Fotos: autor
Como visto em post de 22 de julho último, a Fiat lançou a linha Punto 2013. Agora é hora de ver como é o novo Punto T-Jet no dia a dia.
Seria redundante repetir que este Fiat, com seu motor turbo de 1.368 cm³, seduz. Mesmo pesando 33 kg mais que o anterior, chegando agora a 1.263 kg, o brilho continua o mesmo. Aliás, o 0-100 kmh está 0,1 s melhor, 8,3 s agora, mesmo sem mudança no motor, que continua de 152 cv a 5.500 rpm e 21,1 m·kgf de 2.250 a 4.500 rpm. A velocidade máxima é de 203 km/h.
O melhor desse motor não sua potência, mas a sua incrível elasticidade. A 1.500 rpm em quinta, por exemplo, basta acelerar que a resposta vem forte, custando-se a acreditar que se trata de um motor de cilindrada tão pequena. Note no gráfico acima como pouco antes de 2.000 rpm o torque (linha vermelha) sobe abruptamente e depois fica totalmente plano.
Com as mudanças de estilo nas extremidades da carroceria, o Punto cresceu, o comprimento passou de 4.030 para 4.065 mm, as demais medidas mantidas. O compartimento de bagagem conservou a capacidade, 275 litros.
A maior novidade no Punto T-Jet 2013 é o que a fábrica chama de seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia). Ele fica localizado no console de túnel à esquerda e em cima, com formato de tecla, de fácil uso. No modo Dinâmico, o acelerador fica mais "longo", não de curso, mas relação de transmissão, isto é, menos movimento do pedal para maior abertura da borboleta de aceleração. Ao mesmo tempo, aparece no mostrador central do quadro de instrumentos a escala gráfica de barras da pressão do turbo (0,9 bar sobre a pressão atmosférica normal) e indicação de troca para marcha superior – um sinal de "+" – ao serem atingidas 6.000 rpm (o corte é a 6.500 rpm).
A maior resposta de pedal do acelerador não aumenta potência, porém como a turbina do turbocompressor depende do fluxo dos gases de escapamento que incidem nela, se a borboleta de aceleração for aberta mais rapidamente, a potência vem antes. O bom é não precisar movimentar tanto o pedal, basta um pouco para se obter a resposta esperada.
No modo Normal, como o nome infere, nada muda no gerenciamento do motor. Já o Autonomiia – deveria ser Economiia, mas aí não formaria o "DNA" que a Fiat escolheu – surgem indicações no mostrador de subir ou reduzir marcha (+ ou –), bem como um medidor de consumo instantâneo também por gráfico de barras; maior o consumo, mais barras são preenchidas.
Outra novidade, esta em toda a linha Punto 2013, é o acendimento automático das luzes direcionais nas freadas fortes, de desaceleração igual ou superior a 7,5 metros por segundo por segundo (7,5 m/s²), equivalente a 0,76 G, para avisar ao tráfego à retaguarda de que algo anormal aconteceu à frente. Estranhamente, e me foi dito que é assim na Europa, são as luzes direcionais e não as de freio que acendem intermitantemente. Quando a desaceleração baixa para 2,5 m/s² (0,25 G) ou menos, o sistema desativa-se.
Acho mais lógico as luzes de freio do que a dos indicadores de direção, até porque o pisca-alerta não é para ser usado com o carro em movimento. E o leitor, o que acha?
Houve mudanças internas, inclusive no quadro de instrumentos, mas a nova indicação de velocidade, de 30 em 30 km/h, não foi uma boa idéia. Antes era de 20 em 20, como é habitual. Ler 30-traço-traço-60-traço-traço-90 e assim por diante é muito esquisito. Como digo sempre, não há o que inventar quando se trata de conta-giros e velocímetro. E, mais, prefiro conta-giros na esquerda e velocímetro na direita, me parece mais indicado por se olhar mais para a esquerda do que para direita, devido ao tráfego contrário.
Note como a curva de torque (vermelho) "decola" a cerca de 1.800 rpm, percebe-se isso ao dirigir o Punto T-Jet |
O melhor desse motor não sua potência, mas a sua incrível elasticidade. A 1.500 rpm em quinta, por exemplo, basta acelerar que a resposta vem forte, custando-se a acreditar que se trata de um motor de cilindrada tão pequena. Note no gráfico acima como pouco antes de 2.000 rpm o torque (linha vermelha) sobe abruptamente e depois fica totalmente plano.
Com as mudanças de estilo nas extremidades da carroceria, o Punto cresceu, o comprimento passou de 4.030 para 4.065 mm, as demais medidas mantidas. O compartimento de bagagem conservou a capacidade, 275 litros.
A maior novidade no Punto T-Jet 2013 é o que a fábrica chama de seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia). Ele fica localizado no console de túnel à esquerda e em cima, com formato de tecla, de fácil uso. No modo Dinâmico, o acelerador fica mais "longo", não de curso, mas relação de transmissão, isto é, menos movimento do pedal para maior abertura da borboleta de aceleração. Ao mesmo tempo, aparece no mostrador central do quadro de instrumentos a escala gráfica de barras da pressão do turbo (0,9 bar sobre a pressão atmosférica normal) e indicação de troca para marcha superior – um sinal de "+" – ao serem atingidas 6.000 rpm (o corte é a 6.500 rpm).
A maior resposta de pedal do acelerador não aumenta potência, porém como a turbina do turbocompressor depende do fluxo dos gases de escapamento que incidem nela, se a borboleta de aceleração for aberta mais rapidamente, a potência vem antes. O bom é não precisar movimentar tanto o pedal, basta um pouco para se obter a resposta esperada.
No modo Normal, como o nome infere, nada muda no gerenciamento do motor. Já o Autonomiia – deveria ser Economiia, mas aí não formaria o "DNA" que a Fiat escolheu – surgem indicações no mostrador de subir ou reduzir marcha (+ ou –), bem como um medidor de consumo instantâneo também por gráfico de barras; maior o consumo, mais barras são preenchidas.
Outra novidade, esta em toda a linha Punto 2013, é o acendimento automático das luzes direcionais nas freadas fortes, de desaceleração igual ou superior a 7,5 metros por segundo por segundo (7,5 m/s²), equivalente a 0,76 G, para avisar ao tráfego à retaguarda de que algo anormal aconteceu à frente. Estranhamente, e me foi dito que é assim na Europa, são as luzes direcionais e não as de freio que acendem intermitantemente. Quando a desaceleração baixa para 2,5 m/s² (0,25 G) ou menos, o sistema desativa-se.
Acho mais lógico as luzes de freio do que a dos indicadores de direção, até porque o pisca-alerta não é para ser usado com o carro em movimento. E o leitor, o que acha?
Houve mudanças internas, inclusive no quadro de instrumentos, mas a nova indicação de velocidade, de 30 em 30 km/h, não foi uma boa idéia. Antes era de 20 em 20, como é habitual. Ler 30-traço-traço-60-traço-traço-90 e assim por diante é muito esquisito. Como digo sempre, não há o que inventar quando se trata de conta-giros e velocímetro. E, mais, prefiro conta-giros na esquerda e velocímetro na direita, me parece mais indicado por se olhar mais para a esquerda do que para direita, devido ao tráfego contrário.
Marcação de 30 em 30 km/h,muito esquisito |
O caráter do Punto T-Jet foi mantido, o de um carro bom de dirigir e rápido, sedutor, com receita de autoentusiasta mas que pode ser dirigido normalmente por quem não é. Acelera, faz curva e freia bem (quatro discos) e no modelo 2013 as pinças são pintadas de vermelho, decorando apropriadamente o Punto esportivado.
Pinças de freio vermelhas; as rodas de 17 pol. são novas e os raios lembram os do Citroën DS3 |
Ainda na parte de rodas, os pneus (Pirelli P6) passaram a classificação de velocidade V (240 km/h), eram H (210 km/h) antes e não há explicação no material de imprensa. De qualquer maneira é benéfico do ponto de vista de resistência de flancos e cinta e não houve piora perceptível no rodar que, inclusive, está no ponto exato. A suspensão é relativamente macia no asfalto irregular e nas curvas de alta o carro não mexe.
O que incomoda um pouco é o diâmetro mínimo de curva muito grande, 11,8 metros, já falado várias vezes aqui, algo que acompanha o Punto T-Jet desde o lançamento em 2008. O motivo é os pneus de 205 mm de seção que obrigam a limitar o ângulo de esterçamento para não haver interferência com algum elemento da suspensão. Nos outros Punto, com pneus de 195 mm de seção, esse diâmetro é de 10,9 metros, o quase um metro menos que faz diferença numa manobra.
Isso absolutamente não diminui o caráter de "brinquedo de gente grande" do Punto T-Jet, que constitui um carro bom de cidade e de estrada (dotado de um ótimo tanque de 60 litros) e dono de um jeito que em nada remete a coisa antiga. É daqueles carros que geram pretexto para se ir a algum lugar com ele, tão bom que é de dirigir, especialmente a disposição para acelerar, seu maior atrativo. Consome pouco, com 1 litro de gasolina roda fácil 10 km na cidade e 15 km, na estrada. Como se sabe, o T-Jet é exclusivamente a gasolina.
A lamentar mesmo é a falta de repetidoras dos indicadores de direção e de luz traseira de neblina, dois itens que nunca deveriam ter sido excluídos quando da definição de produto para sua fabricação no Brasil. Mas a faixa degradê no pára-brisa, uma necessidade na nossa grande insolação, não foi esquecida.
A posição de dirigir – mais volante ajustável em altura e distância, banco do motorista e ancoragem dos cintos em altura, além do ajuste milimétrico dos encostos – e a pedaleira à italiana, fazem a alegria do motorista, com o punta-tacco possível de ser feito com total facilidade.
Punta-tacco à italiana, perfeito |
Mas o mais incrível é haver nas sapatas metálicas dos pedais uma parte de borracha com o objetivo de aumentar o atrito do calçado ao se fazer o punta-tacco. Note na foto acima a posição do meu pé no pedal de freio e na de baixo, como a sapata é constituída.
A seta mostra a parte emborrachada da sapata de freio. As outras duas também têm a borracha, mas sem utilidade, meramente estético |
Os preços do Punto T-Jet estão mais baixos do que por ocasião do post de 15 meses atrás, em razão da redução do IPI em 6,5 pontos porcentuais em maio passado, para 6,5%, previsto para terminar em agosto mas prorrogado até o final de outubro (há quem aposte que o será de novo, até dezembro). Era de R$ 65.830 a R$ 76.875 e agora é de R$ 55.740 a R$ 66.620, uma redução média é de 14,3%. Até o teto solar Skydome caiu de preço, de R$ 4.734 para R$ 3.860, 18,4% menos.
Esses sete dias rodando com o Punto T-Jet serviram para mostrar que continuamos a ter uma jóia no mercado, feita aqui mesmo. Principalmente para quem é autoentusiasta.
BS
FICHA
TÉCNICA DO NOVO PUNTO T-JET
|
|
MOTOR
|
|
Posição
|
Transversal,
dianteiro
|
Número de
cilindros/configuração
|
4 em
linha
|
Diâmetro
x curso (mm)
|
72 x 84
|
Cilindrada
(cm³)
|
1.368
|
Taxa de
compressão
|
9,8,:1
|
Potência
máxima cv/rpm (ISO 1585)
|
152/5.500
|
Torque
máximo m·kgf/rpm (ISO 1585)
|
21,1/2/250
a 4.500
|
Número de
válvulas por cilindro
|
4
|
Árvore de
comando de válvulas
|
Duas, no
cabeçote
|
Acionamento
do comando de válvulas
|
Correia
dentada
|
IGNIÇÃO
|
|
Tipo
|
Magneti
Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
|
ALIMENTAÇÃO
|
|
Combustível
|
Gasolina
|
Formação
de mistura
|
Injeção
no duto Magneti Marelli, seqüencial
|
CÂMBIO
|
|
Número de
marchas
|
5 à
frente e 1 à ré
|
Relações
das marchas
|
4,277:1;
2,238:1; 1,520:1; 1,156:1; 0,919:1;ré
3,909:1
|
Relação
do diferencial
|
3,733
|
Rodas
motrizes
|
Dianteiras
|
EMBREAGEM
|
|
Tipo
|
Monodisco
a seco com mola diafragmática, comando hidráulico
|
FREIOS
|
|
De
serviço
|
Hidráulico,
duplo circuito em diagonal, assistência a vácuo, ABS com distribuição
eletrônica das forças de frenagem
|
Dianteiro
|
Disco
ventilado de 294 mm
Ø
|
Traseiro
|
Disco de 251 mm Ø
|
SUSPENSÀO
DIANTEIRA
|
|
Tipo
|
Independente,
McPherson, subchassi, braço transversal em L, mola helicoidal, amortecedor
pressurizado e barra estabilizadora de 20 mm Ø
|
SUSPENSÃO
TRASEIRA
|
|
Tipo
|
Eixo de
torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de 18,5 mm Ø
|
DIREÇÃO
|
|
Tipo
|
Pinhão e
cremalheira com assistência hidráulica
|
Voltas
entre batentes
|
2,5
voltas
|
Diametro
mínimo de curva
|
11,8 m
|
RODAS
E PNEUS
|
|
Rodas
|
Alumínio,
6,5J x 17
|
Pneus
|
205/50R17V
|
PESOS
|
|
Em ordem
de marcha
|
1263 kg
|
Carga
útil
|
400 kg
|
Carga
máxima rebocável (sem freio)
|
400 kg
|
CARROCERIA
|
|
Tipo
|
Monbloco
em aço, 4 portas, 5 lugares
|
DIMENSÕES
EXTERNAS
|
|
Comprimento
|
4.065 mm
|
Largura
|
1.727 mm
|
Altura
(vazio)
|
1.501 mm
|
Distância
entre eixos
|
2.510 mm
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1471 /
1.467mm
|
Distância
mínima do solo
|
135 mm
|
Capacidade
do porta-malas
|
275 litros
|
Tanque de
combustível
|
60 litros
|
DESEMPENHO
|
|
Velocidade
máxima
|
203 km/h
|
Aceleração
0-100 km/h
|
8,3 s
|
NOVO
PUNTO T-JET
|
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
|
Acelerador
de comando eletrônico
|
Acionamento
elétrico dos retrovisores externos
|
Acionamento
elétrico dos vidros dianteiros um-toque
|
Acionamento
elétrico dos vidros traseiros um-toque
|
Ajuste da
altura de ancoragem dos cintos dianteiros
|
Ajuste de
altura do banco do motorista
|
Ajuste de
altura e distância do volante
|
Alças de
teto (3)
|
Alerta de
limite de velocidade e manutenção programada
|
Apoio de
pé esquerdo
|
Apoios de
cabeça traseiros (3)
|
Ar-condicionado
+ pára-brisa degradê
|
Aviso de
luzes ligadas e portas mal-fechadas
|
Banco
traseiro bipartido com apoia-braço central
|
Bancos
esportivos revestidos parcialmente em couro preto e tecido preto/cinza
|
Bancos
revestidos parcialmente em couro
|
Blue&Me
|
Bolsas
inflaveis frontais
|
Bolsas
porta-objetos nas quatro portas
|
Bolsas porta-revistas
nos encostos dos bancos dianteiros
|
Chave-canivete
com telecomando para abertura de portas, vidros e porta-malas
|
Cintos
laterais traseiros de três pontos
|
Comando
interno da portinhola do tanque
|
Computador
de bordo (distância, consumos instantâneo e médio, autonomia, velocidade
média e tempo de percurso)
|
Computador
de bordo B (distância B, consumo médio B,
velocidade média B e tempo de percurso B)
|
Console
central com porta-objetos e porta-copos (dois dianteiros e um traseiro)
|
Conta-giros
|
Controle
de cruzeiro
|
Defletor
bicolor na tampa traseira
|
Desembaçador
do vidro traseiro temporizado
|
Desembaçador
com ar quente
|
Detalhes
internos em prata
|
Embreagem
de acionamento hidráulico
|
Faixas
laterais T-Jet
|
Faróis de
neblina
|
Fechadura
elétrica da tampa do porta-malas
|
Fiat Code
de 2ª geração
|
Freio a
disco nas quatro rodas com pinças vermelhas
|
Freios
com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
|
Friso do
teto preto
|
Hodômetro
total e parcial
|
Iluminação
no porta-luvas
|
Iluminação
no porta-malas
|
Indicador
de temperatura externa
|
Kit
parafusos antifurto das rodas (um por roda)
|
Lanternas
traseiras com iluminação a LED
|
Lavador
de pára-brisa e de vidro traseiro
|
Limpador
traseiro de acionamento automático ao dar ré
|
Luz de
acompanhamento ao sair do veículo
|
Minissaias
laterais na cor do veículo
|
My Car
Fiat (personalização de várias funções)
|
Pára-choques,
maçanetas externas e carcaças dos espelhos na cor do veículo
|
Pára-sóis
com espelho
|
Ponteira
de escapamento esportiva com saída dupla cromada
|
Porta-objetos
de rede no console central
|
Porta-objetos
móvel/cinzeiro (copinho)
|
Porta-óculos
no teto lado esquerdo (incompatível com teto solar Skydome
|
Rádio
CD/MP3 integrado ao painel com entrada USB e conexão iPod
|
Relógio
digital
|
Revestimento
externo das colunas das portas
|
Sapatas
de pedais e do apoio de pé esportivas
|
Seletor
DNA
|
Sensor de
estacionamento traseiro c/ visualizador gráfico
|
Sinalização
de frenagens fortes
|
Som hi-fi
com subwoofer
|
Tapetes
em carpete com escrita Punto e bordado T-Jet
|
Terceira
luz de freio
|
Tomada 12
volts
|
Travamento
automático de portas ao chegar a 20 km/h
|
Válvula
de segurança antirrefluxo de combustível
|
Vidros
esverdeados
|
Volante
em couro com comandos do rádio
|
EQUIPAMENTOS
OPCIONAIS
|
Alarme
antifurto
|
Ar-condicionado
automático digital
|
Bolsas inf'láveis
laterais e de cortina
|
Kit High
Tech
|
Teto
solar eletrico Skydome
|
(Atualizado em 2/10/12 às 17:38, acréscimo de comentário, posição do velocímetro e do conta-giros)
(Atualizado em 4/10/12 às 18:30, correção de informação na ficha técnica, assistência de direção é hidráulica em vez de elétrica)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirInterior não é importante (apesar de passar 99% do tempo nele com o carro).
ExcluirMas segundo o Bob isso não é importante.
Comentariozinho idiota...so para criticar o redator.
ExcluirNão seria o pé direito..
ExcluirEduRSR, o próprio redator pediu opinião sobre isso, no máximo o totiy foi repetitivo.
ExcluirTenho um 307 e odeio esse recurso. Às vezes quero frear no limite e acende o maldito pisca-alerta. E o pior é que, na região de onde venho, quem está rápido e liga o pisca-alerta está chamando para o racha, coisa que não tenho interesse em fazer em vias públicas.
Não estava me referindo a isto...estava me referindo ao comentário do Daniel BBB, que certamente não gosta do Bob Sharp e sempre envia "pérolas" como esta.
ExcluirVerdade, agora percebi que ele repete esse comentário.
ExcluirÉ aquele típico caso de amor mal resolvido com o Bob, vem aqui no blog do cara só pra encher o saco. Daqui a pouco ele pede reconhecimento de paternidade só pra chamar o bob de pai.
kkkkkkkkkkkkkk!!!
ExcluirBob,
ExcluirNão seria interessante termos controle de tração e estabilidade de série no Punto T-JET?
Este motor T-JET é show. A Fiat está à frente da VW (com seus motores 1.0 TEC e 1.6 defasados).
Talvez com a nova legislação do governo, a Fiat traga o TwinAir e a VW o TSI 1.2, 1.4 (mesmo do Audi A1, mas o TwinCharger).
Um carro que me interessa bastante, mas a decoração esportiva, embora bacana, para mim já é um pouco exagerada. E este visual "novo" (novo no Brasil, velho na Europa) só caiu bem no T-Jet.
ResponderExcluirDe resto, senti falta de mais detalhes do interior.
Interior não é importante (apesar de passar 99% do tempo nele com o carro).
ExcluirMas segundo o Bob isso não é importante.
Corsário Viajante
ExcluirHá uma boa foto do interior na avaliação do lançamento, clique no link logo no início.
Bob, obrigado, aproveito para fazer uma pergunta off-topic, mas um pneu novo pode prejudicar o consumo?
ExcluirPergunto porque troquei os pneus de meu carro e notei uma sensível diferença para pior no consumo...
Concordo nisso com você. O visual estilo Coringa só caiu bem no T-Jet. Já gostava do anterior, mas me amarrei nesse modelo.
ExcluirKzR
Que exagero! Marcaram a escala de 30 em 30 e agora ela acaba em 270!! Com espaçamento apropriado poderia fazer 0-240 de 10 em 10.
ResponderExcluirMas de 20 em 20 fica mais legível e não fica tão saturado quanto de 10 em 10.
ExcluirO Punto me parece menor que o DS3 e mesmo assim pesa 100kg a mais.
ResponderExcluirComo pode?!
Certamente o DS3 é menor, além da carroceria ser apenas 3 portas, configuração essa que o Punto não possui por aqui.
Excluirlogo percebe-se que o Perneta é um grande entusiasta!
Excluirnão consegue perceber as proporções dimensionais de dois carros um tanto diferentes em tamanho.
lamentável.
O DS3 certamente é menor, e essa diferença de peso fica na proporção da diferença de tamanho.
ExcluirAliás, que tesão é o DS3, muito melhor ao vivo que em fotos.
A única coisa que não dá tesão é ouvir o vendedor falar que custa 80k.
Excluir:-(
Perfeita a sua colocação Anônimo 02/10/12 14:53.
ExcluirHAHAHAHAHA!!!!
ExcluirHAHAHAHAHA!!!! (de novo)
ExcluirPerneta
ExcluirDS3, 3.948 x 1.715 x 1483 mm e Punto T-Jet, 4.065 x 1.727 x 1.501 mm. E tem duas portas mais.
Belo carro, coça a mão optar por ele ao invés de um outro carro de R$ 65 mil, mas me preocupa a manutenção do mesmo já que o motor é importado.
ResponderExcluirQuem sabe com o Etorq turbo ele passe a ter melhor participação no mercado, jóias merecem ser apreciadas !
Larga de ser ultrapassado, este "temor" de manutenção é coisa de vileiro que acha que se custar mais de dé reau é caro.
Excluirdonos de mareas sabem disso...
Excluirmarea é coisa do passado......
ExcluirPô Evandro, então compra a versão mil.
ExcluirMarea é que nem GOl 16v, quem cuidava do jeito certo (não disso do jeito barato) nunca teve problema. Mas sinceramente, versão esportiva (de verdade)sempre tem mecânica mais complexa, cara e sofisticada que a versão civil. Se tem medo de encarar, vá pros esportivos de aparência (nada contra) ou pras versões normais mesmo.
ExcluirO mil já me da gasto demais, não acho que se custar mais de dérreáu é caro, mas não quero pagar mais de 2 mil pra trocar uma correia de acessórios, como ocorre com o Ecosport 2.0.
ExcluirSe você pode pagar por isso, ótimo pra você. ;)
Carrinho bacana e invocado, 152cv com turbo nesse peso é diversão garantida com certeza. Pena que é Fiat. E um pouco caro pelo que oferece, IMHO.
ResponderExcluirCaro comparado a quem? Porque no Brasil, todos os veículos são caros.
ExcluirNunca andei no T-Jet, mas sei que o 1,4 e 1,75 do Punto é bem áspero.
ResponderExcluirTodos eles são motores "biela-curta", artifício usado para aumentar a cilindrada de um motor aumentando o curso dos pistões, porque o bloco já está no limite máximo do diâmetro dos cilindros.
ExcluirUm motor assim não pode produzir muita potência, pois pode quebrar, mas, quando a fábrica cisma que cisma de fazer daquele jeito, árvores de balanceamento são necessárias para eliminar as vibrações causadas pelo mau dimensionamento do motor.
Os motores EA-113 e EA-888 da VW/Audi, quando chegam a 2.0 e são turbinados, usam essas árvores, e esse deve ser também o caso do T-Jet.
Quanto a fazer um eTorq 1,75 L turbinado e dotá-lo de árvores, creio que o "custo Brasil" o tornaria proibitivo.
Eu sempre achei que as árvores de contrabalanceamento fossem para dar mais conforto aos 4C de alta potência, e não por questão de durabilidade (embora com certeza os níveis vibração afete o desempenho e a resistência de qualquer motor).
ExcluirDe qualquer forma, tb não sabia que os EA são motores mal dimensionados, sobretudo os usados nos Audi que ao contrários dos VW usam diversos recursos no acionamento das válvulas, circulação de óleo e calibragem (o 888 inclusive é reconhecidamente cerca de 10% mais econômico e eficiente do que o 113).
Eu imagino que os novos motores turbo, mesmo os de menor cilindrada, sejam bem superiores em todos os quesitos aos antigos 1.0 usados pela VW na sua linha há alguns anos, como a Parati Turbo por exemplo. Mesmo com a calibragem de fábrica eles não aguentavam o tranco e tinha comportamento esquisito. Hoje em dia basta andar em qualquer um dessa nova geração pra perceber como a coisa melhorou em todos os aspectos...
Abs!
Belo carro, ao lembrarmos que aqui no RS o DS3 está sendo vendido a R$ 90.000,00 (absurdo!), considerar uns R$ 60.000,00 pelo T-jet "meio pelado" torna as coisas bem interessantes!
ResponderExcluirEu teria um fácil, ainda mais com essa característica de turbo plano....a Fiat continua de parabéns por ser a única fábrica nacional das "4 grandes" a produzir um carro esportivado mais a sério!
Oxalá as outras fizessem isso...(bons tempos de uma volks - por exemplo - que tinha Gol Gti 16v, Gti 8v, Gol Tsi, Golf Gti, Pointer Gti...no catálogo do ano!)
MFF
É de se tirar o chapéu só pelo fato de ter a venda, mesmo que as vendas sejam pequenas.
ExcluirMFF
ExcluirE o pior, no caso de VW e GM, é que a mercadoria está prontinha na prateleira. Só colocar num desses pequenos aí e teremos mais alguns foguetes de bolso para alegrar o dia. O futuro Onix é um que merecia o 1.4 Ecotec turbo, mas... virá com o 1.4 econoflex que, de "novidade", terá 1cv à mais que o Corsa, ainda esfriando na tumba.
Pior que li que seria com a potência do Prisma 1.4 e não do Corsa.
ExcluirMFF,
ExcluirTenho uma Quatro Rodas do fim dos anos 90 com um encarte promocional com todas as versões do Gol, desde o 1000i até o GTI 16V. Era impressionante como no fim desse encarte tinha versões esportivas (senão de verdade pelo menos ótimas bases para modificações): TSI 1.8, TSI 2.0, GTI 8V e GTI 16V. Tudo isso em apenas um ano e na linha Gol, sem nem contar Parati ou Golf. Bons tempos que tínhamos mais opções mas, infelizmente, eu não tinha carteira e muito menos verba para comprar um desses.
Aos amantes de VW...
ExcluirO Gol GTI está no forno.
É bom ter opção mesmo que as vendas sejam pequenas.
ExcluirE que venha o Gol GTi.
KzR
Me encantei com os pedais!
ResponderExcluirConcordo. Velocímetro de 30 em 30 km/h é demasiadamente esquisito. Creio que até seja difícil de ler.
ResponderExcluirMe lembro de uns Chevrolets antigos, dos anos 50, importados, que a marcação era de 15 em 15 km/h.
ExcluirO carro pode ser tudo isso e muito mais, mas o atendimento da Fiat é péssimo. Os concessionários funcionam só de segunda à sexta. Se precisar comprar uma peça, teria que faltar ao trabalho. Não dá, prefiro comprar outro carro de fabricante que venda peça aos sábados pela manhã.
ResponderExcluirEssa de segunda a sexta é mesmo um absurdo, ainda mais numa época de conveniência ao consumidor com vários serviços 24 horas.
ExcluirEu concordo com vcs, mas acho q a secao de pecas de todos os concessionarios fecham no sabado...sabem de algum que abre?
ExcluirSe vc for de SP sei de vários que abrem aos sábados.
ExcluirAnônimo 02/10/12 14:49, você sabe de várias concessionárias Fiat na cidade de São Paulo que promovem a venda de peças no período matutino do último dia da semana? Liste cinco, por favor. Entrarei em contato com elas.
ExcluirEntre no site da Fiat e procure você mesmo.
ExcluirAnônimo 02/10/12 15:43, entrei no site, mas não há esta informação. O anônimo 02/10/12 14:49 disse conhecer várias na cidade de São Paulo que realizam a venda ao sábado. Melhor esperarmos por ele para nos passar a lista.
ExcluirVoltei
ExcluirOlha, de Fiat eu não sei, mas se for VW e GM, tem várias. Aqui na minha região tem a Carrera, Nova, Viamar, estas, da GM. Da VW tem a Morumbi Motor e Brasilwagen.
anonimo 16:10
ExcluirClaro que no site da Fiat não dão essa informação. Mas lá tem o número do telefone, você liga, pede pra falar com "peças" e pergunta direto pro balconista. ;-)
Anônimo 16:10 e Anônimo 15:43(deve ser o mesmo infeliz)
ExcluirSe ñ tem nada bom para responder, fique calado...
O q vc disse é óbvio e qq um sabe disto...se tem algo para adicionar, responda, se não tem, fica na sua!
Em Foz do Iguaçu, infinitamente menor que SP a concessionária vende peças no sábado, Maringá também, e chegando com o código do reparador fiat as coisas vão ainda mais rápidas.
ExcluirAntonio Gontijo
É verdade. Aqui em Maringá todas as concessionárias de todas as marcas trabalham aos Sábados até as 12:00 h.
ExcluirKlaus
Anônimo 02/10/12 17:19, e o que me interessa saber se os concessionários listados por você abrem ou não aos sábados? O que critico é o fato de os representantes da marca italiana não funcionarem aos sábados.
ExcluirEntão mude de marca e tente ser mais feliz.
ExcluirMudar de marca? O que lhe fez supor que tenho carros deste fabricante? Fiz só um alerta: os concessionários desta marca não funcionam aos sábados. Pensem bem antes de comprar.
ExcluirAliás, a coisa mais ridícula é que para VENDER todos abrem de sábado, mas nem sequer entregam o carro de sábado, quem dirá fazer revisão ou vender peças.
ExcluirMais um resquício de um mercado onde quem manda é o vendedor e não o consumidor.
anonimo 10:18
ExcluirResposta: o seu texto leva à isso. E note que, mesmo nesse sua resposta das 10:18 não está claro se possui ou não um Fiat, Portanto a suposição era (e ainda é) correta.
Ah, sim! eu penso bem antes de comprar.
Seria interessante um comparativo entre o Punto T-Jet e o Citroen DS3, seria uma bela briga.
ResponderExcluirMagnum Master
ExcluirPelos dados de fábrica, o DS3 anda mais. Mais cilindrada, mais potência e mais torque, além de pesar menos.
Mas também custa mais... Ou seja, uma briga interessante!
ExcluirÉ só procurar uma matéria da 4 Rodas de Setembro de 2012. Lá, a briga entre Punto T-jet e DS3 se extende a Camaro SS, Jetta TSI e Impreza WRX.
ExcluirO seguro deve ser salgado. Isso que acabou com os esportivos no Brasil.
ResponderExcluirFalou e disse.
ExcluirSeguradoras dominam o mundo.
ExcluirTirando o exagero da minha frase, nos EUA nos anos 60/70 as seguradoras em conjunto com a crise do petróleo acabaram com os esportivos de prateleira do mercado, e tornam proibitivos em diversos mercados, como o Brasil, mas teria 1 sem pestanejar.
Antonio Gontijo
Além do seguro, tem a cabecinha oca do povo que incorporou o mote "carro turbo quebra fácil".
ExcluirAnônimo02/10/12 13:35
ResponderExcluirAs concessionárias Fiat da minha região (interior de MG) funcionam normalmente aos sábados, em meio período.
Magnum, vendem peças aos sábados?
ExcluirAté o meio-dia vendem, depois, só na segunda mesmo.
ExcluirEm Vitória as concessionárias abrem, mas venda de peças não.
ExcluirPeça pra quê, tente achar um bom mecânico...............e dps disso que trabalhe sábado.
ExcluirA maioria dos mecânicos não trabalham mais com estoque, pegam o que precisam na auto-peças ou CSS (os caras mandam entregar via motoboy). Então, se for levar o carro ao mecânico no sábado talvez dê no mesmo.
ExcluirAnônimo 02/10/12 22:33, e se eu for o mecânico?
Excluir10:37
ExcluirEntão tu é que nem eu, na duvida faça você mesmo.
Complementando; também achei estranho essa esportivada nos números do painel; nada tão grave como a linha Renault (250 km/h na finada Scenic e Clio), mas mesmo assim um tanto exagerado.
ResponderExcluirPedaleira Fiat é sinônimo de puntta taco, desde o uno econnomy!
MFF
E os 260 do Golf 1.6?
Excluirnem lomba abaixo...
ExcluirBob,
ResponderExcluirConcordo que o sistema de freada de emergência está esquisito, tanto pelo acionamento do 'pisca-alerta', com por sua duração curta e sem sentido, numa auto-estrada quando tudo à sua frente para de repente, o motorista acende o pisca-alerta até ver que o tráfego atrás se normalizou, imagine o desespero dele, quando está quase parando ou já parou e o pisca-alerta se desacionou, mas a turma atrás ainda não tomou atitude...
Belo carro, teria um facilmente.
MAS
Vários carros em nosso mercado já têm esse dispositivo, boa parte dos franceses têm, que atuam em frenagens bruscas e até mesmo em acidentes. Porém acho que não se desligam sozinhos como no Punto.
ExcluirEm relação a pergunta do Bob, acho que o correto mesmo é se acionar o pisca-alerta em vez da luz de freio, assim os outros motoristas percebem mais facilmente que algo fora do esperado aconteceu à frente.
Também fiquei me perguntando isso. Esse esquema aí só serve quando já vem alguém colado atrás de você. Se você estiver já PARADO, logo após uma curva, por exemplo, o sistema já desativou, e poder vir um desavisado e te juntar. Eu costumo ligar o alerta nesta ocasião. Mas, assim o alerta teria de ser desligado pelo motorista, o que seria um incômodo. Concluindo, achei boa a ideia da Fiat.
ExcluirUm vídeo do sistema funcionando num Audi A3. aos 1:10 (desconsidere a "esperteza" dos motoristas).
Excluirhttp://www.youtube.com/watch?v=rxluklIAEa8
acreito que o o sistema esteja correto.
ExcluirA luz do freio já é acionada quando se pisa no mesmo.
Quando você precisa sinalizar uma emergencia o que faz? Pisa no freio ou aciona as luzes de emergência?
É claro que são as luzes de emergência.
Carro bacana. Mesmo sem opcionais nenhum já é um carro bastante completo sendo os opcionais bem caros e dispensáveis.
ResponderExcluirCarros apimentados sempre são muito bem vindos, mas parece que as outras fábricas estão se esquecendo disso.
Bob, não tem filminho?
Quanto ao pisca-alerta acionado na freada repentina, acho estranho, o Citroên C3 tem esse recurso desde 2003, mas ainda acho que pode confundir os motoristas mais distraídos ou menos familiarizados com certos recursos incomuns de certos modelos. Pelo menos o do Punto desliga sozinho, o que não acontece com o C3. É mais ou menos como a história do farol e a luz traseira de neblina, tem muita gente que aperta os botões mas nem sabe o que acendeu.
ResponderExcluirEsse motor do Punto tem correia dentada? Acho que a Fiat pisou na bola, o Evo do Uno tem corrente, que é muito mais confiável e refinada...
Não custa nada ler o manual de vez em quando. Se as pessoas fossem menos preguiçosas essas dúvidas não existiriam.
Excluir;-)
CSS...
ExcluirOs únicos motores da FIAT que possuem corrente de comando de válvulas são os Etorq 1.6 e 1.75 litro (a Fiat coloca 1.8 nos seus carros). A linha Fire e Fire EVO os comandos são por correia dentada.
Correia dentada só deixa de ser confiável quando não é feita manutenção adequada..
ExcluirÉ verdade, obrigado. Mas não mudo minha opinião de a Fiat ter pisado na bola.
ExcluirPisado na bola? Correia dentada precisa ser trocada de vez em nunca... Pisar na bola é fazer o que a VW fez com os 1.0 que fundiam com 5000 km...
ExcluirCorreita dentada não é uma manutenção tão simples assim. Tem que ter certeza que o mecanico vai deixar o carro no ponto certinho, é complicado. Acho que pisou na bola sim.
Excluir07:19, se tu não confia no teu mecânico pra trocar a correia?
Excluirdesde os anos 80 temos carros com motores com correia dentada em sua maioria md/aps nunca tivemos problemas com isso.
Vai achar um AP no ponto certo, trocar e funcionar todo mecanico faz, trocar e ficar certo e não arrebentar é outra coisa
ExcluirDaniel, deixar o motor no ponto certo não é algo difícil pra um mecânico minimamente capacitado. É difícil para mim, que sou leigo, por isso pago a um profissional pra fazer isso.
ExcluirEu também prefiro carros cujos motores possuem corrente no comando.
ExcluirABRAÇOS.
Sergio S.
Essa característica do pisca-alerta em frenagens fortes acho que é melhor nas luzes indicadoras mesmo, pois assim o motorista de trás vê que o freio está acionado e ainda tem mais alguma coisa piscando, chama a atenção. Prática corriqueira em estradas, como já disseram aí.
ResponderExcluirBob, no T-Jet não te incomodou o conta-giros na direita não? Você sempre cita isso nos carros que testa...
tb acho, bem colocado!
ExcluirFilipe Scalioni
ExcluirSem dúvida que incomodou, deveria ter mencionado. Vou até acrescentar agora.
Parece um bom carro para se casar.
ResponderExcluirDiversão por um bom tempo, se bem cuidado.
Candidato sério a "mico".
É a velha historia ... todo mundo gosta de carro esporivo .
ExcluirMas pouca gente tem peito de comprar um.
Jorjao
Seguro mata.
ExcluirFalta de mão de obra/cuidado em manutenção também.
Tarefa árdua manter um desses em ordem por muitos anos.
Usado então é quase suicídio comprar um.
Eu não diria "mico", mas sim de "nicho": cuide bem de um esportivo, e na hora de vender, anuncie nos sites dos respectivos clubes. Quase todos os esportivos tem os seus, cheios de gente interessada.
Excluiré por essas e outras, piolho, que não temos carros assim aqui no brasil...
Excluira velha mania do brasileiro de querer revender, o tal "papo" de casar com o carro, "mico"............
aff........
temos o que merecemos mesmo....
Mr.Car está certo procure um xr3, um gti , um SS em bom estado e original e vc vai ter um susto com os preços eu adquiri um xr 92 a um ano valor 13,000,00 , o SS então começa acima de 20,000,00 ou seja são carros de niho e não micos.Piolho realmente é mais facil vender o 1.0 prat que um civic si ,mas tem mercado e comprador especifico.
ExcluirEduardo, com este XR-3 você está apto a se juntar ao fórum "Flashback Automotivo". Já conhece? Se não, visite, e gostando, inscreva-se.
ExcluirAbraço.
Estes sites e fóruns automotivos sobre carros velhos estão cheios de exemplares que os caras dizem ser originais, mas as fotos mostram justamente o contrário.
ExcluirBem-vindo à internet
ExcluirBob
ResponderExcluirGostei do seu par de mocassin italianos.
Jorjao
Jorjão,
ExcluirModelo italiano, mas é argentino. Uso muito esse tipo de sapato, desde a adolescência. Para dirigir são perfeitos.
Piolho, um carro esportivo nunca deve ser comprado pensando em ser vendido. Aliás, na minha opinião carro nenhum deveria ser comprado pensando nisso, já que tem que ser bom para o dono e só. Na prática eu entendo que não funcione assim para todos, mas no caso dos esportivos é um crime.
ResponderExcluirEu gosto de T-Jet, mas acho muito pesado para o tamanho do carro, que tem o tamanho do Palio por fora e espaço menor por dentro. Se existisse, seria melhor brincar com um Gol GTi "aspirado" de 2000 cm³ e 16 válvulas, tal qual o que já existiu.
Concordo. Nem esportivo nem carro algum. Compre seu carro e viva, aproveite, curta cada momento que puder. Viaje, passeie, vá ao trabalho. Mas vá feliz. Se ao final vc vender e perder alguma coisa, qual o problema? Vc anda de montanha russa, vai ao cinema, toma cerveja, vai ao futebol. Nada disto é revendido! Relaxa! Abs.MAC.
ExcluirQuando vou comprar um carro eu escolho um que seja do meu gosto, que seja adequado para o meu uso e que me traga satisfação. Compro o carro para mim e não para vender. Cuido muito deles porque gosto de carros e isso me dá prazer, mas não fico todo dia pensando na revenda.
ExcluirABRAÇOS.
Sergio S.
Belíssimo carro. Se tivesse bala na agulha, este estaria nas minhas possíveis opções de compra. Bela briga entre ele e o DS3.
ResponderExcluirInteressante, mas acima das minhas possibilidades financeiras. Um Novo Uno com motor 1.6 ou 1.8 talvez fosse quase tão interessante quanto, por um custo menor. mas fizeram o "Sporting" 1.4 (assim entre aspas mesmo)...
ResponderExcluirExiste o Palio 1.6 Etorq... Se a Fiat quisesse, facilmente poderia existir um 1.8 tambem (pois caber no cofre cabe).
ExcluirSei que já foi comentado acima, mas parabenizo a FIAT por fazer carros "temperados" (suspensão, motor, etc.), diferenciados das outras versões na linha de montagem. Não vejo as demais (excessão do Civic SI) se coçarem para fazer isto, sob o argumento de "pouca escala". Balela para engrupir o consumidor mané do Brasil.
ResponderExcluirBem, 0.9 de pressão é a máxima, na velocidade máxima restam 4 a 5 bloquinhos dos 13 disponíveis. No Bravo com o OVB vem mais pressão máxima , no mesmíssimo motor e turbina. Ou seja, ele arranca mais. Uma pena o Punto T-Jet não ter o mesmo recurso, nem o câmbio de seis marchas. Eu PAGARIA pelos 2 recursos e por pneus ainda melhores. É um esportivo e deveria oferecer alternativas mais esportivas para quem não quer o tamanho e peso extras do Bravo.
ResponderExcluirSE ele tivesse o recurso do OVB , talvez arrancaria no tempo citado pelo fabricante, mas a Quatro Rodas apurou 9,3 segundos no comparativo dos esportivos. Joga meio segundo de margem e dá 8.8, num deve baixar disso com o novo peso.
Sobre a marcação do velocímetro de 30-30 km/h , lamentável.
O Modo dinâmico faz na prática o que os bons preparadores faziam nos turbos com borboleta mecânica: tiravam o " calo ' que existe antes da borboleta, o que fazia que com menos pedal do acelerador ( um quarto do curso ) já viesse mais fluxo de ar, isso facilitava bastante o ganho de rpm da turbina, antecipava o giro necessário para gerar a pressão , tornava o guiar muito mais agradável e o motor turbo ficava até mais econômico.
muito interessante o carrinho, confesso que quando foi lançado me empolgou, mas logo esqueci do modelo, olhando bem o preço e o que entrega parece uma bela opção, considerando o quanto custam o DS3 e A1...
ResponderExcluirOlha galera, só posso falar que quem critica o carro sem ter feito ao menos um test drive nele não sabe o que está perdendo.
ResponderExcluirAh, o acabamento dele é muito bom sim, bem superior ao do Punto "comum".
Já dirigi o linea t jet e só tenho elogios para esse conjunto mecânico, fiat está na frente, com esse motor lindo, sem aspereza, subida de giro vigorosa, força em praticamente toda faixa de giros, o punto eh uma pechincha nessa versão.
ResponderExcluirTenho um T-Jet e estou gostando muito. É um esportivo de baixo custo bem arisco, que ativa o seu lado mau haha O som do escapamento é lindo, na medida, nem muito alto nem baixo, e grave.
ResponderExcluirO seu é do modelo 2013 ou anterior? Mas independente disso é uma boa compra com certeza.
ExcluirÉ 2010.
ExcluirBelo carro. Realmente a Fiat está de parabéns por oferecer versões esportivas com diferenças mecânicas importantes.
ResponderExcluirSó estranho esse carro ser tão pesado quanto um Focus...
Sei que é uma pergunta velha, mas: a coluna A do Punto com esse triângulo "à la Honda Fit", prejudica muito a visibilidade?
Logo que lançaram o Punto, fiz test-drive e deixei de comprar principalmente por esse problema de visibilidade. Cabe uma vaca naquele ponto cego. rsrs
Excluirum dos conjuntos mais bem acertados à venda hoje. apesar do visual um tanto chamativo, ele condiz com as diferenças do carro em relação a qualquer outro Punto. E percebi uma veia esportiva mais forte que no DS3..
ResponderExcluir"percebi veia esportiva mais forte"... é cada babaquice
ExcluirAnônimo, Babaquice é o que você escreveu.
ExcluirO comentário do Igor foi bem Pertinente.
Tudo ótimo se realmente o é assim tão perfeito, comprei um Punto 1.6 essence 2012/13 e não o sei se o tem ó mesmo sinal sonoro que assinala o travamento e destravamento das portas e que é excessivamente agudo e alto a causar perturbação ao sossego alheio, conforme já o fui intimado e mesmo a Infração do Art. 208 do CTB, o ruído parece o mesmo q assinala a ré de caminhões, excessivo. Demandei a FIA em 27.08.2012 e até o presente não obtive solução ao problema que repondo a terceiros e a órgão de trãnsito por projeto anômolo da FIAT.
ResponderExcluirParece que não o é nada coisa de somenos mas depois que você compra e vizinhos o vem reclamar todo dia do volume do sinal sonoro e mesmo a Polícia tudo perde a graça até o carro.
José Antônio Machado
Num intindi nada.
ExcluirBasta desligar o aviso sonoro. É possível de ser feito pelo scanner na concessionária.
ExcluirNooossaaa... primeiro escreva melhor, para depois entendermos....
Excluirrsrsrs!!!
Por isso que antes de comprar, deve-se conhecer o produto e não se deixar levar pelo que diz a dita imprensa especializada e o fabricante. No caso em questão, este é bastante claro: "movidos pela paixão".
ExcluirJose Antonio Machado
ExcluirNa boa , mas...
Eu preciso fazer uns 10 anos de aula de portugues para conseguir entender o que voce escreveu.
Nao judia da gente assim nao!
Parece escrita com tradutor online, vai que ele usou algum...
ExcluirAcho que barulho estraga a boa caimento no mercado vendas do veiculo pane melhor consertando para boa aceitação eletrica, mas se possibilidade off então está bom.
ExcluirTradutor on line mode ON.
A Fiat atualmente é a fábrica com modelos mais interessantes para quem gosta de carros esportivos. Tem Punto e Bravo T-Jet, o Uno Sporting bem que merecia um 1.6. Palmas pros pedais, um cuidado digno de nota mesmo! Ando me matando pra fazer algo parecido em um Focus. :)
ResponderExcluirMas a Fiat cometeu o erro de tirar de produção o Linea T-JET.
ExcluirBob,
ResponderExcluirNa ficha técnica está indicando assitência elétrica de direção. Não seria hidráulica?
Elétrica é a do Bravo
ExcluirFernando
ExcluirÉ hidráulica. Bravo na cabeça...Já está corrigido, obrigado.
Um carro que a correia dentada perdi dente com 60 mil km?!!
ResponderExcluir"Perdi"?
ExcluirEssa frase está no presente ou no pretérito?
ExcluirAcho que ele quis dizer que o dele perdeu dente com 60 mil km. E deveria ter dado uma revisada aos 30 mil. Prevenção sempre sai mais barato que reparação.
ExcluirNotem que é uma pergunta!
ExcluirAcho que está em dúvida se a correia dentada estoura se ele ficar banguela.
O manual do carro não prevê inspeção de correia, apenas a troca com 60 mil km. Ela não rebentou, perdeu dentes e empenou válvulas com 60 mil km exatos, sendo que as revisões tem tolerância de 1000 km.
ExcluirEu queru é fuca 1600, rebachado, aro 13, discarga cadrão, vidro fume; quebrô, cuncerta em casa baratim, baratim! prá que ficá babano cum essis carro qui ninguem pode comprá mesmu. Sô criado di porcu, meu dinhero num dá prá luxo não; vão trabaiá mais, cambada.
ResponderExcluirTudo mentira, se fosse criador de porcos teria Kombi, não fusca!
ExcluirUm pequeno upgrade em chip + escape e filtro = 180CV
ResponderExcluirUmas molinhas esportivas p/ baixar uns 4cm e ficaria perfeito p/ mim.
... e um adesivo "baiano do xunin" no vidro traseiro.
ExcluirBaiano não, goiano criador de Nelore... Vcs me matam de rir...
ExcluirPisca, sem estressesss!!!!
Com certeza.
ExcluirUmas rodinha, um neon, filminho, xenon e só.
É nóis!
Fusca95
ExcluirRelaxa fião, é pq o povo se contenta c/ carros originais de fábrica.
C/ 3 mil se faz estas mudanças e se tem um carro + rápido, veloz e melhor nas curvas.
... e estraga todo o trabalho dos engenheiros.
ExcluirEstraga nada. Fica igual ao Punto Abarth. E por apenas 3 mil Dilmas. Existem preparações e preparações, meu amigo.
ExcluirMexer no carro acarreta a perda da garantia.
ExcluirNão acho q a garantia de fábrica seja tão importante assim.
ExcluirAlém do mais existem mecânicos de confiança q prestam serviços mto melhores doq a grande maioria das concessionárias.
Vai de cada um não é msm?
Este mesmíssimo motor chega aos 180CV na Itália, tendo o msm as mudanças ditas por mim logo acima.
ExcluirApenas me esqueci de mencionar o uso de um intercooler maior.
Creio eu q tds sabem q os engenheiros são obrigados a entregar um produto muito aquém da sua real capacidade por imposição de custos, marketing e restrições de poluição.
Não tenho mta experiência em outras mecânicas, mas posso afirmar q nos Fiats, o motor vem "capado" propositalmente de fábrica e qualquer alteração - por menor q seja - libera potência c/ facilidade.
Os cavalos estão lá, porém se encontram presos....rsss
Bob, o Lancer GT (o mais barato da linha) é um concorrente a altura do Punto T-Jet? Ele tem trocas de marchas por borboleta (não vi o sr. falar disso no Punto, mas acho que este não tem mesmo), é bonito, atual, vai ser fabricado aqui em 2013 ou 2014 e o motor é 2.0, um pouco mais potente que o T-Jet (150 cv). Entre os dois, qual compraria? Eles realmente são concorrentes diretos? Estou na dúvida entre a compra dos dois, gostaria da sua opinião e dos demais leitores, abs
ResponderExcluirDiego
ExcluirO câmbio do T-Jet é manual; borboletas só com câmbio robotizado ou automático. O Lancer é mais caro, maior, mais pesado e anda menos.
Lancer é o carro mais cafona do mundo. Só agrada jogador de videogame enrustido e emergente.
ExcluirSe for com aquele "aerofolho" enorme em cima então, é de dar medo.
Cafona, é? Então me manda um Evo X e eu digo pra vc que tô nem aí pra cafonice. Vá limpar o galinheiro, vai.
ExcluirO cara que manda um Lancer é cafona provavelmente é o mesmo que acha que Vectra GT e Corolla XRS que são legais. Deve achar um Classic dos novos legais também
ExcluirBOB, o que causou a melhora na aceleração do carro?
ResponderExcluirDouglas
ExcluirNão sei, não foi informado, mas provavelmente calibração do gerenciamento do motor.
BOB, a relação de marchas e/ou diferencial sofreu mudanças em relação à geração anterior? E a relação de direção é menos reduzida que nas versões "civilizadas" do Punto? lembro que o Palio Sporting tem essa mudança na direção.
ExcluirDouglas
ExcluirNada mudou no câmbio e não consta mudança de relação de direção, a exemplo do Palio, como você disse.
É de se elogiar a Fiat por ela ter um verdadeiro esportivo e manter um motor somente a gasolina.
ResponderExcluirDouglas,
ExcluirConcordo, nada de flex, ótimo.
Se ele fosse Flex, poderiam aumentar a pressão do turbo com etanol no tanque devido ao maior poder do Etanol de suportar altas compressões. Teríamos um carro ainda melhor.
ExcluirPreconceito bobo neste caso.
A VW adotou o mesmo sistema no Golf Turbo, mas daí aumentava a pressão com gasolina premium e o carro ficava bem mais potente.
Anônimo, ao meu ver isso seria pior. Pois o condutor ficaria dependente do etanol quando quisesse extrair o máximo de potência do carro, e além disso mudaria a rotação do motor com o carro à velocidade máxima, não aproveitando muito bem a potência máxima do carro à velocidade máxima com algum dos combustíveis.
ExcluirVocê prefere o que?
ExcluirTer 150cv na gasolina e ponto final ou ter 150cv na gasolina e a possibilidade de ter, digamos, 170cv se rodar com Etanol?
Poderia ter a versão 2 portas. Duvido que apenas mais meia dúzia de pessoas além de mim, prefiram esse tipo de carro sem ser 4 portas.
ResponderExcluirNada. Quatro portas é bem melhor, mais prático.
ExcluirPrático é um dos 3 Porquinhos, fiota.
ExcluirFalei que prefiro 2 portas e continuo preferindo.
Não, no quatro portas os ocupantes tem mais liberdade. Os carros com quatro portas são mais práticos.
ExcluirFalas em liberdade dos ocupantes, mas esqueces a liberdade de quem opta por um duas portas...
ExcluirVá entender...
Todos do tópico
ExcluirDeveria haver as duas versões, 2 e 4 portas.
A imensa maioria dos compradores prefere o quatro portas pela praticidade. Ao fabricante interessa atender o comprador de fato, não aqueles que acham que acham que o carro deveria ser de outro jeito, mas não tem dinheiro para comprá-lo.
ExcluirIncrível como tem bobo para defender o empobrecimento do mercado em virtude da ditadura da maioria que, aliás, costuma ser burra.
ExcluirO certo é ter opções, porque se for pensar que nem o tacanho aí em cima, a imensa maioria dos compradores prefere os Puntos normais, e teríamos que matar o T-JET também... SAcou?
Não adianta espernear, a versão com quatro portas é mais prática.
ExcluirMais prático é largar a tia, a sogra e a mulher em casa. Pra transportar tralha, parente e caroneiro compra um Palio 1.0 4 portas. Só faltava o babaca querer um Punto T-Jet 4 portas e sedan ainda por cima, porque seria mais prático pra levar os seus namorados
ExcluirDeem uma olhada aí no link e me digam se este carro não está fazendo sucesso.
ResponderExcluirhttp://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI320539-10142,00-PUNTO+TJET+TEM+ESPERA+DE+DIAS+NAS+LOJAS.html
O Punto T-Jet 2013 está de se fazer gosto. As mudanças estéticas externas e no interior deixaram o carro ainda mais interessante. Se bem que se fossem resolvidas as críticas feitas pelo Bob, ele poderia ficar ainda melhor.
ResponderExcluirMesmo ciente de sua proposta mais brava, achei o escalonamento da quinta marcha do t-jet muito curta. As relações do 1.4 Evo cairiam melhor pois a quinta mais é longa. Ou então acrescentasse uma marcha a mais (a 6a) para reduzir as rpm em viagens. Ajudaria bastante na redução de consumo.
(Devaneio): O Overbooster do Bravo também seria muito bem vindo.
KzR
Anônimo 04/10/12 18:38
ExcluirCom a elasticidade que tem o motor, quatro marchas operacionais e uma quinta de repouso (4+E) daria perfeitamente. E certamente o Overbooster seria bem-vindo.
4+E faria o carro perder o caráter esportivo, é perder uma marcha.
Excluir5.800 rpmm a 203 km/h está ótimo, pois aproveita bem a potência em última marcha. E 2.857 rpm a 100 km/h não é alto não.
Pela potência que tem, a relação está curta, pra um carro civil. Mas a FIAT resolveu deixar o T-Jet como esportivo de verdade, então bato palmas para a decisão dela. Quer um Punto que ande bem e seja mais confortável? Só é comprar o 1.8.
ExcluirThales Sobral
ExcluirO novo Porsche 911, série 991, lançado no final do ano passado, passou a ter câmbio de 7 marchas com configuração 6+E. Tanto o manual quanto o robotizado PDK. Esportividade não tem a ver com berro em última marcha.
Bob, não sei se tem a ver com o fato da Fiat estar instalada em Betim, mas é comum o uso de pisca-alerta quando o trânsito começa a ficar agarrado no Anel Rodoviário, via de acesso rápido (ou deveria ser), aqui em Belo Horizonte. O trânsito pode estar fluindo mas de repente fica lento até parar. Muitos motoristas daqui usam o pisca-alerta para sinalizar isso.
ResponderExcluirCoincidência. VW usa isso em alguns de seus veículos também.
ExcluirEu acho que tem logica sim acender a luz de indicação, vulgo pisca. Afinal no transito em estrada quando se freia em caráter de emergência devido congestionamento ou acidente, primeira coisa que se faz é ligar o pisca para avisar quem vem atras.
ResponderExcluirFernando
ResponderExcluirSão situações distintas. Uma, avisar que os freio está sendo usado com energia, forte desaceleração, portanto carro em movimento. Outra, que o tráfego parou. A sinalização deve ser específica para cada caso. Preciso confirmar, mas nos BMW são duas freqüências de luz de freio piscante, para menos ou mais desaceleração. Há anos que numa situação de freada forte (não freada de emergência) eu mesmo faço a luz de freio acender e apagar algumas vezes, paro longe da interrupção para poder me evadir se necessário e imediatamente ligo o pisca-alerta.
Caros,Li varios comentarios positivos e negativos do novo Punto T-Jet 2013. A conclusão que cheguei é a seguinte: O carro é pra quem grana mesmo pra comprar..rsr..
ResponderExcluirO Punto T-jet 2013, e pra você curtir na estrada, cidade e um verdadeiro carro esportivo, agora me digam: Qual montadora no BRASIL tem um carro igual a ele? Mas falam a verdade o carro é um SHOW. Falam que ele é um modelo ultrapassado na Europa que veio pro Brasil, gente o que não é ultrapassado no Brasil?
ResponderExcluir