A questão foi levantada pelo leitor Alexandre Generoso, de Belo Horizonte. O importador oficial Hyundai está anunciando o modelo Veloster como dotado de motor a gasolina de injeção direta (GDI, gasoline direct injection, como na foto acima) de 140 cv, o que não é o caso. Ele mesmo fotografou o carro numa concessionária e na tampa do motor se lê DOHC 16V.
Procurando em sites da marca na América do Sul, Alexandre viu que o motor do Veloster comercializado no Chile e no Peru é de injeção no duto (MPI) e não direta, e que a potência é de 128 cv a 6.300 rpm com torque de 16 mkgf a 4.850 rpm. Nada de 140 cv.
No site da Hyundai daqui, que é representada pelo Grupo Caoa, constam os dados abaixo:
MOTOR
1.6L DOHC com acelerador eletrônico; 4 cilindros; 16 válvulas, 140CV @ 6300 rpm; torque 158 Nm@ 4850 rpm; em alumínio, injeção MPI a gasolina; sistema VIS e duplo CVVT.
As outras siglas indicam coletor de admissão variável (VIS, variable intake system) e comandos de válvulas de admissão e escapamento de fase continuamente variável (CVVT). O símbolo "@", que conhecemos por arroba e é usado nos endereços de correio eletrônico, representa a preposição "at" em inglês, que significa "em", embora aqui usemos "a" (x cv a y rpm).
Não é preciso ser profundo conhecedor de motor para saber que potência resulta de torque (força na balança) e rotação, e que ela não sobe do nada, é preciso mais torque e/ou mais rotação que, neste caso, não variaram segundo as especificações no site da marca no Brasil.
Em recente programa dominical Auto Esporte, da TV Globo, o Veloster foi mostrado e o apresentador falou claramente em injeção direta e 140 cv, mas o programa não é jornalístico e sim comercial, tanto que nos créditos ao final sempre é citado "ação comercial" de tais e tais empresas.
O Alexandre, dono de oficina independente em Belo Horizonte, a High Torque, vem se dedicando a produzir vídeos nos quais fala de assuntos relacionados a automóvel.
Com o vídeo recente a respeito do motor do Veloster não ser GDI, ele prestou um excelente serviço à comunidade automobilistica brasileira, que o AE julgou merecedor de ser divulgado.
Informação técnica é sempre será assunto (muito) sério.
BS
Vindo da Caoa, isso não é nada surpreendente.
ResponderExcluirO Veloster é muito interessante conceitual e visualmente, mas talvez o próprio importador tenha achado o motor 1,6 litro pouco convincente para um carro que, ao menos no lançamento, está sendo vendido a preço mais alto que o do Azera.
Além do mais, eles sabem por experiência própria que é só contar umas mentiras aqui e ali, que o povo acredita e vai correndo comprar.
A maioria dos consumidores desses carros nem sabe mesmo a diferença entre injeção direta e indireta, etc.. Compram mais porque acham "lindo".
ResponderExcluirVão comprar assim mesmo. O que importa nesse tipo de carro é chamar a atenção.
ResponderExcluirO x1 da BMW, com motor pequeno em relação ao carro vende muito bem, assim como o aircross e muitos outros carros da moda.
Será que "o importador oficial Hyundai" enganou-se NOVAMENTE?
ResponderExcluirUma pena um grupo agir dessa maneira, mas fazer o que, isso aqui é Brasil... No final das contas o cara que acaba comprando um carro como esses pra desfilar na rua e fazer "inveja" pro vizinho acaba nem dando conta que "faltam" 12 pôneis malditos debaixo do capô.
ResponderExcluirIsso só me deixa mais indignado, fico indignado pelo consumidor brasileiro que faz questão de ser ignorante e fico mais indignado ainda com certas empresas que se aproveitam dessa ingenuidade para conseguir um lucro maior...
ResponderExcluirTodos aqui sabem do nível desse programa da Rede Bobo, só matéria paga, credibilidade zero. Mas o piloto e pseudo-repórter César Urnhani, se deixar levar por informações escancaradamente errõneas, é de doer. Ele está colocando sua própria credibilidade em risco.
ResponderExcluirSerá que ele lê este blog. Poderia comentar aqui e desfazer esse embrólio.
Quanto a Caoa, é recorrente.
Bob, gostaria de saber se voces solicitarao um esclarecimento da CAOA-Hyundai a respeito deste "equivoco", pois estou doido para ver qual sera a desculpa deles (perdoe a falta de acentuacao pois estou apanhando do meu teclado). Saudacoes.
ResponderExcluirEduardo
Parece que todo o lote foi vendido e com precos absurdos maioress que um cruze, assim o GM ficou barato. Alem do detalhe dos 5 mil dinheiros por pintura branca!!!! A a CAOA trata os consumidores como idiotas e pensando vindo Bem-vindo eles devem ter razao.
ResponderExcluirEnquanto isso, no site da Veja de 03/10/11...
ResponderExcluir"Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente da Hyundai no Brasil, está trocando de jatinho. O modelo Challenger dará lugar a um Gulfstream"
Hyundai, OS MELHORES CARROS DO MUNDO... (modo ironico on)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPessoal, infelizmente não tenho uma equipe para editar meus vídeos, não tenho muitos recursos técnicos na área de produção de minhas matérias, mas como entusiasta e apaixonado por mecânica, tento do meu jeito, levar informações a todos os apaixonados por carros.
ResponderExcluirSe alguém quiser assistir ao vídeo sobre o assunto, deixo aqui os dois links que mostram minha observação.
O Canal tudosobrecarros é feito com todo o carinho e respeito aos entusiastas. Isento de rabo preso com qualquer tipo de fabricante, tento levar um tipo de informação, que mesmo sendo muito simples, possa ajudar no conhecimento técnico ligado aos nossos amados veículos.
Quero agradecer de ante mão, as dicas do Bob, que sempre procurou me corrigir quando foi necessário, e prometo que tentarei melhorar ainda mais o conteúdo de minhas publicações.
Forte Abraço, ADG.
Vídeo 1.
http://www.youtube.com/watch?v=qRSf3HZd6YY
Vídeo 2.
http://www.youtube.com/watch?v=4z7oDfHMdaw
08/10/11 18:42
Brasileiro é 171 por natureza, seus representantes no Congresso são um resumo da sociedade.
ResponderExcluirA CAOA então é um grupo genuinamente brasileiro.
Gostaria até que um dia tivessem uma fábrica própria de automóveis.
Seus modelos poderiam usar nomes relacionados ao Brasil e ao brasileiro:
Hatch entrada de linha: Zé Carioca
Família de veículos: metralha (perua, hath e sedan)
Picape: Levavantagem
Sedã médio: subinavida
SUV: pavão
carro esporte: scoraposte
sedã de luxo: supercarne
jesus bob, o auto esporte é de doer, nem sei como fica no ar , pior é o césar o piloto tentando dar aula de mecanica dos solidos, pior quando entra na dinamica , chegar a doer. Pior bob é eles falarem de aerodinamica, pra eles escoamento laminar e turbulento é tudo coisa da cabeça de doido, efeito coanda
ResponderExcluirJá reclamei bastante abraço a todos
Vergonha. Isso é caso de polícia. Cadê o Conar ou qualquer instituição que cuide disso? Somos palhacitos mesmo.
ResponderExcluirpelo site da Hyundai Motors Brasil, um Veloster pesa 1700kg em ordem de marcha, já no site americano pesa entre 1172 e 1242kg dependendo dos opcionais. Ou seja, a informacao que a Hyundai Brasil publica é de um descaso total!!!
ResponderExcluirMas, para quem esta comprando esse tipo de carro só para aparecer, uma melancia no pescoco custa 74mil reais a menos e faz o mesmo efeito...
e que se danem as especificacoes!!
e tem 2 versoes: melancia com caroço ou sem caroço :-)
Isso é propaganda enganosa, merece ser caso de ação pública.
ResponderExcluirCaô (lembra alguma coisa?), de acordo com os dicionários de "carioquês", significa "mentira". Sem mais.
ResponderExcluirO "importador oficial" não se pronunciou oficialmente?
ResponderExcluirConforme alguém inspirado comentou na página do vídeo do ADG no YouTube; se a Nissan tem "pôneis malditos", a Hyundai tem pôneis invisíveis...
ResponderExcluir(...alô alô Hyundai; olha a CAOA queimando o filme de vocês no lisarB...)
Eduardo
ResponderExcluirSim, questionamos a Caoa no dia 2 por e-mail, que foi lido. Sem resposta até agora.
Essa empresa não respeita nem acordo com o Ministério Público:
ResponderExcluirhttp://www.vrum.com.br/app/301,19/2011/09/24/interna_noticias,44548/caoa-desrespeita-acordo-com-mp.shtml
Bob,
ResponderExcluirRindo muito aqui com o disparate que li no anúncio do Elantra:
"Simplesmente o melhor, mais sofisticado e luxuoso sedã médio já fabricado no mundo"
WTF?!?
A potência do Veloster vendido aqui poderia ser dada de maneira mais ou menos parecida àquela que a Rolls-Royce divulgava, com uma pequena mudança: suficiente... para que você sinta saudade do Tiburon.
ResponderExcluirSou mais o genesis coupe que este alien de tres portas
ResponderExcluirEm se tratando de Hyundai-CAOA qual é a novidade?
ResponderExcluirSempre é a mesma coisa, anuncia o que não é ou não tem, a mesma política imbecil de só vender carro preto ou prata.
Hyundai-CAOA, os melhores carros da galáxia...
Definitivamente fora da minha lista.
A CAOA investe muito em propaganda o que leva à maioria, pouco informada sobre autos, a acreditarem naquilo que eles informam. Um pena. Usam de má fé - lembram do câmbio automático multi-marchas do i30 ? Mentem descaradamente para todos ao vivo e á cores.
ResponderExcluirCabia as autoridades tomarem as medidas cabíveis.
Jamais compraria um carro desta marca ou de qualquer outra aliada a CAOA.
Uma pena mais pessoas não terem acesso ao AE.
Este BLOG deveria está anexado a um grande portal. teria mais audiência.
É um BLOG de utilidade pública.
Cerberosph
ResponderExcluirO pior foi o pseudo-repórter do pseudo-programa falar que o motor era GDI e a imagem mostrar nitidamente na capa do motor escrito DOHC, hahahaaha foi bem FAIL
Tremenda barbeiragem da CAOA, estão queimando o filme da Hyundai aqui no Brasil. Não precisavam disso pra vender bem os carros. Estão perdendo tanto a noção que daqui a pouco vão anunciar Veloster com motor V12 de 600 cavalos. Aí abre-se o capô e está lá o liquidificador quatro cilindros 1,6 litro.
ResponderExcluirO carro pode se ótimo, com ou sem injeção direta. Deve andar pra carai do messmo jeito. O que me irrita é essa fábrica vender seus carros como se fossem jóias caras, bolsa prada. Enfim, objeto de ostentação. E esse nome, hein? O que vai ter de neguinho comprado e acelerando só pra ver se é "veloster" mesmo, hummm...Mais um pra matar gente nas calçadas.
ResponderExcluirJoão Paulo
Hyundai é uma coisa, CAOA é outra. Os produtos em si não tem nada haver com o representante.
ResponderExcluirJá tem acéfalo maria vai com as outras trocando as bolas...
João Paulo, com 128 cv e 1200 kg esse carro não "anda pra carai" não. Na verdade, com esses números aí, aliados ao conversor de torque (que 'rouba' mais uns pocotós) ele toma sufoco do meu VW 1.6 com 101 cv (ou seja, um dos 1.6 mais fracos do mercado brasileiro).
ResponderExcluirEurico Jr.
ResponderExcluirOs caras perderam a noção.
No fim das contas, é possível que o Veloster perca para o Sandero Automático, que é significativamente mais barato!
ResponderExcluirO Veloster está muito caro pro que oferece. Se fosse um Genesis Coupe 3,8 litros V6, tudo bem, mas está muito longe disso.
ResponderExcluirhttp://www.hyundaiusa.com/genesis-coupe/
http://www.hyundaiusa.com/genesis-coupe/specifications.aspx
Genesis sedan, genesis coupe turbo ou V6 ai sim. Genesis prometeram faz tempo e nada. Pra que trazer algo bom se os consumidores saem no tapa na disputa do mediocre?
ResponderExcluirAnônimo 08/10/11 22:15,
ResponderExcluirNão é bem assim. A imagem dos produtos bastante fica prejudicada com essa conduta indecente do representante.
E qualquer acéfalo percebe isso.
CAOA, empresta um carro pro Autoentusiasta e acaba com ess conversa mole.
ResponderExcluirOs automariavaicomasoutras vão no embalo
Útimo anônimo, vai ler uma outra coisa que você entenda.
ResponderExcluirNa revista VEJA de 10 de agosto de 2011 (edição 2229 - ano44 - nº32) o anúncio está expresso "motor de 140 cavalos", com foto do motor inclusive.
ResponderExcluirApós a repercussão do caso em alguns portais na Net, a CAOA passou a omitir esta informação nas edições mais recentes da citada revista!
O Ministério Público e Procon têm de agir pesado, senão não adianta.
Para o Bob e o ADG:
ResponderExcluirÉ possível que a CAOA esteja mentindo também sobre o Elantra. No Brasil, estão dizendo que esse carro tem motor de 1,8 litro com potência de 160 cv a 6.500 rpm e torque de 182 Nm a 4.700 rpm.
Página do Elantra no Brasil:
http://www.hyundai-motor.net.br/especificacoes.php?x=41
Mas em outros lugares do mundo, esse carro possui um motor de 1,8 litro com 148 cv a 6.300 rpm e 182 Nm a 4.700 rpm.
Página do Elantra nos EUA:
http://www.hyundaiusa.com/elantra/specifications.aspx
Página do Elantra no Chile:
http://www.hyundai.cl/elantra.html
Página do Elantra no Peru:
http://www.hyundai.pe/p_aut_elantra.html
O Elantra vendido no Brasil tem um motor diferente e melhor? Ou a CAOA está de "caô" mais uma vez?
ao anonimo 22:15, hyundai e caoa sao a mesma coisa.quando um fabricante é sério faz o que a harley davidson fez com seu importador...
ResponderExcluirElantra estao de migue novamente
ResponderExcluirNotem que a Hyundai já ajeitou o site, lá já diz que é MPI, mas continua informando 140cv.
ResponderExcluir"ao anonimo 22:15, hyundai e caoa sao a mesma coisa.quando um fabricante é sério faz o que a harley davidson fez com seu importador...
ResponderExcluir09/10/11 10:22"
Concordo Plenamente, a Harley Defenestrou seu representante, ou a Hyundai faz isso já ou está se igualando a CAOA. Perfeita Observação Ary
140 pôneis malditos, isso sim!
ResponderExcluirBob, hoje foi o dia da propaganda do Elantra, mais uma vez um comercial fantasiado de matéria entra no ar.
ResponderExcluirMas uma dúvida me incomoda:
Eles afirmam que o Elantra no Brasil tem 160cv, mas no Chile e Peru, os mesmos motores tem 148hp.
E ai?
Vamos ter que medir todos esses carros no dinamômetro para desmascarar de vez esses picaretas.
COMO SÃO VELHACOS ESSES MACACOS! Pobre dos que compraram o melhor hot-pocket do mundo. Brincadeiras à parte, acho que poucas pessoas tem noção da seriedade deste crime. E ainda eu ouço gente falar de Hyundai e/ou Kia como sonho de consumo. CUMÉ QUE PODI UM NEGÓCIO DESS?
ResponderExcluirSonho de consumo ... Hahah. Pra mim mercedes, Porsche, BMW
ResponderExcluirThales
ResponderExcluirO meu tem 78cv e consigo dar 140 km relativamente fácil. Então, com 128 cv não vai decepcionar, a não ser que o cara queira ir pra Lua.
O que quiz dizer é que a Hyundai exagera muito na propaganda.
João Paulo
Escrevi nos comentários do Youtube e vou escrever aqui. O carro deveria se chamar SLOWSTER.
ResponderExcluirEm relação ao Elantra, já que a propaganda diz que ele é o melhor sedan médio já fabricado, A CAOA poderia disponibilizar em cada concessionária, para test drive comparativo, os seguintes "concorrentes": BMW Série 3, Audi A4 e MB Classe C.
ResponderExcluirE aí CAOA, topa o desafio?
E na nota fiscal? Como fica? Qual potencia sai no documento? Eles continuam mentindo ou o cidadao entrega seus 80 mil dinheiros de um lado por 140 cv e sai a a nota do outro com 120?
ResponderExcluir128
ResponderExcluirO problema disso tudo que vivemos hoje em dia esta exatamente no próprio brasileiro.
ResponderExcluirEngraçado é que quem compra esses carros neste valor "deva" ser pessoas que vivem relativamente bem e são pessoas esclarecidas, mas prova que até de cima o brasileiro é burro e acomodado.
Agora pagar + de 70k em um lixo deste é algo sem duvida nenhuma, a prova de problema mentais, que acho que é o problema do brasileiro.
Desabafei...
Vindo da CAOA,naõ é nada estranho.
ResponderExcluirO programa "especialista" Auto Esporte, da rede Globo informou hoje que os motoristas de carro de passeio deveriam trafegar com as luzes de posição ligadas durante o dia, para maior segurança. Será que eles não sabem que o código de trânsito proíbe a circulação com as luzes de posição acionadas? Mais um exemplo da credibilidade deste programa...
ResponderExcluirAndo com nojo da Hyundai, não pelos produtos, mas pela forma de agir da Caoa.
ResponderExcluirManutenções absurdas, mandam trocar óleo de câmbio manual a cada 10.000 km e a forma de seus comerciais. Os outros fabricantes mostram o carro e dizem novo carro XXXXX, agora com AC digital e motor mais potente, etc. E eles dizem, noco carro XXXXXX, melhor do que YYYYYY, melhor do mundo.
Parece comercial infantil, o melhor é melhor que o seu. Devem ter se baseado nesse comercial antigo de 1992: http://www.youtube.com/watch?v=zMFqTzH_dn0
Bob, vê se não frequenta piscinas pro pessoal aqui não morrer afogado...
ResponderExcluirAnônimo 09/10/11 09:52, ADG e outros:
ResponderExcluirDe maneira alguma quero ser o advogado do diabo, mas valeria uma pesquisa mais profunda antes de afirmar que o motor do Elantra anunciado com 160 cv é alguma tentativa de enganar o consumidor.
Alguns amigos já me avisaram que o motor realmente foi homologado com 160 cv. Tudo certinho, seguindo a metodologia proposta pela ABNT.
No caso do Veloster, a diferença de potência se deu pelo fato de ser anunciado um motor e vir para o Brasil outro.
O motor do Elantra tem 148 hp, que são 150 cv.
Este ganho de 10 cv é comum em vários motores aqui no Brasil.
Exemplos não faltam:
O motor 2.0 Mitsubishi usado no ASX e Outlander, além do 3.0 6 cilindros, também da Mitsubishi, ganharam exatos 10 cv no Brasil.
Outros exemplos vem da própria CAOA, caso do Subaru Impreza, que ganhou 10 cv e o Azera, que teve potência aumentada em 10 cv no Brasil.
O Chevrolet Omega Fitippaldi também teve aumento de potência considerável, de 9 cv.
Nunca vi ninguém colocar algum destes modelos no dyno para confirmar a diferença de potência, mas por alguma razão eles tiveram aumento considerável de potência ao desembarcar no Brasil (conversão para a nossa "mijolina", talvez?).
Fica o espaço aberto para discussão.
No mais, há décadas o CAOA perpetua suas falcatruas no ramo automobilistico. Procon e Conar é pouco, quem conhece a história do sujeito, sabe que é caso para a Polícia Federal...
Abs
Adoraria ver esse motor vendido aqui num bom dinamômetro. Acabaríamos com algumas dúvidas... e alguns embustes...
ResponderExcluirGostaria de saber quando é que a Hyundai vai fazer alguma coisa a respeito dessa palhaçada que são as informações/propagandas veiculadas pelo Grupo CAOA (aliás, deveriam mudar a razão social para GRUPO CAÔ...)
ResponderExcluirSinto muito, mas empresa que aceita propaganda enganosa de seu representante é tão sem vergonha quanto. Os carros Hyundai não me atraem, portanto estão fora de minha wish list. Porém, mesmo que gostasse de algum, deixaria de comprar justamente por essa imagem enganosa que o reprsentante brasileiro vende sobre os produtos. Respeito é bom e todos gostam.
E, aproveitando o gancho, nunca vi propaganda televisiva mais sem nexo que a do Veloster: o grande "tchan" do carro são justamente as três portas (coisa besta, mas vá lá...), só que na TV não se vê imagem do lado direito, onde estão as duas portas. Minha mãe, que não é entusiasta nem nada, se desinteressou na hora pelo carro: se a propaganda não mostra os dois lados do carro, é sinal que deve ser feio que dói visto pela "face oculta"...
Querem saber da mais nova do Veloster que descobri? O modelo brasileiro não tem limpador e lavador do vidro traseiro!
ResponderExcluirEsta "empresa", assim como "nosso" país, NÃO é séria!
ResponderExcluirMesmo que eu tivesse que pagar financiamento, eu já teria adquirido meu symmetrical AWD, se não fosse ficar REFÉM deste FDP!!!
Gulfstream??? Huuumm, parabéns Carlos Alberto!!! Brasileiro é um povo BEEESTA MESMO! MERECE!
E a mentirada não para na propaganda... Meu primo foi ver o carro na CC, a vendedora disse que tinha 146cv e ao ser indagada replicou...
"vc trabalha com o que?"
Meu primo - "Informática"
"Se seu chefe diz q tal equipamento tem tantos gb, vc não vai acreditar?"
Falar o que pra uma "profissional" desse naipe?
Triste! Muito! Espero que algo seja feito! Carro coreano na minha garagem? Olha! Duvido que um dia irei "pagar a minha língua".
Sds
Será que tem dupla embreagem mesmo? rsrsrs
ResponderExcluirEu tenho é pena da Subaru, que é uma ótima marca, com carro muito bons, com premio de carro do ano e motor do ano e o escambau pelo mundo afora por revistas e órgãos eleitores sérios e aqui no Brasil estar na mão da CAOA. Bizarro e estranho é que o carros da Subaru são anos luz melhores que estas marcas vagabundas chinesas e coreanas, e no mercado nacional, no olhar de lucros do grupo CAOA,(obiviu pois um hyundai e super barato lá fora) os carros foram deixados de lado, bem caros como de costume, contrariando custo/benéfico/prazer de um Subaru.
ResponderExcluirEeeeeeeeeeee Brasil que não tem jeito...
O tal do Cesar é o pior de todos no Autoesporte, pois emprega a sua credibilidade nas mentiras que fala. Money Talks. Qualquer Chinesa que der uma grana vai ter o seu carro hiperelogiado nesta porcaria. Aliás, este programinha já está ficando nojento. É Mitsubishi cup, CAOA, KIA, Propaganda embutida de óleo (nem me lembro o nome) e outras m@*$% pagas.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão sei como vocês ai no Brasil deixam ser tão sacaneados e humilhados, roubados e ainda por cima serem chamados de povo burro de carga, até mais que os chines. Sou Brasileiro, mas tenho vergonha alheia. Pelos países afora em que visito, somos muito generalizados como povo alegre e muito bonitos mas acomodados com nossa situação.
ResponderExcluirSobre o tema, nem meus empregados no Estados Unidos, Portugal e Espanha compram este tipo de carro, pois só ai são "ditos" como carros de ricos...Faz me rir !!! Nem faxineiro quer uma joça desta !! No minimo pelo menos um Corolla ou um Focus por favor !
Dr.Tone
Eu assisti o Auto Esporte, já tinha visto em algum site que o motor era o DOHC e não o GDI. Na imagem do programa apareceu justamente o DOHC.
ResponderExcluirdaqui uns 10 anos esse carro vai ser uma BOMBA.
ResponderExcluirO Elantra chegou com o motor 10 cv mais potente que em qualquer outro mercado.
ResponderExcluirBom dia galera, eu tbm achava essa potencia do elantra um tanto cheia de questionamentos, porem ontem vi um comercial na TV local do elantra dizendo que o motor 18 era de 160cv.
ResponderExcluirACREDITO QUE NO BRASI TENHAM USADO A INJEÇÃO DIRETA DE COMBUSTIVEL o que justificaria a diferença com certeza.
No site da Hyundai a especificação do Veloster diz que o motor é DOHC, tem de peso 1170 Kg na versão com cambio automático, 140 cv @ 6300 rpm e 158 Nm@ 4850 rpm. Se o Veloster tem 128cv como dizem, ainda assim é um carro rápido, aliás, nada a ver a comparação mas como eu possuo um Citroen C3 que tem 110cv com gas e 115cv com etanol com apenas 98 kgfm. Bom, nem dá pra comparar mas acho que o C3 é rápido tem pouco torque que no caso do Veloster sobra.
ResponderExcluirpéééééé... informação errada! o torque do C3 1.6 com certeza não é este...
ResponderExcluirA Hyundai conseguiu a proeza - positiva e digna de mérito, na minha opinião - de aumentar o status de sua marca no Brasil. Deve, ou deveria, ser um "case", pois certamente é um recorde tê-lo feito em tão pouco tempo.
ResponderExcluirO investimento foi maciço, em design, pesquisa e marketing. Parte desse mérito é da CAOA, independente de qualquer crítica (e são várias). Eu não engulo as propagandas bregas e superlativas da Hyundai, mas o fato é que os carros são "honestos" e as montadoras nacionais tb enganam o que podem.
Os carros coreanos caíram no gosto do brasileiro pq tem qualidade, design e ainda que não tenha pedigree europeu, com essa upgrade da marca o valor e interesse comerciais tb cresceram, às custas dos europeus e tb japoneses.
Mas pra mim, carro de verdade continua sendo europeu, sobretudo alemão. O diabo mora nos detalhes, e um monte de cacarecos e acessórios não é detalhe e sim argumento de venda. Suspensão, acabamento, motor + câmbio, desempenho, dutabilidade, qualidade, etc... Isso é o que vale pra mim. Lógico que design importa mas eu sigo a escola européia, embora admire alguns japas.
Eu amo dirigir, sempre gostei de carros, não sou "fuçador" mas adoro cuidar pessoalmente dos meus carros, e como faço isso há 23 anos, aprendi um pouco. Não abro mão de um alemão de qualidade.
Alexandre
Alexandre, falou quase tudo, mas já provou que conhece quando o assunto é carro!
ResponderExcluirO rápido crescimento da Hyundai é devido ao fato do Brasil ser um país de tolos. O grande mérito é ter feito isso às margens do conhecido maior lobby do país.
Agora, essa nova "Hyundai a marca mais admirada do país" é de doer no perispírito... PQP!