Um video muito interessante está circulando pela internet nos últimos dias. Um japonês muito feliz mostra um de seus
carros especiais, devidamente emplacado e licenciado na sua cidade. Até
aí, apenas mais um dono de carro legal.
O fato é que o nipônico motorista anda pelas ruas com um Porsche 956 pintado nas cores da Rothmans. Nada mau, não?
Não é de hoje que carros de corrida são legalizados para o uso civil. Já falamos aqui de um Porsche 917 emplacado na Europa, e há outros casos, como o
Porsche 935 preparado (na verdade um 934 altamente modificado) para
Mansour Ojjeh, dono da TAG. Pode-se hoje emplacar um Radical SR na
Inglaterra para uso urbano.
Radical SR3 legalizado para as ruas. (foto: Autocar) |
Voltando ao video do japa, além do fato de
ser um carro de corrida e que é usado no trânsito, outra coisa que chama
a atenção é que na verdade não é um Porsche, mas sim um Schuppan 962.
E o que é um Schuppan? Voltando um pouco no tempo,
quando a Porsche dominava o mundo dos esporte-protótipos, seu modelo de
destaque era o 956, e em seguida o sucessor 962.
Em 1982, o regulamento do mundial de endurance mudou
de forma impactante para os competidores da categoria de protótipos, e
os carros do momento tornaram-se obsoletos. A Porsche partiu para um
projeto novo, deixando para trás anos de reutilização
de modelos e tecnologias, encerrada pelo vitorioso 936.
Vista interna do Porsche 956. |
Um monocoque de alumínio estruturado para suportar o
conhecido motor de seis cilindros contrapostos turboalimentado foi
criado para substituir o antigo chassi tubular, juntamente com uma nova
carroceria baixa de habitáculo fechado, linhas
suaves e baixo arrasto, e com “um tal de” efeito solo.
O formato do assoalho associado com a parte
superior da carroceria formavam um perfil aerodinâmico que gerava uma
quantidade enorme de
downforce, ou força vertical descendente,
com pouco arrasto. O novo carro foi batizado de 956.O assoalho especial para o funcionamento do "efeito solo" (foto: EVO) |
O resultado deste novo projeto foram nada menos que
quatro vitórias consecutivas em Le Mans (1982-1985) e inúmeras vitórias
em diversas corridas. O 956 venceu em praticamente tudo o que disputou.
A evolução natural do carro e as alterações de
regulamento do campeonato convergiram para o modelo 962 e 962C. O “C” do
nome veio do Grupo C, a categoria em que participava em Le Mans,
enquanto que o 962 era a versão criada para o campeonato
IMSA/GTP, mais focado na América do Norte.
O Porsche 962C, evolução do lendário 956. |
Com alterações nas dimensões do carro e no motor,
que agora recebia um turbo apenas, o 962 carregou a herança vitoriosa da
marca por mais alguns anos afim. Venceu em Le Mans em 1986 e 1987, além
de diversas vitórias em corridas do campeonato.
Enquanto a Porsche estava dominando praticamente
todas as corridas em que participava, um de seus pilotos, o australiano
Vern Schuppan, estava elaborando um plano para montar um dos mais
extremos carros de rua de todos os tempos. Vern foi
piloto da equipe oficial com o 956, terminando em segundo lugar na
classificação geral de Le Mans de 1982, dividindo a pilotagem do carro
com Jochen Mass, e vencendo em 1983 ao lado de Al Holbert e Hurley
Haywood.
O Porsche 956 de Vern Schuppan. |
A Porsche apoiou diversos fabricantes a criarem
versões próprias de seu 956/962, como a Dauer, Kremer e a Schuppan. O
interesse deles era ter uma quantidade maior de carros com versões de
rua, mesmo que em número limitado, pois o regulamento
do Mundial de Endurance estava prestes a solicitar modelos de
homologação. Mais adiante, em 1994, a Porsche venceria Le Mans com um
Dauer 962, pois este possuia um modelo de rua e era então elegível para a
categoria GT.
Voltando aos anos 1980, Vern Schuppan, em parceria
com a empresa inglesa Advanced Composite Technology, desenvolveu um
chassi inteiramente em compósito de fibra de carbono para seu novo carro, lembrando
que os 956/962 eram feitos em alumínio. O chassi
em carbono é mencionado no vídeo do japonês, e era uma exclusividade
dos Schuppan. A carroceria tinha painéis de fibra de carbono mesclado
com kevlar, ao contrário dos Porsche que eram feitos basicamente de
fibra de vidro com algum reforços de kevlar.
O Schuppan 962R. |
Com o apoio da Porsche, que aprovara a nova
estrutura de compósito, Schuppan criou o modelo 962 R (“R” de Road, no
sentido de vias públicas), que era praticamente igual aos Porsche no
visual. Algumas diferenças como na parte traseira,
o final do extrator, lanternas e asa traseira, além das rodas,
identificam o carro de Vern.
A vista traseira do 962R, diferenças em relação ao Porsche. |
Para ser homologado, o motor teve que passar por
uma revisão geral, com a adoção de catalisadores (as normas de emissões
de poluentes já estavam rígidas nos EUA e no Japão, principais mercados
da Schuppan) e uma revisão no sistema de arrefecimento,
uma vez que o carro não poderia super
aquecer no trânsito. Como os 956
originais tinham os cabeçotes refrigerados a água no motor de
2,6 litros, o sistema já estava no lugar, apenas precisava ser
redimensionado. O escapamento teve que ser silenciado, também por
conta da legislação de tráfego.
O chassi em fibra de carbono usado nos Schuppan. |
Como não havia ventilação na cabine suficiente para
uma condição de trânsito urbano, um ar-condicionado teve que ser
instalado no carro, com o sistema montado debaixo da porta do
passageiro.
O carro fabricado por Vern também participou de
competições, como um Porsche 962 convertido para a especificação
Schuppan R com o chassi de carbono. Este modelo correu no final dos anos
1980 com a famosa pintura laranja da Jägermeister.
Um Schuppan de corrida. |
Após a empreitada dos 962 “feitos em casa”, Vern
partiu para um modelo bem mais ousado, aproveitando o chassi de carbono
que já estava desenvolvido e devidamente testado. Nascia o 962CR,
homologado para uso urbano, mas esta é outra história.
O carro que aparece no video é um dos poucos
chassis do Schuppan 962R, pintado nas cores do Porsche vencedor de Le
Mans. Como o próprio dono fala, a potência não é tão alta quanto dos
carros de corrida, está ao redor dos 600 cv, mas o baixo
peso do carro já o torna rápido o suficiente. Como os modelos de
corrida eram obrigados a ter toda a parte de iluminação externa,
inclusive com indicadores de direção, não precisaria de muito para
homologar o carro para as ruas, além das normas de emissões
de poluentes que falamos acima. Isso no Japão, EUA e Inglaterra.
Imaginem se fosse por aqui...
O motor era o mesmo dos 962 de corrida, porém com menos potência e homologado para emissões. |
Praticidade? Esqueça. O raio de curva era péssimo, a
visibilidade pior ainda. Como o carro não tinha janela traseira, uma
câmera instalada no final do carro, perto do gigantesco aerofólio,
mostrava as imagens do que estava atrás do carro
quando a ré era engatada, em uma pequena tela no painel, coisa que até
pouco tempo atrás era um luxo.
O acesso não é fácil, um pouco de contorcionismo é
necessário para entrar e sair do carro, mas com o tempo pega-se o jeito.
Como o próprio Vern proclamava, o seu carro era o que se tinha de mais
próximo da sensação de um carro de corrida,
mesmo porque, era um, levemente disfarçado de carro de rua.
Interior simples porém funcional. |
Este Schuppan é um caso extremo de carro de rua que
veio das pistas, é como colocar uma placa em um Audi R18 ultra e pegar
uma estrada. A sensação de pilotar um carro desses no mundo real deve
ser magnífica, realmente coisa de outro mundo,
mas sejamos francos, não é para nosso bico, não temos vias para isso,
nem para nada parecido na verdade. Mas quem pode ter um carro desses,
poderia muito bem ter sua pista particular, assim não se preocuparia com
nada além de desfrutar sua máquina.
De qualquer forma, sendo um carro raro e nada prático, será que usaria um destes para ir trabalhar? Com certeza.
MB
No mínimo fantástico. Meu sonho máximo em matéria de carro é ter algum carro de competição emplacado.
ResponderExcluirAqui no Brasil só WRC mesmo.
Junto com este sonho, teria que vir junto o sonho de termos um Brazil com estradas e ruas decentes. Nada extravagante, poderíamos ter algo mais parecido aos argentinos.
ResponderExcluirÉ mais fácil eu me mudar, trabalhar, ficar rico em outro país, e ter ao menos um porsche original, semi-novo, a preços mais condizentes.
Este país não merece meu respeito.
Espera.. o Japão não passou por um terremoto, seguido de maremoto? ah tá explicado.
Mudar para outro pais sim, mas nao precisa ficar rico. Comprei meu 911 aqui no Canada por US20.000.
Excluir1993 Carrera, ultimo ano do design original criado em 1963. Para min foi um sonho de infancia finalmente realizado (meu presente de aniversario aos 40 anos) Uma pena que no Brasil mesmo se voce fosse rico, nao daria para importar um carro desse, a nao ser que voce queira destrui-lo usando a gasolina com 25% de etanol.
Realmente não temos vias para isso, aqui só WRC e na configuração de cascalho, porque WRC na configuração de asfalto tambén não rola. Esse ano quando fui no WEC vi o quanto sofrem as Ferraris de rua para andar em São Paulo. Uma simples vale para correr água acaba com o carro, e olha que era uma vala bem rasa, imaginem essas em V profundo. aliás em São Paulo é impressionante o quanto dão de importância para a água correr em vez de fazer as esquinas pensando nos carros.
ResponderExcluirE por que não colocar uma grade sobre a vala? Assim a água corre pela vala e os carros andam sobre a vala.
ExcluirEsqueci, isso dá trabalho...
Neguinho rouba as grades pra vender o ferro, essa é a verdade!
ExcluirUm carro desses não é para andar na rua. Deve ser frustrante estar no sinal fechado, o sinal abrir, e ter que parar novamente no quarteirão seguinte, no próximo sinal fechado.
ResponderExcluirHS
Só primeira marcha, e olha lá...
Excluir
ResponderExcluirArtigo super.
Simplesmente SUREAL !!!!!!!
Fernando RD
Tratando-se do Japão nada me surpreende. Quem conhece sabe do que estou falando
ResponderExcluirImagina a felicidade do guri ao ser buscado no colégio pelo pai com o Schuppan?
ResponderExcluirFantastico,surreal,incrivel.Esses 600CV ja estavam de exelente tamanho para a minha pessoa.Esse porsche 962r é um de meus carros favoritos.
ResponderExcluirJônata Somavilla.
Os Schuppan são incríveis mas o que a Dauer fez com o 962LM foi algo sensacional. Era um carro realmente pensado para o uso urbano com modificações no motor, transmissão e suspensão para uma maior civilidade. Inclusive usando o Motronic 1.7 e tendo um sistema de ajuste da suspensão de dentro da cabine, permitindo-se assim transpor "obstáculos" de forma mais confortável. Ainda assim era brutal o suficiente para fazer o 0-96km/h em 2,6 segundos e chegar aos 405km/h de máxima.
ResponderExcluirEsse também merecia um post só pra ele :D
ExcluirÓtimo texto Milton, tudo sobre este monstro dos Porsche sempre é algo muito bem vindo e para boas conversas. Pelo que me lembre destes 962 de rua, os da Dauer foram os mais fortes com seus 720cv, 0a100 em 2.4s e 402km/h de final, e mais ainda, reza a lenda dentro do mais entendidos Porschistas que existe alguns carros da Dauer com "pedido especial" de 850cv, lembrando sempre, para as ruas.
ResponderExcluirEsse carro é considerado "962" no céu e o resto na terra. Quase um sonho dentro de outro sonho.
Parabens.
Achei o link dos Dauer 962, mas em alemão.
Excluirhttp://dauer962.de/index.html
Lembro de uma matéria da Motor Show, onde o repórter testou o Dauer 962 na Alemanha, inclusive "empurrando" donos de Ferrari folgados pela Autobahn. Hahaha! Um de meus carros de sonho, muito mais interessante que o Veyron, pro meu gosto.
ExcluirImpressionante com um post sobre política tem mais respostas num site de autoentusiastas do que um post sobre um carro desses.
ResponderExcluirAcho que não tem nada mistico em se tratando de carro de corrida do que esses Porsches e seus derivados fantásticos. Pra mim esses Audi R18 nem se compara.
ResponderExcluirCara, procure saber melhor sobre 962 pois foi campeão oficial pela Porsche 21 vezes em todos os circuitos de longa durações pelo mundo e varias vezes em cada um deles, foi o unico carro da historia que ganhou Lemans pela Dauer com 10 anos de "vida" desda sua estreia em 1984, e assim, a FIA mudou o regulamento com o argumento de melhorar a competividade e pois fim o reinado absurdo que o 962 tinha nas pistas. O 962 é considerado por unanimidade o maior e melhor carro de corrida de longa durações de todos os tempos. A Audi é excelente também, mas tem que comer muito feijão com arroz para chegar perto da Porsche em competições.
Excluirhttp://en.wikipedia.org/wiki/Porsche_in_motorsport
http://en.wikipedia.org/wiki/Porsche_962
Antônio Filho
ExcluirEsse cara sabe de carro. Manja muito!
Putz, se tivesse um desses com suspensão de altura ajustável...o usaria sempre que pudesse :)
ResponderExcluirNão estou nem aí se ele não é prático, se o interior esquenta demais...mais vale passar um sufoco no interior claustrofóbico de um 962 do que em um modelo de rua convencional com ar-condicionado, hauehuahuehauheua :D
Os Dauer 962LM tem suspensão ajustável de dentro da cabine e ar condicionado alojado no suporte da entrada do passageiro...
ExcluirMelhor ainda! :P
ExcluirMesmo que o ar-cond. não dê conta nos dias mais quentes, hauehuaheuahuea XD
Um sonho,digno de um autoentusiasta, imaginem desfilar dentro de uma 917K com as cores da Gulf....
ResponderExcluirExiste o 917 do Conde Rossi, alegadamente uma versão de rua oficial em prata. Além deste um outro 917 em branco e com retrovisor periscópio de registro alemão, mas dono anonimo. Ambos são Kurzheck.
Excluirconheço um com placa de rua, a venda aqui em sampa.
ResponderExcluircarro campeão em sua categoria.
carrega até hoje o numeral 45.
com DNA fuscone...
:)
Sensacional!
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