google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 EXPLOSÃO NUCLEAR NA BARRA DA TIJUCA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

EXPLOSÃO NUCLEAR NA BARRA DA TIJUCA


Explosão nuclear: foi exatamente a sensação que tive ao assistir, pela televisão, a magnífica apresentação da cidade do Rio de Janeiro para os jurados dos 41 países que elegeriam a cidade-sede do Jogos Olímpicos de 2016. Num dado momento foi mostrada a gleba de terra onde fica o autódromo e foi como se uma bomba atômica tivesse detonado ali: o autódromo carioca simplesmente sumiu. Como dizem os entendidos, a bomba atômica elimina tudo o que está na superfície. O autódromo foi eliminado para, no seu lugar, ser erigida uma ...vila olímpica, prédios de apartamentos! Lamentável e vergonhoso. Especialmente para um carioca como eu.

É inaceitável que se acabe com um autódromo, qualquer que seja o pretexto. Denota ignorância, insensibilidade, boçalidade. Denota desrespeito total a quem pratica e a quem aprecia automobilismo. Denota desconhecimento de que o Rio de Janeiro tem um passado histórico glorioso em esportes a motor, entre o qual se destaca o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro a partir de 1933, no Circuito da Gávea, e que se estendeu até 1954.

Denota alienação para o fato de termos oito títulos de Fórmula 1, três de F-Indy e um de esporte-protótipo. Denota alienação para o fato de que piloto brasileiro virou griffe, como diz Bird Clemente, um grande piloto do passado.

Se a atividade lá vinha caindo, não há outro culpado senão os que dirigem (?) o nosso automobilismo nos últimos 15 ou 20 anos. Não tínhamos que pagar esse pato. Para os Jogos Panamericanos de 2007 irresponsáveis já haviam mutilado o autódromo, tirando-lhe parte de seu traçado. Agora foi o golpe de misericórdia.

Se tivéssemos gente decente na administração municipal do Rio de Janeiro, um novo autódromo já estaria sendo construído para praticamente um substituir o outro. Sem interrupção de atividades.

Acabar com o autódromo carioca, ainda mais por motivo fútil, deixou-me enojado.

BS

27 comentários :

  1. Nao so voces ai, mas imagine nos aqui que perdemos Riverside (agora um shopping mall), Ontario, Ascot, Gilmore, Lions Dragstrip, Orange County International Raceway, entre tantos outros.

    Os unicos que sobram sao California Speedway, Irwindale, Pomona e Willow Springs. Ah, Perris tambem.

    Sera que isso e desenvolvimento? Isso e progresso?

    ResponderExcluir
  2. Recentemente, em "R C à 300 kms por hora" e no "Vigilante Rodoviário", passou o Autódromo de Interlagos da década de '60.
    Quanta diferença para hoje!
    Eram heróis os que alí corriam, pois aquilo parecia uma rodovia de pista simples!
    Hoje, é esta potência, geradora de riquesas para o município....Exemplo melhor de boa adiministração?

    ResponderExcluir
  3. queria que derrubassem o maracanã ao invés do autódromo, pra ver a mídia caindo de pau em cima, falando que fazer olimpíada aqui era um absurdo etc...
    mas como o automobilismo ta meio falido a algum tempo..

    ResponderExcluir
  4. Quando foi feito o anúncio de que o Brasil sediaria os jogos olímpicos em 2014, tive a certeza de que Jacarepaguá ficaria definitivamente na história, visto que o projeto para tais jogos incluía mais construções onde antes havia o autódromo.

    Simplesmente ridícula e egoísta tal atitude, em destruir um dos palcos da Fórmula 1 no Brasil, entre tantos outros feitos. Já havia ficado revoltado quando mutilaram o autódromo para o "Pan", agora então...

    Podem me chamar de louco, chato ou o que quer que seja, mas não senti nenhuma emoção quando soube que o Brasil sediaria a copa do mundo de futebol, nem os jogos olímpicos...

    ResponderExcluir
  5. Rex Parker,

    Não acredito que destruíram Riverside!!! Que absurdo... Ninguém mais respeita esporte automotivo no mundo?

    Talladega ainda existe ou também virou passado?

    ResponderExcluir
  6. "Podem me chamar de louco, chato ou o que quer que seja, mas não senti nenhuma emoção quando soube que o Brasil sediaria a copa do mundo de futebol, nem os jogos olímpicos..."


    X2

    ResponderExcluir
  7. Não tem nem dinheiro para pagar a restituição do imposto de renda e querem gastar uma fortuna com Olimpiadas?

    Só quero ver.....

    ResponderExcluir
  8. Bob olha o coração hein? calma.

    O movimento SOS Autódromo RJ continua vivo, apesar de tentarem destruir o autódromo, existe um acordo, feito em 2007, depois do fato consumado, os obras, em que a prefeitura se compremeteria a reformar o autódromo, caso o Rio perdesse os Jofgos, ou construir um novo caso ganhasse, bom,e stamos esperando pra essa semana reunião do Secretário especial da Rio 2016, Ruy Cezar, em Brasílai, com o Cleyton Pinteiro, da CBA, para fecharem um acordo de cessão de um terreno localizado em Deodoro, ou Campo dos Afonsos segundo outras fontes, para a construção de uma nova pista.
    Existe um problema, a pista atual só pode ser desativada a partir do momento que a nova esteja pronta, mas não vejo movimentação por parte da CBA em reinvindicar essa questão.
    Para piorar recentemente a F-Indy voltou à carga querendo correr no Aterro do Flamengo, se isso vier a acotnecer dificilemnte teremos um nvoo autódromo, pois para os grandes eventos o Aterro basta, aí o automobilismo regional, Track Days e arrancada não pdoerão usar este espaço, pois quem vai bancar fechar as pistas do Aterro uma vez por mês para cumprir o calendário regional?
    Claro que para os desavisados, ou mal intencionados, sairam diziendo que isso seria bom para o automobilismo carioca porque daria visibildiade, pombas, não queremos correr numa pista de rua, tínhamos o melhor autódromo da América Latina, não entendo proque esse ódio contra o automobilismo, não sei o que essas pessoas pretendem com isso.
    Passados a Copa e a Olimpíada só sobrará como grande evento a vir para cá uma prova de F1, mas será que vam,os aceitar que a corrida seja feita no meio do parque do Flamengo?
    Não desanimei, dias 17 e 18 teremos Arrancada e Turismo, haverão protestos, manifestações contra o rpefeito e a Rio 2016, ams espero que até lá alguma coisa nova, e boa, tenha acontecido.
    Grande abraço cara, cuide-se bem.

    ResponderExcluir
  9. Apesar da péssima noticia, fico contente de te ver novamente por aqui. E se cuida.

    ResponderExcluir
  10. Nós já sabíamos dessa história infame , no Classic Endurance eu e o Mahar conversamos sobre isso, autódromo em Deodoro?Kd a rede hoteleira? Ir até lá pela Av Brasil??? Me tira o tubo....Bob, já tinham destruído metade do autódromo , ficou mais fácil destruir a outra metade, só isso , imaginem o que os caras vão faturar com licitações fraudulentas ,neguinho vai se fazer , se alguém acredita em fiscalização em cima disso tb tem que acreditar em Papai Noel tb.....Esse país é uma casa de mulheres da vida comandada por homosexuais.......

    ResponderExcluir
  11. NO NOSSO PAIS E ASSIM, PRA UM POLITICO SAIR DE SUA CADEIRA O OUTRO TEM QUE MORRER, É ASSIM ESTÁ SENDO COM O AUTÓDROMO, SIMPLESMENTE VERGONHOSA A ATITUDE DE SIMPLESMENTE DESTRUIR ALGO QUE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO ESPORTE A MOTOR EM NOSSO PAÍS, VERES DEPOIS DESTE EVENTO DAQUI A SETE ANOS O QUE VÃO DIZER E SE VÃO TOMAR ALGUMA ATITUDE QUANTO A REFAZER OU PELO MENOS FAZER OUTRA PISTA BEM LOCALIZADA E ESTRUTURADA, QUE NÃO VENHAM COM OBRAS MAL FEITAS E SUPER FATURADAS COMO SEMPRE ACONTECE, PARABÉNS POR MAIS ESSA, DA INCOMPETENTE ADMISTRAÇÃO PUBLICA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
  12. Tudo isso para nem 1 mês de jogos,e depois ficar jogado as traças.O grande parque aquatico construido para o PAN,se não me engano não foi usado mais nem UMA vez após os jogos de 2007.

    Quem vai se lembrar bem disso são politicos,empreiteiras,entre outros,que por muito tempo vão usar o dinheiro dessas obras...

    ResponderExcluir
  13. É realmente uma pena.
    Não deveria ter vindo, mas já que virá, porque não fazer direito ?
    Será que não existe nesse meio alguém com o mínimo bom senso de copiar o que foi feito em Barcelona?
    Eu conheci antes e depois. Realmente transformaram uma área feia e "pobre" para os padrões deles, em uma área bonita e aproveitável.
    Aqui ?
    Destrói-se um autódromo, coloca-se a Vila Olimpica numa área nobre, e haja dinheiro para encher os bolsos de meia dúzia de impunes.
    Brasil, sil, sil!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Bob,

    O automobilismo brasileiro morreu, infelizmente. Sad, but true.

    Para mim, o pior foi quando destruiram o velho interlagos e colocaram aquilo que está lá agora, sem história... Esse ésó mais um eletrizante capítulo de uma história triste.

    RIP.

    MAO

    ResponderExcluir
  15. Road Runner:

    Riverside foi derrubada ha uns 15-20 anos atras. Acho que nao sobrou nada no local, nem uma placa comemorativa, nem nada.

    Dizendo isso, ha um museu pelo menos um pouco dedicado a Riverside e as corridas que aconteram la. Detalhes riversideinternational.org. O dono e Doug Magnon, grande conoisseur da marca Maserati e velho conhecido nosso aqui.

    Talladega? Ainda existe. Mas e bem longe daqui, em Alabama. Outra cultura. Como se fosse outro pais...

    ResponderExcluir
  16. O autódromo de Jacarepaguá já estava condenado à morte há mtos anos, bem antes das obras do Pan. Nosso digníssimo ex-prefeito, o Sr César Maia e toda a sua trupe, conhecida pelo enorme interesse pela área da Barra da Tijuca e adjacências, por causa da ENORME especulação imobiliária na área já pensavam em ocupar a área hiper-valorizada do terreno do autódromo com alguma coisa que desse mais $$$ do que "um velho e caquético autódromo", defecando e caminhando para tudo que aquela área representa para a história do automobilismo nacional.

    O Pan foi só o 1º pretexto pra "limparem a área", com as várias intervenções judiciais, os planos ficaram no meio do caminho, deixaram o autódromo desmantelado, pra que ficasse mais evidente para a opinião pública de que "aquilo não serve pra nada", e com a Olimpíada, eles (já o outro governo, que na prática não muda nada!) tiveram a desculpa final e indiscutível de acabar de vez com O Autódromo Internacional Nelson Piquet. Agora, desculpem a expressão, fudeu de vez!

    As brigas com a CBA levaram o governo à um acordo de que construiriam um novo espaço em Deodoro, como o Buriti já adiantou. Coisa que é altamente discutível, pois em Deodoro não existe NADA, absolutamente NADA! É uma área militar, onde só se chega decentemente pela Av. Brasil, um entorno nada amigável, atrativo, etc. Talvez com um espaço de nível decente poderia melhorar UM POUCO a vizinhança, mas nada do que se espera de um autódromo de nível internacional como o de Jpa foi um dia.

    Concordo com o que o Buriti disse sobre o traçado no aterro, estava conversando com meus irmãos exatamente sobre isso nesse final de semana. Uma pista pra gringo ver, promoveria o Rio que é uma beleza! Imagina: Carros correndo com o Pão-de-Acúcar em segundo plano e as praias numa tomada aérea! Seria o circuito mais lindo do mundo! Mas com isso, poderia dizer bye bye para as categorias menores e arrancadas, track days e tal.

    Infelizmente para Jpa não há a mínima chance de salvação. Estive lá na Stock Car, GT3, etc no mes de setembro, e realmente me preparei pro adeus.
    Agora é torcer (pra kct) por um espaço decente para o automobilismo carioca.

    Jpa, rest in peace!

    ResponderExcluir
  17. Parabens pelas palavras, apesar de saber que são mais um desabafo que qq outra coisa, me senti do mesmo jeito, sou fã de automobilismo, confesso que não sou daqueles fãs inveterados, mas curto muito e ainda tenho um carinho pelo autodromo, pois me lembra a infancia, em que mesmo não podendo assistir as corridas de F1 eu as ouvia, pois moro há quase 30 anos no mesmo endereço, bem próximo do autodromo.

    é lamentável ver essas atitudes, mas boa parte da culpa é nossa! deveriamos ser um povo mais unido, como um todo e tirar esses governantes de meia tigela do comando, eles já nao tem vergonha de certas coisas então desmascará-los já não serve mais.

    sei que ali, antes do final da decada de 80 ja existia um autodromo, sem ser esse que hj conhecemos, cheguei a ver alguns videos maravilhosos no youtube, la nos idos dos anos 60, vejo minha jacarepagua linda como era, bucolica, de um jeito que eu cheguei a pegar um pouco mas não como gostaria de ter visto e vivido.
    obras, $$$, é só isso que querem. vejamos a "maravilhosa" obra de engenharia na duplicacao a Av. Emb. Abelardo Bueno, onde vc vindo da Av. ayrton senna em direcao ao autodromo, a via tem seis pistas, depois tres, depois quatro e depois duas! sem contar aquele retorno infame junto ao norte grill onde junta a pista lateral (pessoas que vao retornar e seguir reto) e a rua pedro correia.

    já no Pan deveriamos ter feito algo pra que isso ocorresse, que tivessem feito tudo isso, la pelo lado de Deodoro, assim daria ao povo da região de lá, oportunidade de ter por perto centros esportivos, escolinhas a exemplo do que ocorre no maracanã, e não em jpa/barra, que tem clubes, condominios e areas de lazer em qq canto. lamentavel, agora é viver com essa tristeza, mas pelo menos recordar da felicidade de ter tido a oportunidade de ter presenciado e usufruido de parte da historia do nosso automobilismo.

    qto ao novo autodromo!!! ainda acho que na mesma região ainda é possivel a construção de um mas não tenho mais esperanças, infelizmente.

    abraços
    Marcio
    Clube Automotivo Escorteiros do Brasil
    www.escorteiros.com.br

    ResponderExcluir
  18. Road Runner

    Sem medo de emitir nenhum juízo de valor equivocado, digo que só um desinformado total pode comemorar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

    Mas fazer o que né, cada povo tem o governo que merece.

    FB

    ResponderExcluir
  19. Road Runner e Rex Parker:
    Moro na California há 3 anos, e pude observar um fato muito decepcionante: automobilismo lá vai muito mal. Só tem drag racing, e road racing está praticamente desaparecido. E mesmo assim, hoje há poucas pistas para drag racing.
    Na California, por mais estranho que pareça, recentemente automobilismo vem sendo mal visto. E para acabar de piorar, o novo presidente segue justamente essa linha. Há uma série de projetos de lei para se limitar muito o uso da pista de Fontana (California Speedway), tanto por "motivos acústicos" como por "motivos ecológicos".

    Bob Sharp e Buriti:
    Acompanho o movimento do Buriti há muito tempo, dou o maior valor o esforço dele em tentar barrar o que fizeram com o autódromo de Jacarepaguá, mas infelizmente não há como brigar com tanta gente querendo a sua destruição. Somos minoria!!!
    Tudo o que posso dizer é que tive a excelente oportunidade de participar de trackdays por lá quando a pista era completa e também com apenas a atual meia pista. Foi memorável.
    Não acredito que outra pista será construída, seja lá onde for. A CBA pode ter conseguido impor uma regra agora, mas posteriormente vão passar por cima, seja via judicial ou via ilegal mesmo.

    A todos:
    Realmente não adianta, quem é automobilista ou entusiasta é uma ínfima minoria. Nós aqui entendemos de carro, mas não somos nem 0,01% da população. Então somos feitos de gato e sapato. E não há a menor chance, nos próximos 100 anos, disso se reverter. Automobilismo requer MUITO conhecimento e MUITA dedicação, é algo que tem que estar no sangue ou no DNA.

    O que me consola é que ainda existem pessoas como nós, que não querem apenas ser mais um no mundo.

    Road Runner:
    Riverside se foi há muuuuito tempo, tudo em nome do "progresso imobiliário" e do "progresso ecológico". E cá entre nós, Riverside é uma b**** de cidade.

    ResponderExcluir
  20. Carlos Galto13/10/2009, 11:35

    E o que me deixa mais put* nessa história é que depois de olimpíadas vai tudo virar clubinho de rico ou condomínio fechado...
    SE nós tivéssemos um mínimo de tradição em esportes olímpicos, seria um alento ter várias novas praças para a prática mas, sejamos sérios, isso é uma putaria sem tamanho!!
    O volei foi excessão total à bagunça que são os esportes em geral no Brasil.
    Natação ou é bancada pela família do nadador ou é divulgada às vésperas de alguma grande competição, caso de mais um ou outro esporte pois a maioria é totalmente esquecida o tempo todo. Um Banco do Brasil ou Correios aproveita olimpíadas ou pan americano para promover sua imagem junto ao esporte, acaba a competição eles somem e voltam a aparecer 3 anos depois para o próximo.
    A nossa sorte, ou azar dependendo do referencial, é que o Brasil é rico, não vai quebrar nunca, e tem um povo talentosíssimo em diversos esportes e de muita garra, que briga sem ter condição nenhuma pra isso!!
    Quem diria, o Lula (que admiro de verdade) e sua gangue serão conhecidos como "Políticos do Esporte"... Mesmo matando o autódromo. Aliás automobilismo nem é considerado ESPORTE por muita gente, gente essa que está festejando alucinadamente as Olimpíadas 2016.
    Só sei que, com certeza, a geração atual de políticos cariocas será a geração mais rica de todos os tempos!!!!

    ResponderExcluir
  21. Carlos Galto13/10/2009, 11:35

    E o que me deixa mais put* nessa história é que depois de olimpíadas vai tudo virar clubinho de rico ou condomínio fechado...
    SE nós tivéssemos um mínimo de tradição em esportes olímpicos, seria um alento ter várias novas praças para a prática mas, sejamos sérios, isso é uma putaria sem tamanho!!
    O volei foi excessão total à bagunça que são os esportes em geral no Brasil.
    Natação ou é bancada pela família do nadador ou é divulgada às vésperas de alguma grande competição, caso de mais um ou outro esporte pois a maioria é totalmente esquecida o tempo todo. Um Banco do Brasil ou Correios aproveita olimpíadas ou pan americano para promover sua imagem junto ao esporte, acaba a competição eles somem e voltam a aparecer 3 anos depois para o próximo.
    A nossa sorte, ou azar dependendo do referencial, é que o Brasil é rico, não vai quebrar nunca, e tem um povo talentosíssimo em diversos esportes e de muita garra, que briga sem ter condição nenhuma pra isso!!
    Quem diria, o Lula (que admiro de verdade) e sua gangue serão conhecidos como "Políticos do Esporte"... Mesmo matando o autódromo. Aliás automobilismo nem é considerado ESPORTE por muita gente, gente essa que está festejando alucinadamente as Olimpíadas 2016.
    Só sei que, com certeza, a geração atual de políticos cariocas será a geração mais rica de todos os tempos!!!!

    ResponderExcluir
  22. Bussoranga:

    Vc tem razao. Ainda assim, ha road racing em Laguna Seca (bem, 600km daqui) e Infineon (o antigo Sears Point, ainda mais distante...).

    Umas 2-3 vezes por ano eu vou a Irwindale para assistir as Saturday Night palhacadas. Nao perga, no dia 31/10 vai ter figure-8, train races, trailer races e autobol. Uma noite inesquecivel! http://www.toyotaspeedwayatirwindale.com/schedule.asp

    Em janeiro-fevereiro, os Winternationals em Pomona valem a pena. OK, e drag racing, mas que drag racing!

    ResponderExcluir
  23. Pô, já que Riverside virou história há pelo menos 15 anos, tudo que li sobre o circuito foram sempre reminiscências. Que falta fazia a Internet, hoje temos informações aos borbotões e de graça, à distância de apenas um clique de mouse...

    ResponderExcluir
  24. Rafael Palacio13/10/2009, 21:36

    Bob,

    Não seriam 4 títulos da Indy?

    1989 com Emerson
    2001 e 2002 com o Gil.
    2004 com o Tony Kanaan (embora ainda fosse IRL).

    Abraço,

    Rafael

    ResponderExcluir
  25. Minhas saudações ao Sr. Sharp. É bom vê-lo na ativa, sinal de pronta recuperação.

    Referente ao Autódromo de Jacarepaguá, infelizmente os verdadeiros fãs do automobilismo no Rio de Janeiro não podem causar o impacto necessário para impedir a destruição do Autódromo Nelson Piquet.

    A iniciativa do amigo Buriti com o movimento S.O.S. Autódromo é louvável, mas não a consenso nem entre os pilotos cariocas.
    Vaidade e prioridades pessoais são colocadas a frente e vários pilotos cariocas já estão planejando em competir em outros estados.

    Os amigos da arrancada carioca, que estão fazendo um bonito trabalho com muito suor e dedicação, talvez consigam um apoio privado para a construção de uma boa pista de arrancada.
    Não acredito em politicagem, acredito que se houver uma união entre a iniciativa privada e os amantes do automobilismo, podemos conseguir uma pista no Rio de Janeiro para esta categoria. É só seguir a receita do pessoal do Sul e do interior de São Paulo.

    Quando a primeira picaretada foi dada no asfalto do Autódromo de Jacarepaguá, iniciando as obras do Pan, o fim do templo carioca do automobilismo foi sentenciado.

    Mando um abraço ao Maurício Carvalho, com quem divido esta opinião.

    ResponderExcluir
  26. Rex,
    Voce tem razão, o que salva a California em termos de road racing é Laguna Seca. Pena que Laguna Seca fica no Monterey County, e eu abomino aquela área (e seus stupid freaking low speed limits).
    Sears Point é realmente formidável, e como moro perto de San Francisco, pra mim é bem viável. Gosto muito daquela área.
    Irwindale é bem legal, mas é oval-track... not really a road racing, mas até vale a pena.
    Não sou um grande fã de drag racing, mas concordo plenamente com voce que Pomona vale a pena. Neste aspecto, quando eu morava no sul (a 50 milhas de LA) eu estava bem servido, com Pomona a oeste e Fontana a leste. Era bem legal. :-)

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.