Hoje, ao abrir o Google e encontrar a imagem acima, fui lembrado que 161 anos atrás era publicado aquele que é meu livro favorito, "Moby Dick", de Herman Melville. Ok, o meu livro favorito que não fala de carros... Mas a verdade é que existem obras que transcendem o tempo e são imortais.
Como é o caso deste épico de Melville, que conta a epopéia de um certo Ismael, um jovem marinheiro do barco baleeiro Pequod, e da obsessão de seu capitão Ahab com um grande cachalote branco. Muita gente boa considera este o maior romance americano, e é sem dúvida uma história daquelas que parece que sempre existiu, algo difícil de acreditar que foi escrito, inventado até, por uma pessoa de carne e osso.
Aqui no AE, já prestei uma singela homenagem a esta obra maravilhosa e imortal:
O VW POLO, A ESTRADA, E UM CERTO ISMAEL
O VW POLO, A ESTRADA, E UM CERTO ISMAEL
Baleias assassinas e capitães tresloucados pela vingança podem não ter ligação alguma com automóveis, mas mesmo assim não podia deixar passar o dia sem, novamente, me curvar ao talento de Melville, e comemorar a sua obra-prima. E lembrar da primeira vez que abri a primeira página do livro, e li a famosa frase inicial:
"Chamai-me Ismael..."
MAO
Sr. MAO, boa noite.
ResponderExcluirTambém adoro carros e por consequencia, esse blog.
Creio que a síntese do que foi dito nesse curto e belo artigo, se encaixa perfeitamente em relação à obra "O velho e o mar" - do Ernest Hemingway.
Não estaria faltando pelo menos mais um na sua lista de favoritos?
Um abraço!
Estou lendo esse livro justamente por causa do seu post.
ResponderExcluirO primeiro parágrafo, que você descreveu, já dá uma ideia do que tem pela frente. Abraço,
MAO, leia o livro No coração do mar, de Nathaniel Philbrick, que conta a história dos tripulantes do Baleeiro Essex, foi ao conhece-los que Melville criou Moby Dick, é fantástico!
ResponderExcluirHoje em dia a única baleia que se apresenta na minha vida é a minha esposa que está roncando ao meu lado.
ResponderExcluirMas como ela paga as minhas contas, eu continuo aqui pescando a monstrona!
Se o post fosse de carros eu faria um comentario mais entusiasta. Mas como eh sobre baleias tive que falar como mero usuario.
Grato.
Você é digo de pena.
ExcluirSou o anonimo ai de cima. Certamente aquele comentario sera removido pois vcs nao gostam de certas piadas. Esse aqui tambem sera.
ResponderExcluirMas o que que eu quero dizer é que o MAO deveria ter usado o Facebook para postar sua homenagem ao livro. Esse blog eh legal, é um ambiente "caseiro", mas fica melhor quando nos atemos ao topico CARROS e relacionados...
Claro que nao chegaremos ao exagero de ver um post do tipo "Bom dia leitores, hoje acordei feliz!". Mas esse post é o mais próximo disso que eu já vi até hoje no blog.
Agora deixa eu fazer a minha posição de colherzinha de sopa e dormir com a minha baleia.
Muiti simples, aperte alt+f4 e seja feliz longe do blog... Zé ruela...
ExcluirAnônimo: tu deveria aproveitar a bela dica cultural do post!
ExcluirMFF
MFF, não adianta, esse aí é mais um Zé Povinho sem cultura, triste, mas é a realidade...
ExcluirPodes dormir sossegado com a tua baleia.
ExcluirBoi, Boi, Boi
Boi da cara preta
Pega esse anônimo que tem medo de careta
Anônimo19/10/12 01:34
ExcluirConcordo plenamente. Os donos do blog devem resolver o que querem, se é algo para ser levado à sério, uma opção digital às mídias impressas como é o BCWS por exemplo ou um simples blog para se falar amenidades como tantos outros pela www. Falta coerência.
Por isso se tem tantos problemas com comentários e trolls por aqui.
Anônimo 01:34:
ExcluirSe vocês tivessem menos preguiça em ler, veriam que o post do MAO também abre a possibilidade de abri um tópico mais antigo - altamente entusiasta - uma ode aos carros e as viagens motorizadas!
A lembrança cultural é muito pertinente; afinal de contas, carros também são reflexos fiéis da nossa sociedade, tudo se interliga...história, cultura, indústria..carros; pensem um pouco!
MFF
"abrir"
ExcluirMFF
Desculpemos o Anônimo da 01:26: ele é casado com uma gorda!
ExcluirAgora, não entendi, se o Anônimo 19/10/12 10:54 desaja pautar os artigos e comentários ou apenas fazer um agrado ao soneca encantador de baleias.
Excluir12:40 o anônimo das 10:54 é São Jorge, matador de dragão...
ExcluirOlha, realmente o tópico não tem nada a ver com carros, como o próprio autor diz. Entretanto, apesar de eu também achar que está deslocado, trata de uma das maiores obras literárias do mundo e o tópico já inspirou pelo menos uma pessoa a lê-la. Se o seu post será excluído eu não sei, mas foi de um extremo mau gosto. Há maneiras diferentes de expressar a opinião. Quando o assunto for automóvel, aguardo o seu comentário 'entusiasta'. Porém ficarei perdido no meio de tantos anônimos, sem saber de onde veio tão valiosa contribuição.
ResponderExcluirEu, estava analisando o pano de fundo da história do filme a BALEIA MOBY DICK. Neste passo, acabei adentrando neste blog, gostei mto de suas admoestações a pratica indigna do anonimato. mas, quanto a história em si, poderíamos dizer que o elemento estruturante do filme ou livro, é o medo, que mantém a tripulação unida em torno do objetivo comum, matar a baleia. mto nos remete a própria constituição valorativa e psicológica dos EUA. Ao sustentar como ferramenta de conexão ou cimento da história, o MEDO, perene, ainda, que em cada época seja este objeto ou ser alternado. na América do norte, o primeiro evidencia-se no medo da coroa inglesa, depois o comunismo e por ultimo, o islamismo. esta seria moral da história o medo como fator de união e galvanização de crenças e valores. o livre é excelente!
ExcluirBela lembrança MAO! Já me chamou de criança culta (rsss)quando comentei que li e reli o livro uma centena de vezes quando era ainda muito novo...a verdade, é que a minha edição tinha umas ilustrações a lá Gustave Doré que eram primorosas, catapultavam a imaginação já bem excitada pelo livro. Ficava ainda mais saboroso de acompanhar a aventura de Ismael...
ResponderExcluirLeitura obrigatória o maior romance da literatura americana (dentre os americanos, só Poe considero mais que Melville); altamente recomendável...
Uma coisa que me intriga: "Ela se vira (ou revira) como a cinco mil anos.." (ou coisa parecida), era uma estimativa da idade do bicho ou uma metáfora?
Viva Moby Dick!
MFF
Moby Dick é um excelente clássico do século 19, assim como Vinte Mil Léguas Submarinas de Julio Verne. Inesquecíveis.
ResponderExcluirLegal MAO, e como disse o MFF, Viva Moby Dick! Acho que vou até aproveitar a dica do colega Eduardo Vieira. Abraço.
ResponderExcluirNão sei a que título reclama o resmungão lá em cima, a postagem veio em adendo à diária, e não em substituição à mesma. Ademais, como o MMF citou (e qualquer um com o mínimo de bom senso observou) há o redirecionamento àquela excelente postagem do Polo que veio encrustrada de brinde. Vou ler novamente.
ResponderExcluirAliás, fazendo um jogo de conexões e fatos históricos entre este clássico da literatura americana e o mundo do automóvel, me aventuro a puxar pela memória um pedaço do fio que tece o meu emaranhado de lembranças que se fez presente ao ler este texto.
Moby Dick, como o MAO bem lembrou, é um daqueles clássicos cuja origem se confunde com nosso próprio entendimento de mundo ao se imiscuir de forma tão natural e sólida nas nossas assimilações da história. Parece-nos sempre ter estado lá. Isso me remete a outros grandes clássicos como os de Julio Verne. Cito 20 mil léguas submarinas, cuja aura do personagem Capitão Nemo possui uma capacidade de fascino que se torna difícil de acreditar que arquitetada na ficção pela mente de um mortal. Impossível não criar à partir dai um panteão de autores cujas obras se assimilam em magnitude e expressão aos citados, inclusive retrato de compêndio muito bem expressado pela série de HQs "A Liga Extraordinária" (The League of Extraordinary Gentlemen), de inspiração nas obras de Julio Verne, Herman Melville, Oscar Wilde, Mark Twain, Ian Fleming, Bram Stroker, etc., e sua subsequente interpretação nas telas do cinema que deu origem ao filme homônimo no qual, diga-se, um automóvel apreende para sim foco de grande atenção:
http://www.gatsbyonline.com/Users/8/Images/GatsbyAutomobileDesign/6WheelsNemo'sCar.jpg
Completamente steampunk, não? (na teoria movido à vapor). Chamado de Otto Mobile (ou simplesmente o carro do Cap. Nemo).
Sempre há ligação com o automóvel.
O espaço é do cara, quem vem aqui ler não vem obrigado por uma arma apontada para a cabeça, e não paga nada. Portanto, se der na telha do MAO vez ou outra falar de um livro, de uma marca de cerveja, ou mesmo de uma arte que seu cachorro tenha aprontado, respeitem, ou... VAZEM. Vou entrar no clima, e acho que todos os que leram o post deveriam fazer o mesmo, indicando um livro que tenham gostado. No caso, vou indicar até mais: três biografias, um gênero que gosto muito.
ResponderExcluir1)Chatô - O Rei do Brasil (Fernando Morais)
2)Mauá - Empresário do Império (Jorge Caldeira)
3)Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha (Ruy Castro)
Mr.Car também é cultura !
ExcluirO Mrcar ultimamente só anda recebendo elogio..
ExcluirTem gente que fala que ele tem cultura , outro que sabe escrever bem , outro que diz que ele so fala verdades.
Daqui a pouco ele vai ser convidado para ser colunista no AE.
E como diz o Zagalo : Nos vamos ter que engolir.....
Anônimo da 1:26 e 1:34,
ResponderExcluirContinue seguindo o caminho da idiotice. Ele é bem mais fácil do que se esforçar para qualquer coisa que seja, seja apertar um parafuso ou mesmo ler um gibi da Turma da Mônica...
Seu posts não devem ser apagados não. Eles são a prova viva que o ser humano ainda tem que evoluir muito!
E o seu prova o quê, mesmo?
ExcluirO meu prova que pelo menos não segui o caminho da idiotice...
ExcluirAh sim, sem dúvida!
ExcluirExato, sem dúvida. Obrigado e até nunca mais...
ExcluirMas é que eu não entendi onde fica demonstrado que você não seguiu o caminho da idiotice...
ExcluirDica de livro: "Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas" de Robert M. Pirsig.
ResponderExcluirMuito bom, meio esquisito à primeira leitura mas bom, aliás, excelente. Li por dica do Geraldo Tite Simões.
Todos,
ResponderExcluirA intenção foi tão somente lembrar o post em que homenageei o livro, e que fala de carros também.
Por isso é pequeno, e extra, fora da programação normal do blog.
É um presente, foi de graça e com a melhor das intenções.
Quem não gostou, que me desculpe.
MAO
Oi MAO.
ExcluirEu sou o Anônimo marido da baleia que deu mais polêmica do que o seu post. Nos conhecemos pessoalmente e você sabe quem eu sou, mas continuarei como um Troll anônimo neste post. Em breve riremos juntos disso, tenha certeza! Felizmente minha esposa de baleia não tem nada, muito pelo contrário. Causa inveja em muitos e me enche de orgulho. Mas foi legal ver como um post de piada serviu de profundo embasamento técnico para alguns comentários bastante filosóficos deste post.
Engraçado como esse blog virou um grande Fla x Flu. Existem as pessoas a favor a as contrárias. Os argumentos são sempre do tipo "você não sabe de nada". Me lembra o antigo e felizmente finado newsgroup do UOL de onde vários dos articulistas do Blog "vieram".
Seus textos metaforizados são excelentes. Os que traçam paralelos com quaisquer aspectos da vida cotidiana também o são. Este post também foi bom. Sim, foi um extra e bla bla bla.
Mas mantenho o que falei lá em cima, para um post tipo lembrança destes, o Facebook é uma ferramenta melhor.
Vocês criaram um blog muito legal e bem mais abrangente do que a listinha de email. Opinião minha, de quem está vendo de fora, é que vocês viraram referência para muita gente e talvez um pouco de foco seja legal devido ao tamanho e importância que vocês conquistaram. Claro que o problema não é esse seu post específico mas apenas a criação de uma tendência.
A polêmica gerada pela minha piada e pelo meu comentário comprovam esse problema do blog ter virado um ímã de fanáticos que se digladiam loucamente nos comentários como se isso fosse um fórum, newsgroup ou algo do tipo. C'Est la Vie.
Apesar de chato, dá idéia da fidelização de audiência que vocês criaram.
Keep it up, bro!
Nossa, como escreve bunitu esse minino!!!
ExcluirNão era mais fácil você escrever: "-Sou um idiota frustrado!" do que esse monte de asneiras??
Oh! um comentário anônimo pedindo foco...
Excluiralt f4...
Sou um idiota frustrado!
ExcluirExato! Um idiota frustrado.
ExcluirNao dê pérolas aos porcos.
ResponderExcluirObra genial. Cita'-lá aqui e' também uma singela homenagem 'a criatividade humana que por meio de arte e engenho construiu obras primas como a Monalisa, Moby Dick, Porsches e Ferraris.
ResponderExcluirSe a vwb retomasse a produção de Fusca , teria comprador
ResponderExcluiraproveita as ultimas kombis
ExcluirAdoro arte e ciência, assim como carros, música e boas histórias contadas em livros e filmes.
ResponderExcluirAchei a sua postagem muito pertinente, principalmente com a ligação à anterior do VW Polo, que é excelente, como de costume.
Parabéns pelo blog. Sou leitor assíduo, mas raramente deixo um comentário. Como acho que devem haver muitos como eu, peço que por favor não mudem nada nesse blog. Pra mim ele é fantástico.
Anônimo 20/12/10 12:10
ResponderExcluirAgradeço seu comentário em nome do MAO e do grupo e fique certo que nada vamos mudar no AE.
Nossa, faz tempo que li Moby Dick, acho que eu tinha uns 10 anos de idade na época.
ResponderExcluir