Fotos: Divulgação VW
Quatro anos depois de lançado e 700 mil unidades vendidas na Europa (3.300 no Brasil, até agosto, desde maio de 2009), a Volkswagen atualizou o Tiguan. Basicamente é o mesmo carro, que é baseado no Golf de sexta geração, mas com algumas evoluções importantes, entre elas o sistema de tração integral 4Motion de quarta geração, que agora reparte permanentemente o torque entre os eixos dianteiro e traseiro 90% e 10%, respectivamente, mas pode chegar a 100% na traseira em caso de falta de aderência nas rodas dianteiras. O controle é feito por uma embreagem eletroidráulica multidisco de controle eletrônico junto ao diferencial traseiro. O sistema é totalmente automático e não requer intervenção do motorista.
Mudanças nas extremidades também, com o visual atual da marca – grade com dois frisos horizontais ligando os grupos óticos – com a novidade de os faróis de neblina direcionais em baixa velocidade. Faróis de xenônio são opcionais e neste caso acompanham lanternas dianteiras permanentemente acesas de 14 LEDs cada. Na traseira, novas lanternas.
Quatro anos depois de lançado e 700 mil unidades vendidas na Europa (3.300 no Brasil, até agosto, desde maio de 2009), a Volkswagen atualizou o Tiguan. Basicamente é o mesmo carro, que é baseado no Golf de sexta geração, mas com algumas evoluções importantes, entre elas o sistema de tração integral 4Motion de quarta geração, que agora reparte permanentemente o torque entre os eixos dianteiro e traseiro 90% e 10%, respectivamente, mas pode chegar a 100% na traseira em caso de falta de aderência nas rodas dianteiras. O controle é feito por uma embreagem eletroidráulica multidisco de controle eletrônico junto ao diferencial traseiro. O sistema é totalmente automático e não requer intervenção do motorista.
Mudanças nas extremidades também, com o visual atual da marca – grade com dois frisos horizontais ligando os grupos óticos – com a novidade de os faróis de neblina direcionais em baixa velocidade. Faróis de xenônio são opcionais e neste caso acompanham lanternas dianteiras permanentemente acesas de 14 LEDs cada. Na traseira, novas lanternas.
As rodas de série são de 17 polegadas com pneus 235/55R17V e opcionalmente podem ser de 18 polegadas com pneus 235/50R18V. A seção transversal dos pneus é compatível com o peso e a carga útil do Tiguan, 1.585 kg e 645 kg, respectivamente.
Mesmo com as recentes mudanças no IPI, 30 pontos porcentuais mais, o preço não subiu na mesmo proporção, sendo agora R$ 110.000 (sem opcionais) ante R$ 101.330.
Todavia, o valor agregado está maior. O volante de direção de 370 mm de diâmetro multifuncional – controles do áudio e do computador de bordo – é de série. O banco traseiro é dividido 60-40 e tem ajuste longitudinal de 16 centímetros e de inclinação do encosto. O encosto do banco dianteiro direito pode ser rebatido até à horizontal para ser usado como espaço interno de carga adicional. O revestimento dos bancos traz faixa central em couro Alcantara ou, opcionalmente, pode ser totalmente de couro.
Novidade também no mostrador multifuncional entre os dois instrumentos principais, agora em cores e com exibição de dados na horizontal. O veículo vem de série com toca-CD para seis discos com tela sensível ao toque, oito alto-falantes, Bluetooth e entradas iPod e SD card. Como opção, conjunto de áudio com navegação RNS 315 (abaixo), que usei e se mostrou muito bom.
O câmbio automático (Aisin) epicíclico de seis marchas, permite trocas manuais cono antes e as borboletas no volante são de série agora.
Na segurança, além das seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortina, duas de cada), há o detector de fadiga do motorista, como no Passat, que se baseia na maneira de dirigir e avisa o motorista de que convém dar uma parada.
Em comodidade, o acesso ao interior sem chave e o acionamento do motor por botão, com a chave presente. Opcionalmente, a assistência de estacionamento de segunda geração, que coloca o veículo em vagas transversais também e o tira das vagas ao longo do meio-fio (antes só colocava). Há agora o freio automático ao parar, dispensando manter o carro imobilizado pelo freio de serviço. Basta acelerar para reiniciar a marcha. O sistema pode ser desativado por um interruptor. E o freio de estacionamento é elétrico.
A garantia aumentou, agora é de 3 anos integral, enquanto antes era de 1 ano integral e 3 anos só para motor câmbio.
O motor permanece o elástico 2-litros turbo de injeção direta, 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 mkgf a 1.800 rpm, que o leva a acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e a alcançar 207 km/h. O consumo normatizado é de 1 litro a cada 9,2 km na cidade e 1 litro a cada 12,9 km na estrada, com média ponderada 55% cidade e 45% estrada de 1 litro por 10,8 km. Com o tanque de 63,5 litros autonomia é bem conveniente, permitindo viajar despreocupadamente.
A aerodinâmica não é exemplar, com Cx 0,37, área frontal 2,54 m², produto dos dois 0,94 m², embora seja compatível com o tipo de veículo.
Como anda
A fábrica proporcionou um percurso de teste de 150 quilômetros no entorno de Belo Horizonte bastante interessante, que permitiu avaliar aspectos como retomadas e agilidade em curvas de vários raios, com subida de serra acentuada. Incluiu também trechos da BR-040 e uma estrada de terra, onde a tração integral mostra melhor seu valor, especialmente nas acelerações em subidas e saídas de curva.
Realmente, um utilitário esporte que agrada em cheio. Bom de andar, rápido e seguro de curva. O câmbio funciona à perfeição, tanto nas trocas automáticas quanto nas manuais (sobe marcha para frente!) e a sexta é bem longa, com 120 km/h a 2.250 rpm. Para quem preferir, há as borboletas do volante. As trocas automáticas são rápidas e ao mesmo tempo suaves, sem lentidão de engate.
Apesar de ser um utilitário, o Tiguan anda e se comporta como um bom hatchback |
Não há faixa degrade no pára-brisa, embora não se sinta tanta falta dela como no Jetta e no Passat, que têm vidros maiores.
O carro que dirigi estava com pneus Bridgestone Dueler H/P espanhóis, que segundo seu fabricante é misto para uso na/fora da estrada em veículos de tração integral de alto desempenho. O comportamento é preciso, com um mínimo de subesterço, certamente ajudado pela suspensão McPherson à frente e multibraço atrás, e pela direção de assistência elétrica rápida (relação 15,4:1) e 2,7 voltas entre batentes.
Para esta segunda geração do Tiguan a fábrica adotou amortecedores com maior capacidade de fluido. A calibração da suspensão está na medida certa entre conforto e bom controle, o que permite uso como automóvel sem a dureza comum a muitos utilitários esporte. Apenas o diâmetro mínimo de curva poderia ser um pouco menor que 12 metros. Os ângulos de entrada e saida são bons para situações mais difíceis, 18° e 25°, na ordem, veículo com carga máxima. Boa também a distância mínima do solo de 200 mm com veículo totalmente carregado.
Para esta segunda geração do Tiguan a fábrica adotou amortecedores com maior capacidade de fluido. A calibração da suspensão está na medida certa entre conforto e bom controle, o que permite uso como automóvel sem a dureza comum a muitos utilitários esporte. Apenas o diâmetro mínimo de curva poderia ser um pouco menor que 12 metros. Os ângulos de entrada e saida são bons para situações mais difíceis, 18° e 25°, na ordem, veículo com carga máxima. Boa também a distância mínima do solo de 200 mm com veículo totalmente carregado.
O auxílio ao motorista vem do controle de estabilidade, do bloqueio eletrônico do diferencial e do controle de excesso de freio-motor no momento das reduções. Os freios a disco nas quatro rodas contam com ABS, auxílio à frenagem e são potentes.
As dimensões são relativamente compactas, com 4.427 mm de comprimento e 2.605 mm entre eixos. Largura e altura, 1.809 mm sem espelhos e 1.665 mm, respectivamente. Por isso o Tiguan é amplo internamente, com passageiros do banco traseiro desfrutando de bastante espaço lateral e longitudinal. Há apoio de cabeça e cintos de três pontos para todos. O compartimento de bagagem acomoda 470 litros e com o rebatimento total de bancos chega a 1.510 litros (veja adiante ficha técnica e lista de equipamentos).
É mesmo um utilitário esporte jeitoso, o Tiguan. Mesmo não sendo o tipo de carro de minha preferência, teria um com toda certeza.
BS
FICHA TÉCNICA NOVO VW TIGUAN
| |
MOTOR
| |
Instalação
|
Dianteiro, transversal
|
Material do bloco/cabeçote
|
Ferro fundido / alumínio
|
Configuração / N° de cilindros
|
Em linha / 4
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Diâmetro x curso (mm)
|
82,5 x 92,8
|
Cilindrada (cm³)
|
1.984
|
Aspiração
|
Turbocompressor
|
Taxa de compressão
|
9,8:1
|
Potência máxima (NBR 5484) cv/rpm
|
200 /5.100
|
Torque máximo (NBR 5484) mkgf/rpm
|
28,5 / 1.800
|
N° de válvulas por cilindro
|
4
|
Comando de válvulas
|
DOHC
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Gerenciamento do motor
|
Bosch MED
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ALIMENTAÇÃO
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Combustível
|
Gasolina comum
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TRANSMISSÃO
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Rodas motrizes
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Tração integral
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Câmbio
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Automático epicíclico, tiptronic
|
N° de marchas
|
6 à frente e uma à ré
|
Relações de transmissão
|
1a. 3,949; 2a. 2,303; 3a. 1,556; 4a.1,164; 5a. 0,86; 6a. 0,688; ré 3.422
|
Relação do diferencial
|
3,688
|
FREIOS
| |
De serviço
|
Hidráulico, servoassistido, ABS e BAS
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Dianteiro
|
Disco ventilado ø 312 mm
|
Traseiro
|
Disco ø 282 mm
|
SUSPENSÃO
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Dianteira
|
Independente, McPherson com subchassi, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
|
Traseira
|
Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
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DIREÇÃO
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Tipo
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Pinhão e cremalheira, assistência elétrica
|
Diâmetro mínimo de curva (m)
|
12
|
Relação de direção
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15,4:1
|
N° de voltas entre batentes
|
2,7
|
RODAS E PNEUS
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Rodas e pneus, série
|
7Jx17, 235/55R17V
|
Rodas e pneus, opcionais
|
7Jx18, 235/50R18V
|
Estepe
|
145/80R18
|
Material das 4 rodas
|
Alumínio
|
Material das roda do estepe
|
Aço
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PESOS (kg)
| |
Em ordem de marcha (kg)
|
1.585
|
Carga máxima (kg)
|
645
|
Carga máxima rebocável com freio/sem freio (kg)
|
2.200 / 750
|
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
| |
Comprimento
|
4.427
|
Largura com / sem espelhos
|
2.041 / 1.809
|
Altura
|
1.665
|
Distância entre eixos
|
2.605
|
Bitola dianteira/traseira
|
1.549 / 1.551
|
Distância mínima do solo (com carga máxima)
|
200
|
AERODINÂMICA
| |
Coeficiente de arrasto (Cx)
|
0,37
|
Área frontal (m²)
|
2,54
|
Cx x A (m²)
|
0,94
|
CAPACIDADES (L)
| |
Porta-malas
|
470 a 1.510
|
Tanque de combustível
|
63,5
|
DESEMPENHO
| |
Velocidade máxima (km/h)
|
207
|
Aceleração 0-100 km/h (s)
|
8,5
|
CONSUMO (NBR 7024, km/l)
| |
Ciclo urbano
|
9,2
|
Ciclo rodoviário
|
12,9
|
Média poderada Peco
|
10,8
|
GARANTIA
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3 anos integral, 12 anos contra perfuração de chapa
|
MANUTENÇÃO
| |
Revisões (km/tempo)
|
10.000 / 6 meses
|
Troca de óleo do motor (km/tempo
|
10.000 / 6 meses
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EQUIPAMENTOS NOVO VW TIGUAN
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ITENS DE SÉRIE
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Internos
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Ajuste altura manual dos bancos dianteiros
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Ajuste longitudinal do banco traseiro
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Ar-condicionado Climatronic 2-zonas
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Bancos em couro Alcantara nas faixas cenrais
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Bluetooth
|
Conexão para iPod
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Descansa-braço entre os bancos dianteiros e traseiro
|
Gaveta sob o banco do motorista
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Luz interna para a região dos pés
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Luzes de leitura dianteira e traseira
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Mesas dobráveis nos encostos dos bancos dianteiros
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Oito alto-falantes
|
Rádio RCD 510 com tela sensível ao toque e 6 CDs
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Tomada 12 V no compartimento de bagagens e no console central
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Tomada auxiliar para fonte de áudio externo
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Externos
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Barras de teto longitudinais
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Frisos cromados no contorno das janelas e grade
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Pára-choques, carcaças do espelhos e maçanetas na cor da carroceria
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Rodas de alumínio 17-pol.
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Funcionais
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Acendimento de fárois na chegada e ao deixar o veículo
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Acionamento elétrico dos vidros um-toque em todos
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Ajuste do volante em altura e distância
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Ajuste elétrico dos espelhos externos com rebatimento elétrico e desembaçador
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Borboletas para trocas de marcha junto ao volante
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Computador de bordo
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Controle automático de velocidade
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Freio com função de atuação automática ao parar
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Freio de estacionamento eletromecânico
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Indicador de pressão dos pneus baseado no ABS
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Mostrador multifuncional premium, em cores
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Retrovisor interno eletrocrômico
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Sensor de chuva
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Sensor de estacionamento traseiro
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Travamento central sem chave
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Vidros laterais traseiros e do vigia escurecidos
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Volante de direção multifuncional
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Segurança
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Alarme antifurto
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Cintos de três pontos e apoio de cabeça para os cinco ocupantes
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Controle de estabilidade
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Faróis de neblina com função direcional em baixa velocidade
|
Luz de neblina traseira
|
Possibilidade de desativar bolsa inflável dianteira direita
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Seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas)
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Sistema de controle de fadiga do motorista
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Tração integral 4Motion
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ITENS OPCIONAIS
|
Abertura de portas sem chave por aproximação e botão de partida por presença da chave
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Assistente de estacionamento de segunda geração
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Bancos de couro com ajuste elétrico para o do motorista
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Faróis bixenônio com LEDs
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Rádio RNS 315 com navegador integrado
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Rodas de alumínio 18-pol.
|
Teto solar panorâmico de acionamento elétrico
|
Acho lindo o Tiguan.. ouvi dizer que esse motor e uma obra-prima .. Confere Bob?
ResponderExcluirJa levei um coro de uma dessas numa subida de serra...
Abracos
Tanta tecnologia e conforto em embalagem tão insossa. Merecia carroceria italiana.
ResponderExcluirA VW nunca foi lá de fazer carro-pavão.
ResponderExcluirCarroceria italiana? Dos dias de hoje... só se o pessoal da Alfa - só da Alfa - estivesse muito inspirado...
ResponderExcluirSenão, não obrigado.
Na Alemanha tá se desenhando coisas bem melhores há mais de uma década...
PS.: alguém viu o Up do Giugiaro? Se viu entende porque digo isso... fail.
- Osmar Fipi
BOB GOSTARIA DE SABER SE ESTES MOTORES VOLKS SÃO SEM BORBOLETA???
ResponderExcluirÉ UM CARRÃO. GOSTO DELE, UM DESIGN AGRADAVEL
Osmar Fipi,
ResponderExcluirQuanto ao VW Up!, concordo. Mas fica a dúvida: Não teria Giugiaro seguido à risca a encomenda de desenhar um caixote?
É... podem elogiar o quanto quiserem, mas eu acho esse design péssimo. A começar pelo recorte da caixa de roda dianteira, totalmente disforme e desproporcional.
ResponderExcluirSou muito mais da Touareg.
O que seria a "injeção direta"?
Leister
ResponderExcluirE com borboleta.
CSS
ResponderExcluirInjeção de combustível na câmara de combustão e não no duto do cabeçote.
Infelizmente, quem deseja não pode contar com o ótimo 2 litros TDI.
ResponderExcluirMas há uma luz no fim do túnel:
http://autoblog.com.ar/2011/09/petrobras-impulsa-el-regreso-de-los-autos-diesel-a-brasil/
André Andrews
"Deveria" ser meu carro de viagens se não custa 120k aqui no Brasil...Mas não tenho o que dizer, o carro é lindo, tem tudo com tecnologia de ponta de verdade, seguríssimo e rápido.
ResponderExcluirPena sermos brasileiros...
Fiz um test-drive com o anterior, sai de lá feliz demais, dei 10 para ele, imagine essa nova geração !
VW lá fora é um sonho, daqui eu já larguei de mão em 2003.
Imaginem se a VW BR, vendesse os seus carros lá de fora, exatamente como são lá, com o preço justo para nós ? Aqui VWBR é burra ao quadrado...
É, parece ser um bom carro. Mas, cá pra nós, é incoerente um carro com pretenções offroad ter pneus perfil 50! Lembro da esquisitice que era a parati track&field: suspensão alta e pneus com 10 cm (55% de 195) de altura!
ResponderExcluirAbraço
Lucas CRF
valeu bob, realmente é um avanço. Pelo que vejo a fiat está na frente no quesito motor com o multiair
ResponderExcluirAndei lendo uma vez na revista da sae que este bicos da injeção direta sobre com o alcool e enxofre da gasolina brasileiro, isto é real???
De frente parece um gol...
ResponderExcluirLeister, aonde que a Fiat esta a frente ? O multiair é uma boa promessa, mas na prática não tem feito muita diferença frente aos que já existem no mercado europeu, já os FSi e TSFi do grupo VW que são premiados pelo mundo afora, e estão fazendo verdadeiros milagres com potencia/economia/robustez.
ResponderExcluirantonio, foi premiado o motor do ano. E reconhecido por fritz indra( que não pouca coisa, confio nele)
ResponderExcluirPeço ao bob que explique o lifting continuamente variavel de valvula
Leister, sei que foi o motor do ano de 2011, mas como falei antes, na pratica não esta perto que prometeu, somente os níveis de polição que estão de acordo.
ResponderExcluirIPI
ResponderExcluirUé, mas a VW vai pagar o tal IPI inflado?
Não havim dito que as fábricas que produzem veículos no país estariam isentas do aumento?
Estranho...
Alexandre BH,
ResponderExcluirO Up é muito bem desenhado e construído. Vi ao vivo. Surpreendente. O Giugiaro se encarregou de fazer uma versão aberta para a praia... encheu de cromados, dourados, e cilindros de carvalho - a despeito de ficar feio - ficou fora totalmente do contexto que o carro quer propor...
O design italiano parou nos anos 70/80, na boa. O que sai bom de lá de Alfas, Ferraris e Lambos é de estrangeiros lá ou estúdios fora de lá...
- Osmar Fipi
Adoro este VW.
ResponderExcluirAliás, adoro VWs.
Eu havia entendido que a versão atual estava com a caixa de 6 marchas com duas embreagens (tem uma sigla que eu nunca sei qual é), mas voce escreveu que a caixa é automática.
Entendo que uma caixa com uma ou duas embreagens não é aquilo que normalmente se chama de caixa automática.
Bob, como que é isto?
Abraços,
Zé Rodrigo
O recortes dos paralamas sao estranhos mesmo..
ResponderExcluirTorço um pouco o nariz para SUVs, mas pro Tiguan eu abro uma boa exceção, é um baita produto.
ResponderExcluirBelo conjunto. Carro muito bem planejado. Apenas um detalhe em relação ao post: Alcantara não é couro, e sim a marca de um composto sintético de poliéster e poliuretano criada a partir da joint-venture da ENI com a Toray. E se a VW disponibilizasse Alcantara para a Tiguan, essa seria o opcional, e não o couro. Abraços.
ResponderExcluirSempre gostei da Tiguan. Tem uma bela carroceria e um porte "SUV pequeno" que é realmente charmoso.
ResponderExcluirMas acho inexplicável essa frente de Santana que a VW está empurrando goela abaixo de toda sua linha...
BELEZA, SEI QUE SE TRATA DE CARROS DIFERENTES..MAS SERÁ QUE ESSE TIGUAN É MELHOR, CUSTO BENEFÍCIO, OU EMOCIONAL MESMO, DO QUE A AMAROK TREND LINA DE 98 MIL. 12 MIL A MENOS E MOTOR DIESEL BITURBO.
ResponderExcluirP.S.:
NÃO ME CONVENCEU ESSE CARRO. FICARIA FACILMENTE COM O SÉRIE 1 DA BMW QUE ESTÁ POR VIR OU MESMO O SÉRIE 3, AGORA UM POUCO MAIS CARO.
Bob,
ResponderExcluirDupla embreagem só no Jetta, não?
Por favor, explique para nós como funciona este sistema que detecta a fadiga do motorista, nunca tinha visto algo sobre.
Ahhh... Se eu tivesse "por cima da carne seca"... Casinha na praia... Um Tiguan seria perfeito!
Não consigo entender esse pessoal que critica a VW... Critique a VWB, mas este modelo não tem o que falar... Frente de Santana? Por favor, poupe-nos! Ahh... deixa pra lá... Daqui a pouco vão me chamar de APzeiro!
Aliás, parei de comentar em posts que foram inundados de comentários fanáticos, principalmente de teor político... Uma hora a gente cansa de dar murro em ponta de faca.
Sds
Ewerton Ibira, pois é, são carros diferentes. Precisa falar mais alguma coisa?
ResponderExcluirPode ser até interessante em termos de mecânica, mas o design e o preço matam o VW Tiguan. Quer saber? Chega de SUV's, bota um Golf decente no lugar desse tijolão.
ResponderExcluirTô com vc e não abro! Falaram do GTI MKVI, nada até agora... Falaram do MKVII como modelo 2013... AAfff... Eu não apostaria nisso! Bom... Quem sabe? A GM tá com o Cruze aí pra quem "pode" pagar... Vai saber né! Se não rola uma reação... Só depende de nós, consumidores.
ResponderExcluir