google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O DAIMLER V-8: HEMI INGLÊS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

O DAIMLER V-8: HEMI INGLÊS




Quem acompanha o AE bem de pertinho sabe que já falamos aqui sobre o Chrysler Hemi, sobre o Ardun V-8 de Zora Arkus-Duntov, e também sobre o Simca Emi-Sul. Resolvi hoje falar sobre outro V-8 na mesma configuração, ou seja, comando único no bloco, válvulas no cabeçote opostas em seção, e câmara de combustão hemisférica. O V-8 inglês da Daimler (acima).

A Daimler inglesa, apesar de ter a mesma origem da mais conhecida alemã (essa origem sendo os motores de Gottlieb Daimler), tem muito pouco em comum com ela. Desde muito cedo, tomaram rumos diferentes, e em 1910 a empresa inglesa é vendida para a Birmingham Small Arms Co, uma empresa gigantesca que então produzia de tudo um pouco, mas que ficaria famosa pelas motocicletas que levavam suas iniciais: BSA.

A Daimler ficou conhecida por seus carros de alto luxo e limusines, inclusive se mantendo como tradicional fornecedor delas para a família real britânica. Mas nos anos 50 precisava desesperadamente de mais volume e modernização, seus carros gerando muito pouco interesse no público comprador.



Essa modernização veio com a subida de Jack Sangster à presidência da BSA. Sangster viera à BSA quando esta comprara suas fábricas de motocicletas, as não menos famosas Ariel e Triumph. Entra em cena então na história da Daimler um dos maiores engenheiros de motocicletas da Inglaterra: Edward Turner (acima), criador da famosa Ariel Square Four, uma moto com quatro cilindros dispostos em forma de quadrado (abaixo) e também  pai dos famosos bicilíndricos em linha da Triumph. Em 1956, Sangster promove Turner à presidência da Daimler.



Turner faz então o que sabe fazer melhor: começa a desenhar um novo e moderno motor para a empresa. E um novo carro esporte para rejuvenescer a sua imagem velha e cansada.

Tratava-se de um V-8 compacto, bastante superquadrado, leve para a época, e de giro fácil. Ao contrário de todo motor da empresa até ali, o V-8 Hemi era entusiasmado, solto, girador, coisa de um projetista de motocicletas mesmo, algo que falava direto ao coração dos entusiastas. Não foi à toa que Turner resolveu mostrar isso ao mundo lançando-o em um novo carro esporte, o Daimler Dart (SP250 nos EUA para não ofender a Dodge), em 1959 (abaixo).



O V-8 aparecia com cabeçotes de alumínio, e 76 x 70 mm de diâmetro e curso, para um deslocamento de 2.548 cm³. Pesava apenas 190 kg. Com dois carburadores SU HD6, produzia 142 cv a 5.600 rpm, rotação inédita para um Daimler então. O motor era também elástico, com torque máximo de 21 mkgf aparecendo às 3.600 rpm. O pequeno carro com carroceria em plástico termofixo reforçado com fibra de vidro tinha desempenho sensacional para seu tempo, fazendo o 0-100 km/h em menos de 9 segundos, e atingindo 200 km/h de máxima.

Mas o Dart/SP250 fora muito mal desenvolvido, e foi as ruas com vários problemas sérios e insolúveis, inclusive estruturais. Some-se isso a um estilo controverso, e logo era dificílimo vendê-los.

Mas Turner não ficou só nisso. Fez também uma versão “Big Block” de seu V-8 Hemi. Seguindo quase que a mesma configuração do 2,5 litros, o V-8 maior media 95 x 80 mm de diâmetro e curso, para um deslocamento total de 4.561 cm³, ou 280 pol³, para ficar numa medida mais comum aos Hemi. Também com cabeçotes de alumínio e dois SU, pesava 230 kg. Desenvolvia 223 cv a 5.500 rpm e 38,4 mkgf a 3.200 rpm.

O motor foi montado no sedã grande da Daimler, chamado então de Majestic, criando o novo Daimler Majestic Major (abaixo). E que coisa sensacional aquilo ficou...


O Majestic era uma enorme barca inglesa de alto luxo no idioma de Rolls-Royce, ou seja, era opulento, com estilo rebuscado e tradicionalista, macio feito seda japonesa. Mas era também tranqüilo no desempenho, impulsionado por um antigo seis em linha de 3,8 litros. Mas o Major, com o V-8 de Turner, virou uma coisa bem diferente. Um lorde inglês, mas com músculos de corredor!


O Grande sedã de 1.880 kg se movia como um carro esporte. Os números eram praticamente iguais aos do esportivo Dart/SP250: 9 segundos cravados de 0-100 e 200 km/h de final. Em 1959, isso era realmente rápido. E num carro com essa cara de limusine de casamento era surreal. E mais surreal ainda deveria ser na versão limusine de 8 lugares (abaixo)... É interessante notar que o Majestic Major com o V-8 era mais leve que o Majestic com o seis em linha, que pesava 1.950 kg.



O famoso John Bolster disse no teste da Autocar inglesa em 1961: "O Daimler Majestic Major é um grande carro em todos os sentidos da palavra. Eu simplesmente não posso dar nenhuma sugestão de melhora. Ele combina luxo para seis passageiros com estabilidade e dirigibilidade de carro esporte, e desempenho quase de um carro de corrida. Passou por um teste severo conosco, inclusive rodando muito no continente, e se portou de forma absolutamente magnífica.”  
 

Mas mesmo assim, Turner falhou miseravelmente em levantar a marca. Pouca gente notou o Majestic com novo motor, e todo mundo notou que o SP250 era muito malfeito, fossem seus V-8 sensacionais ou não.

Entra em cena então Sir William Lyons, sobre quem andei falando bastante por aqui. Sir William resolvia uma falta de espaço para expansão de sua Jaguar comprando a Daimler em 1960, e com ela sua fábrica de Browns Lane. Herdando estes ótimos motores, Sir William resolve criar uma versão de luxo de seu MkII usando o V-8 de 2,5 litros. Nascia o primeiro Daimler baseado em Jaguar, o Daimler 250 V-8 (abaixo). É interessante notar que o Daimler era bem mais veloz que o Jaguar com a versão de 2,4 litros do seis em linha DOHC da marca, um motor lendário por si só.


Mas este foi apenas o último vestígio da Daimler. Dentro do conglomerado BMC e depois BL, o V-8 Daimler morreria. A marca persistiria ainda como uma grade de radiador diferente nos Jaguar, mas efetivamente morta.

 MAO

10 comentários :

  1. Surreal, o Majestic Major limusine? Sem dúvida.
    Mas a maior prova da loucura britânica eram os carros funerários que usavam o mesmo chassi, ideais para quem não queria chegar atrasado ao próprio enterro...

    ResponderExcluir
  2. MAO,há alguma relação entre a Triunph e a Brough Superior?
    O que atrapalhou muito o SP-250 foi,além da má construção do carro,que torcia nas curvas,inviabilizando-do para uso em corridas,o que ajudaria muito para levantar a imagem da marca,o fato de o estilo dele ser meio estranho,numa época em que a traseira rabo de peixe iniciava uma decadência,além de nunca ter criado moda de fato na Europa.

    ResponderExcluir
  3. olha o lyons aí de novo!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, o Mercedes britânico.
    Mas nessa época a indústria inglesa começou uma derrocada irreversível, mesmo com ótimos produtos, como eram a maioria dos carros ingleses da década de 60.

    McQueen

    ResponderExcluir
  5. Mister Fórmula Finesse01/10/2011, 17:15

    Um verdadeiro atleta de fraque e cartola a versão limusine...

    Mas que estranho que problemas de qualidade eram tão recorrentes em um carro que queria disputar o topo.

    ResponderExcluir
  6. O SP250 não precisou nem do Prince of Darkness pra ser ruim, uma pena.

    MAO, que tal escrever sobre o motor Jaguar XK-6 qualquer hora dessas?

    ResponderExcluir
  7. Joel Gayeski,

    O XK está na fila, mas deixemos mais para frente um pouco para não nos cansarmos de Jaguar, rsrsrssr

    MAO

    ResponderExcluir
  8. Daniel San,

    Não que eu saiba, mas não sou lá especialista nessas duas empresas não, conheço superficialmente a história de ambas.

    Mas tem dois livros na wish-list para consertar isso em breve...
    MAO

    ResponderExcluir
  9. Alexandre Zamariolli,

    Pois é, existiram vários carros fúnebres "Hemi", o que no mínimo é engraçado...

    MAO

    ResponderExcluir
  10. MAO,

    Seus textos são ótimos. Gosto muito de ler, talvez porque sempre fala de assuntos absurdamente interessantes! Camarada, te peço para fazer um post sobre os incríveis 6 cilindros GM, dos quais sou fã e você inegavelmente também é. Seria muito legal ter com suas palavras, nem que seja um curta metragem, sobre a história desses motores infelizmente extinta das linhas de produção.

    Forte abraço
    GiovanniF.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.