Fotos lemans.org
O Audi e-tron quattro no treino noturno |
A 80ª edição da 24 Horas de Le Mans está repleta de
novidades e promete ser das mais interessantes dos últimos anos, e a Audi já
começou escrevendo seu nome na história (novamente).
O carro número 1 conquistou o primeiro lugar na
classificação para a corrida que se realiza neste final de semana, mas este fato por si só
já é um marco para a marca e para a própria corrida, pois este carro é um
modelo híbrido, equipado com o sistema e-tron quattro da Audi, que combina o
consagrado diesel V-6 turbo com a tecnologia de motores elétricos e acumulador
cinético de energia, semelhante ao sistema lançado pela Porsche no conceito
918.
As primeiras posições do grid de largada ficaram da seguinte
forma:
1º Audi e-tron quattro R18
2º Audi R18 ultra
3º Toyota TS030 hybrid
4º Audi e-tron quattro R18
5º Toyota TS030 hybrid
6º Audi R18 ultra
O trio M. Fässler-A/ Lotterer-B. Treluyer comemora a pole, ao lado da Miss Le Mans |
Outra agradável surpresa foi o desempenho do Nissan Delta
Wing , o "batmóvel" da categoria especial de carros-conceito que já comentamos aqui no AE. O Delta conseguiu a 29ª posição no grid, no meio do pelotão dos
carros da categoria P2 e consideravelmente mais rápido que os carros
da GT. Lembramos que há 56 carros inscritos.
Quem tinha dúvida se o carro seria um fiasco em termos
de desempenho, já pode ver que não é bem assim. O tempo de
volta foi muito bom para um conceito tão radical e com pouco tempo de
vida. Se na corrida o carro conseguirá se manter competitivo ou surpreender
pelo (teórico) menor tempo perdido em reabastecimentos, é outra história
que só saberemos no domingo ao final da corrida.
Na categoria GTE-Pro, equivalente aos GT1, a pole foi do
Ferrari 458 pilotado pelo brasileiro Jaime Melo, conseguindo superar os fortes
Corvette e o Aston Martin V-8. Para a categoria GTE-Am, equivalente à GT2, a
pole foi do Porsche 911 da Flying Lizard, veterana em Le Mans.
O resultado completo pode ser visto neste link.
Durante a prova, que começa às 10h00 horário de Brasília (15 horas local), poderemos acompanhar a cronometragem em
tempo real (live timing) por este link.
Mais detalhes e informações sobre as 24 Horas de Le Mans e
seus competidores ao longo dos próximos dias.
MB
A Audi destrói.
ResponderExcluirPeugeot confirmando que faz carros boiolas...
ResponderExcluirPrimeira chance pra cair fora, caiu...
Agora que apareceu alguém decente pra brigar contra a peugeot pelo segundo lugar...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirDono de Peugeot com complexo de corno detected...
ResponderExcluirCurioso o grande número de carros tocados por motores Nissan.
ResponderExcluirLá vão os Audi, com tecnologia de autorama, seguidos por delta wings, uns pirus muito metidos a besta e só lá atras algum carro de verdade...
ResponderExcluirshut up, braulioestáporfora. tecnologia de autorama é o Uno Mille enceradeira que vc dirige todo dia. já ouviu aquele ditado "quem desdenha quer comprar"?
ResponderExcluirAté quero comprar um autorama, e tenho certeza que vários Audi são incríveis. Mas o e-tron é tecnologia de autorama, sim. E o Mille é motor de combustão interna. Nenhum autorama que eu conheça usa essa forma de propulsão...
ExcluirO autorama acabou de ganhar em Le Mans. De fato vc está por fora.
ExcluirMilton,
ResponderExcluirvocê poderia nos falar um pouco sobre este Audi e-tron quattro e o Ultra?
Agradeço antecipadamente
Estou impressionado com os audis esse ano, simplesmente perfeito. E ainda tem gente que fala que carro bom é coreano... não existe melhor laboratório que as pistas.
ResponderExcluirImpressionado só esse ano? rs
ExcluirOs caras tão batendo forte em Le Mans ano após ano, é absurda a dominância da marca nessa categoria...