DÚVIDA (FINALMENTE) DESFEITA

Foto: autor


Faz 10 meses que falei sobre aperto de roda e no texto comentei, como curiosidade apenas, que havia casos de porcas de roda com roscas diferentes de um lado e de outro do carro, prática relativamente comum até o final dos anos 1960. Gerou-se a maior discussão, não por haver tal diferença, mas em qual lado do carro a rosca era invertida, a chamada rosca esquerda.

Um leitor, o Alexandre Zamariolli, chegou a me mandar o texto de um manual de Rolls-Royce Corniche que divergia do que eu afirmava. Tanto que admiti meu erro e corrigi o que eu havia escrito.

Estranho, porque sempre entendi e observei que, nesse caso, nas rodas do lado direito as porcas ou parafusos tinham de ter rosca esquerda (aperto no sentido anti-horário), pois o movimento da roda em sentido horário se encarregaria de assegurar que a porca nunca perdesse torque de aperto. Já no lado esquerdo, rosca normal (direita, aperto no sentido horário), pelo mesmo motivo.

Mas sexta-feira última, no retorno do teste do Tiguan no entorno de Belo Horizonte, passei na casa de um velho amigo colecionador, num município vizinho à capital. Na sua garagem, várias preciosidades, entre elas um Jaguar E-Type, de rodas raiadas com fixação central.  Veio-me logo à mente a discussão no post e constatei que meu entendimento estava certo. Fiz fotos da roda traseira esquerda com o celular.



Na foto acima, mais fechada, da roda traseira esquerda, pode-se ler bem as instruções na porca. Por exemplo, "Undo", retirar, com a seta indicando sentido anti-horário. Portanto, o aperto é no sentido horário. 

No lado oposto a "Undo", a indicação "Left (near) side", que significa lado esquerdo. Esse "near", na verdade forma abreviada de near side, deve-se ao fato de o carro ser inglês e a parte interna da via, junto à calçada, ser na esquerda. O oposto de near side é off side, a parte de fora, a mais afastada da calçada.

Essa expressão do idioma de Shakespeare é bem conhecida dos que têm "RG baixo", pois significa impedimento no futebol. A sutileza do Inglês nos permite visualizar que quando um atacante está off side ele está no lado de fora da defesa do time adversário, o que é proibido pelas regras do jogo, como todos sabem.

Essa rápida passada na casa do amigo foi providencial porque logo depois do tal post que gerou discussão estive na garagem de outro colecionador, aqui em São Paulo, tendo ele me dito que o FNM 2000 JK também tem o mesmo esquema de roscas diferentes, mas lado esquerdo com rosca de aperto anti-horário e vice-versa. Achei impossível, mas com uma chave de roda na mão constatei, estupefato, que ele estava certo. A coisa era contrária ao meu entendimento de anos, e aquilo me chateou.

Por isso, quando vi as porcas do E-Type fiquei aliviado, ao mesmo tempo supondo que no FNM do amigo paulista alguém deve ter invertido o lado dos tambores de freio (vou avisá-lo disso, claro).

Também, relendo agora a instrução da Rolls-Royce, vi ali uma sutileza. Quando o inglês diz "right-hand-side" ele se refere à mão do observador olhando o carro de frente, portanto trata-se do lado direito do veículo e não esquerdo.

Aproveitei e voltei à redação original ao post de dezembro passado.

BS

31 comentários :

  1. Bob, para um exemplo mais comum, hélice de ventilador gira em sentido horário e sua porca tem sentido anti-horário de aperto.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Penúltimo parágrafo:
    "Também, relendo agora a instrução da Rolls-Royce, vi ali uma sutileza. Quando o inglês diz "right-hand-side" ele se refere à mão do observador olhando o carro de frente, portanto trata-se do lado esquerdo do veículo e não esquerdo."

    Como assim?

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  4. Também já tinha ouvido que era assim como vc havia escrito no começo, de um lado rosca contrária à do outro.

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  5. Um familiar tinha um Triumph Spitfire com rodas raiadas de porca única. Em uma restauração teve os cubos trocados. Resultado: a roda saiu em um passeio. Sorte que estavam em baixa velocidade. Realmente é bom alertar seu colega. Abs

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  6. Guilherme J. e todos
    Ops, o correto é:
    ...portanto trata-se do lado direito do veículo e não esquerdo.

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  7. As peruas KIA Besta e ASIA Topic também tem as roscas esquerdas do lado esquerdo.

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  8. luizborgmann03/10/11 16:50

    Olá meu caro,
    Posso estar enganado, mas tive um Dodge Dart ano 1974 cujas rodas do lado direito tinham as porcas de rodas com rosca esquerda. Como já faz muito tempo, talvez você possa confirmar a existência na Chrysler desse detalhe.
    luiz borgmann

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  9. Bob, trabalho com antigos aqui em BH e pude confirmar a rosca esquerda nas porcas centrais do lado direito do Jaguar. Mas quando são múltiplos parafusos, parece que a coisa fica ao contrário. Acabei de confirmar em 3 Cadillacs 59 e em alguns Dodges nacionais do início de 70. Lado do motorista, rosca esquerda. Conferi um por um, roda por roda, parafuso por parafuso (vai que meu abençoado patrão perde uma roda por aí...). O JK de seu amigo aparentemente está certo. Ainda fiz um teste. Com uma roda lado esquerdo no ar, afrouxei os parafusos e fui girando, tanto com rosca esquerda quanto com rosca direita. Com rosca direita eles folgaram mais, com esquerda não. Será que tá tudo errado aqui? É meu pescoço na reta...

    Abraço!

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  10. É igual a rosca dos pedais de bicicleta. Uma rosca direita e outra esquerda, pois pelo sentido de rotação natural do ato de pedalar, eles nunca se soltam. Isso é que é auto-travante, o resto é conversa.

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  11. Como eu já troquei muita pedra de moto-esmeril isso é fácil. Gira-prá-cá-aperta-pra-lá-solta-prá-cá, Gira-prá-lá-aperta-prá-cá-solta-prá-lá. O que resultaria em lado direito tem rosca esquerda, e o lado esquerdo com rosca direita.

    Aliás, a rosca direita se vê no parafuso na horizontal, a rosca cai para a direita. E ela segue a regra da mão direita. Quando eu sou submetido a ouvir muita besteira sem sentido, eu sempre verifico se um parafuso de rosca direita continua seguindo a regra da mão direita...

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  12. Alexandre - BH -03/10/11 18:53

    Ocorre também um tipo de “esquisitice” com rodas do tipo gota ou serra, usadas no Gol GTS, Tempra SX, Diplomata 1988, entre outros. Em apenas um dos lados do carro a fluidez do desenho da roda segue o sentido da rotação. No caso do GTS, o repuxo das gotas fica “correto” nas rodas instaladas no lado direito. Já no Monza Classic / 500 E.F., de 1990, as rodas “serram” apenas no lado esquerdo. No Monza Classic remodelado, de 1991, a ordem se inverte. Nesses casos, o ideal seria produzir rodas específicas para cada lado, o que acredito ser impensável para carros produzidos em larga escala.

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  13. Meu pai Teve um FNM 2150 marron escuro quase terra qeu tinha ees sistema de porcas invertidas .

    Abraços

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  14. Bob,
    Confesso que, depois dessa, minha cabeça está rodando mais que todos esses parafusos juntos...

    Xará-BH,
    Não é tão impensável assim. Os Corvette da geração C4 (1984 em diante), por exemplo, tinham rodas em hélice, com raios opostos nos lados direito e esquerdo. Assim, para usar sua feliz expressão, os dois lados "serravam" no sentido certo.

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  15. vc falou nisto tava lembrando as aulas de dinâmica dos sólidos, regra da mão direita

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  16. beto ariano03/10/11 20:03

    Bob, e a tal potência de freio, maior que do motor? Não soltaria um cubo rápido de rosca invertida?

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  17. Off topic: Bob e AK, estava lendo o post "Chevy 33 do rei" e lá havia um comentário com uma dúvida sobre instalar o conjunto mecânico 2.4 da S10 em um Opala: alguém sabe se isso já foi feito? Penso que seria uma boa atualização mecânica para ficar dentro da marca, desde que o Opala escolhido não fosse um modelo/chassis raro. Também tenho a seguinte dúvida: o motor 4.3 da Blazer V6 não é um 350 small block com dois cilindros a menos? Se dizem que o V8 cabe no cofre do Opala, porque o V6 precisa de ajustes no capô por causa da altura? Me corrijam se estiver errado... Gostaria de um dia fazer um Opala até 1979 com a mecânica da S10 2.4.

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  18. Alexandre - BH -03/10/11 20:25

    Xará Zamariolli,

    Conferi as imagens do Corvette e sua informação procede. Mas note que os dentes são virados para frente, em sentido contrário ao da rotação. Não deve “serrar” tão bem assim... De toda forma, penso que a GM não dispensaria a Monza e Opala o mesmo cuidado estético que teve com as rodas do poderoso esportivo ianque.

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  19. Alexandre - BH -03/10/11 20:30

    Xará Zamariolli,

    Esqueça o que eu escrevi sobre as rodas do Corvette. Os dentes estão, sim, na posição correta de "corte"! (risos)

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  20. Eu lembrei outra coisa que tinha hélice e lado: Disco de freio ventilado. A maioria tem duto radial e não muda nada, mas alguns tem rotor com pás inclinadas, e lado esquerdo / direito.

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  21. Existe um E-Type aqui perto de BH??!??!?!?!??!?!?!?!????!!!!????
    PQP! Como que eu vou dormir hoje pensando nisso! Tenho que ver esse carro!

    Bob, tente postar umas fotos dessa lenda pra gente, faz essa caridade... certamente vc deve ter algumas.

    Grande abraço!

    Guilherme Costa

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  22. Esse E-Type é do competentíssimo Boris Feldman, não?

    Abraços!

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  23. [OT] Por gentileza, gostaria de ler o tópico "Do baú do MAO: Simca Emi-Sul", mas o link http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/10/do-bau-do-mao-simca-emi-sul.html não está funcionando.

    Grato pela atenção.

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  24. Não precisei ir até BH, nem verificar num E-Type que vc estava correto; bastou verificar os pedais de uma bicicleta. As roscas são invertidas e exatamente como na sua teoria inicial.

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  25. Que grande confusão !!
    É de se lamentar que os mecânicos também têm alguns problemas com padronizações. Eu imaginava que isso fosse um infeliz privilégio dos eletro-eletrônicos.

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  26. LuizBorgmann,

    confirmado: a linha Dodge Dart-Charger-Magnum-LeBaron usa rosca esquerda nas porcas do lado esquerdo do carro, e rosca direita (convencional) do lado direito.

    R Tedesco

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  27. luizborgmann04/10/11 15:26

    Alô amigos,
    Ao R.Tedesco: valeu pela confirmação da rosca esquerda nos Dodge, eu tinha vaga lembrança.
    Ao Sergio (Triumph Spitfire): vale lembrar também alguns outros com rosca esquerda, entre eles os Austin Healey 100/4 e 100/6 produzidos na década de 1950, dos quais possuo os manuais (owners handbook) que dizem no capítulo "Changing a wheel:...the hub cap should be loosened by using a mallet (martelo de madeira) on the cap wings. Hub caps fitted to right-hand side hubs have left-hand threads, and left-hand hubs have right-hand threads, however, the DIRECTION for turning is CLEARLY MARKED on each cap...(tal como a foto mostrada pelo Bob no inicio do post).
    luiz borgmann

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  28. Bob,
    o parafuso central do cubo traseiro (tambor de freio) dos carros da Ford do lado esquerdo também têm rosca esquerda.
    Abraços.

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  29. O Simca chambord 1959 é assim na roda traseira esquerda com certeza(lado do motorista),troquei a roda esses dias

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  30. Olá Bob... apesar de ser anonimo (não possuo conta no google) meu nome é Jackson jkschmalts@ig.com.br ...

    Se isto te conforta, meu patrão (dono de uma oficina mecânica em SP-SP) tem uma pick-up Dodge 51, eu sei que em um dos lados do carro, os parafusos da roda tem a referida rosca esquerda, não me lembro exatamente, mas, acho que é assim: lado esquerdo do carro (o do motorista) rosca normal... lado direito do carro, rosca esquerda...

    Desculpe a demora, só agora estou lendo este post... estou com um monte de emails antigos pra ler...

    A propósito, eu nem vi o seu outro post de 10 meses...

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  31. Os dodges nacionais também são rosca esquerda no lado do motorista...

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