O evento Goodwood Revival, de 18 a 20 de setembro passado, comemorou os 50 anos do Mini, apresentado ao mundo em 26 de agosto de 1959, após ser totalmente desenvolvido em dois anos apenas.
Um carro amado por uma boa parcela das pessoas que o conhecem, foi o primeiro modelo com a arquitetura de um carro moderno de grande produção, com motor dianteiro transversal com tração dianteira e as menores dimensões possíveis. A otimização de projeto de Alec Issigonis chegou a dois detalhes que não foram popularizados, por serem um pouco complicados para os processos de fabricação atuais e para a manutenção, principalmente. O radiador colocado ao lado do motor, longitudinalmente ao carro, e a transmissão embaixo do motor, visando um comprimento e largura menores ainda.
Começou com um motor quatro cilindros de 848 centimetros cúbicos e 33hp, terminando a sua produção, com a carroceria de 1959, com 1275 cm3 e 76hp, sem falar nas diversas versões de corrida em asfalto e rally, onde sempre teve ótimos resultados graças a relação potência/peso favorável e uma agilidade excepcional.
Nesse evento de Goodwood, houve uma presença interessante que muitos devem ter visto anteriormente, mas na televisão. Rowan Atkinson, o Mr. Bean, entusiasta de carteirinha, reviveu a cena em que compra uma poltrona para sua casa em uma liquidação, e, não cabendo dentro do Mini, amarra-a sobre o carro, e de lá dirige para casa.
As fotos mostradas são uma gentileza de Roger Dixon, fotógrafo e jornalista de eventos de automobilismo esportivo há várias décadas, que nos cedeu-as gentilmente.
Mr. Dixon, many thanks for your kind help with our blog ! It' s a valuable contribution.
JJ
Assim como o post anterior, esse de Goodwood também é uma covardia!
ResponderExcluirQue beleza! Minis são demais... todos eles! Sou fã do seu "human scale"
Quem pesa mais? O mini ou um Ford Ka?
ResponderExcluirSempre gostei muito do Mini, justamente por ser leve e muito ágil. As versões de rally fizeram miséria por onde passaram.
ResponderExcluirA cena do Mr. Bean dirigindo o Mini sentado na poltrona, no teto, é demais!
Uma curiosidade: para quem se lembra, na década de 1970 havia um seriado de TV chamado Thunderbirds, feito com marionetes. Uma das personagens dessa série, Lady Penelope, andava em um Rolls-Royce cor-de-rosa, com seis rodas (quatro na frente), cuja placa era "FAB 1" - a mesma do terceiro Mini, da esquerda para a direita, que aparece na terceira foto.
ResponderExcluirCaraca, Alexandre!
ResponderExcluirSó de "desenterrar" o seriado Thunderbirds já seria digno de nota. Mas lembrar da chapa "FAB-1" do Rolls-Royce da Lady Penelope, eesa foi a "cereja no topo do Sundae"! rsss...
Abraço!
Road,
ResponderExcluirComo esquecer um carro daqueles? "FAB" só podia ser a abreviatura de fabulous...
Carrinhos simpáticos. Também sou fã.
ResponderExcluirJJ,
ResponderExcluirMuito bom, principalmente o Atkinson.
Porque será que existem tantos comediantes entusiastas?
MAO
Adoro o Mini original. Se for um Cooper S verde britânico ou azul então...
ResponderExcluirEu adorava os Thunderbirds e o Joe 90!
ResponderExcluirMas só os que beiram os 40 ou já passaram é que sabem do que se trata.
PK