O motor é o mesmo da Hornet: 600 cm³ gerando 102 cv a 12.000
rpm, um foguete, uma tremenda potência específica de 170 cv/litro. Moto com
4 cilindros é o que há de bom, pelo menos para mim, que tive uma Honda 750 Four
e me acostumei com o ronco, com a suavidade de funcionamento e à subida de giro
rápida e implacável. Outra moto que marcou época foi a 400 Four, uma moto
pequena, leve, e com um motor delicioso. Pequena a ponto de hoje parecer não
muito maior que uma reles 125, mas com 4 encorpadinhos cilindrinhos ali na
transversal.
Cada pequeno cilindro tinha só 100 cm³ de cilindrada, e todos eles se juntavam num escape só. Que ronco! Afinado que só ela. Mais gostoso até que o da 750 com o escape 4 em 1. Um amigo tinha uma dessas e, vou dizer, na prática essa pequena 400 andava junto com a 750. Ela ganhava no equilíbrio, na ciclística. Nas retas a 750 Four a despachava, porém, quando chegavam as curvas a 400 vinha, deitava e papava. O fato de esse amigo ter sido vice-campeão paulista de enduro ajudava nas papadas que eu tomava, porém, quando trocávamos de moto eu também o papava no sinuoso, então é porque a 400 era bem melhor para aquilo, mesmo.
Cada pequeno cilindro tinha só 100 cm³ de cilindrada, e todos eles se juntavam num escape só. Que ronco! Afinado que só ela. Mais gostoso até que o da 750 com o escape 4 em 1. Um amigo tinha uma dessas e, vou dizer, na prática essa pequena 400 andava junto com a 750. Ela ganhava no equilíbrio, na ciclística. Nas retas a 750 Four a despachava, porém, quando chegavam as curvas a 400 vinha, deitava e papava. O fato de esse amigo ter sido vice-campeão paulista de enduro ajudava nas papadas que eu tomava, porém, quando trocávamos de moto eu também o papava no sinuoso, então é porque a 400 era bem melhor para aquilo, mesmo.
E quando vi e ouvi a 600 Hornet pela primeira vez foi tiro e
queda: mexeu comigo, me trouxe as melhores lembranças que tive sobre motos,
pois ela me lembrou essas duas citadas. Aproveitando esse magnífico motor, há
pouco a Honda lançou a CBR 600F, uma “semi-speed”, que, simplificando a
receita, tem uma pequena carenagem que, associada à posição mais deitada de
pilotagem, livra o piloto de escorar o vento no peito.
Acontece que a lendária 750 tinha só 67 cv e pesava pacas (a
minha mexi, foi para 880 cm³ para andar mais um pouquinho), e era ruinzinha de
curva, frentuda, e ruinzona de freio, e acontece que a CBR 600F tem muito mais
potência que a 750 e é leve e faz curva pra burro e freia barbaridade. Ela é
rápida de todo jeito e dócil que só ela, um docinho, maneirinha. A única dureza
é que ela chega a andar demais; explico: sua ciclística é tão boa e o motor
despeja tão rápido a potência, que quando percebemos já estamos em velocidade
meio absurda.
Dizem que podemos levar o giro a 14 mil, que ao redor disso ficam as trocas ideais, porém a coisa é tão rápida e o conta-giros digital tão ruim de ler, que não me meti a besta de na hora do pega ficar olhando para onde não deveria. Era no ouvido mesmo, no feeling da pegada do motor, e boa.
Tudo me agradou na moto, inclusive a subida progressiva de giros. Dizem que anos atrás a Hornet era tipo 8 ou 80, meio chocha em baixa, mas que a partir de certa rotação vinha um coice de mula. Nesta, não. Ela tem, sim, uma faixa mais louca de pegada, mas a transição não é um degrau, então a acelerada, apesar de incrivelmente forte, não é uma coisa indomável. Dá para dosar certinho, o que a torna muito gostosa em saídas de curva, situação crítica em moto forte, onde a gente não pode passar do ponto senão a traseira escapa e o chão vem rápido de encontro à nossa cara.
Outra coisa que impressiona é o tremendo freio-motor. Uma tirada de mão e o motor segura pra valer. A taxa de compressão alta, 12:1, tem muito a ver com isso.
Só estranhei a posição de pilotada. Confesso: não estou acostumado a motos speed, nunca tive uma, então, após a primeira volta mais longa senti que estava apoiando muito peso sobre os pulsos, e eles doíam um pouco. Porém virgem também não sou e logo lembrei que a manha é travar os joelhos de encontro ao tanque e escorar a carcaça com o lombar, e assim fiz. E aí tudo bem.
Tudo bem, tudo bem, mas não é o tipo de moto que mais me atrai. Na cidade ficamos muito debruçados e em razão disso temos pouca visão do redor.
Na estrada tudo bem enquanto estamos no embalo de descer a lenha, mas chega uma hora que cansa descer a lenha e a posição fica incômoda.
Garupa, nem pensar. Quem vai na garupa, sofre. Além disso, se for mulher, ela fica com os fundilhos muito, digamos, “expostos à visitação pública”. E se for homem, pior, porque andar com um cara debruçado em cima das minhas costas não faz parte dos meus prazeres. Na primeira debruçada, instintivamente viria uma empinada de deixar o sujeito rolando no asfalto. Sendo assim, nem experimentei levar ninguém.
A conclusão é que a CBR 600F é uma moto fantástica, mas de uso restrito. Longas viagens não são para ela; cansa. Cidade, só com cidade bem vazia. Então, seria só para trajetos curtos em boas estradas.
Não é bem isso que me atrai em motos.
Ficha
técnica Honda CBR 600F
|
|
Motor
|
599,3
cm³, 4 cilindros, 16 válvulas, arrefecido a líquido
|
Potência
máxima
|
102 cv a
12.000 rpm
|
Torque
máximo
|
6,53
m·kgf a 10.500 rpm
|
Diâmetro
x curso
|
67 x 52,5 mm
|
Formaçào
de mistura
|
Injeção
eletrônica PGM-F1
|
Taxa de
compressão
|
12:1
|
Lubrificação
|
Forçada,
por bomba trocoidal
|
Sistema
de partida
|
Elétrica
|
Embreagem
|
Multidisco
em banho de óleo
|
Câmbio
|
6 marchas
|
Ignição
|
Eletrônica
|
Bateria
|
12V / 8,6
A·h (10 horas)
|
Farol
|
60/55 W
|
Capacidade
do tanque
|
19 litros
|
Óleo do
motor
|
3,5 litros (2,7 litros para troca)
|
Chassi
|
Tubular Diamond
Frame (alumínio)
|
Suspensão
dianteira
|
Garfo
telescópico, 41 mm
Ø e 120 mm
de curso
|
Suspensão
traseira
|
Monomola,
128 mm
de curso e 7 regulagens de pré-carga
|
Freio
dianteiro
|
Discos
duplos flutuantes de 296 mm
Ø, pinça de dois pistões
|
Freio
traseiro
|
Disco de 240 mm Ø, pinça de um
pistão
|
Dimensões
CxLxA
|
2.150 x
751 x 1.074 mm
|
Distância
entre eixos
|
1.437 mm
|
Altura
mínima do solo
|
135 mm
|
Altura do
assento
|
803 mm
|
Peso seco
|
193 kg
|
Cores
|
Preta e
verde metálica
|
Preço
público sugerido, com freios ABS
|
R$ 33.800,00
(base Estado de S. Paulo, sem despesas com frete e seguro)
|
Preço
público sugerido, sem freios ABS
|
R$
30.800,00 (base Estado de S. Paulo, sem despesas com frete e seguro)
|
Curto as 4 bocas + estradeiras, tipo a 1100 BlackBird da msm fabricante.
ResponderExcluirAgora a minha paixão é o motorzinho 135 2T da Yamaha! Akilo ali é um foguete qnd o motor é preparado e no 1/4 de milha ela espanca MUITAS motos mais potentes!
Tbm gosto de 2T.
ExcluirMas sou mais um RD350!
Jorjao
Motoca é da hora porque as mina pira.
ResponderExcluirAlô AK,
ExcluirSaudosismos à parte, vale lembrar que na velha e conhecida CB 400 são dois cilindros parecidos, 70x50, gerando 40CV à taxa de 9:1, mas que já era bom nos anos 80. Como o amigo comentou aí em cima, os motores 2T bem trabalhados também têm seus admiradores. Os karts 125 já chegaram aos 30cv, o que daria uma potência de 240cv/litro.
luiz borgmann
Os bons motores 125 já chegavam a 38/40CV há cerca de uma década. Pelo menos no motocross. Acredito que no kart também.
Excluiros cúru-pira
Excluiros sucu-pira
luizborgmann, 2 ou 4t? que 2t tem o parilla X30 chegando a 42 hp...
ExcluirBela motocicleta, pena o conta giros digital de barra superior estreita e péssima visualização, precisava ter herdado o arranjo da irmã nua, conta giros analógico e velocímetro digital.
ResponderExcluirA irmã nua 2012 já perdeu conta giros analógico também...
ExcluirJá andei de Hornet. Tanto nas novas quanto nas carburadas. Assumo que não tenho competência suficiente para ter uma dessas. O comportamento do motor é muito nervoso. Existem motos de 4 cilindros mais confortáveis - Bandit 650 - e menos nervosas - XJ6 - na mesma faixa de preço. Essas duas seriam minhas opções. A Kawasaki E6R é excelente e muito bonita, mas o motor bicilíndrico fica devendo em alguns aspectos em comparação com os de 4 cilindros. Falo por mim.
ResponderExcluirps: Eu fico na dúvida se quem compra as superesportivas e racing replica 600cc a 1000cc tem competência para conduzi-las ou apenas acha que tem competência para tal. São brinquedinhos superlativos, relativamente acessíveis, muy leves e porque não dizer, desnecessários. É um capricho na mão de todos.
Renan Veronezzi
Em outros países a Honda vende uma moto, que é praticamente a mesma coisa que a Hornet e CB600F e desde motor até quadro são iguais, só que com setenta e poucos cavalos e provavelmente uma curva de potência e torque mais lineares. Só pelo visual dá pra saber que é mais confortável e que a bolha mais alta é ideal para longas viagens.
ResponderExcluirhttp://motobr.wordpress.com/2010/08/19/comparativo-kawasaki-er6-f-x-yamaha-xj6-f-e-honda-cbf600-sa/
Renan Veronezzi
Renan,
Excluirolhei e gostei. O duro é ver o preço, 7.750 euros, uns 20 mil reais. E depois os europeus é que estão em crise. Turma que chora de barriga cheia.
Renan, infelizmente a CBF600, moto maravilhosa, estradeira pura, ja esta descontinuada em favor da NC700.
ExcluirInfelizmente mesmo. A NC700 tem suas qualidades, mas é um retrocesso em comparação com a substituída.
ExcluirRenan Veronezzi
A Honda ta com essa de Friendly Use ou algo assim.
ExcluirEssas NC700 tem DCT, como a VFR1200.
Aqui na Inglaterra a moto eh usada como meio de transporte casa-trabalho. E a maioria usa moto grande. Moto pequena, so enquanto dura o periodo da licenca de aprendiz.
As coisas sao mais baratas ai. Motos grandes aqui sao as motos mais ordinarias ai. Fiquei sabendo que usam nakeds 4 cilindros para fazer entregas...rsrsrsrs
ExcluirRenan Veronezzi
São brinquedos geniais e perigosos essas motos de quatro cilindros; apesar de toda a civilização ocorrida nos modelos maiores - com várias opções de entrega de potência via botão - ainda é terrívelmente fácil ir trocando a primeira marcha, segunda e terceira com o pneu da frente alguns centímetros acima do solo....o motor cresce como um hulk em câmera acelerada lá no topo do contagiros, e mesmo abraçando o tanque com as pernas e forçando o peso para os semiguidões, a frente toda começa a ficar leve ameaçando - no mais leve deslize - apontar em um átimo em direção a lua, não dando chance a cortar aceleração ou buscar no freio do pé a correção necessária....
ResponderExcluirOu seja, são pura adrenalina, mas são perigosas e exigem uma mente aguçada suplantando o coração na hora de "passear"; prefiro ainda as trails, pois não nos convidam a entrar tanto no caledoscópio maluco de velocidade que uma esportiva promete.
ótimo post AK!
MFF
É ISSO AÍ, AK!!! PAU NAS MOBILETES METIDAS A ESTRADEIRAS DE PLAYBOY!!!
ResponderExcluirÉ isso ai Plutonio, mas, eu diria: Pau no Ze Dirceu!
ExcluirArnaldo,
ResponderExcluirO que você acha da Yamaha midnight star? .... venho namorando-a a tempos. o preço é bem convidativo.
Grato
Ivan SM
Brutal. Isso que a proposta da CBR 600 F é ser dócil, perto da Supersport (CBR600RR) ou Superbike (CBR1000RR). Assim sendo, essa moto é mais confortável tanto para piloto e garupa que as motos anteriormente citadas.
ResponderExcluirNa verdade, fora o fator seguro, essa moto chega bem próximo a perfeição.
AK,
ResponderExcluirEsse tipo de moto é igual a mulher gostosa porém burra: você aguenta uma curtição mas não dá pra conversar por muito tempo não...
A vantagem da moto é que é só desligar a chave e boa.
ExcluirMesmo assim, prefiro as "classudas", mulher inclusive!
Excluirestilo só mesmo harley...
ResponderExcluiro resto são motos mundanas.
harley que é show! ainda mais com todos os acessórios de couro e tal.
você sai do escritório mas a volta pra casa é uma curtição, todos olham pra você, mesmo de gravata e capacete coquinho irregular.
que alegria!
Isso mesmo, pode ver que a maioria dos proprietários de Harley de hj são selvagens que fazem suas longas viagens de 35km que exigem inumeros acessorios oficiais (se n for não vale!!) e andam com as roupas da harley, cueca da harley e mal sabem andar de moto.
ExcluirE pra ficar mais selvagens e estilosos ainda tem aqueles cafés da manhã da harley onde os mais fodões são os que tem a moto mais cheia de boiolice, o papo é sempre sobre quem vai comprar não sei, comprar não sei o q la, andar de moto é só no maximo por uns 40km, SELVAGERIA TOTAL, LIBERADE!!!
Piolho
ExcluirJá ouviu falar em Royal Enfield?
Ah tá...
Bom mesmo deve ser pegar uma Harley, qualquer uma, e sair do estado de São Paulo, cobrir a região sul inteira, depois Uruguai, Argentina e Chile. Aí é outra aventura na volta. Se não ter Harley, pode ser de qualquer outra moto. Existe um maluco sado-masoquista que deu a volta ao mundo de R1 (!), e um outro que não tinha tanta pressa, que fez o mesmo percurso de Lander 250.
ExcluirRenan Veronezzi
Indian
ExcluirSó eu que entendi a ironia?
ExcluirOu seja, moto de trôxa.
ResponderExcluirReparando as fotos, realmente o guidão (semiguidões, para ser mais preciso) fica bem baixo, quase no esquema das Supersport/Superbike. Achei que essa moto vinha num esquema parecido com a Suzuki GSX 650 F, que a postura é parecida com a irmã peladinha Bandit, com guidão alto, só que com a vantagem da carenagem cortando o vento.
ResponderExcluirAgora, pra quem gosta de esportiva, desconforto é característica, não é defeito...hehehehehe. Essa questão dos punhos com a prática acostuma-se a usar as pernas e abdome pra segurar o corpo, fora que em estrada é mais confortável porque o vento que bate em você (lembrando que a carenagem nunca tira 100% do vento) ajuda puxando o torso pra trás o suficiente pra permitir aliviar o peso dos punhos.
O Arnaldo, pega a Transalp 700 pra testar, só uma sugestão.
ResponderExcluirPega uma old Vespa também, velhos tempos de desmunhecada.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir>< c3,
ExcluirTransalp, sugestão aceita. Pedirei. Também gosto.
Valeu Arnaldo! quem sabe uma transalp no lugar da falcon, mas para o ano que vem, tá muito cara ainda
Excluirsaiu a nova
ResponderExcluirhttp://carros.uol.com.br/ultnot/2012/06/18/com-novo-motor-e-novas-versoes-vespa-mantem-design-charmoso.jhtm
Tesão, tesão. Estava com uma Hornet 2011 até semana passada. Extremamente dócil, e quando provocada vira o cão. Tranque a mão de primeira e ela destraciona (de leve)quando passa das 7 mil. Leve e ágil. Como eu tinha um bocado de cones aqui, fiz uma pistinha no condomínio e treinei bastante. Dá pra raspar as pedaleiras a não mais de 30 por hora. Coisa de moto pequena.
ResponderExcluirAs Hornets usadas estão com bom preço. Ótimo para quem quer comprar. Depois de muito anunciar, consegui vender a minha por apenas 25. E estava impecável, com 5000 km.
Abraço
Lucas CRF
Minha CB 400 Tucunaré dava pau nessa CBR. Peso/potência é o que vale, hehe.
ResponderExcluirMoto pra viagem tem de ser turismo, ou mesmo street, não esportiva. E de quebra dá pra rodar até bem na cidade.
ResponderExcluirOutro dia na Carvalho Pinto um cara desses me passou sunindo, aí freiou tanto pra passar num radar de 120 que quase que encho a sua traseira. Será que o velocímetro dessas esportivas marcam tão errado assim, que não dá pra passar a 130?
ResponderExcluirESSA OS LADRÕES VÃO ADORAR....
ResponderExcluirPeço licença para publicar o texto abaixo.
ResponderExcluirCaso o Bob não esteja de acordo Não ficarei aborrecido , respeitando sua opinião.
Muito obrigado.
REVOGAÇÃO DO ESTATUTO DO
DESARMAMENTO
O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC)
apresentou no dia 19/04/12 projeto de lei que prevê regulamentar a
aquisição e a circulação de armas de fogo no país. O PL 3722/2012
revoga a lei atual, popularmente conhecida como “Estatuto do
Desarmamento”, e estabelece uma nova legislação, na qual o direito
a legítima defesa passa a ser a regra, não a exceção.
O Disque Câmara é uma das melhores e mais importantes ferramentas para
a participação popular na aprovação ou rejeição de projetos de Lei.
Meu voto faz diferença? Claro que faz! Lembre-se de 2005, quando cada
voto foi importante para a vitória inequívoca do "Não", que infelizmente não
foi devidamente respeitada. Pois bem, aqui está a chance de fazer valer o
seu direito. Não espere que outros façam isso por você! Afinal, quem
acredita na defesa pessoal não pode esperar que outros defendam o seu
direito!
A ligação é gratuíta e pode ser feita de todo o Brasil por qualquer telefone
fixo, incluíndo telefones públicos.
O sistema possui credibilidade perante a imprensa e os parlamentares, pois
controla os votos por CPF, ou seja, na sua casa todos que possuem CPF
podem votar usando o mesmo telefone, mas um mesmo CPF não pode
votar mais de uma vez.
O relatório com os projetos mais votados vai diretamente para todos os
deputados federais e para a imprensa.
Ligue agora no 0800 619 619, disque a opção 1e depois a opção 2. Agora basta dizer "euapoio a aprovação do PL3722/12". Pronto!
Você efetivamente ajudou a garantir o seudireito defesa!
MAIS INFORMAÇÕES: WWW.MVB.ORG.BR
Mto bom este post, espero ler mais alguns.
ResponderExcluirBom fazer uma evolutiva das tecnologias OLD, para as atuais, como Vc faz nos Carros.
Ela é bem mais pesada que uma R1 1.000
ResponderExcluirSabidão
ResponderExcluirNão só aprovo como parabenizo-o pela iniciativa. Estou de total acordo com o deputado e seu PL. Vou dar já a minha opinião. Obrigado.
Qdo eu era moleque adorava moto,trabalhava em casa mexendo nelas,até há uns 20 anos atrás ainda tinha os 4 vacuometros para arredondar as four,depois de alguns tombos eu percebi que era mais rápido que as motos,kkk,agora só admiro e qdo tenho chance pego uma trail e ando por dentro de fazendas,sem táxis-vans-kombis-lotação-velha-com-pacote-de-supermercado-atravessando-a-rua,kkk ,acho as Hornet um excelente conjunto,mas tb não sei como aguentam viajar naquela posição,haja pulso,outro dia andei numa Shadow,achei bem confortável, mas enqto não colocarem 4 rodas e ar condicionado nas motos continuo nos carros, kkkkk......
ResponderExcluirOooow seu Maluhy... Se puserem 4 rodas vai acabar a graça do negócio né? rs
ExcluirAugusto Filho
Ótimo ver o tema duas rodas aqui no AE. Mas faltou mais umas fotinhas né? Se bem que essa dianteira não me agradou muito, mas acho uma ótima opção se comprada usada.
ResponderExcluirPenso em ir pra cima duma custom ou trail. Realmente naked cansa depois de uma centena de quilômetros. No final da viagem eu já tou deitado na moto, com um punho acelerando e o braço esquerdo apoiado de qualquer jeito na frente da moto.
Augusto Filho
Honda morreu.Depois da S1000RR da BMW,e a Kaawazaki agora de fato no Brasil com produtos com excelente acabamento,só mesmo titanzeiros recalcados com esse discuroso"honda é honda".
ResponderExcluir