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AÇÃO!

Despertaram o gigante adormecido?

Situações drásticas requerem ações drásticas. Depois de toda a crise financeira e no setor automobilístico americano, não dá pra pisar em ovos. Fábricas fechadas, marcas enterradas, divisões vendidas (ou quase). A GM lançou uma campanha de satisfação de 60 dias nos EUA. Compre o carro e você tem 60 dias pra devolver se não estiver satisfeito. Menos de 1% devolveu o carro. Nada mal. Mas tem mais...


O guru-marketeiro-falastrão Bob Lutz está ligado no 220 V! Ele lançou o desafio de um duelo com qualquer sedã não modificado contra o fantástico Cadillac CTS-V, dono de uma marca impressionante em Nürburgring.
Muitos aceitaram, muitos desistiram e, no final, um escriba do blog Jalopnik acabou sendo o único que restou. Lutz não confirmou que ele mesmo dirigiria o carro, talvez um engenheiro de testes mais novo e mais qualificado, mas no final, o senhor de 77 anos conduzirá o Cadillac na pista do Monticello Motor Club (NY) contra um Mitsubishi Evolution MR. Wes Siler, o desafiante, imaginava conduzir um Mercedes-Benz, depois um Jaguar XFR e finalmente acabou com o Mitsubishi. Não tenho detalhes de toda a história, mas no caso do Jaguar o próprio fabricante alegou que acreditava que 5 voltas no circuito poderiam desgastar os freios a ponto de comprometer a segurança do condutor.

Com tantas desistências, a confiança de Lutz aumentou e ele andou treinando em campos de prova da GM para o duelo. O desafiante não é piloto profissional. Coincidentemente eu pesquisava a escola de pilotagem Skip Barber (a maior do mundo) quando ele escreveu um post descrevendo o treinamento que teve lá com Miatas preparados. Vai ser uma briga boa. E justa, pelo que se propunha inicialmente.

O circuito tem duas longas retas que, em teoria, favorecem a enorme potência do Cadillac, mas isso é assunto pra depois. Vamos ver o resultado antes de comentar!


É bom ver um pouco de ação na outrora tão poderosa GM.

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Atualização: Bob Lutz venceu o duelo!

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MM

9 comentários :

  1. Mister Fórmula Finesse29/10/2009, 10:56

    Quem diria amigos!!! Um senhor de 77 anos à bordo de um Cadillac desafiando um Lancer Evolution em uma pista de corridas!! Claro que não é um senhor qualquer - aliás, ninguém é qualquer - assim como o Cadillac não tem nada daquelas enormes camas kingsize que dobravam nas curvas só na simples sugestão de vê-las...

    Vai ser um pega muito interessante, quem tiver mais informações, por favor!

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  2. Que bela história! Torço para que a GM dê a volta por cima e seria ótimo ver Bob Lutz como protagonista dessa virada.

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  3. MM,
    Essa de despertar o gigante adormecido me remeteu ao filme "Tora! Tora! Tora!", em que o Almirante Isoruku Yamamoto profere no final, após o ataque, a frase: "Conhecendo os americanos e seus sentimentos, tudo o que fizemos foi acordar o gigante adormecido". Falado em japonês, o filme foi integralmente bilíngue.

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  4. Em outras épocas a Mopar entraria na briga logo com um voadora e a Ford com dedo no olho.

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  5. Clésio Luiz29/10/2009, 19:43

    Obviamente a GM não iria entrar nessa para perder. Quem propos o desafio foi Bob, ele iria dirigir, mas no final ficou para um cara da fábrica colocar segundos em cima de um BMW M3 de um dos outros desafiantes! Quem diria que um dia um Cadillac faria um BMW comer poeira... Eis a tabela dos resultados:
    CTS-V (John Heinricy): 2:46:560
    CTS-V (Brian Redman): 2:49:183
    CTS-V (Aaron Link): 2:48:902
    CTS-V (Lawrence Ulrich): 2:53:026
    BMW M3 (Michael Cooper): 2.50:424
    CTS-V (Jack Baruth): 2:51:153
    CTS-V (Bob Lutz): 2:56:321
    Evo (Wes Siler): 3:08.126
    BMW M5 (Michael Mainwald): 3:08:989
    CTS-V (Chris Fairman.): 3:14:292
    Audi RS4 (Tom Loder): 3:15:702
    Jaguar XF (Archan Basu): 3:16.670

    Ficou feio para Mercedes e Jaguar, especialmente para a última, pois agora todo mundo ficou sabendo que elas literalmente amarelaram diante do desafio. A Jaguar dizer que os freios iriam falhar foi um dos maiores tiros no pé que eu ví um marketeiro fazer.

    Meus parabéns ao Maximum Bob pelo excelente desempenho.

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  6. ninguem melhor para encarnar o "velho general" do que BOB LUTZ

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  7. É, devemos sempre respeitar esses caras chamados Bob, são uns caras muito vividos experientes, espertos e perigosos! Nem preciso dizer o quanto me alegra ler isso tudo. Chevy rules! Agora tenho pena da Chrysler não ter feito o Viper sedan que cogitaram, no inicio dos anos 90, ia fazer mal ao caddy! Ia ser a voadora a qual o Giovanni se referiu!

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  8. Olha, os carros atuais da Cadillac realmente são animais. Realmente a divisão Cadillac, alguns anos antes deste buraco onde a GM se meteu, já dava voadora na concorrência.
    O problema é que não é a divisão Cadillac que vai salvar a GM. É a divisão Chevrolet, ou seja, de carros mundanos, não dos super carros.
    E na divisão Chevrolet, a briga contra a concorrência vai mal. E vai mal porque os produtos dos concorrentes são melhores mesmo, ao menos por enquanto.
    Então, talvez seja exatamente a hora da GM focar numa melhoria radical na divisão Chevrolet.
    E a divisão Buick serve pra que mesmo? Não é ela que deveria estar no lugar da Pontiac?
    Po, matar a Pontiac pra ficar com a Buick foi um enorme tiro no pé.

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  9. A Pontiac era uma marca de nicho e vendia poucos carros. A Buick é uma marca de prestígio, reconhecida pela qualidade de construção e pelos clientes mais satisfeitos. É a segunda marca da GM em vendas.

    A Pontiac poderá voltar no futuro como uma marca de superesportivos "artesanais" (como o Corvette). Pontiac é um nome de impõe respeito.

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