google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 NAPIER DELTIC - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

NAPIER DELTIC


A origem desse motor está ligada ao desenvolvimento de motores aeronáuticos a diesel, e é notável pela sua construção, em formato de triângulo.
Hugo Junkers (1859-1935) investigava o diesel para aviões desde antes da Primeira Guerra Mundial, na empresa que fundara em em 1913.
Como era de se esperar, durante a guerra o foco foi a produção para combate, e Junkers só retomou as pesquisas em 1926. O motor que surgiu foi o Fo3, vindo a seguir os Jumo 204 e 205, de configuracao vertical e dois tempos, com cilindros contra-opostos e dois virabrequins, o que trazia muita massa.
Foi utilizado em aviões militares e em hidroaviões civis da Lufthansa, mesmo sendo bastante pesado, pois traziam autonomia adequada aos botes voadores que eram os únicos tipos de aviões a fazer longas viagens sobre oceano.
Até 1944, a história do Deltic era pouco divulgada. O Admiralty Engineering Laboratory (Laboratório de Engenharia do Almirantado Britânico) conduzia estudos de opções de motores para lanchas torpedeiras em 1943, e um dos membros, N. Penwarden. propôs uma versao de 3 bancos de 2 cilindros contrapostos para um motor dois-tempos. A ideia era bastante inspirada pelos motores de Hugo Junkers, mas com a meta de reduzir peso, Penwarden teve a ideia de fechar o motor em forma de triângulo, para ter dois cilindros acionados por uma mesma árvore de manivelas.
Mas no caso do motor britânico, a solução foi mais simples que a alemã para acabar com o problema de faseamento de admissão e escapamento. Penwarden foi o dono de uma ideia daquelas que só surgem na cabeça de pessoas abençoadas pelos deuses da mecânica e da termodinâmica: ele percebeu que se um dos virabrequins girasse ao contrário, tudo funcionaria de forma mais homogênea.
Nasceu então o Deltic, de delta, a letra grega em forma de triângulo.

Passada a fase avançada de conceituação, o governo selecionou a English Electric para construir as unidades destinadas às torpedeiras. A Napier, famosa por projetar e construir motores de altíssima qualidade pertencia ao grupo, e o trabalho foi passado a ela. O motivo da escolha foi bastante técnico, como sempre devem ser as decisões inteligentes quando se fala de máquinas. A Napier tinha os direitos de construção do Jumo 204 desde antes da guerra, e detinha o conhecimento de motores de pistões contrapostos pela cabeça. Nesse período, a Segunda Guerra Mundial acabou, mas o contrato foi mantido, e em 1950 ficou pronto para produção o Deltic.
Conceitualmente, o motor é bastante inteligente. Dois tempos não requerem válvulas e nem todo o trem para comandá-las, já que as janelas de admissão e de escapamento são abertas e fechadas pelo movimento dos pistões. Cilindros contrapostos não precisam de cabeçote, pois a câmara é entre as duas cabeças de pistões. Assim, não existe cabeçote também.
Um problema de motores dois tempos é a lavagem do escapamento, que deve ser muito eficiente para limpar o melhor possível a câmara, permitindo que a mistura a ser queimada entre facilmente, e que o pistão não seja excessivamente aquecido.
Essa alta temperatura acontecia no Deltic, mesmo com o arranjo encontrado para as bielas, que fazia com que o pistão do lado do escapamento estivesse à frente do lado de admissão em 20 graus no giro do virabrequim, fazendo com que a passagem para o escapamento abrisse antes da janela de admissão, permitindo um bom fluxo.
Para melhorar a temperatura no pistão do escapamento, foi adicionada refrigeração por óleo, fazendo-o em duas peças, de forma a existir uma região anular para guiar óleo que refrigerava a coroa ou cabeça.
O ar para combustão era pressurizado por um compressor centrifugo tocado por dois dos três virabrequins.
A potência variava de acordo com o uso ferroviário ou marítimo, mas números acima de 1.600 cv a 1.500 rpm eram normais para as unidades de 12 cilindros e 24 pistões.
No uso ferroviário, levava locomotivas de 99 toneladas, batizadas de Deltic também, a cerca de 160 km/h.
Como há pouco tempo a Husqvarna noticiou o lançamento de novos motores de 2 tempos para motos, nossas ideias já derivam para outras possibilidades e começamos a pensar em o que seria um Deltic pequeno em um carro.
Enquanto isso não acontece, fica para a história o mérito da Napier, que desenvolveu e colocou em produção uma ideia que parecia um pouco maluca mas que deu certo comercialmente, tornando-se um dos bons momentos da engenharia.
  JJ

11 comentários :

  1. Juvenal,

    Muito bacana esse post. Não conhecia esse motor nada convensional!

    PK

    ResponderExcluir
  2. Nada convencional Paulo, é esse aqui. E pouquíssímo conhecido, até onde sei. Típica engenhoca de um sonhador, primo-irmão do professor Pardal e, creio, perfeitamente adaptável a um carro.
    Quero ler os comentários dos experts.
    http://blog.modernmechanix.com/2007/11/03/worlds-first-steam-driven-airplane/

    ResponderExcluir
  3. JJ, ótimo! Não conhecia esse motor, mas é surpreendente como no passado não havia limites para colocar em prática a criatividade.
    abs,

    ResponderExcluir
  4. Princípio parecido com esse, mas com um só virabrequim, segue o motor da EcoMotors no qual Bill Gates está investindo uma boa grana. Seguem links:

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/ecomotors-empresa-de-bill-gates-aposta-em-motor-ecologico-50-mais-economico/

    http://www.hybridcars.com/news/bill-gates-invests-better-internal-combustion-engine-28242.html

    http://www.ecomotors.com/

    ResponderExcluir
  5. O que eu não consegui visualizar é como a força disponível nos 3 virabrequins iria para um eixo para mover a hélice, por exemplo. Esses 3 virabrequins seriam conectados a um eixo por um trem de engrenagens?

    ResponderExcluir
  6. O motor utilizado no avião dos irmãos Besler saiu de um carro construido por Ebnezer Doble. Eram carros sofisticados e caríssimos, bastante prestigiados à época. A história do carro a vapor e desse em particular,a meu ver, é de grande interesse e amplamente injustiçada e merecia ao menos um post aqui no Autoentusiastas. Como a maioria dos grandes construtores foi à falência por razões financeiras. Curiosamente, no final dos anos 60 o Sr. Lear ( da Learjet ) investiu bastante dinheiro em um motor a vapor com essa configuraçao em triângulo mas a vapor visando disputar as 500 milhas de indianápolis. Parece que abandonou o projeto por razões de saúde.
    AAM

    ResponderExcluir
  7. O motor utilizado no avião dos irmãos Besler saiu de um carro construido por Ebnezer Doble. Eram carros sofisticados e caríssimos, bastante prestigiados à época. A história do carro a vapor e desse em particular,a meu ver, é de grande interesse e amplamente injustiçada e merecia ao menos um post aqui no Autoentusiastas. Como a maioria dos grandes construtores foi à falência por razões financeiras. Curiosamente, no final dos anos 60 o Sr. Lear ( da Learjet ) investiu bastante dinheiro em um motor a vapor com essa configuraçao em triângulo mas a vapor visando disputar as 500 milhas de indianápolis. Parece que abandonou o projeto por razões de saúde.
    AAM

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante mesmo! Valeu JJ!

    ResponderExcluir
  9. Como disse o Antônio, uma aplicação do formato deltic com vapor, feita pelas indústrias de Bill Lear:
    http://books.google.com.br/books?id=KtgDAAAAMBAJ&pg=PA128&lpg=PA128&dq=laer+steam+deltic&source=bl&ots=SnLYprilal&sig=smo8IfH8MWc751k9-jq2d9wTBjk&hl=pt-BR&ei=LWFhTK3HO4mRuAfKod2UCQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CBsQ6AEwAQ#v=onepage&q&f=false
    Antônio, os carros Doble E e F eram equipados com um motor de 4cil. (dois de alta e dois de baixa pressão) em linha de dupla ação montado deitado no chassi. Houve também um de 2cil. também em linha.
    Dê uma olhada no fórum www.steamautomobili.com

    ResponderExcluir
  10. Errata: www.steamautomobile.com

    ResponderExcluir
  11. Excelente post!!!!
    Motor incrível!
    Mas infelizmente duvido que façam uma versão para carros, pq é bem complexo...
    As fábricas de carros tendem pela simplicidade e terrenos bem conhecidos... Não viram a notícia q a GM vai investir 1.8 bilhão de doletas para uma nova versão do V-8 com comando de válvulas central no bloco?
    Sem contar as patentes... Por melhor que seja se tiver patentes bem feitas em cima já era...
    Pela mesma razão o motor q o Tio Bill tá financiando tende ao esquecimento...
    Vcs devem conhecer o motor a ar com biela articulada, uma joia... Kd? Está pronto a anos e nada...
    Houve uma notícia q a Tata ia usa-lo... Mas kd?
    Excelente post! Abraços

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.