDe minha parte, acho difícil imaginar algo mais insano/irracional do que essa justificativa de "segurança" para o saco de lixo preto no vidro.
ResponderExcluirNão tem segredo; carro com insulfilm foi criado para ser "Puteiro Sobre Rodas" mesmo...os outros colocam para seguir moda, sem nem saberem por quê.
E falando na lista objeto do post, neste fim de semana eu, geralmente bem tolerante no trânsito já que não sou de ferro e vez por outra me distraio e faço minhas cagadinhas, me vi extremamente irritado pelos três itens abaixo:
ResponderExcluir- Parar na contra-mão em rua de mão dupla (no caso eu estava prestes a parar bem na esquina e tive que me virar nos 30 porque um esperto estava encostando sua viatura na contra-mão...).
- Parar no meio da rua para deixar passageiro, especialmente quando o feito obriga os motoristas de trás a passar por quebra-molas para desviar da boneca.
- Abandonar carrinhos de supermercados no estacionamento (especialmente em frente das disputadas vagas da "tendinha" em dia de chuva...) fazendo da vida de quem vai usá-lo depois um inferno.
E dirigir muito rapido na pista da direita?
ResponderExcluirEstes dias tava descendo pela imigrantes e a esquerda que devia ser rapida, tava meio lenta porque tinha muitos carros, entao vi a direita vazia e fui pra lá com tudo, nessa hora entrou um carro lento saindo do mcdonalds, e nao deu pra desviar, tive que reduzir. Mas nao pude reclamar, porque aquela via é lenta, e eu que estava errado.
Bob Sharp 10:03
ResponderExcluirQuer ver um exemplo dum infeliz deste? http://www.youtube.com/watch?v=gM4IUlXx1KY
Bem feito.
Faltou citar o pior de todos, botar um paredão na caçamba da caminhonete e sair por ai com o som tão forte que chega a vibrar o banco dos outros carros que estão a mais de dez metros de distância.
ResponderExcluirSergio Masa
ResponderExcluirÉ ser muito burro mesmo!
Sergio Masa
ResponderExcluirNão sei se você pegou a faixa da direita imediatamente antes da saída do Mc, mas se você já viesse pela direita o cara estaria errado.
Alexandre Zamariolli
ResponderExcluirIsso, só a radar hoje. Abordar dá um trabalho danado...
Celestino
ResponderExcluirFumo dirigindo desde 1960. Jamais aconteceu de cair brasa no colo, banco ou assoalho. Sorte? Não, cuidado.
Bob, em um país que oferece aos seus cidadãos uma segurança padrão Honduras ou Paquistão, a falta de visibilidade através dos carros e a comunicação visual com outros motoristas é um mal muito pequeno, se comparado ao risco de se tomar um tiro na testa.
ResponderExcluirAnônimo 19:53
ResponderExcluirAgora insulfilm tem poder de blindagem...?
O potencial larápio vai achar que dentro do "Puteiro Sobre Rodas" está o Jack Bauer e desistir de assaltá-lo?
Sem contar o anônimo que disse que é mais fácil levar um tiro na cabeça (???). O trânsito é a principal causa de mortes não naturais no Brasil e muitos dos homicídios não ocorrem em assaltos a veículos, já as mortes do trânsito... E se você, por causa da película, bater num carro causando apenas danos pode virar vítima de arma de fogo, dependendo de quem estiver no outro carro. Irônico e trágico.
ResponderExcluirAlguém com um 38 na mão, disposto a dar um tiro, vai se importar com que está dentro carro?
ResponderExcluirÉ só ver nos jornais, a maioria dos carros "peneirados" tem o filme. Até mesmo pq que isso é coisa de bandido...
Realmente, penalizar a burrice é o jeito mai fácil...
Se o porte de armas fosse permitido aqui, e as pessoas pudessem ostentá-las, ai sim valeria essa estória de impedir/permitir ver dentro do carro. Como não se pode portar armas, quem está dentro está desarmado mesmo para enfrentar um marginal.
ExcluirSoltar flatulencias enquanto dirige
ResponderExcluirLi, não lembro onde nem quando, que óculos escuros são um baita quebra-galho quando vc pega chuva na estrada a noite. Que acaba com 90% dos reflexos do seu proprio farol na chuva e evita ofuscamento.
ResponderExcluirPois fiz a experiencia. Não é que é verdade?
Melhora muito a visibilidade, sim. E não são óculos especiais, são os comuns de sol, tipo Ray-Ban...
Então, tenha sempre o seu a bordo...Mas só use na chuva!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCabral disse...
ResponderExcluirCarro com película fica mais suscetível a seqüestro. Um primo meu já foi seqüestrado, e passou ao lado do carro da polícia que não viu nada. Por isso a preferência por seqüestrar carros "lacrados"...
É o que eu também acho. Uma vez feita a "abordagem" (por exemplo na hora que o dono estiver entrando ou saindo do veículo, o que é comum), a película acaba servindo para proteger o bandido!
Inclusive, já li em algum lugar que, no caso de furto de veículos, os ladrões também preferiam carros com insulfilm.
Embora pelo motivo acima, eu não ache que a película compense como item de segurança, eu até entendo que algumas pessoas usem uma película que dificultem a visibilidade do interior do carro à noite. O problema é a estupidez (que está se tornando cada vez mais comum) de colocarem películas fortes a ponto de ser impossível enxergar o motorista sob o sol do meio-dia!
E quantos voces nao veem com óculos escuros e filme no parabrisa? E a noite (na chuva tambem)andando que nem baratas tontas procurando o rumo, tentando se manter na faixa, com farol alto e luz de neblina acesos para tentar enxergar algo, e ainda dizem que fica normal que conseguem enxergar tudo!
ResponderExcluirPrezado Bob, meus parabens mais uma vez.
ResponderExcluirPosto pouco, mas leio todos seus posts. Esse, especialmente, é um alento pra mim. As vezes, me sinto um louco reclamando de algumas coisas aqui no RJ.
Acho que aqui no RJ, hj, somente uns 40% dos mnotoristas usa farol a noite! É uma doideira. E vc fala com algumas pessoas que dizem, com toda convicção, que a cidade é iluminada, que não é necessário e outros argumentos estapafúrdios!
Meu sogro, aos 66 anos aderiu à moda imbecil do brasileiro de andar com as lanternas e a luz de neblina acesa, ao invés do farol. Tentei argumentar, mas ele disse que o de neblina ilumina ainda mais!
Se eu pudesse, faria um projeto de lei banindo de vez o insulfilm! Essa idiotice que virou sinônimo de segurança no BR.
Minha mãe teve um Sentra com 4.000Km rodados roubado há pouco tempo. 3 semanas depois o carro apareceu sem grandes estragos, mas com um insulfilm preto lacrando todo carro! Isso é coisa de marginal.
Ainda bem que algumas pessoas pensam parecido ainda como vi pelos comentários.
Ligar os piscas diretamente como lanterna"???",
ResponderExcluirDeitar os bancos dianteiros quase como uma cama e dirigir deitado,
Entupir o carro com cornetas e auto falantes o máximo possível e usá-los com o volume do som ao máximo,
Vidro fume 100% e outras cores espelhadas,
Cortar molas,
Comprar pneus remold ou sem procedência/marca conhecida,
Apetrechos cromados em que não a cromado de fábrica no carro,
Escapamento esportivo sem critérios em motos normais ou de moto boys,
Rodas cromadas gigantes em carro moderno,
Comprar carros em que a marca mente e engana todos...
Ah, Bob, um abafador mais livre para deixar um ronquinho mais grave não arranca pedaço, né?
ResponderExcluirAs próprias fábricas faziam isso, e gosto do resultado. Quem não se lembra do ronco dos GT/GTS?
Abraço
Lucas CRF
Antonio Filho,
ResponderExcluir"Comprar carros em que a marca mente e engana todos... "
Inteligente é comprar Civic e Corolla a preço de Azera?
Que a Hyundai mente é fato, vai depender de cada um acreditar ou não. Por mim, eles podem dizer o que quiserem, tenho conhecimento e sendo crítico para fazer a escolha independente disso.
Abraço
Lucas CRF
Fica a dica para os pedestres também:
ResponderExcluir- Proibido andar distraído e serelepe no meio da pista como quem colhe flores no quintal de casa.
Lucas, uma coisa e ser roubado, outra coisa é ser roubado e enganado várias vezes.
ResponderExcluirA consciência é que manda, vai de cada um.
Pois é Bob. Eu também não gosto de peliculas. Meu carro tinha e eu acabei teirano, porém, depois que a minha casa foi furtada, coloquei peliculas no meu carro novamente, só que agora também coloquei no para-brisa.
ResponderExcluirPrejudica a visibilidade? Sim.
Porém prefiro assim pois do jeito que a insegurança domina o nosso pais, é melhor que os vagabundos não consigam ver dentro do meu carro.... Ver o que eu estou transportando, ver quem está chegando ou saindo, etc...
*tirando
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirFaltou uma na lista: O povo que anda com o carro totalmente APAGADO, á noite. Alguns dizem que isto é culpa daqueles carros em que o painel permanece o tempo todo iluminado. Mas, eu já vi carros sem esse recurso rodando á noite sem os faróis e lanternas acesos...
Não sei onde vamos parar, deste jeito...
Tá nervosinho pq não colou a mudança dos limites, hein?
ResponderExcluirÓculos para dirigir a noite (ambar) melhoram o conforto, diminuindo reflexos (se for polarizado), mas tem que se ter certo cuidado, pois eles dão a sensação de que aumentam a visibilidade, mas na verdade ela é a mesma, senão menor. Para quem não tem nenhum problema de visão, o melhor mesmo é não usá-los. No entanto porem contudo, ajuda muito para quem se sente muito desconfortável visualmente ao dirigir a noite.
ResponderExcluirE os engates?? Usados sem a menor necessidade, por pessoas que jamais irão puxar alguma coisa com seu carro. O DETRAN esteve próximo de proibir, mas houve lobby com com certeza.
ResponderExcluirAnônimo 10:13
ResponderExcluirSeu comentário fez-me lembrar que na última sexta-feira enquanto andava pela calçada vi um senhor sofrendo para fazer uma balizaq como se o Fiesta sedan dele fosse uma limusine, por muito pouco não batendo sua traseira no outro carro. Quando olhei mais de perto, vi que ainda por cima o véio tinha engate... :)
O pior é que muitas das "novas infrações" aqui mencionadas já são, efetivamente, previstas no Código Nacional de Trânsito.
ResponderExcluirO que falta é vontade (ou melhor, competência) das respectivas autoridades em aplicá-las de maneira EDUCATIVA e não PUNITIVA. Porque multa assusta, mas não educa ninguém.
Alguns pontos que ainda não foram lembrados mas que julgo serem de grande importância:
-Transitar com luzes de AMBAS as luzes de freio queimadas: perigosíssimo tanto de dia quanto à noite, e não é desculpa serem luzes traseiras pois é só dar ré numa parede para conferir seu funcionamento.
-Transitar com luzes de AMBAS as lanternas traseiras queimadas: um risco enorme de colisão traseira, principalmente praqueles que têm por hábito andar a 60km/h na esquerda ou em condições de baixa visibilidade.
- Transitar à noite apenas com luzes de posição (taxistas e vileiros): Torna o carro invisível em curvas, esquinas, e nos retrovisores da maioria dos outros carros à frente. Se tiver usando aqueles malditos LEDs AZUIS então, é como se estivessem totalmente apagados.
- Triângulo de sinalização mal-posicionado: A maioria dos motoristas que vejo enguiçar posiciona o triângulo encostado no próprio para-choque do veículo, como se o próprio veículo não fosse suficientemente grande para ser notado! Triângulos de sinalização devem ser posicionados de forma a ADVERTIR MOTORISTAS A DESVIAR/REDUZIR, eu costumo recomendar a distância mínima de 4 carros (20m), e no caso de auto-estradas ou vias expressas, o dobro disso. A colocação de sinalização suficientemente antecipada é uma questão de respeito, cortesia e sobrevivência!
Ademais, é bom lembrarmos que a maioria das ditas "novas infrações" no post do Bob ou nos comentários acima destinam-se não apenas a tirar os chatos do caminho pra fazer o trânsito andar mais: Seu foco é justamente aumentar a SEGURANÇA para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres ao redor.
Aos amigos Autoentusiastas, eu sugiro que não apenas reclamemos dos absurdos, mas nos dediquemos a transmitir nosso utilíssimo conhecimento a todos aqueles que, ao contrário de nós, não tiveram a sorte/oportunidade/interesse em se aprimorarem na direção.
Abraços!
Sobre Faróis com Xenon: O problema não é a regulagem ou limpeza, mas a diferença de geometria da fonte de luz: na lâmpada halógena é um filamento, e na lâmpada com gás xenônio um arco voltaico.
ResponderExcluirMesmo refletores de superfície complexa e faróis de lente lisa "bem regulados" oferecem uma grande dispersão da luz produzida, que invariavelmente causa transtornos e "aberrações focais" acima da linha de corte do mesmo. Para confirmar isso, é só ligar os faróis de um carro/moto com Xenon adaptado diante de uma parede e observar QUANTA LUZ È JOGADA ACIMA DA LINHA DE CORTE DO FAROL. É essa luz dispersa que ofusca o trânsito em sentido contrário.
Para que um farol funcione com Xenon é simples, basta que ele use um sistema chamado PROJETOR, que é um farol com um espelho côncavo conjugado a uma lente colimadora, que possibilitam o perfeito posicionamento dos raios de luz, e um anteparo, que corta a luz onde ela não é necessária e evita ofuscamentos, concentrando a luz apenas onde ela deve ficar.
Acrescendo ainda que lâmpadas com tonalidades azuladas, acima da temperatura de cor de 6.000k que equivale à cor ultra-branca das lâmpadas fluorescentes de cozinha, são especialmente perigosas pois por vezes produzem MENOS luz que uma lâmpada halógena: A luz azul é percebida com muita dificuldade pelo olho humano, gerando sensação de perda de foco e ofuscamento, além de ser a frequência de onda mais facilmente perturbada por condições atmosféricas ruins.
À noite, veículos com luzes de posição utilizando "LED AZUL" (que pra mostrá-las aos outros veículos costumam ter o hábito de dispensar respectivo farol à noite) tornam-se praticamente invisíveis a poucos metros de distância, situação que se agrava ainda mais para condutores de veículos que possuem películas nos vidros laterais/traseiros, e para o tráfego em geral em caso de chuva.
Sobre Óculos para direção: Procure modelos que possuam lentes polarizadas (que diminuem brilho disperso) e com cor amarelo/âmbar/laranja, que age justamente como justamente filtro para a luz azul: Quanto menos luz azul, melhor facilidade do olho humano em focalizar objetos, principalmente em situações de baixo contraste/luminosidade.
Abraços!
OBS: Perdoem-me as palavras "comidas" e os erros de concordância, acabei enviando os textos sem corrigí-los adequadamente... foi mal :)
ResponderExcluirBem, se tem gente aqui q reclama que o Bob é um reclamão, vão ter que reclamar de mim também, pois concordo em gênero, número e grau! :0)
ResponderExcluirEssa "lista de burrices" contém (quase) tudo que eu reparo no trânsito e tento não me irritar.
Faltou citar os apressadinhos, que, em vez de ligarem a seta para esquerda indicando intenção de ultrapassar, piscam irritante e insistentemente o farol alto, como se eles fossem os únicos a ter direito a transitar ali!
E o pior, grudam na sua traseira de maneira perigosa, literalmente te ameaçando com o carro, sem dar o tempo mínimo necessário de você, cidadão civilizado, sinalizar a sua manobra e fazer a troca de faixa.
Não concordo. Tenho filme no parabrisa a muitos anos, nunca bati, nem causei acidente, nunca levei multa, sempre terei filme na frente, e em São Paulo, serve sim para evitar aborrecimento, quem não é visto, não é ameaçado. Se pararem no semaforo 2 carros a noite, um todo lacrado, e outro com vidros limpos e uma mulher sozinha, quem será assaltado ? Pense nisso.
ResponderExcluir- Ter equipamento de iluminação não-regulamentar
ResponderExcluir- Reduzir altura de rodagem mais que 20 mm
- Enguiçar por falta de combustível
- Modificar o sistema de escapamento para o carro ter "ronco esportivo"
- Saco de Lixo
Ih Bob...acho q como alfafa então..rss.
É, pela quantidade de pessoas que, depois de tantos argumentos, ainda insistem em permanecer no "rol" da listinha, e ainda por cima se achando com razão, colocando a lei em escanteio por achar que são apenas de enfeite, colocando seu "direito" ou aquilo que pensam que é seu direito, acima do bem maior, que é o direito de todos à segurança e o direito à vida.... tem muita gente mesmo comendo alfafa...
ResponderExcluirJoel Marcos Cesetti, não é só em Salvador não.. aqui em Brasília tem tudo isso e muito mais!
ResponderExcluirTanto que aqui é o paraíso das lombadas... incapacidade de respeitar um limite mínimo de segurança, aliado à total ineficiência do sistema em punir severamente aqueles que cometem crimes ao volante de um veículo automotor provam que o "cidadão" brasileiro está muito longe de atingir o direito de portar o adjetivo de "cidadão do mundo"...
E esse tal de "Kantynho" (Humm que nome mais gay...) se acha o dono da verdade.
ResponderExcluirVá plantar batatas!
Irretocável! Agora o mais maluco, de tanto ficar cego com o chenão desregulado, trafego à noite com óculos de sol... Bem não de sol, lentes Chromax Driving Series, da época que os Ray bans eram Bausch Lomb. Não escurecem e tornam as luzes contrárias ligeiramente alaranjadas como lampadas de vapor sódio e não trocam as cores de semáforos e placas. Para quem sofre com isso devido operação de miopia, como eu, essas lentes são fantásticas.
ResponderExcluirAqui em Santos/SP a "tomada de curva" virou moda. Não há um "mautorista" que não precise jogar o veículo para um lado e fazer a curva para outro, mesmo que esteja a 20 km/h. E como a prefeitura implementa cada vez mais ciclovias, mesmo que somente 3,9% da população as utilize, as ruas e avenidas estão cada vez mais estreitas e o trânsito mais difícil e lento.
ResponderExcluirPelo que sei no CTB, motocicleta só pode trafegar no corredor quando o trânsito parar. Quando andar, deve andar na faixa, como um carro.
ResponderExcluirProcede?
Escapamento aberto é realmente um inferno. Aqui no bairro passa um mautorista com um Dodge (o Dodge é o Hyundai da déc. de 70) com o escapamento aberto. Infernal!
ResponderExcluirAo Sr Big Richards,
ResponderExcluirPosto minhas opiniões e aguardo os comentários, a favor ou contra, afinal, isso é uma democracia. Mas se seu único argumento é a ofensa e a xenofobia... Poxa, que pena que não tem capacidade de argumentação melhor do que essa! Triste não ter aprendido a pensar.
Essa do farol de neblina incomoda-me profundamente. Até relevo quando vejo algum carro com farol baixo + neblina, não ofusca, não incomoda, ok. Mas o CTB é muito claro: após as 18h, farol baixo.
ResponderExcluirEm tempo, os Nissan possuem uma trava eletrônica que impede de acionar o farol de neblina sem que o baixo esteja ligado. E o neblina é desabilitado logo que se aciona o farol alto.
Sobre o insulfilm, digo por experiência própria: depois de dois carros "filmados", o meu atual não tem filme e insulfilm é um coisa que jamais voltarei a colocar em qualquer carro meu. Eu estava cego e não sabia.
Quando comprei o meu carro pedi especificamente o que é legalizado (filme)... mas ele parece muito escuro e acho que paguei gato por lebre.. e o pior: A M.... da concessionária fechou... se eu for multado, nem tenho a quem recorrer.
ResponderExcluiroS VIDROS LATERIAS DIANTEIROS JÁ ESTÃO NO LIMITE LEGAL
ResponderExcluirBeneficios das peliculas escurecedoras:
ResponderExcluirInibe furtos e assaltos, já que os marginais não conseguem ver o que tem no interior do veículo (Rádio, DVD, etc...)
Inibe o efeito surpresa dos assaltantes.
Protege o interior do carro em relação ao sol.
Maleficios:
ResponderExcluirDiminui bastante a visibilidade...
Meu carro tá assim também!
ResponderExcluirEsse lance de os marginais não verem coisas de valor... Para isso uso o porta-malas!
ResponderExcluirNa minha cidade teve uma festa em que os ladrões estouraram o vidro da porta de vários carros, na esperança de achar um som caro ou outras coisas. Todos eles com película.
Meu carro tem um DVD que vale quase 2 mil reais. Acham que eu vou deixar o vidro transparente só esperando os vagabundos quebrarem?
ResponderExcluirJá experimentei vários tipos de películas nos meus carros e conheço o que há de melhor no mercado. Agora não há resposta contra o argumento da comunicação visual, isto com certeza humanizaria o trânsito. Em outras palavras, vários motoristas agressivos que se escondem atrás da película, não agiriam da mesma forma na situação "olho-no-olho".
ResponderExcluirO que mais me irrita são caminhões que jogam pra faixa da esquerda independente da distância e/ou velocidade de que venha na mesma, sinalizando ou não. Estes deveriam perder o direito de exercer a atividade.
O Anônimo de Santos pode falar, é difícil ou não é? Encarar diariamente a Via Anchieta?
Transeunte, obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos sobre óptica.
Sds
"Meu carro tem um DVD que vale quase 2 mil reais. Acham que eu vou deixar o vidro transparente só esperando os vagabundos quebrarem?"
ResponderExcluirMerece viu, pq DVD no carro é coisa mais cafona do mundo, além, claro, de ser proibida no painel frontal.
Mais uma idiotice automotiva para entrar na lista! DVD no carro, faça-me o favor!
Me lembrei que nos anos 80, época em que ter um toca-fitas furtado era tão certo quanto a morte, um sujeito maluco deixava uma cascavel em cima do banco do carona de sua Caravan. Lógico que este aí nunca teve o aparelho surrupiado
ResponderExcluirFábio Toledo você lembrou bem, a Anchieta é uma das mais perigosas estradas paulistas. É final de trecho para a maioria dos caminhoneiros, já que trazem produtos para o porto santista, que invariavelmente se envolvem em acidentes provocados pelo mal cuidado veículo, excesso de velocidade e nenhum respeito aos automóveis. Atualmente evito esse caminho apesar de ser muito mais prazeiroso aos entusiastas. Pena.
ResponderExcluirFVG, lembrou bem! Quando eu era pequeno, meu pai nunca teve sequer um rádio no carro porque não queria ter problema com roubo... Portanto música em viagens só com o walkman...
ResponderExcluirLembro que um outro cara da vizinhança, cansado de ter o "tape" roubado, instalou-o debaixo do painel e colocou lâminas embaixo do mesmo para que o próximo ladrão que tentasse arrancá-lo deixasse os dedos por lá... Irrrcc... dava arrepio só de imaginar...
Eu tenho pelicula por questão de segurança mas não gosto nem um pouco. A vantagem é que posso tirar umas catotas durante o congestionamento sem ficar sendo observado. :)
ResponderExcluirBob, essa vai pra sua lista, mas de burrice SUPREMA.
ResponderExcluirDirigindo hoje durante uma chuva torrencial, com galhos de árvores, buracos e imensas poças d'água/corredeiras em uma avenida, um filho da fruta colou na minha traseira e ainda ficou dando luz porque queria passagem, eu estava a 50 Km/h e mal enxergava o asfalto, quem dirá a faixa..
Sai da esquerda cegueta!
ResponderExcluirNão sabia dessa do farol de neblina. Na cidade, em locais onde há iluminação nas ruas, costumo usá-los à noite ao invés do farol baixo justamente porque acho a luz mais fraca e, dessa forma, é menos provável que ofusque carros que vêm no sentido oposto. Em locais com iluminação ruim ou na estrada sempre uso faróis baixos.
ResponderExcluirNão André, você está errado, o farol de neblina ofusca mais, procure utilizar o farol de neblina somente em caso de neblina.
ResponderExcluirSds
Aqui vai a minha....
ResponderExcluir- Deixar a porta do motorista aberta enquanto resolve uma emergência no acostamento, sem ao menos sinalizar devidamente e colocando em risco a segurança de todos da rodovia;
- Frear bruscamente e passar a 40km/h em um radar de 80 km/h;
- Esquecer o indicador de direção ligado e (acreditem) rodar inúmeros km com o mesmo ligado, confundindo todos os motoristas num cruzamento...