google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ESPELHO DE COREANO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ESPELHO DE COREANO

Foto: m.noticias.uol.com.br

Espelho retrovisor esquerdo do novo Fiesta e Fusion


Na única vez que estive em Seul, Coréia do Sul, notei duas coisas nos carros de lá. A maioria tinha um pequeno espelho circular de grande convexidade sobreposto ao normal, plano, evidentemente para aumentar o campo de visão. Como todos os carros que vi tinham espelho esquerdo plano, pressuponho que seja norma, tal como nos Estados Unidos, onde é proibido espelho convexo no lado do motorista. A mão na Coréia do Sul é direita, como aqui.

A outra que vi em muitos carros foi o botão aplicado ao volante de direção, fazendo deste uma manivela, para facilitar uso em manobras. É um acessório bem antigo, que se via com relativa freqüência por aqui e continua sendo usado, mas em carros adaptados para portadores de necessidades especiais.

Botão acrescentado ao volante, para girá-lo rapidamente em manobras

Voltando aos espelhos, o da foto de abertura é usado hoje em carros Ford, já havendo no Fusion e, agora, no novo Fiesta, ambos importados do México. Como esses carros são exportados de lá para os Estados Unidos, eles têm que seguir as normas americanas. Como o campo de visão do espelho plano é pequeno e insuficiente, a Ford (re)inventou essa do espelho convexo (bem convexo) sobreposto ao plano.

Uma solução estranha, em vez de dotar o carro de espelho esquerdo convexo decente como o que se vê cada vez mais por aqui, tanto nos carros importados (não dos EUA/México, evidente) como nacionais. Quando se bate olho no espelho deve-se ter imagem imediata da lateral-traseira, e não consultar dois espelhos, que é o que acontece nesse caso.

Estou andando com um Nissan March de teste, que tem espelho plano no lado esquerdo e convexo no direito, com a ridícula informação "Os objetos podem estar mais perto do que parecem". Eta, patrulhamento...

Na sexta-feira, de dia, fui mudar de faixa na Anchieta e, acostumado há décadas com espelho esquerdo convexo, não vi um carro se aproximando na outra faixa, e olha que era vermelho. Tomei um susto e outro motorista certamente também tomou. É notável a segurança proporcionada pelo espelho convexo, evitando completamente situações como essa.

Se eu comprasse um desses Fords, a primeira coisa que faria seria tentar obter um convexo normal na fabricante Metagal.

BS

55 comentários :

  1. É por coisas como estas que adoro meu Mercedes. Mesmo sendo o "Mercedes da classe B".

    ResponderExcluir
  2. Sou da turma dos espelhos planos. Dirigi anos e anos com eles sem o menor problema, até que aparecessem os convexos, que não senti a menor necessidade de colocar na minha lista de "coisas que você nunca sentiu falta até que experimentasse, mas que agora não consegue viver sem", como é o caso dos espelhos retrovisores dos dois lados do carro, e não apenas na esquerda, como era antes. É claro, espelhos de bom tamanho, ajudam. Adorava os espelhos estilo "de caminhão" que tinha nos Ford Pampa, carro que dirigi muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550040208-espelhotech-espelho-auxiliar-convexo-que-elimina-ponto-cego-_JM

      Excluir
  3. Bob,
    Você afirma que os carros importados dos EUA/México não usam espelhos externos convexos.
    Há uma (honrosa) exceção: o VW Jetta é mexicano, mas a versão vendida aqui usa os retrovisores da especificação europeia, convexos em ambos os lados e que não possuem a advertência nas lentes.

    ResponderExcluir
  4. De começo estranhei bastante espelho convexo do lado esquerdo, chegando a imaginar que jamais me acostumaria com o dito cujo... Tinha que me policiar para não entrar justo ao mudar para a faixa da esquerda, pois o carro que já trafegava por essa faixa aparenta estar mais distante que na realidade. Porém, após uns dois meses de uso, isso já era passado. De fato, o campo de visão aumenta muito com espelho convexo e hoje estranho dirigir carros com espelho plano no lado esquerdo.

    Essa solução de dois espelhos sobrepostos nunca me agradou, a começar pelo visual bizarro dos retrovisores assim confeccionados... O mesmo vale para a aberração que a VW e Audi faziam tempos atrás: espelho do lado direito menor. Para mim, ou instala-se espelho de mesmo tamanho que o esquerdo, ou então que remova-se o direito em definitivo. Esse negócio de "meio espelho" é de lascar, me cheira a gambiarra.

    ResponderExcluir
  5. Bob, vc sabe dizer o motivo da norma proibindo retrovisores esquerdos convexos nos EUA?

    ResponderExcluir
  6. Aléssio Marinho12/10/2011, 09:37

    Nada como um espelho asférico, o melhor dos mundos.
    Essa quem me ensinou foi o Bob!

    ResponderExcluir
  7. Ciro,

    É por causa da percepção de distância ser alterada com o uso de espelhos convexos.

    O espelho convexo aumenta o campo de visão diminuindo o tamanho das coisas, o que pode dar a impressão que elas estão mais longe do que realmente estão.

    Por isso que em todos os carros nos EUA se vê a inscrição "objects in mirror are closer than they appear" (objetos no espelho estão mais próximos do que aparentam) nos espelhos do lado direito, que sempre são convexos, pois se não fossem teriam o campo de visão reduzidíssimo por causa da distância deles aos olhos. Isto lá é obrigação legal, provavelmente pra isentar o fabricante de um possível processo caso algum motorista bata o carro e alegue que a percepção de distância distorcida do espelho que o levou a isto.

    Por causa desta distorção na percepção de distância, as normas do DOT proíbem o uso de espelhos convexos do lado esquerdo, justamente para preservar a percepção instintiva do motorista. Lá eles meio que nivelam todo mundo por baixo, como se o cara não fosse capaz de se adaptar a uma percepção distorcida e fazer os ajustes necessários na mente.

    Já teve até piada em filme com isso, o cara tá sendo perseguido (acho que por um monstro) e a câmara foca no espelho direito com a aterradora visão do perseguidor e com a inscrição "objetos no espelho estão mais próximos do que aparentam" logo abaixo.

    Estive recentemente nos EUA e aluguei um Mustang que tinha isso, o espelhinho convexo no retrovisor esquerdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumo da obra: essa lei existe porque norte-americanos são BURROS demais para considerar a diferença entre o real e o espelho.

      Excluir
  8. O espelho esquerdo convexo faz falta quando se vai entrar numa via lateralmente. No espelho normal tenho que virar o pescoço para ver o trânsito.

    Nota: esta semana comprei um Sandero 2009 e achei seus retrovisores externos minúsculos. Certamente não fpi só eu que achei, já que a Renault aumentou o tamanho na linha 2010.

    ResponderExcluir
  9. Alessio Marinho,
    Espelho asferico? Como é? Onde tem?
    Fale mais! Obrigado. Sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reynaldo
      O asférico, ou biconvexo, tem dois raios de curvatura. Numa parte menor, a externa, o raio é menor, portanto aumenta bastante o campo de visão, podendo-se enxergar além da faixa contígua à nossa esquerda.

      Excluir
  10. O mais ridículo do espelho plano é ter de se curvar um pouco à frente para enxergar o que interessa...

    ResponderExcluir
  11. Essa de espelho do lado direito menor que o do esquerdo deve ter sido moda na alemanha, pois lembro de ter visto Mercedes, inclusive dos mais caros, assim. Fica estranho mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Esse spinner de empilhadeira, é comum no Japão entre os motoristas profissionais, como taxistas e caminhoneiros. Acho um tanto redundante (além de anti-estético), já que se pode perfeitamente virar o volante rapidamente com a palma da mão.

    ResponderExcluir
  13. Marcelo Junji12/10/2011, 11:09

    Eu prefiro os planos conjugado com os convexos. Seria bom se meu carro tivesse esse espelho da foto, assim eu não precisaria grudar aquele espelho redondo feio no meu espelho original. No meu carro mesmo com espelho convexo, não se tem bom campo de visão.
    Dirigi por algum tempo caminhão, é devido a isso minha preferência. Acho que agora todos os caminhões novos saem com esses espelhos combinados(plano com convexos). Num caminhão é muito mais importante ter espelhos eficiêntes que num carro, pois só tem visão para frente e pelas janelas das portas, não adianta ficar virando a cabeça que não dá para enxergar nada.

    ResponderExcluir
  14. Marcelo Junji12/10/2011, 11:14

    Aquela manivela no volante ajuda em manobras em baixas velocidades, mas imaginem ela atrapalhando numa situação de escapada de traseira.

    ResponderExcluir
  15. Também fiquei interessado em saber o que é espelho asférico.
    Alguém se habilita a explicar?

    ResponderExcluir
  16. CCN1410
    São os espelhos com dois raios de curvatura, em que bem na extremidade o raio é muito menor, desse modo aumentando ainda mais o campo de visão. Uma linha vertical divide os dois raios.

    ResponderExcluir
  17. Então o esquerdo do Reanult Fluence é assim. Tem uma linha pontilhada no seu lado esquerdo.

    ResponderExcluir
  18. Muito ruim este tipo de espelho bipartido.

    Nos dois Polos que tive eles tinham o espelho esquerdo esférico que na minha opinião deveria ser obrigatório. O campo de visão proporcionado é muito maior.

    A norma americana é bem tosca neste sentido. Quando pego um carro com espelho plano sinto que ele é praticamente inútil tendo em vista o pequeno campo de visão que ele tem.

    ResponderExcluir
  19. Realmente, não há comparação. Mas me adapto rápido a um ou outro. Tenho um sedã automático com espelhos convexos em ambos os lados, e um popular que - praticamente uma obviedade - é manual e tem espelho plano no lado esquerdo.

    A migração tanto de um câmbio para outro quanto dos espelhos é automática, viraram automatismos, mesmo, de tanto dirigir os dois carros. Mas tenho, sim, que virar a cabeça, para mudar de faixa no popular.

    Agora, o que leva um tempinho para eu me acostumar é a maior distância de frenagem que o popular exige... essa já me deu sustos.

    ResponderExcluir
  20. Gosto de um tipo de solução que vejo em caminhões: na mesma carcaça, há dois retrovisores, um maior que é plano e outro menorzinho, retangular, que pode ser regulado para o ponto cego. Claro que é questão de costume, mas é algo que concilia bem a questão de ter a distância real e evitar áreas sem visão.

    ResponderExcluir
  21. Uniblab: a linha pontilhada não é exclusividade do Fluence.
    Quando comprei o Astra belga em 1995 ele tinha o espelho do lado esquerdo convexo e com o pontilhado. Gostei muito, o campo de visão é bem mais amplo e nunca tive problemas por causa da distância.

    ResponderExcluir
  22. Concordo com o Mr. Car. Não vejo problemas em um espelho plano, desde que ele seja grande o suficiente. Daí é só uma questão de regulá-lo bem, para otimizar o campo de visão.

    Talvez um espelho plano com um pontilhado seguido de um leve aumento da curvatura na extremidade de fora (convexo cilíndrico) fosse o ideal.

    Dois espelhos separados, como esse esquema da foto, dão a impressão de serem ruins para uma visualização rápida (não sei se é questão de acostumar).

    ResponderExcluir
  23. Também estranhei um pouco os convexos no começo, mas é só uma questão de costume. A segurança que eles proporcionam é muito maior. Só tem que ficar atento ao voltar a dirigir um carro com espelhos planos.

    ResponderExcluir
  24. Antônio Martins12/10/2011, 15:51

    Bob,

    O senhor sabe se no mercado mexicano a regra é como nos EUA. Pois o March não é vendido nos EUA e mesmo assim adota o padrão de lá nos espelhos. Já os faróis são assiméricos com 1% de queda.

    Outra coisa, o senhor já notou que os coreanos da Kia (Hyundai não sei) vem com essa frase de alerta em ambos os espelhos (esquerdo convexo, claro)?

    ResponderExcluir
  25. Antônio Martins12/10/2011, 16:37

    Mas nos EUA já tem gente querendo mudar essa regra:

    http://www.safelanechange.com/

    www.youtube.com/watch?v=Lsc2dbyZtyY

    www.youtube.com/watch?v=DlwPWNL1ovk

    ResponderExcluir
  26. Antônio Maritns
    Não sei se a regra mexicana é igual à dos EUA. Os faróis do March de tests são excelentes e vieram regulados corretamente. Nunca notei esse detalher nos Kia, vou procurar ver.

    ResponderExcluir
  27. Carlos Maurício Farjoun
    Grato pela explicação. Perfeita a colocação de que lá nivelam por baixo.

    ResponderExcluir
  28. Antônio Martins12/10/2011, 18:45

    Eu também achei os faróis do March bons, e fui conferir a regulagem e estava grafado 1%. No meu carro também é 1%, mas parece estar alto demais, desde 0 km.

    Será que pode haver algum erro em algumas marcas ao fazer a regulagem, como não considerar peso do combustível, um ocupante no banco, por exemplo?

    Eu li alquele seu posto sobre a regulagem, mas não arrumei um local para fazer.

    ResponderExcluir
  29. Desculpem, mas puramente convexo só no lado direito. No esquerdo prefiro o asférico. Como disse Mr. Car, convexo do lado esquerdo é aquela solução para um problema que você nunca teve até saber que existia. Num trânsito neurótico como o nosso, não dá para ficar calculando a real distancia do carro à esquerda, a não ser que se confie plena e totalmente na seguradora.

    ResponderExcluir
  30. Cuidado com a pilastra!

    ResponderExcluir
  31. Ciro,

    Lembrei do filme: É Jurassic Park

    A cena é esta:
    http://www.youtube.com/watch?v=Mk1SVQziVAE

    ResponderExcluir
  32. Bianchini,

    Asférico ou biconvexo é o que tem dupla convexidade. E não precisa calcular nada, duas voltas no quarteirão é vc está adaptado. O convexo ou o asférico na esquerda serve justamente para ajudar nas mudanças de tráfego intenso. Na europa não existe mais carro de lente plana.

    ResponderExcluir
  33. Megane = biconvexo também. Muito bom!

    ResponderExcluir
  34. Aléssio Marinho12/10/2011, 23:31

    Reynaldo,

    Os Renault Megane, Scenic, Clio e Fluence vieram equipados com esse espelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil Clio veio com isso só em alguns anos e em algumas versões.

      Excluir
  35. No modo americano de ver o carro é pra todos, da criança (há estados que se dirige bem jovem), deficientes, idosos, aborrescentes, etc.

    Por isso o nivelamento por baixo, como o pessoal gosta de criticar. Aqui deveriam ter feito o mesmo, pois aqui é pior, pois existe o motorista "que se acha", e esse é o problema.

    ResponderExcluir
  36. Meu carro foi produzido no México para atender ao mercado norte-americano e usa espelho esquerdo plano. Já estava acostumado ao biconvexo do Renault Scenic, mas não senti perda gritante de eficiência. Acredito que seja apenas questão de adaptação.

    O Antônio Martins mencionou um detalhe curioso, que eu também já havia percebido nos Hyundai/Kia: o espelho esquerdo convexo destes tem as inscrições de alerta de deformação de imagem.

    ResponderExcluir
  37. CMF

    No recente Transformers 3 também há uma cena desse tipo, com close no aviso do retrovisor.

    ResponderExcluir
  38. Aléssio Marinho13/10/2011, 09:17

    Esse aviso gravado no retrovisor é antigo. A Mercedes o introduziu no Brasil em 89, quando lançou a cabine HPN da linha de caminhões.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo 12/10 21:02
    Pilastra? Pode explicar do que se trata?

    ResponderExcluir
  40. Bianchini
    Não há por que se desculpar, mas saiba que o asférico é biconvexo. A parte principal, maior, não é espelho plano, apenas tem um raio bem grande, enquanto o canto externo é de raio bem pequeno. Quanto à "seguradora", você não quer comparar velocidade do tráfego europeu, especialmente o alemão, com o americano, quer?

    ResponderExcluir
  41. Bob, li em algum lugar que o Vectra B europeu de 1995 tinha o espelho asférico (biconvexo), mas que a GM daqui quis economizar ("cortar custos", como dizem) e colocou um convexo comum, com um raio de curvatura intermediário. Acontece que o projeto do Vectra previa espelhos bem pequenos, aí os espelhos eram insuficientes para o porte do carro (obra de "custo, o fantasminha"), coisa que foi parcialmente corrigida com a reestilização de 2000, quando adotaram espelhos maiores, mas ainda não asféricos.

    ResponderExcluir
  42. Meu polo veio com o espelho asférico (biconvexo)... primeiro dia vc estranha um pouco mas depois é só alegria... praticamente consigo ver o carro que tá exatamente do lado do meu sem ter que me esticar ou virar o pescoço, é genial.

    ResponderExcluir
  43. Bob
    Onde se conseguem esses espelhos para o lado do motorista, hoje em dia? Você não deve se lembrar mas, em 2005, com sua ajuda, consegui um par desses espelhos, marca Metagal, para um Celta que eu possuía à época. E o melhor, eram azuis.

    ResponderExcluir
  44. FVG
    Isso mesmo, me lembro. Mas não tenho mais os contatos na Metagal, por isso vou tentar de alguma maneira contatá-los de novo. Qualquer novidade, aviso aqui.

    ResponderExcluir
  45. Prezado Bob: já que tocaram no assunto de faróis, vou deixar uma sugestão: Que tal um post sobre a iluminação dos painéis, suas cores, seus estilos, sua história e primórdios...? Agradaria-me deveras. Abraços.

    ResponderExcluir
  46. Grande idéia do CSS. Uma das coisas que mais aprecio em um carro, é um belo e completo painel de instrumentos. Um memorável? Alfa-Romeo 2300 Ti-4, lógico!

    ResponderExcluir
  47. Aléssio Marinho14/10/2011, 00:00

    Mr. Car;

    Apoiado. Sonho com esse velocímetro a 90o. toda noite..rsrsrs Junto com o do Del Rey Guia e do Chevette SL/E 88.

    ResponderExcluir
  48. E o que dizer então daqueles carros japoneses dos anos 70, que tinham os retrovisores no meio dos pára-lamas dianteiros... As pessoas conseguiam enxergar algo com aquilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que era justamente pra evitar pontos cegos e tirar a atenção da frente, nao sei se funcionava

      Excluir
  49. Comprei um Ford Fusion com espelho plano, ja quase causei dois acidentes, é riculo este tipo de espelho, dirijo a 15 anos e sempre com espelho convexo, a Ford deveria fazer um recall para substituir isso, la nos EUA não tem motoboy, já em São Paulo. estou vendendo o meu carro por causa da burrilidade.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.