Depois que o pessoal quis saber mais sobre o motor do 356 Carrera 2, não resisti em publicar esta magnífica foto de seu predecessor, o Tipo 547, montado num 550 spyder azul.
O Tipo 547 tinha um virabrequim Hirth roletado, com rolamentos de esferas e de rolos e que tinha que ser montado (várias peças com junções serrilhadas aparafusadas, ao oposto de um virabrequim normal em peça única). Inicialmente deslocava 1,5 litro, e era uma unidade de competição, que apareceu em 1952-53. Logo aparecia sua versão de rua (547/1), em 1955, no Porsche 356 Carrera. Versões de 1,6 (547/4) e 1,7 litro (547/5) apareceriam antes do redesenhado, maior e mais simples tipo 587 (o Carrera 2) aparecesse, com seus dois litros e virabrequim normal, com mancais lisos de casquilhos em vez de rolamentos, para aposentar de vez o 547.
Criados pelo Dr Ernst Führmann, os dois motores são muito similares, e são conhecidos pelo nome do criador até hoje.
Eu particularmente prefiro, no caso do 356, o mais simples tipo 616: última evolução do quatro -cilindros contrapostos baseado no desenho VW (OHV), deslocava 1,6 litro e debitava ótimos 90 cv, e era um motor liso, menos complicado e mais durável e confiável que o exótico quatro-comandos de Führmann. Foi usado também no 912, e deveria ter sido o motor do Porsche 914, mas não era para ser...
MAO
O Super 90 Também seria minha escolha , já que é bem mais confiavel , esse 550 azul , tá estranho , ele nao levantava a traseira toda para ver o cofre?
ResponderExcluirAchei esta foto , parece ser o mesmo carro , prototipo ,
ResponderExcluirhttp://img30.imageshack.us/i/imagemkc.jpg/
Olá amigo, Confira De Gennaro Motors com Chip Foose.
ResponderExcluirhttp://www.degennaromotors.blogspot.com/
Forte abraço,
Fernando Gennaro
Alan,
ResponderExcluirNão sempre, as primeiras Spyder eram como a da foto, um capô no meio.
MAO
Esse motor 547 é bem coisa de alemão mesmo, complicadinho tecnicamente...
ResponderExcluirA avó desse alemão era Italiana ou francesa,hehehehehehe
ResponderExcluirO distribuidor deslocado é bem interessante.
ResponderExcluirO motor Furhmann é bem duravel e só ele ganhou as competicoes da epoca chegando a equipar até o primeiro Porsche F1 de todos os tempos. O pushrod nao aguentava o tranco. Não tem comparação. O problema é q os comandos e ignicao tem q ser bem regulados a cada 10.000kms, e na decada de 70 ninguem queria pagar o custo destes ajustes levando os motores a falharem, e falhas nos 4-cam eram sinonimo de retifica muito cara. Nao se pode comparar um motor com 4 comandos por engrenagem e dupla alumagem com camara de combustao esferica com os velhos pushrod de 3 mancais oriundos dos VW. Os 8.000 ou até 9.000rpms q estes motores giravam seriam equivalentes a motores de 14.000rpm hoje... Ou mais.
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