AVISO AOS LEITORES

Por problemas operacionais, a coluna "De carro por aí" foi postada hoje em vez do dia habitual, sexta-feira, bem como não houve post ao meio-dia. A próxima do coluna do Roberto Nasser será no seu dia normal, sexta-feira (26/7) e amanhã termos o post normal às 12h00. Nossas desculpas aos  leitores do AUTOentusiastas.

Bob Sharp
Editor-chefe

16 comentários :

  1. Relaxa Bob, todo o contéudo publicado no Autoentusiastas é mais importante do que a prestação de conta de datas em si.

    MFF

    ResponderExcluir
  2. Lucas dos Santos18/07/13 19:17

    Sem problemas, Bob.

    A propósito, ando tão distraído que eu nem tinha me dado conta que a coluna havia sido postada fora do dia habitual! Se você não tivesse avisado eu não teria percebido, hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compreender, Lucas.

      Excluir
  3. Vocês tem muito crédito. Fica tranquilo.

    ResponderExcluir
  4. Tive um momento de alegria ao ver a coluna de Roberto Nasser:"Caramba já é sexta e nem percebi".

    Pena que duraram poucos minutos...

    Isso aqui vicia.

    ResponderExcluir
  5. Bob,

    Você e os demais colunistas do AUTOentusiastas têm um crédito ilimitado na conta dos leitores. Não é preciso se desculpar.

    Admiro muito a dedicação de vocês em publicar diariamente matérias interessantíssimas sobre o mundo automobilístico.

    Aproveitando a oportunidade, estranha essa notícia no lado direito da página. Quer dizer que o gás R134a é proibido no ar condicionado europeu? Mas ele não é "ecológico"? Nos últimos anos se propagandeou que ele era a solução para os problemas do R12 na camada de ozônio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mineirim
      Por aí você vê que existe uma nítida mistura de neurose com interesses comerciais. A questão do gás refrigerante sempre foi relacionada com a camada de ozônio, razão da troca o R12 pelo R134a. Agora não serve mais e muda o foco, para o aquecimento global, "valendo" esse novo gás R1234 yt. Quer dizer então que não há mais problema para a camada de ozônio? A coisa toda é tão louca que o gás refrigerante, qualquer que seja, não é expelido por aí como os gases de escapamento, só quando liberados de um refrigerador ou condicionador de ar quando em serviço. Minha última geladeira durou 22 anos e nunca foi mexida no circuito de refrigeração. Agora o R134a é "1.000 vezes" mais produtor do efeito estufa que o CO2. Enlouqueceram. O mundo está mesmo precisando de uma guerra mundial para as pessoas voltarem a ocupar as mentes!

      Excluir
    2. Enlouqueceram não... Tem é muito intere$$e por detrás dessa mudança no tipo de fluido refrigerante. O custo desse novo gás é absurdo quando comparado ao R134a (coisa da ordem de 10 vezes mais caro, se não me engano). E como a bola da vez é o aquecimento global...

      Excluir
    3. Isso é coisa de cientista maluco para não ficar desempregado. Todos os dias inventam coisas novas para garantir seu dindim.

      Excluir
    4. Bob,
      Quanto ao atraso no post, desta vez a gente perdoa, he, he...
      Agora, com relação a esse negócio do gás do ar-condicionado, o intere$$e comercial prevalece de longe, e se aproveita da neurose por puro oportunismo. Corrijam-me se eu estiver errado, mas, pelo que eu entendi da notícia, só existe uma empresa que fabrica esse tal novo gás.
      Desta vez, a pergunta que não quer calar - "A quem interessa?" - já veio com a resposta pronta.

      Excluir
  6. Tudo bem Bob, obrigado pela seriedade de sempre.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Sou fã demais desse blog. É a qualidade do conteúdo que é postado aqui q importa.

    ResponderExcluir
  8. Informação diversificada, de excelente qualidade e a custo zero. Ainda por cima, prestação de contas por ter ocorrido alteração no padrão das postagens. Maior respeito ao leitor, impossível.

    Como disseram, relaxe Bob, o que importa é a qualidade do conteúdo, não as datas de publicação dos artigos. Eu é que agradeço pelo respeito a nós, leitores.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, estava pesquisando na internet sobre o tipo de fluido refrigerante usado na Renault Master 2009 e conheci o blog.

    Sobre a mudança de R12 para R134 à varias especulações e sobre o que mais estudei foram. A retirada do cloro que era presente no R12, o cloro "rouba" ozonio para sua molécula enfraquecendo a camada de ozonio.
    Mas realmente essa teoria não foi provada... e no ultimo artigo a respeito que li e mais acreditei foi realmente o intere$$e financeiro. A patente do R12 foi quebrada assim deixou de ter lucro, então foi criado toda essa lenda sobre a camada de ozonio, e como quem manda é quem tem, foi criado o freon ausente de cloro que são as séries R com 3 digitos, e os mais ultilizados R com 4 iniciando na série.

    Fabio Navarro
    fabiosnavarro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.