A notícia não é nova, mas gostei tanto dela quando a li recentemente no Tech Talk do JLV, que achei que valia a pena falar sobre ela aqui.
No Shell Eco-Marathon deste ano (uma competição de economia de combustível), em meio a aquelas naves espaciais com rodinhas de bicicleta, motor de cinco centímetros cúbicos de deslocamento e dirigidos por garotos de 10 anos de idade, e capazes de fazer, sei lá, um zilhão de km por litro, mas com nenhuma relevância no mundo real, algo inusitado apareceu. Um carro de rua levemente modificado.
E não só um carro, um Caterham Seven, aquele símbolo sagrado do credo entusiasta de desempenho acima de tudo, aquela ferramenta de subversão da ordem que humilha Lamborghinis e Porsches em pistas mundo afora. O que um carro esporte visceral como o Seven faria num lugar destes?
O fato de que o Seven atinge seu desempenho fantástico por meio de peso baixo obviamente faz esse exercício ter todo o sentido. Pensa-se de cara que apenas alongando a transmissão e cuidando melhor da aerodinâmica, o resultado realmente só pode ser ótimo.
O carro que a Caterham criou em parceria com a “Energy Efficient Motorsports” e a Axom Automotive (especialista em fibra de carbono), chamada de 2R, certamente cuidou da aerodinâmica, como se pode ver na foto, mas também fez algo lógico: diminuiu os pneus, usando unidades especiais de baixa resistência ao rolamento. Mas o alongamento da transmissão, pasmem, não ocorreu. Na verdade, segundo a empresa, o carro só recebeu de modificação o que se pode ver, ficando a mecânica (inclusive o motor K-series de 120 cv) totalmente inalterada!
A intenção era atingir 100 milhas por galão (42,5 km/l) mas acabou por chegar na incrível marca de 131 milhas por galão, ou nada menos que 55,688 km/l!!!
E melhor: se a mecânica é inalterada, ela deve ainda, se dirigida com fúria, fazer o 0-100 km/h em menos de seis segundos. E com a aerodinâmica melhorada, talvez até tenha uma velocidade máxima maior que o carro original. Na verdade, talvez até a aceleração tenha melhorado, graças à evidente redução de massa...
Este é meu tipo de carro ecológico!
MAO
The greener car... EVER!
ResponderExcluirIncrível como dá pra unir a preocupação com o meio-ambiante com entusiasmo.
Há um tempo atrás li no site da Car & Driver que a próxima geração do Ausi S4 e S5 terá redução de massa mais de 300kg!!
ops, greenEST.
ResponderExcluirAinda haverá a idade das coisas leves! Show... esse é um caminho.
ResponderExcluirTivessem eles colocado nesse Seven uma carroceria de Eleven e creio que teriam melhor resultado. Você sabe, o Eleven ganhou o Índice de Performance em Le Mans e tá na cara que é mais aerodinâmico que esse aí da foto.
ResponderExcluirE esse aí não faria o 0 a 100 em menos de 6 seg. porque não tem pneu traseiro largo o bastante pra tracionar.
Mas foi um feito fantástico esse da Catherham e valeu mostrar isso. Carro leve e aerodinâmico e pneus de baixo atrito: usando a cachola dá pra andar forte e gastando pouca gasosa.
"Este é o meu tipo de carro ecológico":
ResponderExcluirMeu também.
Interessante notar que as soluções mais óbvias e simples são as mais eficazes.
este carrinho é demais ! ja tive a oportunidade de ver um de perto..na chamonix cars
ResponderExcluirEco-autoentusiasmo!!!!
ResponderExcluirSe eles tivesses adotado um câmbio com velocidade máxima na penúltima marcha e a última como overdrive, daria tanto para andar em rotações baixinhas quando se quisesse um pouco de tranqüilidade como para dar lição na turma dos turbos, suspensão de molas cortadas e caixa selada na mala...
ResponderExcluirSalve os carros ecologicos! hehe
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