AMERICAR, A MAIOR FÁBRICA DE ESPORTIVOS DO BRASIL


Este último Sábado fui visitar o Cleber, da Americar Veículos, lá em Santo André, SP, e me lembrei de quando o conheci, vários anos atrás, quando ele ainda estava começando a sua fabricação de réplicas do Ford Cobra.

Era fabricação de fundo de quintal, mas já dava pra sentir que a garra do Cleber era grande, que seu trabalho era bom e que a coisa iria pra frente.

E foi. Hoje, além dos Cobra, em sua nova e ampla fábrica ele produz uma belíssima réplica do Jaguar XK 120, também a réplica do Ford GT40 e em breve estará lançando a do Chevrolet cupê 1932. Sua fábrica está bastante ativa, com muita gente trabalhando firme e animada construindo carros cada vez melhores, mais bem acabados tanto estética quanto mecanicamente, e a clientela crescendo.

E agora, ali ao lado da fábrica, na Avenida Firestone 1.300, ele abriu um show-room, chamado Auto Garage, onde, além de servir de mostra, ali eles executam alguns serviços mais simples nos carros dos clientes, trabalhos que não exigem o ferramental da fábrica.

Fiquei muito contente com o merecido progresso do amigo e também por ele provar que trabalhando firme e direito ainda se pode viver de produzir esportivos de verdade aqui no Brasil.

Na Auto Garage, três carros chamaram mais a minha atenção: um XK 120 branco, que estava com vários acessórios idênticos aos originais do Jaguar, pois seu dono os trouxe da Inglaterra, como faróis de longo alcance Lucas, para-choques, retrovisores, tampa do bocal do tanque de gasolina, puxadores em tiras de couro para abrir as portas e um painel bem semelhante aos Smiths originais. Esse carro está de muito bom-gosto, muito chic, e sua motorização de Omega 4.1 lhe garante bom desempenho.

Outro XK lindo é um preto, muito elegante.
Ainda não concordo que um roadster tenha faixas bancas nos pneus, mesmo que sejam fininhas feito bigode de conquistador antigo, pois pra mim faixa branca é pra Cadillac ou outro carro de tiozão, e não para um roadster, que supõe-se que seja carro para esporte. Mas os donos quiseram assim, que seja, vai assim.

Outro belo carro é um Cobra azul com faixas brancas, a cor “oficial” dos Cobra. O bacana, além da pintura, é o opcional de capota rígida, que ficou bem no estilo original. Talvez esse carro esteja com sapatos maiores que os pés, pois não vejo necessidade de tamanhos pneus. Mas se o dono quis assim, que seja.

Na fábrica vi mais três GT40 sendo terminados, dois vermelhos com faixa branca e um preto com faixa cinza. Não sei qual desses é o mais bonito, ou se o mais lindo é o azul com faixas amarelas da Gulf, que já tive o prazer de guiar bastante, na estrada, na pista da Goodyear, em Interlagos e subindo o Pico do Jaraguá na prova do Auto Union DKW Club. Os GT40 me deixam meio tonto de tanto que os admiro. Esses novos terão todos motores com mais de 400 cv, sendo que um deles terá 550 cv. O azul da Gulf, o number one, tem 340 cv – motor Ford de 5 litros – e já anda muito, daí que aguardo ansioso que esses fiquem prontos pra eu dar uma guiadinha neles. Alguns deles usarão injeção disfarçada de carburadores Weber, uma novidade gringa.

Boa sorte, Cleber. Continue com ela e trabalhando forte e feliz. E abraços ao Rex, o teu cachorro viralatas que está sempre circulando por aí, checando se todo mundo, inclusive você, está trabalhando direito. Na sua primeira pequena fábrica de fundo de quintal ele já fazia o mesmo, o que me leva a pensar se não é ele o verdadeiro manda-chuva aí...

31 comentários :

  1. Que bacana!

    Eu queria visitar quando estiver no Brasil.

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  2. Quanto custa? Se estragar eles mesmo consertam? Tem suporte?

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  3. Arnaldo Keller14/10/09 20:27

    Anôno,

    Consertam, sim, mas se o problema for mecãnico outras oficinas podem consertat, já que são de mecânica simples se vc não preparar o motor.
    Suspensão nacional para o Cobra e jaguar e chevrolet cupê. Já a susp do GT40 é especial.
    Era isso o que perguntou?

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  4. Nossa que coisa medonha essa capota do Cobra.

    Já o GT40, que coisa mais linda! Já tinha visto os posts sobre ele aqui

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  5. Lembro das suas aventuras na Americar desde a época do primeira mão/veneno!
    Muito legal ver que a americar está prosperando.
    O negócio agora é trabalhar pra conseguir comprar essas maravilhas.
    Abraços.

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  6. o primeiro "gt 40" não foi vendido até hoje?
    ele tem pedaleiras de fusca se não me engano...

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  7. Caro amigo o primeiro GT , o numero 1 Azul com pintura da Gulf não esta a venda , não por falta de interessados que ja fizerão ofertas bem acima do valor , e sim porque a construção do mesmo foi a realização do proprio sonho , e sonho não tem preço . abraço e obrigado pelo comentario .
    Cleber Jean
    Americar veiculos Especiais .

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  8. belo post Arnaldo ! HEHE são demais mesmo!

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  9. Ha para finalizar ele nunca teve pedaleiras de fusca , e sim um conjunto Wilwood importado dos USA , que agora foi substituido , por um conjunto semelhante ao da MDA da Inglaterra , abraço Cleber .

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  10. Os Cobra não tem chassis e suspensão Galaxie não né?

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  11. Cleber, AK,

    Não fazem replica de willys coupe 40/41 não?

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  12. gostei muito desses GTs com a carroceria moderna, é meu sonho de consumo.

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  13. Éra essa mesmo a minha pergunta Arnaldo, obrigado.

    Abraços.

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  14. Eu queria um Cobra, sem a capota!

    AK,
    No caso do Cobra, ele é, detalhadamente, fiel ao original em termos de aparência?
    O conjunto chassis/suspensões são projetados pela própria empresa, segue os padrões dos modelos originais ou são de um outro modelo (carro-doador)?
    Você já testou alguma réplica da Chamonix, o que achou?
    Abraço.

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  15. Cleber

    Legal tu apareceres por aqui.

    Dá pra estimar o valor de um GT 40 similar ao #1?

    Sucesso!

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  16. O valor de um GTA na configuração do numero 1 é de 195.000,00 com motor de 350 HP , envie um email para a Americar que lhe envio uma ficha tecnica completa , abraço Cleber .

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  17. Alaor Espósito15/10/09 11:09

    Cleber
    Parabéns pelo novo espaço,é mais um importante passo para nós
    ENTUSIASTAS...

    Abraço a todos

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  18. Arnaldo Keller15/10/09 12:12

    Marlos,

    Os Cobra da Americar têm algumas pequenas diferenças de carroceria com relação ao original 427. A traseira é mais larga, pois o primeiro molde foi tirado do que a Glaspac fabricava aqui na década de 80 e esse da Glapac usava eixo traseiro de Galaxie que tem a bitola maior.
    O chassi é fabricação da americar e vem sendo aprimorado ao longo dos anos, coisa que constatei guiando-os. A suspensão dianteira é Opala -- que é uma suspensão que trabalha muito bem -- e a traseira é Maverick. Mas vc pode optar por suspensão importada onde a traseira é muito semelhante à do Jaguar E-type, independente, e aí fica o bicho.
    Os da Chamonix guiei todos, mas, apesar de lindos e de excelente qualidade de carroceria, não os achei bons de chão, principalmente o 550, que anda muito e o acho traiçoeiro. Poderiam e deveriam ser melhores. De boa fonte ouvi dizer que estão preparando um lançamento para breve que terá suspensão excelente e tal, mas não me foi permitido falar nada além disso. Torço para isso.

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  19. Arnaldo, torço para que logo o Rex Brown determine que você, afinador da Americar, dê umas saídas no GT 40 preto em montagem, ok?

    Sobre o primeiro Cobra Glaspac, acho que também era Opala na frente, lembro que estava saindo de frente e chamaram o Ingo para acudir, aí acho que o Ingo chamou o AK,confere? rs

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  20. Alan Lopez15/10/09 17:02

    Belo Coupe 32 , ja que estamos falando de réplicas , que tal um post sobre chamonix ? , adoro o super 90 , mas eles só fabricam o cabrio , queria coupe , me lembro dos Envemo , será que eles tiveram problemas na rigidez do teto de fibra?

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  21. Arnaldo Keller15/10/09 17:40

    Alexei

    Não sou acertador de nada, mesmo porque conheço vários caras que são craques nisso e não me meto a balão. Eu só falo o que acho que está errado e o que está certo.

    Alan,

    Também não sei porque a Chamonix não faz o cupê.

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  22. Quem acompanha a Americar desde o seu inicio pode notar o quanto ela vem crescendo, tanto em espaço quanto no desenvolvimento dos carros, aprimorando as mecanicas e caprichando cada vez mais no acabamento dos carros.
    Esse Jaguar XK 120 atingiu o seu maximo em acabamento e fidelidade ao original.
    O carro estava em recente evento de antigos em Serra Negra e juntamente com o GT
    40 #1 fez um sucesso muito grande.
    O carro é maravilhoso.
    Babei muito em cima dele...
    Mas tambem discordo das faixinhas brancas, nesse tipo de carro.
    Romeu

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  23. Beleza de trabalho da Americar , acho que uma vez eu encontrei com alguém da fábrica na editora de Auto & Técnica,o Caruso estava fazendo uma reportagem de um Willys 41,procede ou falei bobagem,Cléber?Será que ninguém vai fazer uma réplica da Porsche 917K? Em termos de história bota qq carro de competição no chinelo, e ficaria lindo escondendo um 12 cilindros ali atrás....Esse GT 40 Gulf é lindo!

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  24. Alaor obrigado pelo comentario , parabens novamente para você e o Fabio que acertarão tão bem o GT 40 o carro é incrivel , abraço .

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  25. Cléber, meus parabéns. Acabaste de ganhar um altar em sua honra na minha casa.
    Sempre quis fazer isso, e um dia chego lá. Por enquanto faço só em escala 1:18, mas ainda vou fazer um SP3, nem que seja com motor AP.
    O dia em que você começar a usar SAP ERP me fale que eu envio currículo!

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  26. Arnaldo Keller16/10/09 18:09

    Maluhy

    Anos atrás a Americar fez os Willys 41, sim, mas creio que parou, mas também creio que se alguém encomendar ele faz, já que deve ter os moldes lá.
    Mas não sei, não, esse Chev 32 tá bem bom. O Bob e eu guiamos um e adoramos. Anda que nem um bom Opalão 6 cil, justinho e bem comportado.

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  27. Rafael agradeço seu comentario , não existe diferença entre nós , pois fazemos o que gostamos , trabalhamos e somos apaixonados por carros , um abraço Cleber

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  28. Grato pelos esclarecimentos,AK, eu escrevi vários anos para a A&T ,o Caruso é primo por afinidade , a Chevy 55 que foi minha está com ele desde 1989 ,inclusive há uns 4 anos atrás a restaurei de novo para ele,esse negócio de carro antigo é uma cachaça mesmo,hehehehe,abraços!

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  29. Para quem ainda não conhece a a Americar Garage è sò visitar nosso novo site www.americargarage.com.br
    Semi novos
    Assistencia tecnica especializada
    Peças e acessorios originais para toda a linha Classic XK 120 , Classic 427 , GTA 40 .
    agende uma visita ;

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  30. Gostaria de saber o valor de uma réplica do Dodge Challenger R/T

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  31. Cleber,

    Sou de outro Estado e estou querendo visitar a Americar aí em São Paulo. Por favor, me fornece o endereço completo, e-mail, site e telefones da Americar, pois não estou conseguindo na net.

    Abraço,

    FERNANDO RAMOS
    fernandoramos54@hotmail.com

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