google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 TREINOS DE LE MANS, AUDI EM PRIMEIRO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

TREINOS DE LE MANS, AUDI EM PRIMEIRO

Por Milton Belli
Fotos lemans.org

O Audi e-tron quattro no treino noturno


A 80ª edição da 24 Horas de Le Mans está repleta de novidades e promete ser das mais interessantes dos últimos anos, e a Audi já começou escrevendo seu nome na história (novamente).

O carro número 1 conquistou o primeiro lugar na classificação para a corrida que se realiza neste final de semana, mas este fato por si só já é um marco para a marca e para a própria corrida, pois este carro é um modelo híbrido, equipado com o sistema e-tron quattro da Audi, que combina o consagrado diesel V-6 turbo com a tecnologia de motores elétricos e acumulador cinético de energia, semelhante ao sistema lançado pela Porsche no conceito 918.

As primeiras posições do grid de largada ficaram da seguinte forma:

1º Audi e-tron quattro R18
2º Audi R18 ultra
3º Toyota TS030 hybrid
4º Audi e-tron quattro R18
5º Toyota TS030 hybrid
6º Audi R18 ultra


O trio M. Fässler-A/ Lotterer-B. Treluyer comemora a pole, ao lado da Miss Le Mans

Os novos Toyotas assumiram o papel deixado pela Peugeot de ser o principal concorrente dos carros da marca dos quatro anéis, mas diferente dos 908 diesel, o TS030 japonês conta com motorização V-8 gasolina de aspiração natural combinado com o motor elétrico tracionando também o eixo traseiro. Esta pode ser a chance de um carro japonês vencer pela segunda vez a 24 Horas, depois da vitória do Mazda 787B de motor rotativo em 1991.

Outra agradável surpresa foi o desempenho do Nissan Delta Wing , o "batmóvel" da categoria especial de carros-conceito que já comentamos aqui no AE. O Delta conseguiu a 29ª posição no grid, no meio do pelotão dos carros da categoria P2 e consideravelmente mais rápido que os carros da GT. Lembramos que há 56 carros inscritos.

Quem tinha dúvida se o carro seria um fiasco em termos de desempenho, já pode ver que não é bem assim. O tempo de volta foi muito bom para um conceito tão radical e com pouco tempo de vida. Se na corrida o carro conseguirá se manter competitivo ou surpreender pelo (teórico) menor tempo perdido em reabastecimentos, é outra história que só saberemos no domingo ao final da corrida.

Na categoria GTE-Pro, equivalente aos GT1, a pole foi do Ferrari 458 pilotado pelo brasileiro Jaime Melo, conseguindo superar os fortes Corvette e o Aston Martin V-8. Para a categoria GTE-Am, equivalente à GT2, a pole foi do Porsche 911 da Flying Lizard, veterana em Le Mans.

O resultado completo pode ser visto neste link.

Durante a prova, que começa às 10h00 horário de Brasília (15 horas local), poderemos acompanhar a cronometragem em tempo real (live timing) por este link.

Mais detalhes e informações sobre as 24 Horas de Le Mans e seus competidores ao longo dos próximos dias.

MB

12 comentários :

  1. A Audi destrói.

    ResponderExcluir
  2. Peugeot confirmando que faz carros boiolas...

    Primeira chance pra cair fora, caiu...

    Agora que apareceu alguém decente pra brigar contra a peugeot pelo segundo lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Dono de Peugeot com complexo de corno detected...

    ResponderExcluir
  4. Curioso o grande número de carros tocados por motores Nissan.

    ResponderExcluir
  5. Lá vão os Audi, com tecnologia de autorama, seguidos por delta wings, uns pirus muito metidos a besta e só lá atras algum carro de verdade...

    ResponderExcluir
  6. shut up, braulioestáporfora. tecnologia de autorama é o Uno Mille enceradeira que vc dirige todo dia. já ouviu aquele ditado "quem desdenha quer comprar"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até quero comprar um autorama, e tenho certeza que vários Audi são incríveis. Mas o e-tron é tecnologia de autorama, sim. E o Mille é motor de combustão interna. Nenhum autorama que eu conheça usa essa forma de propulsão...

      Excluir
    2. O autorama acabou de ganhar em Le Mans. De fato vc está por fora.

      Excluir
  7. Milton,
    você poderia nos falar um pouco sobre este Audi e-tron quattro e o Ultra?

    Agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir
  8. Estou impressionado com os audis esse ano, simplesmente perfeito. E ainda tem gente que fala que carro bom é coreano... não existe melhor laboratório que as pistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionado só esse ano? rs
      Os caras tão batendo forte em Le Mans ano após ano, é absurda a dominância da marca nessa categoria...

      Excluir

Consulte www.autoentusiastas.com.br.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.