google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 QUIZ: TRAÇÃO DIANTEIRA DE QUEM? - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

QUIZ: TRAÇÃO DIANTEIRA DE QUEM?


Olhando o conjunto mecânico acima, podemos observar uma série de coisas interessantes. Motor em linha em cima de um transeixo, para tração dianteira, suportado por um parrudo subchassi. Preso a este subchassi estão também as suspensões dianteiras, por duplo A sobreposto. Se o leitor olhar com cuidado, verá também a direção, por pinhão e cremalheira.

Parece realmente um projeto bem pensado, e original. Colocado desta forma, em cima do câmbio, a massa do motor fica recuada, mas ainda bem acima das rodas dianteiras para melhorar a tração, apesar de nesse caso parecer que ficou um pouco alto, o que definitivamente não é bom. Mas as suspensões e direção são de primeira linha, bem como parece ser o subchassi.

Proponho hoje uma brincadeira com os leitores: que é capaz de identificar de qual carro saiu este conjunto? Estou preparando um post sobre ele, então em breve tudo será revelado, mas quem consegue, até lá, descobrir o que é isso?

Mais algumas dicas:

- Primeiro e único carro de tração dianteira da marca
- Corrente de 1965 a 1973
- Grande sucesso de vendas em seu país de origem

Observar com calma a foto acima pode dar mais algumas pistas, mas não vou falar mais senão fica fácil. Quem acertar ganha menção honrosa no post sobre o carro... Até lá!

MAO

24 comentários :

  1. Com essa configuração maluca imagino que seja o Triumph 1300.

    ResponderExcluir
  2. Triumph 1300?

    McQueen

    ResponderExcluir
  3. O carburador meio que entrega o país de origem, ai basta procurar pelas pelas esquisitices que se acha hehehe

    ResponderExcluir
  4. Carburador SU, é algum carro inglês...

    ResponderExcluir
  5. Parece, especificamente, o 1300 Triumph Saloon (pois outros modelos usaram o motor 1300, como o Dolomite, Toledo, Herald, Spitfire...)

    Outra curiosidade de tração dianteira era o pequeno ônibus Cortez (http://www.cortezcoach.com/index.php/historical-info/cortez_history/).

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Não tem erro-é mesmo o Triumph 1300 Agora ,quanto a ser o unico,sei não...Ainda me lembro do Acclaim.mas dirrepente nem era mais um Triumph,né?

    ResponderExcluir
  7. Juargenu Simbetlink09/10/2011, 10:45

    Triumph, foi fabricado em Tel Aviv até 1972.

    ResponderExcluir
  8. Todos
    Acho que acertaram, Triumph 1300. Eu não conhecia o detalhes do modelo, mas surpreende-me terem partido para uma solução diferente do Mini quanto a posição do motor e, também, não adotarem suspensão McPherson. E diferentemente do Mini, o óleo do transeixo não era o mesmo do motor. Há mesmo coisas estranhas nesse terreno, como o FSO Polonez ter comando de válvulas no bloco acionado por correia dentada.

    ResponderExcluir
  9. Triumph 1300, é ele mesmo! O carburador SU denuncia, mas a tampa de válvulas ao estilo Triumph não deixam dúvidas. Bom, o Triumph Acclaim também tinha rtação dianteira, mas ele no funco era só um japabox disfarçado de britânico.

    ResponderExcluir
  10. http://www.bmh-ltd.com/wheelnut/wheelnut_8.asp

    ResponderExcluir
  11. Curioso o Bob não conhecer detalhes do modelo, foi bastante conhecido na época. Esta disposição de motor longitudinal, além no nosso "falso Ford" Corcel, também foi usada por alguns Fords europeus, com motor V4 e até pelo Toyota Tercel. Acabou prevalecendo o bom senso e todo mundo, menos a Subaru, aderiu ao motor transversal.
    Valeu Bob, legal a lembrança.

    ResponderExcluir
  12. Sr Sharp

    Essa do Polonez doeu mesmo.Andando na contramão da Lada,q. teve quase q. reprojetar os motores Fiat OHC para usar acionamento por corrente.Isso me deixou muito contente qdo. descobri o show de competência q. os caras da Autovaz deram no projeto do Niva

    ResponderExcluir
  13. Gaboola
    Os russos são mesmo bons de engenharia. Inventaram o helicóptero(Igor Sikorsky) e o gigantesco cargueiro AN 225.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo 9/10 19:44
    Eu não sabia mesmo que o motor era sobre o transeixo, e não um em seguida ao outro, como é habitual. Fora o Mini, acho que foi o único.

    ResponderExcluir
  15. MAO
    O carburador já denuncia ser um inglês. De cara até pensei se tratar da mecânica de um Hillman mas, com essa configuração de suspensão, difícil que seja. Falaram aí do Triumph... não conheço, portanto, fico por aqui aguardando o post e aprender um pouco mais.

    ResponderExcluir
  16. Seria o Triumph GT6. Resta saber tb se é o coupé ou spitfire, MK1,2 ou 3.

    ResponderExcluir
  17. Tirando o fato que o conjunto pertença muito provavelmente a um carro inglês, devido ao carburador SU, como muitos já comentaram, não tenho a menor idéia a quem pertença o trem de força da imagem...

    ResponderExcluir
  18. Alexandre - BH -10/10/2011, 12:09

    Não tem um dedinho da Hillman aí não?

    ResponderExcluir
  19. uma boa solucao de engenharia para o processo de fabricacao ;/ montagem.

    Esse conjunto pode vir montado do fornecedor, saindo do pallet somente para fixacao no chassi.

    ResponderExcluir
  20. "Colocado desta forma, em cima do motor, a massa do motor fica recuada,"

    MAO, essa frase tá meio estranha, não?

    ResponderExcluir
  21. O Olds Toronado tinha seu motor sobre o eixo dianteiro. O acoplamento motor transmissão era feito por corrente em uma configuração que desconheço tenha sido usada em outo modelo.
    Dessa forma a transmissão ficava abaixo do motor V8.

    ResponderExcluir
  22. O Olds Toronado tinha seu motor sobre o eixo dianteiro. O acoplamento motor transmissão era feito por corrente em uma configuração que desconheço tenha sido usada em outo modelo.
    Dessa forma a transmissão ficava abaixo do motor V8.

    ResponderExcluir
  23. Antonio

    Muito bem lembrado!
    Sempre achei surpreendente q. uma configuração tão radical(ainda mais para um americamo)tenha dado tão certo desde o começo,tanto q. oi parar nos Cadillac logo nos primeiros anos
    Acho o prieiro Toronado de uma beleza incomum e à prova do tempo

    Abs. pra todos

    ResponderExcluir
  24. É só olhar as infos da foto que se descobre de onde foi tirada...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.